Combate ao vivo - é viável?

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# mai/05
· votar


(to começando a ter o script do show na cabeça, hein... to ficando empolgado!!!)

PSyCHoDuCK
Veterano
# mai/05
· votar


Legal a idéia.... mas como seria a escolha dos guitarristas????rs....

guitatarra
Veterano
# mai/05
· votar


oq me importa eh que se isso acontecesse fosse gravado e disponibilizado pra assistir pela net, pq ir ateh onde seria o show nao da pra mim :)

claudiolight
Veterano
# mai/05
· votar


Tamassia
Axho ótimo!!

LmA
Veterano
# mai/05
· votar


Sam
Ótima idéia, Sam! Seria uma iniciativa muito boa, vendo que, além do entretenimento, a música instrumental precisa de um maior espaço nesse nosso país. :)
E, concordo quanto ao modelo do evento ser de show ao invéz de disputa. No final das contas, seria algo mais ou menos como o famoso G3, né? Acho bem legal!
Sobre sua questão do lance de ataque/resposta, que seria o aspecto de "battle", acho que rola numa boa... boa parte dos participantes do GB já gravou jams entre si, não seria muito diferente - a não ser por ser ao vivo, hehe.

Mas, tem um ponto que, pelo menos ao meu ver, não poderiamos deixar de lado... que foi o que o PSyCHoDuCK citou, sobre a escolha dos participantes do show. Opinião pessoal: acho que o mais justo seria a escolha ser baseada no ranking... se forem 8 guitarristas, eu acredito que a escolha poderia se dar aos 8 com melhor desempenho do site segundo o ranking geral, ou então, fazer uma média dos 8 que mais se mantiveram no topo durante um determinado número de meses...
...Mas aí entra outro problema... se for baseado no ranking, já dá pra imaginar o que as tão famosas "panelas" não fariam por alguns lugarzinhos conquistados ali, huh?
Ou seja, é algo bem delicado de se tratar... Outro lance poderia ser o de votação popular, mas aí citariam muitos nomes de caras que deixaram o GB há milhões de anos, aí não seria muito justo com os participantes atuais... Enfim, de qualquer forma, é legal ouvir opiniões sobre isso também.

No mais, Sam, parabéns pela idéia! Esperamos que dê tudo certo! =D

LmA
Veterano
# mai/05 · Editado por: LmA
· votar


Ahhh, e quanto ao formato, eu pensei em algo que seria legal pra fechar o show...
Depois de todos os 'duelos', será que seria viável colocar TODOS os guitarristas participantes do evento no mesmo palco pra uma apresentação ali? Seja improviso, ou até mesmo alguma releitura... por exemplo, novamente citando o G3, pegar alguma música bem tradicional (vide "Rockin' In The Free World" como exemplo), e fazer uma releitura de tal musica lotada de solos de guitarra... ou mesmo rolar algum lance só de improvisos, sei lá, a questão é colocar todos os guitars no mesmo palco pra tocar.
E aí? Seria possível ou viajei? Hehehe.

Sam
Moderador
# mai/05
· votar


LmA
todos os guitars no mesmo palco pra tocar. E aí? Seria possível ou viajei? Hehehe.

Eu que pergunto, os músicos são vocês! =)

Quanto à escolha, não é muito difícil mas também não é algo tão simples como pegar os X primeiros do ranking.

Porque depois de definir quantos guitarristas serão selecionados, precisamos: 1) interesse/disponibilidade de cada um para tocar de graça (pq acho dificil haver lucro, se houver seria repartido integralmente entre vocês), 2) viabilidade financeira para custos de viagem.

Mas este assunto não precisa ser discutido no momento. Na verdade queria mesmo era definir um formato com vocês. Depois faço o levantamento de onde a maioria mora e prosseguimos com a idéia. =)

Sam
Moderador
# mai/05 · Editado por: Admin
· votar


Então...? Comentem mais sobre o formato ideal para um show do GB! Queria muito mesmo conseguir produzi-lo, mas preciso dessa ajuda de vcs! =)

LmA
Veterano
# mai/05 · Editado por: LmA
· votar


Sam
Eu que pergunto, os músicos são vocês! =)
Ahh, acho que isso é bem tranquilo... dentre os que supostamente seriam escolhidos se baseando numa lógica de popularidade, acho que todos tem capacidade pra isso e muitos com certeza já tiveram vontade disso... ao meu ver, tranquilo pra se fazer e ótimo pra se assistir! =P

E, só pra ressaltar uma opinião sobre a viabilidade dos supostos escolhidos: quanto à viabilidade financeira pra custos de viagem, muita gente vai chiar... é fato que, no final das contas, acabaria saindo algo como "pagar pra tocar", e isso nenhum músico curte fazer. Mas acho que, quanto ao lance de um "benefício financeiro" (alguma espécie de cachê e tal), o pessoal não deveria se preocupar, quem curte fazer música pode fazê-lo tanto por trabalho como por diversão. Além do quê, acho que não tem nada melhor do que viajar pra encarar um palco, rs.

Mas, falando do formato... acho que o lance ideal seria separar os guitarristas por estilos... por exemplo, sendo duplas: dois guitarristas que possuem um estilo mais puxado pro Jazz/Fusion mandam bala juntos lá, em um duelo... aí depois, dois guitarristas mais puxados pro Rock... depois, dois guitarristas com uma característica mais pesada do Rock... depois, dois mais puxados pro Blues... e por aí vai! Seria legal ser um lance bem eclético, dividindo o pessoal em seus respectivos estilos musicais, pra depois fazer uma experiência juntando todo mundo na "jam final", que é a que sugerí no meu post anterior, de colocar todos juntos pra solar. Agora só resta saber o que o pessoal acha disso, hehe.

Alan_Domingues
Veterano
# mai/05
· votar


Não é de hoje esta ideia. Eu Guga e o Oziel já até imaginamos fazer algo do tipo. Eu estou marradão de tocar com alguns do GB. Eu tenho banda para me acompanhar, repertorio e meu set de palco. Só não poderia arcar com a passagem se não fosse fora do RJ. Infelizmente.

vinsanity
Veterano
# mai/05
· votar


tipo, eu nao acho dificil que dê para arranjar musicos na cidade onde for o evento (belo horizonte?) para acompanhar os guitarristas... talvez até uns 3 de cada instrumento pra dividir melhor as musicas... alguns ja tem banda e tal...

o negocio é que pra quem toca, acho que ao menos passagem e um 'auxilio-hospedagem' devia rolar... nao precisa lucrar no final, só nao perder grana pra tocar...

o negocio é que 8 guitarristas pra isso sairia muito caro... imagina que sao (faria uma media, 80/100 reais de passagem, uns 200 pra ida e volta, mais uma hospedagem de uns 80)... sempre arredondando pra cima, dá uns 300 pra cada participante... fora o pagamento pros musicos que iriam acompanha-los... ah nao ser que pegue alunos de escolas de musicas (obviamente caras bons, mas que estejam sem 'reconhecimento')...
acaba que dá ai uns 2600, 2700 reais só pra trazer o pessoal pra cá, fora aluguel do lugar, equipamentos, etc...

acho que só 3 ou 4 participantes seriam mais adequados... mas nao os que tem mais vitorias, pois muitos tem vitorias roubadas (nao estou especificando ninguem aqui!)... acho que um esquema de votação seria mais interessante... dessa forma, com 3 ou 4, cada um poderia tocar 3 musicas que usaram no gb, e no final a jam... bem ao estilo g3 mesmo...

quem sabe nao gravar esse show? em dvd mesmo, sei lá... tudo bem 'independente'... dai poderia tranquilamente vender barato para quem tivesse interesse, fazer promoções com eles, etc...

Alan_Domingues
Veterano
# mai/05
· votar


vinsanity

mas nao os que tem mais vitorias, pois muitos tem vitorias roubadas (nao estou especificando ninguem aqui!)... acho que um esquema de votação seria mais interessante...

Concerteza. Eu já parei com o GB por isso, e muita gente boa parou por isso.

Acho 3 músicas pouco. Acho que um show de 40 minutos para os 3 ou 4 guitarrista já é de grande tamanho. 40 minutos para cada um e no final 2 músicas como jam.

Sam
Moderador
# mai/05
· votar


Ei!!! De forma alguma eu toparia que vcs bancassem a viagem. Peraí!!! No mínimo, o lance tem que ficar no 0x0. Mas acho que até rolam alguns poucos trocados.

Tô publicando aqui a idéia enviada pelo PATIENCE. Gostei muito!!!

Saudações Webmaster,
Venho através deste oferecer algumas idéias sobre o assunto corrente no Fúrum divulgado por você mesmo a respeito de um possível show ao vivo do GB.
Quanto à quastão de escolha dos guitarristas que participariam, deixo a encargo do GB, venho discutir algumas idéias do formato.
Primeiramente, ao decidir onde seria o "espaço" do show, outro detalhe seria
o tempo decorrido do show, que seria algo fundamental à execussão de vários formatos.

Porém, imagino que o ideal seja um show de 1:00hs a 2:00hs no máximo.
Escolhidos os X participantes, uma idéia seria a idéia de Jam alternando em músicas próprias dos participantes.
A idéia seria organizá-los (sorteando ou por afinidade) em duplas.
Seria apresentado a eles uma música para improvisação (que eles poderiam escolher ou vcs poderiam sugerir) e eles dois a dois executariam essas músicas alternando solos de guitarra, estilo "battle", uma conversa entre as guitarras deles. Depois disso, um deles apresentaria sua música própria (a sua escolha).

exemplo hipotético: Ozielzinho x Negrin

1a. Música: Oziel toca uma música própria.
.... emendando, surgindo Negrin no Palco
2a. Música: Oziel e Negrin "disputam" uma música solando ambos.
.... finalizando
3a. Música: Negrin toca uma música própria

entra outra dupla no mesmo esquema...

Um formato até interessante, totalizando 3 músicas por dupla.
No fim poderia-se colocar todos os X participantes no palco para uma mega-jam.

Um formato para durar um tempo relativamente bom para 10 a 12 participantes:
veja os tempos: supondo tempo médio das músicas de 4 minutos:
1 Dupla = 3 músicas = aproximadamente 12 minutos.
10 participantes = 5 duplas = 60 minutos de show corrido.
mais a última música (Mega-Jam) de aproximadamente 10 minutos.
O show duraria aproximadamente 1:20hs com os tempos inativos entre uma dupla e outra.
Uma boa duração, tendo em vista os shows normais, de bandas, que possuem em média essa duração.

Bom, a idéia é esta, um abraço!
Cordialmente,
P.A.T.I.E.N.C.E

Alan_Domingues
Veterano
# mai/05
· votar


Sam

É legal a idéia Sam, porem o lance é Equipo, Músicos e etc...

Muito troca troca de equipo e músico em palco não rola.

Acho legal apenas 3 ou 4 guitarristas e fazer ao estilo G3. Acho que flui mais e divulga mais o trabalho da galera.

JLT
Veterano
# mai/05
· votar


Sam
Achei o formato do Patience ótimo, eu ia sugerir algo parecido, ou seja, cada um toca uma música própria (com o outro fazendo apoio) e depois a "Battle". Sugiro 8 guitarristas no máximo para ter 20 minutos pra cada dupla mais os intervalos de tempo necessários para troca de equipamento. Por sinal, só troca o minimo...tem que entra com a guitarra e seu sete de pedais prontos pra pluga no Amp. Não dá pra ter frescuras de cada um ter seu amp.

JLT
Veterano
# mai/05
· votar


Sam
Acho a idéia muito "vendável" também. Não deve ser difícil conseguir patrocinios, apoios, cobertura de mídia. Por sinal, acho que nesse aspecto (sem bairrismo) aqui em SP seria mais fácil encontrar parcerias que viabilizassem o negócio

Alexandre Souza
Veterano
# mai/05
· votar


Alan_Domingues
Muito troca troca de equipo e músico em palco não rola.
Acho legal apenas 3 ou 4 guitarristas e fazer ao estilo G3. Acho que flui mais e divulga mais o trabalho da galera.


é verdade...
podia ser num final de semana, e dividir em 2 dias, tipo 4 guitarristas no sabado e 4 no domingo.

Homem Cueca
Veterano
# mai/05
· votar


Se for em SP Eu to lá já!!

Alan_Domingues
Veterano
# mai/05
· votar


JLT

Não dá pra ter frescuras de cada um ter seu amp.

Po voce tem cara de ser amador ou então não é musico. Qualquer guitarrista que se prese não vai ficar tocando em qualquer amp por ae. Eu só toco no meu set. E não é frescura. É o MEU SOM. E aposto que TODOS ou 90% dos guitarristas do Guitar Battle pensam assim.

Quando voce vai tocar em uma casa de show voce acha que tem tudo lá ?

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


Eu acho que o grande problema seria conseguir um grande público. Até porque, assim como os músicos, os apreciadores do GB também estão segmentados por todo Brasil.

E as vezes mesmo num workshop de caras famosos acaba tendo uma meia duzia de espectadores...

Portanto seria necessário um bom investimento em divulgação, o que não é barato.

Sam
Moderador
# mai/05
· votar


Mais do PATIENCE:

Prezado Webmaster,

Venho novamente postar sobre o Show GB ao vivo. Notei a publicação da idéia, agradeço de ante-mão, e vi também possíveis problemas.

Pensei a respeito e tive algumas idéias sobre os "detalhes técnicos" do show. Aí vão:

1o. Sobre as bandas que teriam que acompanhar os participantes:
- Imagino ser um problema tratável da seguinte forma: existem (imagino pois não conheço) vários conservatórios em Belo Horizonte-MG (local MAIS provável de acontecer o evento, dadas todas as circunstâncias, porém, é aplicável pra QUALQUER outro grande centro) que se com certeza desejariam (MUITO) a publicidade. Pega-se as músicas escolhidas pelos participantes, as próprias e incluindo os duetos e a mega-jam, e passa-se com antecedência (1 mês está mais que bom, não?!) para o conservatório vencedor do direito de participar (no caso, o que oferecer mais patrocínio, ou que for mais conceituado... escolha a cargo do GB). Este por sua vez, montará a BANDA que dá suporte aos participantes, banda com baixo, guitarra, teclado, bateria, etc etc... (idéia: pegar algum baixista do GB, caso quiserem). Os participantes podem enviar suas partituras/tablaturas e MP3 (intermediados pelo site) para a banda de acompanhamento fazer seu trabalho. Feito isso, os participantes poderão estar chegando de 1 a 2 dias antes do evento para se entrosarem entre si (nas suas jams) e com a banda (nos tempos das músicas etc)... Isso mesmo, um ensaio geral!

2o. Sobre a troca de equipamentos:
- Não importa se muitos ou poucos participantes, as mesas de som comportam vários canais, portanto, pode-se deixar as guitarras de TODOS já pré-reguladas (desde o ensaio geral, que servirá também para isso, obviamente). idéia: Pode-se arranjar pedestais para as guitarras e deixá-las expostas durante as apresentações como atrativo (estética), onde o respectivo guitarrista apenas entra e pega sua guitarra já no palco, plugando-a a um cabo solto. Claro que existe a questão da aparelhagem individual (pedais e pedaleiras, efeitos, etc) mas como isso é pessoal e intransferível, pode-se entrar um ajudante de palco fazendo o "serviço sujo" de plugar esse material para o guitarrista. Qualquer show acontece trânsito de ajudantes no palco o tempo todo, porquê não poderia ser igual no "GB Show"?

Essas medidas sanariam os problemas nos seguintes aspectos:
- Banda acompanhante.
- Barateamento para transporte do músico (no caso apenas o guitarrista).
- Diminuição do tempo "inativo" durante a troca das duplas.
- Agilização do espetáculo.
- Aumento do número de participantes do show, já que fica agilizado o processo.


Claro que ainda podem haver furos na idéia, mas imagino que aos poucos
os buracos serão tapados com o aparecimento de idéias.

Agradeço a atenção e espero contribuir! Abraços!
Cordialmente,
P.A.T.I.E.N.C.E

JLT
Veterano
# mai/05
· votar


Alan_Domingues
"Po voce tem cara de ser amador ou então não é musico".....Você está absolutamente certo sobre eu ser amador. Mas mesmo como amador consigo compreender que num show com vários músicos se revezando e sem dinheiro para uma mega-estrutura não dá pra trocar todo o palco 3 ou 4 vezes. Fica mais fácil, prático e barato colocar 2 ou 3 amps fixos de boa qualidade e características diferentes. A minha opinião tentou levar em conta o contexto da idéia apresentada.

Alan_Domingues
Veterano
# mai/05
· votar


JLT

Que mega estrutura o que rapaz. É só ter bom senso.

Sam

Sam não acho legal isso não de tocar com o pessoal do conservatório. Se fora assim acho mais válido fazer tipo o Oziel faz. Leva seus BT em CD e coloca para rola. Assim como 95% dos Workshops. POREM, não seria todos que poderiam fazer isto.

Acho que voce tem que ver com pessoas que mexem com este tipo de coisa (eventos). Para poder te mostrar as ideias. Qualquer coisa estou no MSN.

O Poderoso Urubu Rei

Dependendo do cara mesmo assim ainda fica vazio.

JLT
Veterano
# mai/05
· votar


Alan_Domingues
O Poderoso Urubu Rei
Tá bom...eu concordo com vocês....então eu levo o ciclotron.....ahuahaua

JLT
Veterano
# mai/05
· votar


Alan_Domingues
O Poderoso Urubu Rei
Falando sério, ninguém está discutindo sobre quão importante é o amplificador para o seu som....estou colocando só a viabilidade técnica dentro desse tipo de evento (cada um vem de um estado, mudança de equipamento no meio do show ...etc) mas se a organização do evento achar aviável é claro que é melhor.

LmA
Veterano
# mai/05
· votar


Pô galera, isso é fácil de resolver... quem quiser, tiver como ou achar melhor levar o próprio amp, leva! Quem não puder, quem não tiver ou por algum motivo não quiser levar, não leva! Já era, hehe. =P

E penso o mesmo quanto aos músicos acompanhantes... quem tiver banda, ou tiver quem acompanhe, pó levar! É até bom pelo entrosamento e tal. Mas, quem não tiver, ou não puder levar o pessoal, toca com quem estiver lá... fica tudo como uma questão de viabilidade de cada músico participante.

E quanto à organização perante aos equipamentos, falando dos Amps ainda... tem algum problema já deixar todos os amps regulados antes do show? Pouparia um bom tempo...

vinsanity
Veterano
# mai/05
· votar


creio que é possível colocar todos os amps no palco ao mesmo tempo... mas nao todos ligados de uma vez, claro... isso dá algum tipo de problema?

LmA
Veterano
# mai/05
· votar


vinsanity
É bem o que eu quis dizer... deixar todos os amps já regulados e já em posição lá no palco. Aí chega a hora da dupla tocar é só ligar. Acho que rola tranquilo...

Negrin
Veterano
# mai/05
· votar


Achei muito boa as ideias do PATIENCE no que se refere a formato, ao meu ver ta ótima mesmo! Na questao de musicos que poderiamos abrir mais possibilidades ainda. Eu acharia extremamente saudavel pegar 1 ou 2 baixistas do GB mesmo pra tocar, seria mais uma forma de prestigiar o Site e os musicos que ali participam. Baterista que seria uma questao, mas tb acho q nao eh um bicho de 7 cabeças achar um bom batera pra 1 evento como esse.

Leonardo_Rocha
Veterano
# mai/05
· votar


Oi galera, blz?
Eu sou o P.A.T.I.E.N.C.E, meu nome é Léo, como vão?

Eu gostaria de agradecer, primeiramente ao Sam por ter postado as idéias q eu mandei para os contatos do GB, e também às pessoas que apoiaram a idéia, e também criticaram, pois sempre surgem novas idéias à partir daí.

Bom, estou postando aqui para salientar algumas coisas, não referentes ao formato, e sim a meta que eu penso que devamos ter em mente.

É o seguinte, esse "Live GB", caso vier a cabo, seria uma extrapolação à realidade do nosso divertimento virtual. É um site maduro, que tem dado suporte a todos os participantes de uma forma bastante legal. Então, eu acho que deveríamos ter em mente divulgar o site, que já nos divulga!
Então, o mais legal a fazer seria mostrar do que o site é feito. Independente de ser melhor ou pior na facilidade de ter vários participantes no show, a idéia é mostrar o que existe de melhor no site, e eu acho que deveriam ter vários participantes! Vários em que sentido? De muitos, uns 10 ou 12 participantes!

Gente, tocar em aparelhagem própria é claro que é muito bom, ainda mais tendo sua própria banda te acompanhando, porém vejam lá caras, vai ter gasto com transporte, estadia, quiçá pagamento aos músicos... Acho que no sentido de ajudar o coletivo nessa, dá pra relevar plugar sua guitarra e efeitos (pedal, pedaleira, raio-laser, acelerador de partículas, etc...) numa mesa de vários canais ligada nums P.A.s de boa qualidade tudo pré-equalizado e regulado certinho, e tendo bons músicos de conservatório, que sacam barbaridade dando suporte. Se não agradou o conservatório, pode usar os próprios participantes do GB pra ajudar, um jeito a gente arranja. E não acho que seria amadorismo nem falta de bom-senso, sinceridade, eu acho que seria um puta show!

E olha, eu não tô puxando o saco aqui a toa não, a minha idéia é memso contribuir pra acontecer mesmo esse lance, porquê ia ser muito 10 ver todos os caras reunidos! Eu quero muito assistir!

Tem mais alguém aí que pensa como eu?

Bom, falei demais, qualquer coisa, tamos aí!
Abraços!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.