Analfabetismo Politico

Autor Mensagem
Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jan/05
· votar


stratopeido
a ideia é boa, mas penso em uma cartilha por de mais facil acesso ao povão, poderia ser impressa a qualquer hora e poderia ser livre para vinculacao a qualquero outro tipo de midia.

stratopeido
Veterano
# jan/05
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

mas isso dai ja n e muito $viavel$, quem iria bancar isso.. patrocinio? duvido... site e mais simples, barato e muito mais real

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jan/05
· votar


stratopeido
a idéia era montar a apostila em formato PDF, assim qualquer um poderia imprimir e passar a seus amigos, existem ongs que tb dão uma forca a projetos assim

stratopeido
Veterano
# jan/05
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

sim, seria legal uma apostila em pdf, mas dentro do site, assim o kra quando entrar n precisa fazer download, e se quiser distribuir ou ler mais tarde tem o arquivo em pdf

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Rola uns fanzine tb, xerocão e tal... (fica ainda com mais cara de revolucionário, haha)... Pra depois evoluir pra uma comunidade no Orkut, hehe..

Mas é sério, essas idéias são muito boas. Acho q muita gente ficará à disposição para ajudar. O cuidado deve existir pra não deixar a bagaça tendenciosa (oq não é tão fácil), pq se não, já vai rolar desentendimento, quebra pau e o treco desanda...

stratopeido
Veterano
# jan/05 · Editado por: stratopeido
· votar


Bico

e justamente esse o objetivo, e pra ser sincero nem acho q vai rolar treta, pq sera algo bem simples, so informacoes sobre funcionamento da camara, do senado, tramitacao, acessoria do presidente, etc..

Bico
Veterano
# jan/05 · Editado por: Bico
· votar


*duplicado

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


stratopeido
Ah, só!
Problema dá é quando se fala em História, mesmo.

A gente tb pode colocar os arquivos com nome de putaria nas "shared folder" dos Kazaa da vida! Vai se espalhar fácil, fácil... Afinal, não é de "putaria" q se trata?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/05
· votar


claro quanto menos soubermos e mais burros ficarmos , mais facil seremos controlados, é um sistema perfeito......p/ eles é claro

e pior ainda saum as pessoas que tmb nem ligam p/ isso, imbecis como eu que não dão a minima para politica pq tem na cabeça a ilusão de que nada do que é feito pelos governates afeta muito nossas vidas e assim eu e os outros 90% da população são os fantoxes perfeitos! nos sentimos confortaveis em saber que o POVO tem o poder! mais é como se tivessemos uma arma em nossas mão e nõa soubesemos como carregara ou destravala, mais apenas por termos ela nos sentimos seguros e deixamos fazerem tudo sem nenhuma participação, o maximo que fazemos é votar AIHAUIhIAHu


agente somos inutilllL!!!!!!!!

stratopeido
Veterano
# jan/05
· votar


Lord Derfel Cadarn

isso iria ser so mais uma iniciativa, um "empurrasinho" pra saber no que ta votando, oq ele vai fazer, e principalmente OQ ELE NÂO PODE FAZER acho incrivel como politicos prometem na cara dura coisas q simplesmente n tem autonomia para realizar.. eu n to zoando n, eu vou fazer essa porra de site. hehe, mais pra frente, mas vou.. quem quiser ajudar levanta a mao, hehe

Philipius
Veterano
# jan/05
· votar


Já existem projetos relacionados com as Tecnologias de Informação. Creio que em alguns anos teremos sim muita informação fácil. A que existe hoje é mais difícil de ser encontrada.

Em Ciência Política é possível aprender como funciona o Congresso, se é isso que está sendo discutido aqui. Mas qualquer um pode sim aprender. É só entrar nos sites da Câmara e do Senado e baixar os respectivos regimentos internos.
Em Ciência Política é ensinado mais, mas com esses regimentos em mente é mais fácil aprender o funcionamento das casas.

Aqui em Brasília é mais fácil, pois basta ir na Câmara e você assiste uma comissão discutir e votar um projeto. Quem está distante não vê isso, mas vocês sabiam que qualquer um pode entrar na Câmara? Basta ter vontade que você entra e assiste qualquer votação, com exceção das fechadas, e o regimento interno explica quais são públicas ou não e o porquê disso.
Ou entrem no site da Câmara e se inscrevam no boletim de notícias. Tudo o que acontece na casa é descrito diariamente lá.

Existem também as TVs Senado e Câmara, além da Voz do Brasil.

Mas não há dúvidas de que muitas questões são difíceis de se conhecer. Contudo, creio que o país está fazendo avanços consideráveis.

"Vamo que vamo".

Philipius
Veterano
# jan/05
· votar


Pessoal, cuitado com essa idéia de fazer panfleto.

Por mais imparciais que vocês tentem ser, os panfletos terão a visão de mundo de vocês, que não está necessariamente certa.

Acho importante fazer algo do tipo, e me ofereço para contribuir, mas é igualmente importante reconhecer que nenhum discurso é imparcial, e que precisamos tentar ser os mais neutros possíveis, indicando nossas fontes e nossas razões para cada conceito.

stratopeido
Veterano
# jan/05
· votar


Philipius

kra e logico q da pra ser imparcial nisso.. tipo legislativo: faz isso, executivo: faz isso, judiciario: faz aquilo.. e explicar cada coisa.. tipo q idade vc tem, onde vc mora? se vc ver parcialidade nisso vc e um pervertido, hehe

stratopeido
Veterano
# jan/05
· votar


Philipius

sim mas o kra entra la na camara (se e q ele vai ter interesse nisso) o maximo q vai acontecer é ele n entender nada, uma pergunta.. por que isso n e ensinado nas escolas?

Philipius
Veterano
# jan/05
· votar


stratopeido
Dá pra ser parcial até em uma receita de bolo.

Vai demorar um pouco pra ensinarem cultura política nas escolas, especialmente nas particulares, pois isso ainda não cai no vestibular.
Seria bom que nosso capital social fosse maior, mas não é algo para ser feito em pouco tempo e não sei se já começaram ou se pretendem fazer isso agora, quais são os custos, etc.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/05
· votar


Deveriam ensinar as leis na escola. Pra ver se esse povo brasileiro se unia para defender o que lhe é conveniente e não o que o governo quer.

Enrikels
Veterano
# fev/05
· votar


Antes tinha um matéria chamada OSPB, ensinada no segundo grau, que era Organização Social e Política do Brasil. Mas agora não é mais obrigatória.

A razão porque foi retirada da grade obrigatória, além da deterioração intencional da rede pública, é que o OSPB antigo foi ensinado no tempo da ditadura. Então consideraram uma matéria "reacionária".

Muito do que se ensina no curso de direito não é complicado e poderia ser ensinado no segundo grau numa boa. Pelo menos o básico.

Seria muito bom. Mas precisaria de professores capacitados.

O governo realmente está pouco se lixando para a escola pública, e com certeza, não quer formar uma estudantil pensante e políticamente atuante. A militância política estudantil foi desmontada pelo governo militar, e ainda não se recuperou, porque de lá para cá a situação geral só piorou.

Por isso, acontece o que as pessoas formadas em direito estão acostumadas a ver. Existem leis e direitos para a população, mas ela não conhece, e quando conhece, o acesso a ela é difícil. Com o desuso de uma lei, ela acaba sendo não aplicada. Só no Brasil existe esse negócio de "lei que pega e lei que não pega".

stratopeido
Veterano
# fev/05
· votar


Enrikels

putz esse topico ja tava em fase terminal d decomposicao, hehe, mas sobre o tema, realmente n consigo achar uma justificativa para nao existir mais na agenda curricular materias como essa OSPB q vc falou, n tenho certeza se isso realmente e uma forma de botar um cabresto na populacao ou se simplesmente e descaso.. sera q na europa, eua, etc, n existem nas escolas materias como essa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Analfabetismo Politico