Proibições na condução de vozes

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# set/06 · Editado por: marcelgtvcbx


po achei muito interessante o topico 1q o ATA estava fazendo.. sobre proibiçoes na conduçao de vozes, bem se alguem puder continuar o assunto... interessei em saber o q significa :

Consonância perfeita: uníssono, 5ªJ e 8ªJ
Consonância imperfeita: 3ª e 6ª
Dissonância: 2ª, 7ª e todos intervalos aumentados ou diminutos.


se alguem puder comentar ou continuar o assunto... sei la contando tb a historio de pq q intervalos eram proibidos equandofoiq roloublablabla hehehe

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Cara, enquanto não encontra um professor, compra o livro do Schoemberg... vai pelo menos te satisfazer nessas dúvidas direito - porque aqui, a cada pergunta você terá apenas outra pergunta a mais, entende? E no meio disso, milhões de buracos entre uma pergunta e outra. O livro é caro, mas vale a pena.

Sucesso aí !!!

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06
· votar


Blue Jazz
demoro vo arrumar esse livro... eh q fui pesquisar aki no forum e como nosso amigo ali tava contribuindo para a posteridade... vlw pela dica ;)

eeevee
Veterano
# set/06
· votar


marcelgtvcbx
cara, eu tô com uma apostila da ferderal daqui de pe, sobre estética musical, e tem essas parada toda. Se interessar, posso criar coragem e ir escaneando ela.

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06
· votar


eeevee
po velho interessa muito cara.. mas po ateh sacanagem fazer vc scanear a parada ae e talz... mas vlw a intençao :)

eeevee
Veterano
# set/06
· votar


marcelgtvcbx
velho, minha memória é uma merda, aí manda um e-mail pra eeevee arroba gmail.com que eu me lembro, e vou escaneando aos poucos. /o/

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Consonante: intervalo ou acorde agradável.
Dissonante: intervalo ou acorde que distoa, que é discordante, que causa impressão desagradável ao ouvido gerando tensão, etc.

São consideradas consonâncias: uníssono (1J), oitava (8J), quinta justa (5J), terça maior (3M) e menor (3m), sexta maior (6M) e menor (6m).

São considerados dissonâncias os seguintes intervalos: segunda maior (2M) e menor (2m), quarta justa (4J) e quarta aumentada (4+) e sua inversão: a quinta diminuta (5b), sétimas, nonas, e quaisquer outros intervalos aumentados e diminutos que possam aparecer, como os provenientes da escala menor melódica.

Todo intervalo irá conservar seu teor dissonante ou consonante mesmo quando composto (quando ultrapassa a oitava, por ex: a nona é uma segunda composta).

Eu não acho a sétima maior tão dissonante assim, vai ver me acostumei a ela, penso inclusive que ela enfraqueça um pouco o som de um acorde com função de tônica (C7+) que vai soar bem mais forte sem ela.

Falando nisso, macetinho de presente: toda vez que você dobra uma terça no acorde você o enfraquece, quanto mais terças mais "fraco" o acorde fica, portanto é melhor dobrar a tônica ou a quinta do que a terça, a não ser que seja proposital o "enfraquecimento" sonoro.

Gostei do seu interesse, sou assim também, mas siga meu conselho: procura um professor, compre livros e revistas e converse bastante com todo mundo, faça buscas pela net e converse aqui também; sempre lembrando que este é um bom lugar pra consultas, mas sendo um forum de discussão e não de aulas o que acaba acontecendo é que as coisas não tem a continuidade necessária e você acaba se perdendo e tornando seu estudo inconsistente e cheio dos tais "buracos", na verdade poucas respostas surgirão em meio a tantas perguntas que se multiplicarão.

Te desejo sorte e sucesso.
Bons estudos!

Wumpa Crash
Veterano
# set/06 · Editado por: Wumpa Crash
· votar


Eu tenho aqui o "Arnold Schoenberg - Fundamentals Of Music Composition", e o "Berklee College of Music - Harmony" vol. 1 e 2, tudo em pdf, se quiser. Em inglês.

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Blue Jazz
po cara tb acho q o ideal seria um acompanhamento com um professor... o problema eh q um profissional com capacidade para ensinar esses termos custa caro... o q ganho com minhas aulas de guitarra mal da pra pagar minhas contas... por isso estudo sozinho, procurando pelas estradas da vida as respostas para minhas duvidas... obrigado mesmo pelas dicas... recentemente descobri esse forum, e ele ja tem me ajudado a entender um pouco + sobre essa dificil arte que eh o estudo da harmonia... enquanto ainda n tenho condiçoes para pagar um professor logico heheh
Wumpa Crash
ae velho tenho sim muito interesse... meu correio eletronico e msn eh marcelpontes do hot pod mandar pra esse c puder fazer essa gentileza.. obrigado mesmo

Wumpa Crash
Veterano
# set/06
· votar


marcelpontes@hotpod.com?

_fernando_
Veterano
# set/06
· votar


eeevee
velho, minha memória é uma merda,
tá ficando velho

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Wumpa Crash
hotmail ... isso mesmo :)

_music_4_ever_
Veterano
# set/06
· votar


marcelgtvcbx

Na idade média, a Igreja comandava a vida das pessoas assim como na música. A música que era mais socialmente aceite era a sacra, onde o canto gregoriano predominava.

Ora no canto gregoriano não eram todos os intervalos que eram permitidos. Os intervalos de 5ª, 4ª, 8ª e uníssono eram os que eram aceites, devido ao seu carácter na altura considerado consonante. A Igreja proibia totalmente os intervalos de 3ª e de 6ª. Os restantes intervalos (de 2ª e de 7ª) eram tolerados.
Com o passar do tempo, a Igreja foi permitindo os intervalos de 3ª e de 6ª aos poucos. Primeiro só em dias de festa, mas a cadência final teria de ter como intervalo uma 5ª ou 4ª ou algum dos outros que referi atrás. Depois, com o aparecimento do cânone e com a influência que a música inglesa começava a ter (na música inglesa predominavam as 3ªs e as 6ªs e até chamavam a esses intervalos as "suaves ou doces consonâncias inglesas") a Igreja lá foi cedendo.

drschneider
Veterano
# set/06
· votar


Wumpa Crash
Poderia mandar pra mim, por favor, no drschneider@sinos.net?
Obrigado, e um abraço pra ti.

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


marcelgtvcbx

Mas pelo que você me disse noutro tópico relacionado ao assunto, você estaria procurando um professor...

Já que não tem condições, te aconselho a traçar um plano de estudos a partir de um livro didático. Sei que você tem os 3 livros do Chediak - e sei que você não os estudou. Vamos fazer o seguinte: comece pelo "Harmonia e Improvisação I" vá lendo, memorizndo, fazendo os exercícios propostos - o que já souber (mesmo) descarte, "pule" a parte. No que você for tendo dúvidas escreva que a gente te auxilia. Assim evitamos de você ter os tais "buracos" em que cada pergunta gera outra e outra sem resolver o assunto em questão de forma definitiva, vamos ter uma sequência onde você poderá entender cada assunto mais completamente.

O livro do Shoenberg é difícil de achar, encomendei o meu na Agência Van Damme - em uma semana ele chega. No site "submarino" ele custa 75 reais e pode ser dividido em 3x. A editora é a UNESP, o livro tem 579 páginas e capa dura. Bom lembrar que este valor não paga um mês de aula - e vale a pena, uma vez que Schoenberg teve a preocupação de destrinchar a harmonia e sua evolução desde o "começo" da música considerada erudita, até para justificar seu sistema exposto no final. Como é um tratado - e não um método - ele não propõe exercícios, por isso é mais legal se a leitura for acompanhada por um professor, o que não impede que seja lido e utilizado como fonte de consultas.

O título do tópico não tem muito a ver com seu texto, porque na verdade acho que você queria saber sobre intervalos a serem evitados, quintas ocultas, essas coisas... "proibido" é uma palavra que não deve existir em música! De qualquer forma, eu penso que essa pergunta ainda está um pouco além do que você precisa agora, se comprar o livro, por exemplo, vai ter de ler muito pra chegar na resposta que está buscando... então compre assim que puder!

Qualquer coisa, estamos aí.

Wumpa Crash
Veterano
# set/06 · Editado por: Wumpa Crash
· votar


http://rapidshare.de/files/33097054/Schoenberg.pdf.html

"Arnold Schoenberg - Fundamentals Of Music Composition"

http://rapidshare.de/files/33098361/Berklee_College_of_Music_-_Harmony .rar

"Berklee College of Music - Harmony" vol. 1 e 2

Zakk Wylde_
Veterano
# set/06
· votar


Wumpa Crash

Valeu, cara!

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06
· votar


_music_4_ever_
po acho muito massa historia da musica hehehe, tem ideia de uma data aproximada que isso ocorreu??... vlw

Wumpa Crash
ae obrigadaum ein cara... otimos livros... recomendadissimo...

Blue Jazz
eh isso q eu estou tentando fazer... ja li esse livro de harmonia 1 ateh a metade... mas começou a ficar meio confuso.. como eu n tinha a quem recorrer, decidi me dedicar a outros assuntos q n fossem referentes a harmonia temporariamente, agora estou de volta hehehe... vou fazer isso q vc disse ja ateh comecei a estudar ele de novo.. do inicio e talz... eu vou comprar esse livro de harmonia com certeza (do arnald), daqui a algum tempo, mas ja posso começar a dar umas espiadas graças ao nosso amigo crash que disponibilizou o link ae em cima, bem quanto ao topico me interessei no que o Ata começou a dizer... por isso criei o topico para que ele pudesse continuar com o q estava escrevendo pois me interessei em ler... desculpe c me expressei mal.. vlw pelas dicas !!!!

_music_4_ever_
Veterano
# set/06
· votar


marcelgtvcbx

Até ao sec. 13, aproximadamente.

Também acho História da música muito fixe.

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


marcelgtvcbx

Se você achou esse do Chediak confuso, vai achar o do Shoenberg ininteligível - ainda mais em inglês.

Estude pelo livro do Almir e poste as dúvidas que tiver que a gente dá uma força, mas tente resolver os assuntos antes, ok? Pense antes!

Wumpa Crash
Veterano
# set/06
· votar


Blue Jazz

Acho que ele achou confuso o de Harmonia de Berklee que eu postei, não o Chediak.

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06
· votar


na verdade eh o do ckekiak q havia acado confuso mas isso tem anos... agora to achando trankilo pelo menos ateh onde eu li ateh agora...

Wumpa Crash
Veterano
# set/06
· votar


oic

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


cuidado nao confundir harmonia tradicional com a funcional, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa!!!

aproibição veio exatamente para nao lembrar a musica medieval!!!

é só analizar as musicas de bach que voces vao ver bem o lance da harmonia, notas melodicas, como ele faz quinta e oitava por movimento direto e quando ele faz um acorde incompleto, só fundamental e quinta!!

_music_4_ever_
Veterano
# set/06
· votar


Jabijirous
aproibição veio exatamente para nao lembrar a musica medieval!!!
Pode explicar isso melhor? lol

Blue Jazz
Veterano
# set/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Jabijirous

É isso aí. O Shoenberg diz que mesmo uma simples condução de vozes não exclui uma funcionalidade; mas sabemos que a recíproca não é verdadeira, porque a harmonia funcional pode excluir totalmente o contraponto, principalmente em música popular.

O problema é que as perguntas estão voltadas para a harmonia tradicional. Só que, na minha opinião, o Marcel deveria começar seus estudos pelo mais simples, que é a funcional - principalmente na maneira apresentada pelo Chediak. Se ele não está entendendo aqueles conceitos, como é que vai - sozinho! - abrir o livro do Schoenberg e entender alguma coisa? Música é que nem matemática, tem de ir seguindo uma sequência, mesmo que o estudo de um tipo de harmonia dispense a outra entendo que é melhor ele começar pela funcional, até porque não sei como anda a leitura e a escrita de partitura do Marcel.

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


o livro do schoenberg é barra pesada! primeiro voce tem que ir devaga, entender formaçao de acordes, depois função, e depois analise etc etc

na epoca medieval o organum paralelo tinha uma melodia chama de vox principalis e uma outra melodia paralela a ela chama vox organalis que geralmente era uma quinta ou quarta o organum livre a vox organalis ja começa ter movimento direto com intervalo diferente da voz principal, obliquo e até mesmo ultrapassava a regiao da voz principal, com o tempo veio criando regras, quando chega no barroco o pessoal pra diferenciar a musica atual( barroca) pela musica medieval começa a proibir um monte de movimentos, principalmente os diretos que da a ideia de musica medieval que era exatamente o q eles nao queriam!! isso foi um conto a grosso modo heheheh deu pra entender???

qual a diferença da harmonia funcional pra tradicional?? o tradicional tem regras, a funcional ja livre! no tradicional um 7° maior ou menor enfim, uma tensao ao acorde tem que vir preparada e resolvida pro grau conjunto ou por variantes, na funcional voce ja mete logo de cara e nao resolve!! sao 2 linguas diferentes!! primeiro aprende o basico que eu falei ali em cima e depois parte pro tradicional, de preferencia com um professor pq isso nao da pra estudar sozinho!!

Ata
Veterano
# set/06
· votar


o livro do schoenberg é barra pesada! primeiro voce tem que ir devaga, entender formaçao de acordes, depois função, e depois analise etc etc

Fora que ele é literariamente muito difícil.

Eu tava fazendo o tópico, até tava bem disposto, mas ninguém se interessou aí eu pensei:

"jamais farei"

E foi o que aconteceu.

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Blue Jazz
po leio e escrevo tranquilo.. tenho um pouco + de dificuldade pra escrever, pq to meio enferrujado hauhauah soh pra n ficar vazio hehehe, vlw
Jabijirous
nao dei pra entender mas entendi alguma coisa hauhau (zuera) po muito interessante isso quer dizer q eles tentavam soar diferente da musica medieval, po muito legal... cara eu tb acho q com 1 professos seria um caminho muito + facil para entender esse universo complexo e sedutor q eh a harmonia... mas como no momento naum tenho condiçoes de pagar um professor com tal conhhecimento (tipo um profissional com este conhecimento custa caro heheh) vou estudando sozinho mesmo... ainda naum estudei esse livro de harmonia do Shoenberg... to priorizando o do chekiak ateh mesmo pelos conselhos da galera aki do forum, vlw pelas informaçoes q enriqueceram meu conhecimento
Ata
po c vc tivesse feito teria sido muito interessante... sei q sou novato no assunto mas acho muito interessante hehehe c vc ainda estiver disposto hauhauhauha eu ficaria muito grato heheheh

**** po desculpa a demora pra responder eh q eu n tinha visto esse mont de respostas hehehe vlw prometo q ficarei + atento :)

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


to priorizando o do chekiak ateh mesmo pelos conselhos da galera aki do forum, vlw pelas informaçoes q enriqueceram meu conhecimento

como eu disse sao duas harmonias diferentes!! a do chediack é funcional, nao tem nada a ver com moviemento melodico, sao 2 mundos diferentes hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Proibições na condução de vozes