A Pirataria pode ser boa...

    Autor Mensagem
    ggiezer
    Veterano
    # out/04 · Editado por: ggiezer


    Por LLYOD KAUFMAN E JAIME GRECO*

    *O norte americano Lloyd Kaufman é cineasta e fundador da Troma Filmes, empresa independente que há 25 anos produz clássicos do cinema trash como The Toxic Avenger (O Vingador Tóxico). O lema de sua produtora é: "Jamais esconda suas idéias, não importa o quão ridículas pareçam." Jaime Greco é diretor de curtas-metragens.

    Depois de viajar à Rússia para dirigir um videoclipe, tive uma revelação joyceana: eu não apenas acredito em 100% do que já falei a favor do Napster, como cheguei à conclusão de que a pirataria pode ser uma coisa boa. Ela pode ajudar a quebrar a teia plutocrática, na qual um pequeno número de conglomerados de mídia, como a AOL Time Warner, News Corp,Sony, Viacon e Disney, enclausuraram o mundo da arte.
    A pirataria pode nos ajudar, enquanto consumidores, a receber mais, e possivelmente melhor, arte.
    Infelizmente, as poucas viúvas negras das corporações de mídia e seus cafetões do The New York Times, criaram essa teia doentia, fizeram uma lavagem cerebral pública em nossos líderes. Tal fato se manifesta na desnecessária punição, muitas vezes severa, de pessoas inocentes que não estão pilhando ou violando, mas apenas baixando da internet seus filmes e músicas favoritas, ou comprando um vídeo pirata.
    Em outubro de 2002, a RIAA (Recording Industry Association of America, ou Associação Norte-Americana da Indústria de Disco) e outras intimidadoras empresas de entretenimento enviaram cartas a mais de 2000 faculdades e universidades, advertindo-as sobre a "imposição de medidas efetivas contra violadores" das leis de copyright.
    A Academia Naval dos Estados Unidos, em Annapolis, comportou-se com se essas cartas fossem de Saddam Hussein, ameaçando estripar pelas narinas qualquer norte-americano qu ousasse baixar um MP3.
    Cerca de 100 aspirantes da Academia Naval tiveram seus computadores confiscados pelas autoridades da academia, que os acusaram de armazenar músicas e filmes piratas em seus HDs.
    Deus nos livre que estudantes, treinando para morrer por seu país, escutem um pouco de jazz relaxante, ou baixem, com fins masturbatórios, uma cena tórrida de sexo. Muito em breve, eles podem perder a audição por causa de uma bomba, ou perder a sensibilidade graças a uma bala. Esses aspirantes não estão apenas levando um sermão, provalvemente serão levados a julgamento e podem ser expulsos.
    Os grandes estúdios afirmam que estão protegendo o público ao tomar esas medidas duras. Se assim fosse, por que não escreveram outra carta à Academia Naval sugerindo que os aspirantes não sejam perturbados ou perseguidos? A resposta é simples e triste: as principais companhias de entretenimento não dão a mínima para as pessoas. Ao contrário, elas estão cruzando suas oito pernas, esperando que suas ameaças nos espantem, pobres insetos, da MP3.com, em direção da Blockbuster, que é propriedade da Viacom.
    Mais pessoas alugando e comprando lixo de preço excessivo significa mai dinheiro. Com mais dinheiro, os membros do Cartel da Mídia descansam em paz, sabendo que terão como pagar a prostituta de hoje à noite, o tóxico de amanhã, o iate desta semana e o Rolls Royce do próximo mês.
    Depois de ter dirigido um videoclipe numa boate na Rússia, percebi que a maioria das pessoas que se envolvem em atos de pirataria não são criminosos pervertidos que deveriam andar na prancha, sobre águas infestadas de tubarões. São cidadãos honestos, determinados a comprar arte, não disponível de outra forma. Por causa do Cartel da Mídia, os únicos filmes norte-americanos disponíveis na Rússia são os controlados por estúdios gigantes cmo a Disney, e outros, vendidos a preços altos. Os filmes da Troma nunca foram distribuídos na Rússia.
    Para conseguir encher a boate moscovita em que estávamos filmando o videoclipe, com figurantes sem cachê, os jovens produtores da Bad Taste Records planejaram uma "Festa Troma", espalhando pôsteres de nossos filmes Toxic Avenger e Kabukiman pela cidade.
    Mas, pensava eu, que interesse a Troma vai provocar num país onde seus filmes não são distribuídos? Fui surpreendido! Não apenas a boate estava lotada, como também havia fãs, pedindo autógrafos em embalagens de vídeo com capas xerocadas, Eram cópias piratas!
    Graças à pirataria, nossos filmes estavam sendo assistidos, e mais russos aprenderam a gostar dos filmes da Troma. Em conseqüência, a Carmen Films viu uma chance de distribuí-los na Rússia. Essa empresa acredita que os fãs que caíram na entretenimento pirata vão gastar seu dinheiro com filmes que tenham boa qualidade e bom acabamento gráfico. Agora, temos distribuição na Rússia! E distribuição significa dinheiro. E dinheiro significa que poderemos fazer mais um maldito filme. E que esse filme vai ser pirateado. E que essa versão pirata, esperamos, vai despertar o interesse em outro lugar que tenha um cartel do mal que não distribui filmes da Troma. A seguir, esse lugar vai distribuir mais esses filmes.
    Não se deixe enganar: os ricos e gananciosos diretores da Sony e suas sinistras irmãs vão afirmar que estão protegendo o público ao punir os piratas e aqueles que, como nós, usam serviços de troca gratuita de arquivos.
    Jennifer Lopez nos diz, em seu último sucesso, para não sermos enganados com as jóias que ela usa, porque ela é a mesma Jenny do quarteirão. A verdade é que os grandes grupos de entretenimento não querem que a gente baixe o MP3 de uma música ou escute itens piratas de domínio público, porque estão protegendo as jóias que eles têm.
    Depois de tudo... Eles ainda são os conglomerados internacionais de mídia, adoradores do diabo do quarteirão. Neil Turkewitz, vice-presidente executivo da RIAA, discorda: "o público vê ícones como o Mickey Mouse e acha que as empresas já devem ter ganhado seu dinheiro." The Toxico Avenger não vive nem de perto a vida deslumbrante e financeiramente lucrativa de Mickey, mas ele não se importa com o fato de pessoas em todo o mundo estarem vendo seus filmes de graça.
    Na Troma, um milhão de fãs significa muito masi do que um milhão de dólares. Como vamos cantar no próximo Troma Dance Festival (www.tromadance.com): "DEVOLVAM A ARTE PARA AS PESSOAS!".

    Texto extraído da revista GEEK nº 44.

    violoeiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Apesar do texto ser um pouco grande, realmente tem muitas verdades escritas aí...

    FINCH na veia
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ou baixem, com fins masturbatórios, uma cena tórrida de sexo.

    num sei se sou só eu, mas isso acabou, meio que inevitavelmente abrindo um sorrizinho na minha cara.

    violoeiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Com certeza essa parte é engraçada, mas é a mais pura verdade. Mas o texto não deixa de ter um conteúdo interessantíssimo...

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    Up

    Mulher é presa por causa de pirataria da filha

    Sylvia Price recebeu uma intimação da indústria fonográfica por baixar mais de 1,400 músicas durante pelo menos dois anos. Ela deveria ser presa ou pagar uma fiança de 4 mil libras (afinal a palhaçada aconteceu na Inglaterra).

    A Sra. Price não entendeu nada. Ela nem usa computadores. Sua filha, a jovem Sylvie de 14 anos já sabia do que se tratava... A garota era fã de bandas como Coldplay e Oasis e supostamente “não sabia” que era crime baixar músicas da internet... É a RIAA fazendo escola na terra dos Beatles!

    Rato
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    viva a pirataria

    ops...bom dia

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    uP!
    Mais uma:


    Hollywood ganha ação crucial para internet

    A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que as empresas que fabricam programas de troca de arquivos pela internet, como músicas, podem ser processadas pelo uso ilegal de seus produtos. No que é considerado o julgamento mais importante da era da internet até agora, a vitória foi de Hollywood.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ggiezer
    A Pirataria pode ser boa...

    Já comprei CDs (originais) depois de ter ouvido parte deles pela internet, baixando pelo Napster (alguém lembra?), pelo Kazaa, e mais recentemente pelo eMule/eDonkey2000. No entanto, deixei de comprar outros tantos pelo fato de estar interessado em apenas poucas músicas.

    Acho que a pirataria deve ser motivo de preocupação para a indústria, mas tenho absoluta certeza de que não conseguirão ganhar esta "guerra". O único caminho que vejo é uma redução de preços por parte da indústria, que não parece estar nada disposta a fazer isto.

    Abraços.

    Jafet
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37685943-mercado-livre-maior-me rcado-de-pirataria-do-brasil--_JM

    olhem isso, coloquei nessa mensagem antiga pq não posso abrir um tópico novo

    Rato
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    viva a pirataria

    ops...bom dia2


    Overdoser
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    depois que colocou internet lá em casa em 2000 eu praticamente não comprei mais CDs
    todos meus Cds são de 5 anos atrás

    aFFF
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    viva a pirataria....\o/

    TASIVA
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    contra burguês
    baixe mp3

    aFFF
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    contra burguês
    baixe mp3


    huehaehauehuahe

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    prataria é o que há é foda gastar 30, 40 pau num cd de 14 musicas


    quando baixar p/ 10 e 15 conto eu volto a comprara cds

    bocao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pirataria rlz

    Ghost Of The Sun
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    contra burguês
    baixe mp3


    haushaushuase.. boa!

    Uma_Pessoa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    contra burguês
    baixe mp3


    huahuahau

    Eu poderia ter baixado o cd Surfing With The Alien, mas tava barato, eu comprei...
    Para acabar com a pirataria é fácil:
    Abaixe os preços!

    Enquanto isso não acontecer, eu continuo pirateando...

    Marco Alan Rotta
    Até vc!!! O Sam vai t banir!!!

    pagode nem morto
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu concordo com o velho.

    anonymous4
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: anonymous4
    · votar


    A resposta é simples e triste: as principais companhias de entretenimento não dão a mínima para as pessoas.
    Mais pessoas alugando e comprando lixo de preço excessivo significa mai dinheiro. Com mais dinheiro, os membros do Cartel da Mídia descansam em paz, sabendo que terão como pagar a prostituta de hoje à noite, o tóxico de amanhã, o iate desta semana e o Rolls Royce do próximo mês.

    espero que ele não tenha pesquisado muito pra descobrir isso...

    mais um velho debate sobre mídia... O império contra-ataca....

    contra burguês
    baixe mp3
    (3)

    Raphael Osório
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Agora que quebrei a cara!!!
    Até baixar música da internet é pirataria.
    Esses tempos fecharam meu tópico pois eu tinha disponibilizado lins para baixar álbuns completos.

    Se for assim, é o fim dos dias para o palco mp3.

    Admin
    Moderador
    # abr/06
    · votar


    Se for assim, é o fim dos dias para o palco mp3.

    Não confunda as coisas. O palcomp3 é um site onde artistas independentes distribuem suas obras. Não tem nada de pirataria por lá. ;)

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Agora que quebrei a cara!!!
    Até baixar música da internet é pirataria.

    Se for assim, é o fim dos dias para o palco mp3.


    isso demonstra MTO claramente a confusao de conceitos que existem, sobretudo entre a LEGALIDADE e os COSTUMES..

    bacana demais isso...

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    dane-se se as gravadoras correm o risco de falir, é só eles pararem de pagar o tal do jabá que sobrará dinheiro.

    teuabreu
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Eu queria é que minhas musicas fossem escutadas pela maior quantidade de pessoas possivel, assim como todo artista(99 % pelo menos) gosta
    de ver sua obra apreciada pela publico

    A diferença é que artistas são diferentes de empresarios, artista quer exposição e empresarios $$$$, so que o artista precisa de $$$ para continuar produzindo e manter seu sustento, ai funde-se o conceito da arte contemporanea e quem tem maior poder o empresario ou o artista?O empresario obviamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Pirataria pode ser boa...