Finale, do Pássaro de Fogo - Igor Stravinsky

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # mar/07




    Deliciem-se.

    Prof. Jan
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Prof. Jan
    · votar


    "Se existe um inferno para os músicos, lá se encontra sem dúvida Igor Stravinsky". Não se sabe quem disse essa frase, e não importa, já que me parece justa, mas não porque eu acredite que o compositor ou suas obras mereçam o inferno. Em arte, só os que fogem do céu dos justos alcançam a eternidade (relativa à duração da existência desta mundo tal como o conhecemos). Não se pode alcançar um certo nível sem desobedecer as regras, e sabe-se que isso é algo que fazem apenas os revolucionários, os que não se conformam com as normas, os que as rompem, os que querem ir além do permitido. Igor Stravinsky teve verdadeira paixão por desprezar as regras e passou a vida - talvez não a vida toda, mas os anos de juventude e da primeira maturidade - transgredindo-as e até mesmo ofendendo-as. Era um provocador, mas um provocador genial.

    Páginas 8 e 9 do volume 19 da Coleção Folha de Música Clássica. Por Eduardo Rincón.

    ------//------

    Totalmente de acordo, afinal.
    Grande contribuição. Me arrepiei legal aqui.

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Prof. Jan
    =]

    Empréstimo modal, mudanças de métrica, instrumentação, essa obra tem tudo muito bem feito e acabado. Não aparece retalho nenhum.

    Bartók, ao acabar de ler mentalmente uma redução para dois pianos (feita pelo próprio Igor) da Sagração da Primavera, disse que tinha acordado de um pesadelo.

    fã de mp3
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ainda não ouvi nenhum grande compositor russo que tenha criado obras ruins.

    [momento espião]
    Feliz/RS
    ?
    ¬¬

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    fã de mp3
    =)

    Morando no Rio de Janeiro a dois meses, estudando órgão de tubos na UFRJ

    rafaeleyng.arroba.gmail.com , para e-mail e MSN

    fã de mp3
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aaaahhhh, bom... Já estava pensando que alguém estava burlando as regras. Mas só pensando. xDD

    Não tenho MSN (e nem quero :), mas a gente troca umas idéias por e-mail. Só não crie mais tópicos como o último que você criou. Foi demais pra minha cabeça. xP

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    fã de mp3
    estava pensando que alguém estava burlando as regras

    Sei... insinuando que um legítimo gaudério da lida não passa de um feliz, de um alegrinho. De uma, como se diz por aí, bixa.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Sashsiam_2
    · votar


    Se não me engano, é a última música do Fantasia 2000, e posso dizer, que encerramento! Aparece um pássaro de fogo no filme, e ele combina demais com a música...é incrível como o pessoal da Disney soube combinar imagem e som de forma simplesmente perfeita. Após ver o fim do filme, fiquei uns 5 minutos recuperando o fôlego.

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Sashsiam_2
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/157101/

    Dogs2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    um dos meus compositores eruditos favoritos
    Adoro a Sagração da Primavera principalmente

    nothing else matters
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Muito boa

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Sashsiam_2
    · votar


    Ata
    Sashsiam_2
    ]http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/157101/


    Esse é o Fantasia, de 1940 e poucos. Eu falei do Pássaro de Fogo no Fantasia 2000, feito em 2000 (não diga!) e que inclui, além dessa música, grandes obras como Pomp and Circunstance (Edward Elgar), Rhapsody in Blue (George alguma coisa), repete o Aprendiz de Feiticeiro (Dukas), e, logo na abertura, tem a 5ª de Beethoven, além de algumas outras músicas de que não me lembro. Para quem assistiu Fantasia e gostou, vale a pena procurar nas locadoras o Fantasia 2000. Em alguns aspectos eu gosto mais dele, como na duração do filme, menor que o primeiro, e com abertura e encerramento perfeitos. Mas acredito que o "corpo" do Fantasia original seja melhor.

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Sashsiam_2

    Se não me engano, é a última música do Fantasia 2000

    Eu falei do Pássaro de Fogo no Fantasia 2000


    Não se pode negar.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ainda não ouvi nenhum grande compositor russo que tenha criado obras ruins. (2)

    Esse é o principal motivo d'eu querer ir pra lá estudar. Eles são os melhores, cara, não tem jeito.


    Pássaro de Fogo e Sagração de Primavera estão entre minhas obras favoritas, forever and ever!!

    Wumpa Crash
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu não senti absolutamente nada.

    :(

    eu me odeio.

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    que bela peça

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Finale, do Pássaro de Fogo - Igor Stravinsky