vale a pena começar a aprender piano?

    Autor Mensagem
    _numero_
    Veterano
    # mai/06


    Já toquei violão (apesar de estar parado a uns 3 anos) por isso entendo um pouco de música....mas ainda tenho muito (e botem MUITO nisso) o que aprender...

    E tenho vontade de aprender piano...
    Sei muito bem que Piano é um instrumento dificílimo e que com 23 anos é muuuuito tarde para se começar.

    Qntão quero saber se vale a pena eu começar aula de piano com essa idade.
    Quantos anos (e quantas horas diárias) de treinamento são necessários em média para se aprender piano?

    Onde é que eu arrumo um bom professor de piano em Belo Horizonte?

    Obrigado desde já...

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Sei muito bem que Piano é um instrumento dificílimo e que com 23 anos é muuuuito tarde para se começar.
    Sim, é difícil, mas nunca é tarde pra começar, poxa!

    Quantos anos (e quantas horas diárias) de treinamento são necessários em média para se aprender piano?
    Depende de muitas coisas, mas geralmente, aos 10 anos de instrumento você já tá num nível muito bom.

    Bico
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    _numero_
    Seria melhor vc postar isso no fórum de teclado.

    Tá certo q quando se é criança, a facilidade de aprender algo como um instrumento musical é maior (mesmo pq se tem muito mais tempo livre), mas realmente não tem dessa de ser tarde pra começar a tocar. Vc disse q tem 23. Ainda é novo. E mesmo q tivesse bem mais, ainda seria muito possível começar a aprender a tocar. Se vc tem vontade, aconselho a começar a tocar sim.
    Tempo de estudo e essas coisas é algo pessoal. Tem gente q toca e dedica só umas meia hora por dia, outras passam muitas e muitas horas, e outras pegam umas 2 ou 3 vezes por semana, durante algum tempo só. Vai depender de sua motivação e empenho.
    Em BH vc pode procurar por aulas na Escola de Música da UFMG, por exemplo. Vc mora em q região?

    _numero_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Em BH vc pode procurar por aulas na Escola de Música da UFMG, por exemplo. Vc mora em q região?

    Moro no Barroca, vou procurar sim, muito obrigado.

    Ata
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    _numero_
    Toca contrabaixo. Ninguém começa contrabaixo cedo (ok, vão dizer que a pessoa começa no violino e vai indo, ou no violão. Mas ainda assim é um instrumento bom pra começar tarde)

    Bico
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Toca contrabaixo. Ninguém começa contrabaixo cedo (ok, vão dizer que a pessoa começa no violino e vai indo, ou no violão. Mas ainda assim é um instrumento bom pra começar tarde)

    bobagem isso...

    _numero_
    Vai lá na federal pq parece ser bom sim (conheço gente q pegou aulas lá), mas se for meio fora de mão, vc pode pedir pra alguém lá te indicar alguma outra escola de música ou professor particular (se vc for arrumar um piano em breve, ou já tiver um em casa, o professor pode te dar aulas em sua própria casa). Na Pró-Music (fica no São Pedro) tb deve ter aulas de piano voltado pro erudito.
    Olha lá tb (só te indico a federal e a pro-music pq são mais famosas e por isso são as q mais conheço).

    Starry night
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tendo tempo e vontade para estudar, não há este fator limitante da idade, a não ser que você tenha algum problema físico. É lógico que, se você deseja se profissionalizar, iniciará sua carreira mais tardiamente. Eu tive que parar de estudar cedo por causa do trabalho e só depois de muitos anos voltei a estudar música, quando voltei a ter tempo para me dedicar aos estudos. A vantagem da idade é que ela traz uma maturidade fundamental pra gente definir bem o que quer e levar mais a sério os estudos, coisa que nem sempre temos quando somos jovens.
    Outro dia escutei o próprio John Neschling dizendo que esse negócio de idade para começar a estudar música é besteira. Se ele falou...

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Se fosse responder a pergunta-título do tópico, digamos assim, a resposta seria um curto e claro "sim". Todo e qualquer instrumento vale a pena aprender, cedo ou tarde. Conheço muitos músicos, inclusive pianistas, que começaram relativamente tarde - comparado ao padrão de que crianças aprendem mais facilmente - e tornaram a música seu ganha pão - e, mais do que isto, tornaram-se profissionais.

    É evidente que o ditado de que "quanto mais cedo começar o estudo do instrumento, melhor" é verdadeiro, mas acho uma tremenda bobagem o pessoal desistir de aprender algo por um simples ditado, ignorando o fato de que a música está aí para todos, jovens ou não tão jovens.

    Minha professora de violino, que leciona há seis ou sete anos, conta que teve um aluno que estava na casa dos 70, e que tinha mais persistência (eu disse persistência) do que muitos jovens violinistas.

    Como já dizia aquele velhote de cabelos brancos, "Música é vida interior, e quem tem vida interior, jamais padecerá em solidão". Hum... confesso que nunca entendi o que ele quis dizer com isto, mas tenho dito.

    Catarina Silva
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Vale sempre a pena aprender =) Se gostas... nunca é tarde

    rafaelbretas
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    os professores da UEMG são OTIMOS.. vai lá na UEMG do padre eustaquio e peça umas recomendações. =)

    eu tentei piano mas desisti e fui pra guitarra pq nao tinha cordenação pra tocar com as 2 maos, mas tirando isso é até simples depois que vc aprende as tecnicas...

    Tigher
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu tentei piano mas desisti e fui pra guitarra pq nao tinha cordenação pra tocar com as 2 maos, mas tirando isso é até simples depois que vc aprende as tecnicas...

    simples? vc diz isso então pq n conhece o piano.

    Qt ao tópico, se vc quer realmente aprender, nunca é tarde, se tiver tempo e dedicação vá em frente.

    jABUGApACATO
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    rafaelbretas

    eu tentei piano mas desisti e fui pra guitarra pq nao tinha cordenação pra tocar com as 2 maos,

    como vc faz pra tocar guita com uma mão? só com hammer-on pull-off? ou palhetando as cordas soltas?????

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    vc faz pra tocar guita com uma mão? só com hammer-on pull-off? ou palhetando as cordas soltas?????

    Ahaha, true!


    O pessoal tem um certo complexo de inferioridade em achar que não é apto a aprender certas coisas. Pessoal, todo mundo (não tendo um retardo grave) pode aprender qualquer coisa, basta dedicação e paciência. Olha pro teu pai atirado no sofá. Ele em cinco anos pode estar tocando o Cravo Bem Temperado volume 1, basta ter no mínimo duas mãos e um olho. Então essa coisa de que "eu não tenho cordenação" realmente é uma ótima desculpa para respeitar a lei da inércia.

    Jonatas Edward
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ata
    E olha que meu amigo dislexo toca bateria, faz inglês, desenho, design gráfico, design gráfico 3D e faz uns negócios que não é qualquer um que faz.
    E aliás, eu comecei guitarra com 9, iniciei no teclado em novembro do ano passado(com 14), não notei tamanha melhora até agora no teclado, mas sei que se necessita muita paciência, dizem que eu toco até que bem pra quem ta começando, mas é porque eu aplico muita coisa da guitarra, principalmente teoria, então tente pegar o que aprendeu do violão e aplique no piano, ajuda muito até. Mas sei que pra mim tocar algumas coisas da até vergonha hehe.
    E esse cara aqui é muito bom(só passando porque to ouvindo hehe):


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vale a pena começar a aprender piano?