Dúvida sobre Tom de uma música

Autor Mensagem
ironlionzion
Veterano
# jan/06


Opa e ae galera,to com uma dúvida bem básica e simples aqui,acho q jah ate aprendi isso mas jah eskeci.A definição do tom da música e como acha-lo.Geralmente todos se referem à Tom,o primeiro acorde da música,mas isso pode acontecer do primeiro acorde não ser o primeiro grau certo?
Então Tom é oq?A nota que começa a voz,ou oq?Ta certo q em músicas que só tenham tipo C,F,G é facilimo descobrir o tom neh...mas vamos supor que tenha uma música com bastante acordes e várias dissonâncias?
Dúvida meio boba,mas fikei curioso,hehe.
Abraço

Leandro Gardini
Veterano
# jan/06 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


O tom da música é determinado na armadura de clave!!!

ironlionzion
Veterano
# jan/06
· votar


Opa e ae Leandro trankilo?Ou eu não sei ler partitura(ainda,mas pretendo aprender),mas acho que armadura de clave tem a ver com isso né?Vamos supor que eu tenha acabado de tirar uma música e CIFRADO ela.Como acho o tom?

guipauljones
Veterano
# jan/06
· votar


Bom... Tu tem que ve os acidentes(sustenidos e bemóis). Depois tu ve se o acorde é maior ou menor... mas tem q cuida pra não ser um empréstimo modal

Leandro Gardini
Veterano
# jan/06
· votar


Bom , no seu caso como vc não sabe ler partitura fica um pouco dificil e até impreciso...mas um jeito que poderia dar certo (se for música popular) é com vc mesmo disse analisar o primeiro acorde...ele na maioria das vezes é o tom da música...e para conferir , analise também o último acorde , se os dois forem os mesmos então esses acordes são sim o primeiro grau...mas cuidado , tem algumas músicas populares que terminam no quinto grau!!!

joao 5murf
Veterano
# jan/06
· votar


Leandro Gardini
traducao = quando uma musica comeca no A maior e termina no A maior o tem eh A maior, mas se terminar em E maior fika mais dificil

Ata
Veterano
# jan/06
· votar


ironlionzion

Vc sabe algo sobre graus da escala?

O último acorde em geral é mais significativo que o primeiro, pois a tônica dá aquela coisa de "retorno ao lar" (!) no final da música. O contrário pode ser percebido quando a música não acaba na tônica. Aquela coisa de ficar algo faltando. Poderia botar o link de uma cifra, pra tentar explicar me baseando nela?

_o/

ironlionzion
Veterano
# jan/06
· votar


Ata
Eu sei o que você quer dizer.Eu já aprende e percebi,que o acorde mais harmônico pra terminar uma música,pelo menos na maioria dos casos,e o 1º grau.Mas o problema é que existem músicas que não acabam no primeiro grau,e também existem músicas que se você for analisar os acordes pode pertencer à um ou mais tons,por exemplo uma música que tenha C D G , pode estar tanto em C quanto em G.E também há músicas apenas com dois acordes,e ai como que faz?

Leandro Gardini
Veterano
# jan/06
· votar


Ironlionzion , sugiro a vc que "não coloque os burros na frente da carroça"...realmente a melhor coisa que vc tem a fazer é primeiro apreder teoria básica para poder ler uma armadura de clave , caso contrário vc vai estar sempre em dúvida e precisar de ajuda...não ha outro modo de saber tonalidade sem estudar teoria!!!
Talvez a música que vc queira saber possa nem ser tonal e sim modal pelo que deu pra perceber!!!

Andrews
Veterano
# jan/06
· votar


n entendo mto de teoria, espero q eu esteja certo:

por exemplo uma música que tenha C D G , pode estar tanto em C quanto em G
engano aqui...
temos os acordes:
C = formado por C E G
D = formado por D F# A
G = formado por G B D

entao a 'escala gerada' pelos acordes possui soh um acidente, em F# (a escala de G maior)

entao o tom da musica eh G

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


O Tom harmoniza a música, desfaz qualquer tensão criada. Geralmente é empregado quando se quer passar impressão de início ou fim.

Leandro Gardini
Veterano
# jan/06
· votar


Nossa , dessa vez não dá pra ficar calado...mais uma grande besteira!!!
Quando o Balbino Junior abriu um tópico ano passado aqui dizendo que o pessoal aqui fala muita bobagem muita gente caiu em cima dele com críticas...vai me desculpar mas se vc não sabe do assunto não escreva besteiras como essa última...vc só está atrapalhando quem tá afim de aprender!!!

Jabijirous
Veterano
# jan/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


O Tom harmoniza a música, desfaz qualquer tensão criada. Geralmente é empregado quando se quer passar impressão de início ou fim.

ja vi que esse ano vai ser FODA

depois disso me explica uma coisa, de onde tu tirou essa ideia???

ironlionzion
Veterano
# jan/06 · Editado por: ironlionzion
· votar


Leandro Gardini
Eu soh keria saber a definição correta de tom de uma música por curiosidade,porque concerteza tem uma definição,num é só os kra que escrevem a música que tem q saber o tom.E isso ae era só por curiosidade,e eu por enquanto to só na música particular,portanto interpretar partituras agora nem é tão importante.É interessante,mas não tem como eu fazer aulas de teoria musical,violão erudito,piano ou qualquer outro estilo erudito.A coisa do tom era só curiosidade mesmo.E eu só postei aqui no fórum de música erudita porque a galera daqui é mais conhecida e num é como nos outros fóruns onde os metidos a rockeiro só sabem ficar xinganu e falanu merda.
Mas vlw a todos que tentaram ajudar ae.

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


Jabijirous
Um professor meu de percepção que disse xDDDD

Se bem q eu nunca confiei nele mesmo huahauhaua

Leandro Gardini
Veterano
# jan/06
· votar


Ok Iron , entendi , então...o Andrews está certo...a música obviamente está em sol maior!!!
Só que como vc pode ver tem pessoas aqui que falam muitas besteiras também...e essa só foi mais uma dentre tantas outras...agora se safar colocando a culpa no professor de percepção é fóda!!!

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


Leandro Gardini
Foi ele que disse ué, que que eu posso fazer??

Quer que eu obtenha confissão autenticada em cartório?? Porra!

Nego me pegou pra Cristo agora...

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
· votar


Ken Himura

Calma, Cristo morreu pra nos salvar, quem sabe vc salva esse tópico, ahahaha.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/06
· votar


tom da música:

analise o campo harmonico dela, caso não sabia partitura...

vc percebe só pelo ouvido se o tom é maior ou menor...

ao transcrever a música em cifras, vc analiza ela pelo campo harmonico... num modo brm grosseiro: se tiver C Dm, Em, F, G, Am, o tom dela ou é Dó maior, ou lá menor...

pelo ouvido vc sabe...

Tigher
Veterano
# jan/06
· votar


tom da música:

analise o campo harmonico dela, caso não sabia partitura...

vc percebe só pelo ouvido se o tom é maior ou menor...

ao transcrever a música em cifras, vc analiza ela pelo campo harmonico... num modo brm grosseiro: se tiver C Dm, Em, F, G, Am, o tom dela ou é Dó maior, ou lá menor...

pelo ouvido vc sabe...



Corretamente, só vou reforçar um pouquinho, caso não tenha um bom ouvido: As tonalidades maiores dão um ''ar'' de músicas alegres, e as menores, músicas mais tristes.
é isso aí.

Rachmaninoff
Veterano
# jan/06
· votar


Tigher
caso não tenha um bom ouvido: As tonalidades maiores dão um ''ar'' de músicas alegres, e as menores, músicas mais tristes

Bem relativo isso aí, hein...

Se o cara não tem bom ouvido, tenha paciência e continue estudando, que o ouvido melhora aos poucos.

Tigher
Veterano
# jan/06
· votar


ao transcrever a música em cifras, vc analiza ela pelo campo harmonico... num modo brm grosseiro: se tiver C Dm, Em, F, G, Am, o tom dela ou é Dó maior, ou lá menor...

Só uma perguntinha, que não reparei antes: a forma natural da escala menor é usada nas músicas de entretenimento (promovidas pela mídia)?

Clapton_Page
Veterano
# jan/06
· votar


ouça a nota ou acorde do primeiro ou último "tãn" da música. Se for em partitura, armadura de clave. Ou observe nota por nota para descobrir o tom dela.

Mat Boogie
Veterano
# jan/06
· votar


opa, blz meu velho????

olha so...segundo doutrina de harmonia, tom eh diferente de tonalidade...

todo mundo ae ta misturando uma coisa com outra...

mas naum vou ficar falando coisas complicadas pra vc pra mostrar q sei...simplificando eh assim:

tom = eh mesmo armadura de clave e bla bla bla...simplificando...eh a nota inicial q determina o fraseado saca, naum importa qual acorde, trata-se da linha melodica q vc vai seguir q eh definida pel ponta pe inicial (o tom).

tonalidade = ae sim, eh o campo harmonico a que se refere a musica, eh o universo da coisa...pode haver outras acordes de outros campos, ae neste caso, muda a tonalidade, dae vem a bitonalidade, tritonalidade, etc...quer dizer, quantas tonalidades vc quiser na musicabasta mudar o campo!!!!

deu pra elucidar bem????

pra ajudar, tentei descomplicar, pq eu creio q o util pra vc mesmo seja comperender o assunto, e naum q eu fique colocando coisas bonitas aki!!!!

entendeu???? NAUM CONFUNDIR TOM COM TONALIDADE!!!!

Leandro Gardini
Veterano
# jan/06
· votar


Eu desisto!!!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
· votar


Eu desisto(2)

Ken Himura
Veterano
# jan/06
· votar


Eu desisto!!! (3)

Essa até eu tive que concordar u.u'

Jabijirous
Veterano
# fev/06
· votar


olha eu nem comecei e ja desisto tb, a doutrina de harmonia que me perdoe heauheuaeuaehau

Tigher
Veterano
# fev/06
· votar


UHAeuhAUehuHAeh Depois da ''doutrina da harmonia'' eu também desisto.

Só antes, alguém pode me responder a pergunta feita alí atrás?

Só uma perguntinha, que não reparei antes: a forma natural da escala menor é usada nas músicas de entretenimento (promovidas pela mídia)?

Desculpem a ingenuidade, tô apenas aprendendo ainda =)

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# fev/06
· votar


Tigher


a forma natural da escala menor é usada nas músicas de entretenimento (promovidas pela mídia)?

Não tem nada haver uma coisa com outra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Tom de uma música