Posso aprender piano classico em teclado?!

    Autor Mensagem
    Koy-kun
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Koy-kun


    Salve povo, eu to querendo aprender teoria musical...e to querendo ter aulas de PIANO também. Pra assimilar isso junto com outros instrumentos que toco como o baixo. Só que a parada é o seguinte eu tenho um TECLADO, e não há ABSOLUTAMENTE NENHUMA possibilidade de eu comprar um piano...é muita grana auhauh Só que eu queria muito aprender piano clássico, será que consigo fazer isso no teclado?!! Como reconhecer também a diferença....ja que meu prof da aula de teclado mas tem material de piano tb...queria saber se vou ir para o rumo que estou querendo.

    obs: Eu gosto muito de música erudita. de Bach, de Beethoven de Mozart. E eu não entendo absolutamente NADA sobre isso auhauh então não é preguiça...realmente nao sei muito bem por onde me guiar, ja que também não é a praia do meu professor cara...ele não toca musicas avançadas por exemplo...mas é o único professor de teclado que tem por aki. É isso não sei se fui claro, espero poder ter sido capaz de expressar o que eu queria.


    Ah, só pra não criar um novo tópico ja vou fazer outra pergunta...Existe mesmo aquela coisa de sentimento na música etal?! eu só escuto musica e acho legal e tal, mas eu vi um desenho (Nodame no Cantabile) que era cheio de explicação sobre o sentimento do cara, a alegria ao fazer tal coisa representada em tal parte da partitura....auhaha isso existe?!

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Se é o que você quer, eu sugiro que no mínimo tente ter aulas de piano erudito. Acho que é melhor aproveitar a oportunidade, mesmo não sendo a ideal, do que se arrepender depois.
    Mas converse com o seu professor, seja objetivo e fale que você quer aprender erudito. Não tem que ficar esperando pra ver qual caminho o professor vai te levar. E se ele não puder ajudar, acho que no mínimo vai poder te recomendar algum outro professor ou algo nesse sentido.

    Quanto ao teclado. É a velha história, de início dá até pra usar o teclado (por um ano mais ou menos) mas não é recomendado. Muita gente começa assim, no entanto o ideal mesmo é usar um piano, de preferência acústico.
    Mas quanto é caro pra você e o que é exatamente não há ABSOLUTAMENTE NENHUMA possibilidade de eu comprar um piano?

    obs: Eu gosto muito de música erudita. de Bach, de Beethoven de Mozart. E eu não entendo absolutamente NADA sobre isso auhauh então não é preguiça...realmente nao sei muito bem por onde me guiar
    Bom, posta as dúvidas quando precisar, que o pessoal responde (mesmo que demore um pouco). Também dê uma fuçada nos tópicos daqui do fórum de música erudita, que acho que dá pra aprender alguma coisa.
    Uma sugestão pessoal é ler bastante (não acreditar em tudo =p) e escutar bastante música, procurando conhecer novas obras e compositores.

    Sobre o Nodame, eu não entendi. Explica melhor, até mesmo porque eu ainda não assisti.

    Koy-kun
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Koy-kun
    · votar


    opa xD

    @TG Aoshi há..quanto ao piano é porque é muito caro cara e não tem espaço aki tb =///

    Quanto ao Nodame o que eu quero dizer é em relação ao SENTIMENTO .porque por exemplo Alguem que toca MUITO BEM piano, não seria só questão dos tempos e tal?! como avaliar duas pessoas de alto grau quanto a execução?! o desenho me faz entender que é pela forma como se expressa a pessoa através da música...isso ai que não entendo muito bem se existe auhuah. Acho que eu olho muito pelo lado apenas sonoro e técnico.

    Darlan Felix
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Darlan Felix
    · votar


    Koy-kun
    Poder você até pode... Porém, não é recomendado. Não existem somente pianos acústicos. Existe um Piano Digital SUPER ACESSÍVEL, com Teclas e Timbres muito semelhantes a de um Piano acústico. Se chama P95 e custa entre 1800 a 2200 pilas... Procure por ele no Google.

    Sobre o sentimento, isso existe sim! Se chama Feeling.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Koy-kun
    Hmm... Não tem nem como pensar em adquirir um a longo prazo (tipo uns 2 anos), nem que seja um digital?
    No meu caso, só passei de um teclado (bem limitado, diga-se de passagem) pra um acústico, depois de quase uns 2 anos de estudos.

    Mesmo que demore pra conseguir um piano, ainda assim sugiro que faça aulas e estude. Além disso, acho que 1 ~ 2 anos é um prazo razoável pra formar uma idéia sobre o instrumento, ver o quanto você gosta, e decidir se vale a pena comprar um equipamento mais adequado.

    Sobre o Nodame, entendi. Existe e dá pra avaliar sim. Isso que você está falando chama interpretação e não é uma mera questão de tempos e representação perfeita da partitura. Geralmente o pessoal resume em sentimentos (ou "feeling"), principalmente em música popular, mas é uma questão meio complicada que vai bem mais além disso. Na verdade é bem complicado. Tem uma importância acentuada na música erudita e envolve muitas variáveis, não apenas tempo, ritmo e dinâmica, como também timbre (em inglês "tone", não o do instrumento, e sim do instrumentista), cores e mais várias outras, muita das quais só se tornam visíveis depois alguns anos de experiência com música e instrumento.

    No erudito, resumir tudo a feeling resulta em interpretações pobres e superficiais.

    Koy-kun
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    @Darlan po vlw pela sugestão =)


    Ah outra coisa, aquelas musicas de teclado que vc faz a "base" com a mão esquerda e "dedilha" com a direita é coisa de teclado ou tem no piano tb?! pq as minhas musicas favoritas são tudo "dedilhadas" com as duas mãos...como turkish march do mozart e sonata ao luar.

    haguiuda
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Koy-kun:

    Como tudo na vida, o estudo da música passa por diferentes níveis técnicos. Dessa forma, no nível 1 é muito difícil entender algo do nível 10. No nível 1 a nossa maior preocupação realmente é o "acertar" a nota, o tempo, etc. Perto do nível 3-4 a gente começa a se preocupar com fraseados, idéias musicais. No nível 7-8 o virtuosismo fala mais alto, e a gente quer mesmo é tocar rápido e violentamente. Até que num nível 10 a gente começa a comprender que existe um passo a mais a ser dado que é conseguir expressar suas idéias, conseguiir colocar seus sentimentos no que você está tocando. Muitos professores começam a "embutir" essas idéias nos alunos já do nível 1, mas na minha opinião é como a primeira aula da escola de medicina começar com cirurgia cardíaca.
    Portanto, num nível mais próximo do iniciante que do avançado, realmente o que mais importa é acertar o tempo, acertar as notas, procurar dar o mesmo peso às notas da melodia, ou fazer cresc. e dim. de acordo com o que a partitura (ou sua intuição) pede, equilíbrio entre as mãos, destacar a melodia e dar ao acompanhamento essa característia, etc. Para que isso seja possível, um piano é mandatório. O teclado não dá essas possibilidades, e portanto ao tocar teclado você "estaciona" o estudo do piano num nível intermediário e simplesmente não evolui mais. Nos primeiros anos de estudo (2-3 anos) pode sim fazer aulas de piano e estudar no teclado, mas se realmente tiver intenção de continuar, um bom piano acústico deve ser considerado. O digital quebra o galho por mais 2-3 anos. Na minha opinião, é o mesmo que tentar aprender violino estudando numa guitarra.

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Koy-kun

    Vc pode praticar as técnicas de piano, no teclado. Mas o efeito nunca será o mesmo, devido a resposta das teclas. Mesmo que seja um teclado com um sistema tipo progressive hammer action, dos mais caros. Piano acústico é sempre piano acústico.

    Cmbaj
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Cmbaj
    · votar


    Olá a todos, estou com a mesma dúvida/dilema.

    Até 1 mês atrás eu era totalmente leigo em relação a música, sabia só as notas e olhe lá!

    Então comprei um PSR 333 pq sempre quis aprender a tocar piano/teclado. Quando fui fazer uma aula experimental, fui fazer para teclado, mas ai o professor me recomendou fazer direto piado, ja que o que eu gosto é de música erudita. Perguntei a ele se poderia treinar em casa com teclado, ele falou que sim tranquilamente.

    Mas quando chego na aula, eu estranho as teclas pesadas, consigo tocar, mas nem de perto tão bem quanto toco em casa, ja que passo a semana inteira praticando com meu teclado em casa e no sábado é a aula com piano.

    Pergunto, eu acabei de comprar o PSR 333, nem o paguei ainda(parcelei em 5x). Posso esperar acabar de pagar ele e ir praticando desta maneira? Ou será ruim para o meu aprendizado? Meu medo é que após estes 6 meses eu acostume tanto com o teclado que seja pior futuramente mudar para piano um piano digital, que é o que eu irei fazer.
    Pq se realmente eu for criar um "vício" com o teclado que futuramente dificultará mudar para piano, vou ter q dar um jeito de pegar um P95 agora.

    pereira df
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cmbaj
    Pergunto, eu acabei de comprar o PSR 333, nem o paguei ainda(parcelei em 5x). Posso esperar acabar de pagar ele e ir praticando desta maneira? Ou será ruim para o meu aprendizado? Meu medo é que após estes 6 meses eu acostume tanto com o teclado que seja pior futuramente mudar para piano um piano digital, que é o que eu irei fazer.
    Pq se realmente eu for criar um "vício" com o teclado que futuramente dificultará mudar para piano, vou ter q dar um jeito de pegar um P95 agora


    Tente troca este teclado por um piano digital, pelo menos tera tecla de piano acustico e peso parecidos. O modelo P95 da Yamaha seria otimo pro inicio. Tem tambem o modelo da Korg, SP 170.

    Lhkne
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ah, faz algum tempo sobre as perguntas.. mas irei responder/perguntar aqui mesmo.
    Então em relação a fazer aulas em teclado ou piano, mesmo que tenha diferenças entre os dois, eu não vejo necessidade de descontinuar um estudo por não considera-lo adequado. E quanto a se acostumar com teclado ou piano, realmente? não é isso que interessa no momento.
    Acredito que primeiro, haverá sua técnica, pratica e bom senso em aprender tudo aquilo que lhe for ensinado, e depois preocupe-se com detalhes a parte, como comprar um piano.
    Eu acho que sou a pessoa mais contraditória que existe nesse mundo, faço aulas de piano desde os 6 anos, treino com um teclado em casa.. e quando dei um hiato a três anos atras, eu pensei.. sera que sou boa o suficiente para conseguir chegar la? Então acabei voltando esse ano, com aulas de órgão.
    Enfim, claro que suas estruturas, sons etc são diferentes.. mas não muito entende? Mesmo com toda essa reviravolta, ainda toco piano em peças escolares, amigos etc.
    Agora eis minha pergunta, por mais que eu tenha tocado, ensaiado esse tempo todo.. minha teoria musical é péssima, eu apenas sou capaz de ler uma partitura e a toca-la.. Mas se me perguntarem a respeito, não vou saber dizer.. ando fazendo aulas de reforço, mas infelizmente tenho dificuldades de concentração e aprendizagem ( sem contar que minhas professoras sempre foram cruas ao explicarem). Recomendam alguma coisa? ( Ja estudei os metodos do mario mascarenhas, apenas alguns que não me identifiquei.. pois não sei ler quando é letra, talvez nem as usem mais.. estou no livro VI do mikrokosmos-Bartok..
    alguns sonetos, entre outros, enfim.. o que me pega pelos pés e me arrasta, realmente é a teoria. :\
    Sem contar que este ano prestarei vestibular para Musica erudita-piano, e o que mais me preocupa.. é não passar na prova teórica D:

    kaleo.
    Veterano
    # out/12 · Editado por: kaleo.
    · votar


    Eu também queria. De uma coisa eu sei; o pessoal gosta mesmo é de ver um piano de cauda. Então, nem penso, pois eu precisaria vender minha casa, tenho certeza de que iria querer ter em um dia. Estava vendo que um tipo de piano digital aqui no Brasil é uma facada; o que é 1200 reais aqui , nos EUA acho que seria 400 pila, e um desses brinquedos tipo psr seria uns 150 dólares...

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Koy-kun
    Ah, só pra não criar um novo tópico ja vou fazer outra pergunta...Existe mesmo aquela coisa de sentimento na música etal?! eu só escuto musica e acho legal e tal, mas eu vi um desenho (Nodame no Cantabile) que era cheio de explicação sobre o sentimento do cara, a alegria ao fazer tal coisa representada em tal parte da partitura....auhaha isso existe?!

    Nunca te falaram de feeling?
    Feeling é uma gíria usada por pianista/tecladista também?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso aprender piano classico em teclado?!