Músicas do mundo

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # mar/07


    Olá, olá

    Não serei nada preciso nesse tópico, pelo fato de que desconheço praticamente de todo o que pretenderei abordar, mas espero que vocês, caros colegas, sejam precisos e certeiros em vossas respostas.

    Você está no cinema, e naquele momento de lânguida paz, temos uma tomada aérea sobre um penhasco, montanha, savana, um longo tempo sem falas, e então surge uma voz, cantando algo surpreendentemente bonito, algo como uma música tribal, geralmente uma voz feminina, fazendo melismas o tempo todo.

    Outra forma de entender, seria pensando num suíço ou um alpino qualquer, com suas meias beirando o joelho, subindo, por algum motivo, uma montanha, e levando consigo um balde, e então ele canta em falsete aquele "iolere-í-hiiii".

    Ou então, naquele documentário sobre a miséria nos países eslavos, mostra uma senhora enrugada cantando algo ininteligível.

    Percebem onde estou querendo chegar? Essas formas de música dos mais diversos povos, principalmente essas formas de canto, cada qual usando por vezes, algumas técnicas bastante diversas da nossa forma de cantar, que criam certas ambientações, que usam determinadas escalas, entendem?

    Pois o que eu quero é o seguinte: alguém sabe me dar alguma indicação de como se chama algum estilo nesse sentido? Onde conseguir exemplos sonoros? Andei pesquisando na Wikipedia, mas não tem sido muito profícuo, tendo como exceção um pouco sobre a música das tribos de pigmeus.

    Obrigado pelo esforço de quem leu até aqui

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    alguém sabe me dar alguma indicação de como se chama algum estilo nesse sentido?

    se for em uma loja de CD vai estar em um canto tudo enfiado em uma prateleira com o nome de word music ou new age
    mas isso vai ser o lado mais pop
    o lado mais folclorico deve ser dificil de achar

    tokuda
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: tokuda
    · votar


    Já ouviu o canto dos mongóis?

    Muitos dos cantos são como "o canto do rio" ou "o canto das árvores" e dizem ser o canto da natureza.

    As tags que tem no youtube são: overtune singer e throat singer.

    Aqui um exemplo:

    http://www.youtube.com/watch?v=Fg2BtqOsW9A&mode=related&search=

    http://www.youtube.com/watch?v=5wHbIWH_NGc&mode=related&search=

    Moro no Japão e ví num documentário do discovery channel daqui e fiquei fascinado pela harmonia que isso parece dar, bem ao estilo dos mantras e sutras.

    Ata
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Ata
    · votar


    tokuda
    throat singer

    Acho isso bastante diferente do que eu procuro, pois eu buscava justamente aquela áurea de languidez, e esse tipo de canto é tão pesado. Mas de qualquer forma, obrigado.

    Ata
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Ata
    · votar


    Sem piada, mas o começo (a primeira parte do hipopótamo), a parte com a voz feminina, enfim, vocês entendem? É esse canto especialmente bonito o que me interessa.



    tokuda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Acho isso bastante diferente do que eu procuro, pois eu buscava justamente aquela áurea de languidez, e esse tipo de canto é tão pesado. Mas de qualquer forma, obrigado.

    Puxa, achei isso bem harmônico, mas vai ver que é meu lado oriental que que me faz isso.

    Bom, sobra o new age, só que é música comercial.

    Eu gosto muito da Enya, mas acho que muita gente conhece e não deve ser novidade.

    Uma que pode se encaixar no estilo que você descreveu: http://www.last.fm/music/Enya/_/The+Longships (basta clicar no play)

    The longships: Pelo que me lembro, estava descrito no encarte do cd, que essa música tem como tema os vikings e seus navios/barcos/naus.

    Tem o Adiemus:
    http://www.youtube.com/watch?v=pbaayHk4wec

    Ao contrário do que circula na web, não é da Enya essa música e sim dessa banda Adiemus que deu o mesmo nome a música e a letra não quer dizer nada, somente um canto bonito.

    Bom tópico, talvez o pessoal do canto lírico poderia ajudar.

    Ata
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Ata
    · votar


    tokuda
    essa música tem como tema os vikings e seus navios/barcos/naus

    É para esse lado! É para esse lado!

    New Age, bem, se meu inglês relativamenta apurado não me falha, significa Nova Era. E isso é um movimento contemporâneo, aconteceu à partir do século XX. Dificilmente seria uma secular canção tribal, por exemplo.

    Tem o Adiemus:
    ]http://www.youtube.com/watch?v=pbaayHk4wec


    Relativamente parecido. Mas essa aí tem partes que assume demais que foi feita num estúdio por uma pessoa que nunca viu uma árvore na vida. A parte da flauta é interessante.

    tokuda
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: tokuda
    · votar


    É para esse lado! É para esse lado!



    A Enya vem de um pequeno condado na Irlanda e a língua falada é o gaélico irlandês.

    Tem muitas músicas dela que são nessa língua, e seguem uma linhagem mais pura ou menos convencional para o mercado musical.O estilo foi classificado como new age por causa do arranjo eletrônico, mas tem outras ficariam mais classificadas como irish folk.


    Puxando mais para os antigos celtas.

    http://www.last.fm/music/Enya/_/Deireadh+An+Tuath (significa "o fim da tribo")


    Estilo mais irlandês:



    Eu comecei me interessar por música clássica por causa de uma música chamada caribean blue e acabei descobrindo o que era cravo.



    Acho que você procura um new age com algo mais, diria que seria folk music para completar o sentimento de alegria ou tristeza.

    Mesmo você tendo torcido o nariz para o throat sing, escute essa aqui, que acho que se encaixa naquela do video do hipopótamo:



    Esse estilo é da terra da minha família:



    Creio que procurar por ethnic music resulta nesse estilo que você procura.

    Até mais.

    Khronos
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ata

    Talvez não seja exatamente o que você procura, mas puxando mais pro folk, tem um grupo chamado Lunasa.

    Pode ser algo do gênero q vc quer..mas fica a sugestão.. é bem interessante. E claro, apenas instrumental, ainda não achei nada deles cantado.
    Também tem um outro grupo, Die Streuner que puxa pro estilo medieval, com letras alemâs e as vezes em francês..

    Ficam as sugestões o/

    Ata
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Ata
    · votar


    tokuda
    Mesmo você tendo torcido o nariz para o throat sing, escute essa aqui, que acho que se encaixa naquela do video do hipopótamo

    Bem, ali foi só uma pequena parte, e não um canto gutural a música inteira

    E é nesse sentido que estou procurando, do terceiro video postado pelo tokuda

    Kobberminer
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Nada melhor que Emma Shapplin ou Enya em matéria de música folclórica...

    Enya - Only Time



    Emma Shapplin - Spente Le Stelle



    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Err...

    Não é sobre música folclórica o tópico, mas enfim, é um fórum aberto, estejam todos à vontade.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Música cigana também é foda!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu recentemente vi um vídeo sobre música do mundo. Chamava-se "STOMP: Music of the world". E abordava as complexas formas rítmicas de diversos povos do mundo e situações que consideramos normais. Também aborda a parte fónica nalgumas situações e particularmente em África.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas do mundo