| Autor |
Mensagem |
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 26/fev/26 13:18 · Editado por: Jonas Kahnwald
Precisamos para ontem!
É fato que para desde as lojas de departamento, como as Renner da vida, passando pelas lojas pequenas de e-commerce e fábricas, até as camisarias de luxo, seria impraticável fabricar tantos tamanhos e modelagens de peças que se ajustam ao corpo de cada pessoa. Por exemplo, os varios tamanhos de calça podem até se ajustar à cintura, mas via de regra são feitos para as pessoas mais altas e vc que se vire pra fazer a barra depois.
E olha que hoje temos um cardápio bem maior com opções de caimento que outrora não existiam. Vide as roupas plus size, oversized, boxy, slim e skinny. Mas ainda assim, e principalmente para pessoas com formatos de corpo mais fora do padrão - como o meu que é tipo uma ampulheta (mas com barriga) - a discrepância de caimento entre uma peça "original" e uma ajustada é gritante.
Lembrando que quando falo de roupa ajustada, nao falo de grudada no corpo, falo de uma roupa que nao fique apertada ou sobrando espaços demais, nem curta ou longa demais.
Ah Jonas, mas daí é só levar numa costureira e ja era. Pois ai que tá, basicamente só temos duas opções hoje em dia:
1) alfaiates de luxo que cobram no minimo 1000 reais pra te fazer uma camisa sob medida ou 500 pra ajustar uma que vc já comprou 2) costureiras de periferia que a depender da simplicidade ou complexidade do trabalho podem até te atender por um valor modico, mas corre-se o risco também de estragar a peça (como já me ocorreu)
então me parece que algumas profissões estão cada vez mais escassas e se gourmetizando de modo que não há "opção meio termo" outras que em breve vao estar nessa categoria é a de pedreiro e montador de móveis (se já não chegaram)
dissertem
|
Lelo Mig Membro
 |
# 26/fev/26 22:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Jonas Kahnwald
Eu não diria gourmetizada, pois é mão de obra em extinção e não "frescos" pagando de experts. (estes estão na alta costura, vestindo modelos com poltronas e sacos plásticos, na culinária ou fazendo cerveja bosta no fundo do quintal).
Mas o alfaiate... este é ser em extinção. E, meio que tenho lugar de fala, porque durante toda minha infância e adolescência, minha mãe foi costureira... trabalho que abandonou lá pelos anos 80-90, porque não compensava financeiramente. A pessoa acostumou com preço de C & A e acha serviço de costureira muito caro.
Há alguns anos atrás eu dei meu terno de casamento para meu filho... é um terno Ricardo Almeida, na época eu estava bem financeiramente, é terno de 10 - 15 mil reais. Meu filho é mais magro do que eu, não só porque estou gordo, mas temos estrutura diferente. Amigo, prá achar um alfaiate que tivesse "competência" para ajustar o terno prá ele, foi complicado.
Na minha cidade têm UM e o senhor (sério) deve ter uns 90 anos. Quando ele se for, não haverá outro.
Assim como marcenaria, ninguém mais quer fazer este tipo de serviço. Puta trabalho, técnica, experiência, expertise, capricho, paciência... prá ouvir:
- "Nossa, muito caro! Na Renner tá 100 conto!"
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 27/fev/26 06:52
· votar
fazer a barra montador de móveis
Quem não sabe fazer isso não é gente
no minimo
Alfaiate/costureiro é que nem pedreiro, quer serviço grande. Uma peça é perda de tempo para ele
Puta trabalho, técnica, experiência, expertise, capricho, paciência... prá ouvir: - "Nossa, muito caro! Na Renner tá 100 conto!"
Antes de virar funcionário público eu vivia assim (ouvindo merda). Hoje sou feliz, sou a universal (R)
|
Wanton Veterano |
# segunda às 17:00
· votar
Jonas Kahnwald alfaiates
De quantas roupas ajustadas por alfaiate você precisa?
|
Lucmac Veterano |
# ontem às 12:00
· votar
Isso aí é o clássico “sou classe média querendo serviço de qualidade, mas sem pagar preço de luxo e sem tomar calote” travestido de crítica social (risos!). A indústria de roupa finge que todo mundo tem o mesmo corpo, e o mercado de serviços finge que só existem dois tipos de cliente: o milionário do bairro nobre e quem aceita qualquer gambiarra. No fundo, o Jonas está pedindo a volta daquele profissional “raiz”: a costureira boa, que cobra um preço justo, acerta a peça sem drama, e não precisa ter Instagram com feed minimalista e foto em preto e branco da tesoura em cima do linho italiano. E tem um detalhe engraçado: todo mundo sabe que roupa ajustada no corpo muda completamente a aparência, mas a gente insiste em viver com barra arrastando no chão e ombro caindo...
|
Lucmac Veterano |
# ontem às 12:02
· votar
Falta talento na era dos scrollers!
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# há 11 horas
· votar
“sou classe média querendo serviço de qualidade, mas sem pagar preço de luxo e sem tomar calote”
Aí o playboy obviamente vai na costureira de perifa para explorar a MDO e ainda vem aqui difamar a pobre tiazinha
indústria de roupa finge mercado de serviços finge
Comunista não sabe como o capitalismo funciona, aí só resta acusar os capitalistas de A, B ou C.Indústria opera em economia de escala, padronização não é escolha, é equilíbrio de mercado. Serviços operam por localidade: se existe localidade rica e pobre, vai se ajustar à demanda. Existe demanda por mais de 02 modelos de negócios?
todo mundo sabe que roupa ajustada no corpo muda completamente a aparência, mas a gente insiste em viver com barra arrastando no chão e ombro caindo...
Estilo rapper
|
Wanton Veterano |
# há 4 horas
· votar
Wild Bill Hickok Comunista não sabe como o capitalismo funciona
Quem sabe? O gado que vota no mito?
|