| Pardal Veterano
 | # jul/07 
 
 É o seguinte galera:
 
 Faz tempo que não tenho aula de violão (uns sete meses já ou mais) e toco clássico. Peguei aquela suíte pra alaúde que tem o famosíssimo bourrè e o prelúdio BWV 999, Blz. Acontece que tem duas "gavotte" no final. Até aí Blz, tava tocando o prelúdio em andamento rápido, pra contrastar a "Allemande" mais devagar, o bourrè rápido e a "gavotte I" devagar. O problema é que não sei se devo tocar a "gavotte II" devagar ou rápido. Aliás, se vocês souberem de mais características acerca de uma suíte postem aqui, que não tem quase nada na net e aí agente se ajuda.
 
 
 | 
| Kobberminer Veterano
 | # jul/07 · votar
 
 Pardal
 
 Não sei se pode te ajudar, mas encontrei isso:
 
 As peças pertencentes à suíte "clássica" eram sempre da mesma tonalidade e todas em forma binária, isto é, têm uma seção A, que termina com uma cadência imperfeita, e uma seção B, que resolve a seção A numa cadência perfeita. As principais danças eram:
 
 Allemande: originalmente uma dança alemã em compasso binário moderado, passa por modificações pelos autores franceses e se transforma numa dança em quaternário com o primeiro tempo curto e fraco.
 
 Courante: a italiana era em 3/4 ou 3/8 rápido, enquanto a francesa era em 3/2 moderado.
 
 Sarabanda: dança latino-americana e espanhola, adotada na Itália e modificada na França, com andamento mais lento e em 3/2.
 
 Giga: dança inglesa, com duas variantes, a francesa e a italiana. Tem um andamento de moderado a rápido e é em binário composto (6/8, 6/4), ou ainda ternário (3/4) ou quaternário composto (12/8), como é o caso da vertente italiana.
 
 
 |