Pedaaaaaaaaaala Robinho!!!!!!!!!!!!!!!

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/mar/24 13:33
· votar


Lucmac
pelas inúmeras tentativas de se safarem das punições, atitudes que demonstram falta de arrependimento e confiança na impunidade.

sim, faz sentido, mas será que o tempo de prisão poderia fazer com que eles refletissem tanto no ato como na própria tentativa de se safar?

e se para eles não é possível, e para quem não tem grana para se safar como eles?

Lucmac
Veterano
# 25/mar/24 13:41
· votar


Jonas Kahnwald

Veja o tempo que levou e o tanto de prejuízo que o Cuca teve para "refletir" sobre o que fez. Se algum fator fez com que ele se arrependesse, acho que concordamos que não foi a culpa, né?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/mar/24 14:23
· votar


Lucmac
acho que concordamos que não foi a culpa

é, provavelmente não
sabemos que apenas recentemente ele sofreu algumas consequências de julgamento moral que trouxeram impactos para sua carreira, ainda que esses impactos vieram com grande atraso e mais amenos do que ele sofreria caso tivesse sido julgado e condenado e preso na época, tal qual Robinho e Daniel Alves hoje
e daí, com essas consequências ele foi forçado a tirar um tempo para refletir sobre o assunto
o que provavelmente nunca saberemos é se, ele está fazendo tudo isso apenas para o benefício da própria imagem, ou se genuinamente se pôs a refletir sobre todo esse dano do qual ele foi partícipe

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 25/mar/24 16:25
· votar


Vou aproveitar o assunto para levantar uma questão, que acho muito importante. Costumo "municiar" minha família com alguns artifícios da psicologia, para que haja um pouco mais de capacidade de coletar informações comportamentais, em diversas situações. Culpa e vergonha são duas expressões relativamente fáceis de identificar - e entregam muito sobre os fatos, como eles são.

Um exemplo simples: Um jogador de futebol é acusado de assediar uma mulher. Quando os fatos vêm à tona, ele nega, joga a culpa nos outros, diz que a mulher estava dando mole. Tudo isso é vergonha - e essa vergonha só pode ser de ter sido descoberto; caso nunca se tornasse público, esse comportamento jamais apareceria.

Por outro lado, esse mesmo cara pode se sentir culpado da seguinte maneira: "Por que eu fui fazer isso com essa mulher?". Essa "culpa" não mostra arrependimento, mas só um erro de cálculo. Se fosse com outra, talvez a história fosse diferente...

A única culpa decente é a do arrependimento, de assumir o erro, reconhecê-lo e compreender que tem que pagar o preço que for necessário, para que isso não se repita. E tentar reparar a situação, de alguma maneira.

makumbator
Moderador
# 25/mar/24 17:26
· votar


Christhian
caso nunca se tornasse público, esse comportamento jamais apareceria.

Eu concordo que é assim na maioria dos casos, mas nem sempre vai ser necessariamente assim. É possível sentir vergonha de algo no seu âmago, e ninguém além de vc mesmo ter conhecimento disso. Como saber se o cara já não sentia vergonha de algo antes de todos ficarem sabendo? Acho perfeitamente possível.

De resto, concordo contigo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 25/mar/24 17:34 · Editado por: Christhian
· votar


makumbator
Claro, claro. E mesmo que não haja uma nomeação correta de como a pessoa se sente, para ela mesma (p.e. nomear algum tipo de constrangimento como vergonha, num sentido mais amplo), é possível que haja alguma "vergonha" de algo pessoal.

Mas nesse contexto do exemplo, do tópico e de muitos outros (como traição, por exemplo, e uma gama gigante de outras situações desadaptativas), a aplicação é a mesma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaaaaaaaaaala Robinho!!!!!!!!!!!!!!!