Arco para violino com crina de nylon

    Autor Mensagem
    JoaoAgs1
    Veterano
    # nov/12


    Alguém sabe se arco para violino com crina de nylon funciona tão bem quanto um com crina animal?

    makumbator
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    JoaoAgs1

    Não é bom não. Para falar a verdade, acho uma bela merda. Toco o contrabaixo acústico com arco, e todos os arcos com crina sintética (seja nylon ou outro material) que experimentei eram muito inferiores à crina de cavalo natural.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    makumbator
    Queria um pra tocar guitarra. O problema é que percebi assistindo vídeos que a crina de cavalo tem pouca durabilidade, ela arrebenta quando usada. É isso mesmo, ou só acontece se eu for muito bruto na hora de tocar?
    Os fios de nylon produzem um som ruim?

    makumbator
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    JoaoAgs1

    Sim, ela vai arrebentando com o uso (mas não é tão frágil quanto parece). Ela arrebenta quando a gente usa golpes de arco mais violentos. É que é costume trocar a crina de tempos em tempos (pois além de arrebentar alguns fios ela com o tempo para de responder de maneira adequada), então o fato de arrebentar não é visto como um grande problema.

    Os fios de nylon produzem um som ruim?

    Não exatamente. É difícil de explicar, mas eu acho a articulação pior, assim como a resposta ao ataque na corda. Mas como vc pretende usar para tocar com guitarra, imagino que não será um uso tão frequente. Nesse caso (para fazer alguns efeitos aqui e ali) o nylon pode ser suficiente.

    Outro detalhe que não sei se você está inteirado é a resina (ou breu). Sem isso o arco não funciona. No caso vc precisaria comprar também a resina para passar no arco antes de tocar. Resinas vagabundas tem pouca aderência, produzem muita sujeira e quebram com facilidade.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    makumbator
    Pode me indicar um breu bom e barato para nylon, materiais sintéticos e crina animal, já que não sei qual vou comprar?

    makumbator
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    JoaoAgs1

    Eu conheço breu de contrabaixo (que é diferente dos de violino, pois a crina é tratada de maneira diferente), mas as boas marcas são em geral européias:

    Pirastro
    Bernadel
    Larsen
    Kolstein

    As de contrabaixo boas são as suecas: Nyman's e Carlsson, mas não se se elas fabricam também para violino.

    A Nyman'´s é a que uso, pois além de ter ótima aderência, não produz nada de sujeira ou pó, e dura muito (basta passar duas ou três vezes e o arco está pronto para horas e horas de música).

    Mas há muitas outras marcas...

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Compra o breu Piranito da Pirastro que é ótimo e tem boa durabilidade, serve pra uso geral.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    É pra usar em guitarra, gente. O cara vai chegar, tocar 5 minutos, ver que é uma merda e nunca mais vai usar o negócio.

    Compre tudo do mais vagabundo e barato mesmo.

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Se eh a sintetico nao é crina....

    makumbator
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    alexdiffer

    Mas se diz crina sintética mesmo, pois os fios do arco são sempre chamados de crina, sendo sintéticos ou não. Mesmo sendo um tanto ilógico é assim que é chamado essa parte do arco, por costume.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arco para violino com crina de nylon