Espaço da política (tópico cult)

Autor Mensagem
Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Tenho uma queixa a fazer.

Virar "radical de esquerda" está se tornando moda.
Antes, moda era ser Petista...

É por essas, e outras, que episódios bizarros acontecem, como o recente caso de um grupo do PSTU que se filiou ao PFL, em Barra do Garça, Mato Grosso.
Esse grupo foi expulso do partido, logicamente.
Mas esse fato mostra o descaso com o qual é tratada a política no país.

Política é coisa séria. Quem brinca assim não faz idéia da importância do Estado.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Outros temas:
ALCA é necessidade. Evidentemente muitas negociações ainda serão feitas para que os interesses brasileiros sejam respeitados, mas é certo que ir contra à criação da ALCA é uma burrice diplomática.
Isolacionismo não funciona mais, vide Cuba.

O MERCOSUL está caminhando muito bem. Com a criação dos tribunais, grande parte dos problemas serão resolvidos.
A entrada do Chile impulsiona muito o crescimento do bloco, sem falar na possível entrada do México, que, apesar de complicada devido ao NAFTA, seria algo a ser muito festejado. Mas os acordos feitos já dão muitos frutos.
Outro ponto importante é a negociação Mercosul-UE. Brilhante.
E Índia, China, etc.
O MERCOSUL vai crescer muito.

To com sono. Depois escrevo algo coeso.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
· votar


Philipius

Se você acha que "virar radical de esquerda é moda", então o que você considera dentro dos padrões da normalidade é ser de direita, ou tomar ao menos uma posição de centro, reformista.

A "moda" de que você fala nada mais é a moda da mídia de propalar o termo radical para (des)caracterizar certas correntes de pensamento que levam em conta coerência e um projeto político alternativo para o País.

Radical é ir à raiz dos problemas e não tratá-los de forma superficial. Esse é o sentido não pejorativo do termo, embora o comum seja usá-lo para descrever atitudes de extremismo - como o terrorismo ou certas correntes religiosas. Assim, é muito fácil e cômodo que a mídia use até mesmo o termo "xiita" para falar de pessoas como a Heloísa Helena.

O pensamento de esquerda, se for considerado "moda", então pressupõe que é algo novo. Mas na verdade não o é. O termo esquerda vem lá da Revolução Francesa, e se referia aos jacobinos, ala revolucionária que sentava à esquerda no parlamento francês. Essa é a origem histórica do termo.

Assim, tomar uma posição alternativa, opor-se a determinado projeto conservador, não é "moda", pois não é nada novo. É parte da Democracia. Mas a Democracia em que vivemos é formal, daí a necessidade de se ir à raiz dos problemas, ir à raiz da Democracia... enfim, lutar por uma Democracia PLENA, que pressupõem igualdade não só no formalismo jurídico, mas igualdade de condições. Igualdade esta que não pode ser separada de liberdade - se as duas são separadas, culminamos numa peculiaridade histórica da elite brasileira, ou seja, a defesa da LIBERDADE DE SER DESIGUAL.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


Com relação à integração econômica, ainda não vi um exemplo que integre as camadas mais subalternas da sociedade. Alguém deveria experimentar perguntar pra um mendigo ou um favelado sobre o se acha da ALCA ou do MERCOSUL, quais as perspectivas de melhoria de vida a partir dessa "integração".

Antes de sair defendendo uma integração, deve-se discutir: que modelo de integração que realmente INTEGRARÁ as sociedades como um todo, trazendo benefícios gerais, e não apenas para uma classe.

Ora, muita gente parece não compreender a realidade econômica mundial: estamos face à reestruturação produtiva. O que isso significa? Significa que o capitalismo está numa fase que se caracteriza por: trabalhador multifuncional - altamente especializado, que dê conta de várias funções, que trabalhe por vários; desemprego crescente, uma vez que este modelo necessita de poucos trabalhadores e altamente especializados, o que aumenta a reserva de mão de obra e diminui os salários; diminuição dos direitos trabalhistas, pois eles consituem impecílio ao lucro e ao crescimento dele (o Lula, assim como vários outros governos do mundo, não estão promovendo essas "reformas"?).

Isso é só um pedacinho da realidade econômica, mas serve pra refletir um pouco mais sobre que modelo de integração que se defende no final das contas.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


Vou lançar outro assunto, já que se discute integração econômica e tudo mais: O QUE VOCÊS ACHAM DO MODELO DE AGROINDÚSTRIA? JÁ VISITARAM UMA?

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Você entendeu muito errado o sentido da minha crítica.
Não critiquei o pensamento de esquerda, muito menos defini qual seria minha posição.
Estudo ao menos o mínimo para ter uma boa noção de respeito das idéias. Não se preocupe.
O que eu quis dizer não interessa mais, visto que você mesmo não se interessou em saber.

Integração das sociedades como um todo? Tão bonito quanto improvável a curto prazo.
Toda caminhada começa com o primeiro passo.
Sem desenvolvimento não se pode ajudar o mendigo e o favelado.
É óbvio que todos queremos essa integração, livre de discriminação, voltada ao bem comum de todos os povos, etc... mas também concordamos que, incialmente, é utópico.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Tive pouco contato com os modelos agroindustriais, mas tenho ótimas impressões sobre o assunto.
Sei que grande parte dos esforços acadêmicos de pesquisa estão voltados a esse ramo.
O esquema de política agrícola do governo também colabora com o desenvolvimento dessa área, visto que muitos esforços estão sendo concentrados em torno da expansão tecnológica e produtiva do setor agropecuário brasileiro.

Posso trazer algumas informações da política agrícola brasileira para discutirmos... o que vocês acham?

Tuarelli
Veterano
# set/04
· votar


Pior q o que o Philipius tá dizendo é verdade. Sabe pq? Pq o socialista é visto como rebelde, como diferente, e é isso q os jovens procuram. Volta e meia vc vê um cara com camisa do Che Guevara, sem nem saber o q ele fez.
Só d raiva eu vou sair na rua com uma camisa do Trotsky hauauhu

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


Philipius

Pra mim o q vc disse foi bem claro. Se vc queria dizer outra coisa, então postava outra coisa. Realmente descobrir o q se passa na sua cabeca eu nao posso, pois nao leio pensamentos, leio apenas seus argumentos vagos e deterministas.

Agora essa ideia de desenvolvimento, ou melhor, crescimento economico mesmo como se tem chamado, é muito antiga. A filosofia do Stalin, do Mao Tse Tung, e dos capitalistas atuais ainda coincidem num ponto: a velha ideia de crescer pra depois dividir o bolo - a frase mesmo é da nossa ditadura militar, mas a ideia é a mesma.

Se vc nao faz a ligacao entre essas ideias de crescimento q se propagam pela midia, e o real contexto, acaba caindo numa percepcao superficialista. Aí eu te pergunto: como q fica mesmo essa nocao de desenvolvimento? Desenvolvimento pra quem? EM Q CONTEXTO? Esclarecendo q nao quero anular a importancia de pactos comercias com outros paises - tirando a ALCA, q é um projeto expansionista dos EUA. ALCA É UM NECESSIDADE? NECESSIDADE PRA QUEM?

Ah, e se vc ler o que postei anteriormente, vera q eu prezo por uma nocao de PROCESSO. Portanto nao venha com ironias.

Quanto a agroindustria, ja tive oportunidade de visitar uma, de conversar com trabalhadores. Ela toma muito mais empregos do q gera - em torno de 500 000, enquanto a agricultura familiar gera mais de 14 000 000 aqui no Brasil. Nao é a toa q ficam defendendo agroinsdustria, é muito vantajoso pra certa corja empresarial: monopoliza a terra, a agua e submete os trabalhadores a um regime de semiescravidao. Aí eu te pergunto novamente: A QUEM INTERESSA ESSE MODELO DE "DESENVOLVIMENTO"? A QUEM INTERESSA A ALCA? Os mendigos e os favelados passam longe desses interesses em jogo...

Expansão tecnologica e produtiva tem sido uma coisa muito boa, é so vc perceber q o mundo já produz alimentos suficientes pra todos os mais de 6 bilhões de habitantes, e ainda sobre um vasto excedente. Tolice não reconhecer o desenvolvimento tecnologico, assim como tolice é nao ver q, num modelo capitalista, esse desenvolvimento é apropriado e voltado ao lucro e nao ao atendimento das necessidades humanas.

Realista eu sou... SÓ NÃO SOU IMEDIATISTA NEM DETERMINISTA. Não acho q existe um unico caminho, uma unica forma de dar um primeiro passo. Existem alternativas bem mais DEMOCRATICAS.

Tuarelli

Sera q os ideais do Guevara e toda a sua luta se anulam pq alguem decide usar uma camisa pra ser tido como diferente? Sera q todo mundo q usa aquela camisa usa soh pra aparecer, por "modismo de esquerda"?

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


shark hxcx
Ae glr...
votar esse ano sem gracinhas, viu?
tem mto palhaço q axa engracado votar nos candidatos mais ridiculos...
aki em fortaleza, o primeiro colocado pra vereador eh a atriz porno e garota de programa mais conhecida da cidade...
isso eh um absurdo...
votacao eh coisa seria...
aki ficou meu recado...


Eu votaria na puta, melhor do que votar nos filhos dela.

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# set/04
· votar


o maior problema financeiro, economico e de tudo do mundo eh os Estados unidos

maggie
Veterana
# set/04
· votar


Pero sin perder la ternura jamás"

Eduardo Andrino III
Veterano
# set/04
· votar


SeEk AnD dEsTrOy
Do jeito q ta os Estados Unidos vai ser inimigo de todos países(por roubar)

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Você é intolerante.

Quer que eu explique meu post? Tudo bem.

Tenho uma queixa a fazer.
Quero mostrar para vocês um pensamento que me ocorreu.

Virar "radical de esquerda" está se tornando moda.
Antes, moda era ser Petista...

Há 2 anos atrás, a grande maioria se dizia petista. Pois o PT era isso e aquilo, ao contrário dos coronéis do PFL e os mal-afamados Tucanos.
Depois da eleição do Lula e da chuva de críticas contra o PT, a moda virou partir para um pseudo-radicalismo de esquerda.
Em momento algum, cidadão, eu falei que os esquerdistas radicais eram modistas! Releia e entenda antes de me acusar.
E todos sabem que virou moda sim falar mal do Lula e sugerir o cancelamento do pagamento da dívida externa, por exemplo.
Qualquer adolescente recém-saído do Ensino Médio tem essas tendências, muitas vezes sem nem conhecer o movimento, suas origens e preceitos.

É por essas, e outras, que episódios bizarros acontecem, como o recente caso de um grupo do PSTU que se filiou ao PFL, em Barra do Garça, Mato Grosso.
Esse grupo foi expulso do partido, logicamente.
Mas esse fato mostra o descaso com o qual é tratada a política no país.

Um exemplo do descaso que está tomando conta do radicalismo. Qualquer um se diz radical sem nem saber o que isso significa. E há quem ache que Anarquismo é baderna.
Não estou falando especificamente de você e de quem estudou e veste a bandeira. Muito pelo contrário. Eu estava sendo solidário à sua causa.
Mas, como você demonstrou intolerância, infelizmente meu conceito sobre os membros da esquerda está piorando.

Política é coisa séria. Quem brinca assim não faz idéia da importância do Estado.
Quem não estuda antes de assumir uma bandeira, antes de lutar por uma causa, pode estar desvirtuando os propósitos inciais do grupo.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


ALCA é necessidade sim.
Ao estudar relações internacionais, fica claro que não se pode ir contra a maré. É burrice, dada a dependência do país.
É evidente que não queremos ver a enxurrada de empresas estadunidenses invadindo nosso país, quebrando nossas indústrias e desempregando nossos pais de família.
É contra isso que os valorosos diplomatas brasileiros estão lutando nas negociações da ALCA, colocando o dedo no rosto dos EUA.
Eles não irão ceder. O Brasil está ganhando muito respeito com isso.

Agricultura familiar é maravilhosa! Aliada à reforma agrária é melhor ainda.
Se as pessoas tivessem bom coração, isso já teria sido resolvido. Existem pilantras no MST também.
Mas a agrodindústria é muito importante sim. O país precisa de desenvolvimento!
Não adianta concentrar os esforços para as reformas de base em custa da desinserção do Brasil no mercado mundial. Seriam décadas perdidas. O processo é mais complicado.
A fronteira agrícola está crescendo, a reforma agrária está se iniciando. Sei que a fome não espera, mas o processo é demorado sim. Não se pode consertar de uma hora para outra o que séculos fizeram.

Não precisamos de revolução, precisamos de comprometimento.
Pense positivo: se, ao invés de gastarem tempo, neurônios e recursos bolando uma maneira de instaurar um novo Estado algumas pessoas se voltassem para ajudar o governo, não teríamos esses problemas.
Não adianta o governo querer ajudar se a maioria quer ir contra o governo.

E não adianta dizer que o governo é mal não. Qualquer governante, por mais pilantra que seja, agarraria a oportunidade de melhor tudo, pois, na pior das hipóteses, isso garantiria reeleições.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


SeEk AnD dEsTrOy
É verdade.
Aliais, devemos agradecer o saldo negativo bilionário das balanças comerciais estadunidenses e de outros países!
É graças a esses saldos que nós conseguimos exportar, gerar empregos, etc.

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Philipius
cara, vou te contar uma historinha do PT, partido que sempre apoiei, mas que não pasa de um partido de centro direita.

eu fiz parte de um comitê de apoio ao Fernando Gabeira nas eleições para Prefeito aqui no Rio em 1986. saia do trabalho e ia pra rua distribuir propaganda e coisa e tal , junto com uma meia dúzia de amigos que também era a favor dele.

nessa época eu trabalhava numa fábrica de tecidos como desenhista e ralava pra caramba num studio, durante 10 horas por dia.

um belo dia, soube que ia acontecer uma festa da campanha do Gabeira no Circo Voador aqui no Centro do Rio, numa segunda feira. chamei uns amigos do tal comitê e partimos pra lá, e ao chegar fomos informados que a festa era paga. logicamente, como se tratava de uma festa do PT (trabalhadores), nós interpelamos os responsáveis pela festa, que era o atual deputado estadual petista Carlos Minc e sua louríssima irmã.

a resposta que nos deram foi a seguinte "quem não tem dinheiro não entra".

De nada adiantou a gente reclamar, protestar, dizer que eramos de um comitê independente que trabalhava para o candidato de graça, ou coisa parecida, pois estávamos literalmente barrados no baile.

inconformado, e com a disposição que todo anarquista legítimo tem, simplesmente subi numa kombi e danei a desancar o gabeira e o tal de minc, e rapidamete se juntaram a mim umas 30 pessoas.

simplesmente invadimos a droga do circo voador, mas antes disso, um grande amigo meu foi até o palco, onde se apresentavam artistas famosos, e pediu ara mandar um recado, dizendo em alto e bom som que tinha pessoas que ajudavam na campanha que estavam barradas lá fora, recebendo como resposta do Sr. Perfeito Fortuna, o dono do Circo Voador (espaço público cedido a um só indivíduo), que quem não paga não entra.

é óbvio que após ter invadido a festinha dos burgueses petistas, eu e a galera esculachamos com a festa toda, passamos a entoar cânticos e versos contra o gabeira, contra o pt, contra o minc, contra os verdes, contra toda esa burguesia que se faz passar por socialista e por trabalhador.

resumindo, a partir dai, eu descobri que sou muito mais a esquerda que o PT e o PV, e a única coisa que consegui fazer foi me formar, trabalhar pra caramba, e ganhar bastante grana pra nunca mais ficar do lado de fora de lugar nenhum, nem eu nem minha humilde família.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
Muito interessante!
Eu já suspeitava disso... não sou a favor do PT. =)

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


história doida essa, mas eu sempre me lembro dela, mas, na política, vale o menos pior, pois os bons não conseguem se candidatar e tão muito ocupado produzindo alguma coisa.

sou pelo voto no menos pior, tipo o Lula, eu sempre votei nele quando tava no Brasil ou no meu estado, e deu no que deu, avião, galinheiro em Brasília, censura, MP, um monte de cagada que eu sinceramente não pensei que ele fosse fazer.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


Philipius

Por mais q eu acredite q vc tenha boa vontade no seu ponto de vista, nao deixo de ver toda uma reproducao de argmentos veiculados pela midia e pelos empresarios. Basta ver quem encabeca as filias da globo nos Estados: por exemplo, na Bahia é o ACM; aqui no Ceará é o Tasso Jereissati; no Pará é a familia do Jader Barbalho; no Maranhão é a família Sarney, há muito envolvida com grilagem de terra e conflitos com posseiros.

O q eu queria frisar desde o inicio é q, quando se fala "interesse do Brasil" ou "tal coisa é importante pro Brasil", cuidado. O Brasil é uma sociedade altamente desigual e dividida em classes: é lógico q as classes dominantes vao defender um modelo q se arvore no "interessse nacional"! Mas ela não faz senao articular o seu interesse travestido de consenso.

Engracado q toda vida q eu leio ou escuto esse discurso do "a alca é fundamental" ou "a agroindustria gera desenvolvimento", dou uma chegada na minha janela e vejo duas favelas, uma de cada lado. Fico pensando com meus botoes: po, o q essa gente pensa da insercao do brasil na alca? Sera q eles conseguem ver beneficios, mesmo q distantes, nisso?

Dentro desse processo do qual vc fala, lento e gradual de "desenvolvimento" - como eu ja disse essa ideia nao é nova - eu nao consigo vislumbrar melhorias, ate pq eu nao me prendo só na realidade nacional, mas articulo meu raciocinio com o internacional, e com meus ralos e humildes conhecimentos.

Não precisamos de revolução, precisamos de comprometimento.

Precisamos iniciar um processo de desenvolvimento alternativo, q se volte pra dentro do pais, q atenda as nossas necessidades e nao fique so pensando nos mercados externos. O Ceara, por exemplo, é um dos maiores exportadores de camarao e frutos do mar do Brasil, nem por isso a gente aqui tem condicao de comer os tao bem quistos frutinhos do mar. A maioria do Brasil nem pao tem pra comer...

Cara, comprometimento de quem com quem? Dos empresarios com os mortos de fome? Dos exportadores com o povo? Do governo, por mais filho da puta q seja, com a sociedade civil? Volto a dizer: o Brasil esta dividido em classes, e a classe dominante tem o projeto da classe dominante, quanto a isso eu nao vou me iludir.

E quando houver condicoes, precisamos sim de uma revolucao. Utopia pra mim nao é adorno de discurso: é compreensao estrategica da realidade pra construcao do futuro.

Não adianta o governo querer ajudar se a maioria quer ir contra o governo.

Só pq a maioria votou nesse governo, isso quer dizer q ele ta representado os interesses dessa maioria? Depositar tamanha confianca no governo é muita ilusao. A questao nao é derrubar o governo, mas exigir dele e ter garantias pra isso. A sociedade civil ta desenvolvendo mecanismos pra isso, ainda muito primariamente mas esta.

A questao nao é discutir se o governo é bom ou mal, e sim impor ao governo as demandas populares. Ate hj o velho esquema representativo nao conseguiu fazer com q as demandas subam pelo esqueminha do voto.

Qualquer governante, por mais pilantra que seja, agarraria a oportunidade de melhor tudo, pois, na pior das hipóteses, isso garantiria reeleições.

Cara, melhorar como? Tu acha q um governante fdp vai arrancar as proprias pernas?

Mil desculpas se vc me acha intolerante, radical, xiita, ou qualquer outro adjetivo - inclusive burro por querer ir contra essa maré dentro do esgoto. Tenho minhas ideias, tenho nocao de processo, mas nao largo minha utopia pq ela me estimula a compreender a realidade q me cerca, me faz querer pensar em estrategias realistas, mas nao formalistas, reformistas e nem imediatistas. NAO VOU FICAR VENDO SÓ O Q TÁ A TRES PALMOS DA MINHA CARA, MAS VOU OLHAR ATE ONDE A VISTA ALCANCAR.

Ah, e queria humildemente, sem ironia, recomendar q vc visse o outro lado da moeda. Desliga um pouco a televisao e vai ver a realidade de perto: converse com trabalhadores da agroindustria, favelados, mendigos... converse, mas é pra escutar mais do q falar.

Obs.: Em nenhum momento questionei o seu nivel educacional.

Vou terminar por aqui e deixar duas frases pra reflexao dos colegas:

A burguesia dá os anéis pra não perder os dedos.

Se queremos permanecer como estamos, temos q mudar tudo.

Essa última é a cara do governo Lula...

Sum41_guy
Veterano
# set/04
· votar


eu vendo meu voto..

GuitarHouse
Veterano
# set/04
· votar


alguem leu isso ai?
eu nao

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/04
· votar


GuitarHouse
Conte comigo.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


huauhauhauhuhauhauhuha

shark hxcx
Veterano
# set/04
· votar


Sum41_guy
ou seja, tu num passa de um playboy q ganhou uma guitarrinha do papai rico e ker ser um metaleirou ou punk pra ganhar dinheiro...
tokah guitarra e escutar rock eh mto mais do q um lazer...
eh ter atitude...

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


eu li e achei muito legal o que vc escreveu, a verdade é que o povo brasileiro mesmo não nunca foi respeitado por governo algum, pois a elite sempre esteve no poder e a corrupção junto a ela.

desde que éramos colônia é assim, e o povo (grande maioria de pobres, fudidos e mal pagos) nunca vai ter nada enquanto depender de esmolas tipo bolsa escola, essas palhaçadas.

o grande problema é saber se o povo , como ser humano que é, não vai trair o próprio povo, pois percebo que todo pobre quando ganha grana e melhora de vida passa a pensar como a elite e esquecer dos que são pobres como ele era.

contudo, muita coisa já melhorou, vide PC Farias, Lalau, Silveirinha, o Juizinho cabeludo da operação Anaconda, a máfia da saúde, georgina de freitas, etc...que nunca estariam presos há algum tempo atrás.

o problema é a tal política, o sistema político, jogo de interesses, venda de cargos, venda de legenda, lavagem de dinheiro via campanha, um monte de nojeira que forma um esgoto à parte.

é muita coisa contra os brasileiros.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Bem... nossos pontos de vista não são contrários ao todo.

Eu só peço para que não me ataque, pois ataques pessoais raramente possuem fundamento.
Como você me chamar de alienado através de um suposta "reproducao de argmentos veiculados pela midia e pelos empresarios".

Mas vamos continuar a discussão! Estou adorando! =)
Seria bom se o pessoal deixasse de preguiça e entrasse também. hehehe

O Brasil é uma sociedade altamente desigual e dividida em classes
Certíssimo.
Mas o não desenvolvimento do empresariado implica no não desenvolvimento dos proletários. Estou correto?
Logo, é preciso desenvolvimento empresarial.
Contudo, há uma necessidade de supervisionar os empresários para que os empregados passem a usufruir dos direitos adquiridos pela expansão da empresa.
Se isso não acontece, surgem empresas infladas com operários passando fome, tal qual acontece no Brasil.

o q essa gente pensa da insercao do brasil na alca?
Essa gente está mais preocupada com o almoço de amanhã do que com a ALCA. Certos estão eles.
Quem cuida da alca são os empresários... mas porquê?
Porque quem vai lucrar ou perder, originariamente, serão as empresas. Especialmente por que esse bloco é econômico.
Os reflexos indiretos certamente atingirão o proletariado.
Como se defender?
Fazendo com que as empresas criem um lobby, junto com os sindicatos, para que os diplomatas brasileiros não relaxem na negociação dos principais pontos que atingiriam esses grupos.
Com uma boa defesa, as empresas tendem a crescer com a ALCA.
Crescimento gera empregos, logicamente. E também oportunidades para a criação de novas empresas.

Precisamos iniciar um processo de desenvolvimento alternativo
Ta aí algo que eu sempre defendi.
Concordo com você, mas isso é culpa dos empresários, que buscam o lucro, e da péssima infra-estrutura brasileira.
Pro produtor de camarão, é mais fácil e mais lucrativo exportar do que vender para seus vizinhos.
Ainda quero estudar esse ponto para achar soluções boas sem prejudicar o bom comércio externo, pois esse último é primordial para manter os empregos existentes, além da boa visão do Brasil no exterior.

Cara, comprometimento de quem com quem?
o Brasil esta dividido em classes, e a classe dominante tem o projeto da classe dominante
Comprometimento do terceiro setor com a esfera pública.
Não é inviável. O projeto de parceria do setor público com o setor privado para a melhoria da infra-estrutura é um ótimo passo.
E um pouco de crédito moral para o governo seria bom.
Claro que estamos à beira de colapsos em certas áreas, mas é preciso valorizar os esforços do governo sabendo que, sem a nossa ajuda, ele não fará nada.

E quando houver condicoes, precisamos sim de uma revolucao
Uma reforma sai mais fácil, pois vai ser difícil conseguir adesão total para uma revolução grandiosa (se for a que estou pensando). Na realidade creio que você também acredita nisso.
Mas, se a revolução chegar, pode contar com a minha ajuda. Até lá, vou tentar reerguer o Titanic.

Só pq a maioria votou nesse governo, isso quer dizer q ele ta representado os interesses dessa maioria?
Sim, esse é o princípio da democracia representativa.

A questao nao é derrubar o governo, mas exigir dele e ter garantias pra isso. A sociedade civil ta desenvolvendo mecanismos pra isso, ainda muito primariamente mas esta.
Aí falamos de democracia participativa, governança e governabilidade.
Sou plenamemte a favor disso!
E, com muita luta, ainda teremos condições de realizar uma democracia quase direta no Brasil.

Ate hj o velho esquema representativo nao conseguiu fazer com q as demandas subam pelo esqueminha do voto.
É por isso que concordamos com a maior participação do setor público. Aliais, jajá vou colocar um texto legal de um projeto que está tramitando no Congresso Nacional. Você vai gostar! =D

Cara, melhorar como? Tu acha q um governante fdp vai arrancar as proprias pernas?
Aí que está, o governante não tem como melhorar. Até mesmo um ACM, se tivesse como, levaria o IDH da Bahia até o topo. Mas a questão é que o aparto estatal não tem recursos suficientes. Precisamos ajudar eles! Ou colocar uns governantes sérios lá em cima.

NAO VOU FICAR VENDO SÓ O Q TÁ A TRES PALMOS DA MINHA CARA, MAS VOU OLHAR ATE ONDE A VISTA ALCANCAR.
Que legal, pois eu também.
Vou passar a desconsiderar as críticas pessoais para a discussão fluir bem, ok?
Isso não é uma ironia, não trabalho com esse método.

Ah, e queria humildemente, sem ironia, recomendar q vc visse o outro lado da moeda.
Grande ponto! Peço o mesmo a você.
Acho divertido confrontar conceitos e estudar diferentes teorias. Creio que você também concorde.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
o grande problema é saber se o povo , como ser humano que é, não vai trair o próprio povo, pois percebo que todo pobre quando ganha grana e melhora de vida passa a pensar como a elite e esquecer dos que são pobres como ele era.
Essa é uma grande verdade.
O pobre que vira rico compra iate ao invés de reconstruir a escola pública em pedaços na qual estudou.
Precisamos mudar isso, ressurgir o sentimento de nação, para que o povo ajude o próprio povo.
Conhecendo o que dizem sobre a natureza humana, vai ser difícil. Mas temos que tentar.

contudo, muita coisa já melhorou, vide PC Farias, Lalau, Silveirinha, o Juizinho cabeludo da operação Anaconda, a máfia da saúde, georgina de freitas, etc...que nunca estariam presos há algum tempo atrás.
o problema é a tal política, o sistema político, jogo de interesses, venda de cargos, venda de legenda, lavagem de dinheiro via campanha, um monte de nojeira que forma um esgoto à parte.
é muita coisa contra os brasileiros.

É o que acho.
Está ruim, mas estamos mudando algo. Quanto mais nos esforçarmos, mais vai mudar.
E política é complicada, pois o tal jogo de interesses mexe com os direitos de todos. Para mim é fácil pedir para um cidadão vender o Iate para reformar uma escola, mas o cidadão tem a faculdade de gastar o dinheiro com o que ele quiser.
Por isso temos que concentrar os esforços em aumentar as discussões para informar mais a população.

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Aqui está o texto que citei.
Vamos torcer para que dê certo.

Aconteceu - 1/9/2004 8h26
Projeto estende acesso ao Siafi para entidades civis

As entidades da sociedade civil poderão ser incluídas como usuárias dos sistemas de consulta, fiscalização e acompanhamento orçamentário, administrativo, fiscal e monetário dos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal. É o que propõe o Projeto de Lei 110/03, do deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação.
O parlamentar acredita que a proposta vai possibilitar que as entidades representativas da sociedade civil tenham amplo acesso a todas as "caixas-pretas" mantidas pelos órgãos públicos. "No Brasil, é tradição secular tratar os assuntos de interesse público como se constituíssem feudos dos donos do poder e de seus tecnocratas de plantão", afirma o deputado.

Usuários
De acordo com o texto, o quadro de usuários será composto por associações e órgãos de classe, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa, entre outras entidades organizadas da sociedade civil. Para ter acesso aos dados dos órgãos federais, as entidades poderão utilizar o Sistema Integrado de Informações Financeiras (Siafi); o Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor); e o Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

Cadastramento
Para acessar informações de órgãos estaduais e municipais, poderão ser utilizados o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem); o Sistema Integrado de Tributação e Administração Fiscal para Estados (Sitafe); e o Sistema Integrado de Administração de Serviços para Estados e Municípios (Siagem).
As entidades deverão se cadastrar junto aos órgãos de administração e operação dos sistemas do Banco Central; da Secretaria do Tesouro Nacional; Ministério da Fazenda; Secretaria de Orçamento Federal; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Ministério da Fazenda.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e já havia sido aprovado também pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A proposta agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Luiz Claudio Pinheiro

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

Sum41_guy
Veterano
# set/04
· votar


shark hxcx
fala mano do hard core..!
foda-se primeiro q nao sou playboy nem sou de modinhas como vc parece q eh neh??
fala mostra sua grande atitude hxcx...manda ver..!!
foda-se primeiro q nm voto pq nao sou desse pais...vivo aki tenhu orgulho de mtas coisas dele..menos do governo..infelizmente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espaço da política (tópico cult)