Construção de acordes: teoria e violão/instrumentos temperados

    Autor Mensagem
    Sindra
    Veterano
    # dez/05


    Oi, gente.
    Sobre construção de acordes.
    Sei a teoria de construção de acordes,
    mas tenho uma dúvida, creio que simples, em relação ao violão.

    O violão é um instrumento temperado.
    Como lecionar, por exemplo, a alunos, leigos ou não (mas que não sabem teoria musical), de forma que melhor compreendam a teoria de construção de acordes, de forma mais prática, sem ser necessário prender-se muito a intervalos enarmônicos, etc, e sem utilizar partitura?

    Eu pensei em algo do tipo:
    "Aqui está o Fá. Se você andar por sua escala maior (T T T/2 T T T T/2), a próxima nota é Sol (que é o segundo grau), ou seja, andamos 2 casas (2 semitons), isto é, uma segunda maior.
    A próxima nota é, seguindo a escala, Lá. Para isso andamos mais 2 casas (2 semitons). Temos aí uma terça maior em relação ao Fá.
    Depois do Lá temos o Sib (quinto grau). Andamos aí 1 casa (1 semitom), tendo um intervalo de quarta justa em relação ao Fá... bla bla.."


    Primeiro que, se eu falar assim, vão perguntar porque é Sib e não Lá#, e não tem condições explicar escalas bemolizadas e sustenizadas. Visto que no violão é costume escrever cifras sustenizadas.
    Segundo que vão se perder nas enarmonias, e não entender porque 2 tons é diferente de 1 tom e 2 semitons.
    Terceiro, se eu fizer um acorde no violão, ele poderá ter mais de um nome.
    Quarto, acho que se eu chegasse na terceira frase o cérebro deles já teria dado alguns nós.

    Hmmm... é.. to chegando a conclusão que para explicar isso só com teoria mesmo, neh?
    Pegar uma partitura, sentar na frente deles e dar um básico teórico, para chegar em intervalos e harmonia, e depois só pegar o violão e colocar em prática, certo.
    Alguma idéia melhor?

    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Primeiro que, se eu falar assim, vão perguntar porque é Sib e não Lá#, e não tem condições explicar escalas bemolizadas e sustenizadas. Visto que no violão é costume escrever cifras sustenizadas.

    Hmmm... é.. to chegando a conclusão que para explicar isso só com teoria mesmo, neh?

    eu acho que tem que ter uma base teorica pra chegar em formação de acorde

    pra que aprende teclado, não tem muito dessas duvidas de b e #, porque desde o inicio a gente aprende a usar os dois e visualmente é mais facil pelas teclas brancas e pretas,
    quando alguem pergunta qual é o nome da teclas preta, ja aprende que o nome é das brancas vizinhas ou la# ou sib

    geralmente em ensino de teclado a gente aprende primeiro a executar as escalas e junto o porque de sua formação e nomenclatura, depois de muito disso aprende a formar os acordes por ela, e depois disso a usar o campo harmonico

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Sindra

    andamos 2 casas (2 semitons)

    é bom ensinar logo que avançar uma casa é subir um semitom, para que seus alunos não se prendam a coisas tipo "na terceira da quarta corda" e aprendam as notas, como em qualquer instrumento

    não tem condições explicar escalas bemolizadas e sustenizadas.

    eu acho que seria BEM importante explicar escalas bemolizadas e sustenizadas, porque, do contrário, eles vão montar escalas "naturais" tipo

    F G A A# C D E F

    Digao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Sindra

    qd for ensinar os intervalos ja mostra direto no braco do violao.. depois parte pro papel... pq os alunos geralmente nao tem paciencia com coisas abstratas...

    Se vc mostrar o pq das tercas soarem bem qd dispostas de forma ascendente e tocar um acorde de C é mais facil do q ficar mostrando partitura...

    Toda a parte teorica e digamos assim "no papel" é boa pra depois da aula o aluno ficar analisando e reforcando o conhecimento q vc ja passou na pratica...

    a pergunta q o aluno tem q se fazer é Pq isso soa bem... ou Pq isso funciona...

    Nao adianta ficar colocando um monte de definicoes sem o aluno ver como funciona na pratica...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ata

    Eu concordo com você.

    E tem mesmo explicações sobre usar # ou b.

    Na prática, parece não fazer diferença escrever A# ou Bb, parece.

    Se eu estiver tocando na tonalidade de Fá e ver um A# pode atrapalhar a minha interpretação, principalmente quando a leitura é à primeira vista. Por quê?

    Por que na armadura da clave deve conter 1 sinal de b (se for maior - F) ou 4 sinais de b (se for menor - Fm).

    Ou seja, um desses bemóis (tanto na maior como na menor) correspondem ao Bb na escala. A nota ou acorde A# só iria desviar a minha atenção pra uma modulação, uma tonalidade diferente (com sustenidos).

    Um bom motivo pra escrever corretamente é este: facilitar a interpretação, principalmente quando é leitura a primeira vista.

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    LeandroPanucci
    MSN?


    (Eu to tentando)

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ou seja, um desses bemóis (tanto na maior como na menor) correspondem ao Bb na escala. A nota ou acorde A# só iria desviar a minha atenção pra uma modulação, uma tonalidade diferente (com sustenidos).

    parece que alguem fez o trabalho de casa, voce esta totalmente correto!!!Sindra aconselho a voce a dar uma pesquisada ae pq tem VARIOS topicos falando sobre isso!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construção de acordes: teoria e violão/instrumentos temperados