| Autor |
Mensagem |
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 26/fev/26 13:18 · Editado por: Jonas Kahnwald
Precisamos para ontem!
É fato que para desde as lojas de departamento, como as Renner da vida, passando pelas lojas pequenas de e-commerce e fábricas, até as camisarias de luxo, seria impraticável fabricar tantos tamanhos e modelagens de peças que se ajustam ao corpo de cada pessoa. Por exemplo, os varios tamanhos de calça podem até se ajustar à cintura, mas via de regra são feitos para as pessoas mais altas e vc que se vire pra fazer a barra depois.
E olha que hoje temos um cardápio bem maior com opções de caimento que outrora não existiam. Vide as roupas plus size, oversized, boxy, slim e skinny. Mas ainda assim, e principalmente para pessoas com formatos de corpo mais fora do padrão - como o meu que é tipo uma ampulheta (mas com barriga) - a discrepância de caimento entre uma peça "original" e uma ajustada é gritante.
Lembrando que quando falo de roupa ajustada, nao falo de grudada no corpo, falo de uma roupa que nao fique apertada ou sobrando espaços demais, nem curta ou longa demais.
Ah Jonas, mas daí é só levar numa costureira e ja era. Pois ai que tá, basicamente só temos duas opções hoje em dia:
1) alfaiates de luxo que cobram no minimo 1000 reais pra te fazer uma camisa sob medida ou 500 pra ajustar uma que vc já comprou 2) costureiras de periferia que a depender da simplicidade ou complexidade do trabalho podem até te atender por um valor modico, mas corre-se o risco também de estragar a peça (como já me ocorreu)
então me parece que algumas profissões estão cada vez mais escassas e se gourmetizando de modo que não há "opção meio termo" outras que em breve vao estar nessa categoria é a de pedreiro e montador de móveis (se já não chegaram)
dissertem
|
Lelo Mig Membro
 |
# 26/fev/26 22:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Jonas Kahnwald
Eu não diria gourmetizada, pois é mão de obra em extinção e não "frescos" pagando de experts. (estes estão na alta costura, vestindo modelos com poltronas e sacos plásticos, na culinária ou fazendo cerveja bosta no fundo do quintal).
Mas o alfaiate... este é ser em extinção. E, meio que tenho lugar de fala, porque durante toda minha infância e adolescência, minha mãe foi costureira... trabalho que abandonou lá pelos anos 80-90, porque não compensava financeiramente. A pessoa acostumou com preço de C & A e acha serviço de costureira muito caro.
Há alguns anos atrás eu dei meu terno de casamento para meu filho... é um terno Ricardo Almeida, na época eu estava bem financeiramente, é terno de 10 - 15 mil reais. Meu filho é mais magro do que eu, não só porque estou gordo, mas temos estrutura diferente. Amigo, prá achar um alfaiate que tivesse "competência" para ajustar o terno prá ele, foi complicado.
Na minha cidade têm UM e o senhor (sério) deve ter uns 90 anos. Quando ele se for, não haverá outro.
Assim como marcenaria, ninguém mais quer fazer este tipo de serviço. Puta trabalho, técnica, experiência, expertise, capricho, paciência... prá ouvir:
- "Nossa, muito caro! Na Renner tá 100 conto!"
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 27/fev/26 06:52
· votar
fazer a barra montador de móveis
Quem não sabe fazer isso não é gente
no minimo
Alfaiate/costureiro é que nem pedreiro, quer serviço grande. Uma peça é perda de tempo para ele
Puta trabalho, técnica, experiência, expertise, capricho, paciência... prá ouvir: - "Nossa, muito caro! Na Renner tá 100 conto!"
Antes de virar funcionário público eu vivia assim (ouvindo merda). Hoje sou feliz, sou a universal (R)
|
Wanton Veterano |
# 02/mar/26 17:00
· votar
Jonas Kahnwald alfaiates
De quantas roupas ajustadas por alfaiate você precisa?
|
Lucmac Veterano |
# 03/mar/26 12:00
· votar
Isso aí é o clássico “sou classe média querendo serviço de qualidade, mas sem pagar preço de luxo e sem tomar calote” travestido de crítica social (risos!). A indústria de roupa finge que todo mundo tem o mesmo corpo, e o mercado de serviços finge que só existem dois tipos de cliente: o milionário do bairro nobre e quem aceita qualquer gambiarra. No fundo, o Jonas está pedindo a volta daquele profissional “raiz”: a costureira boa, que cobra um preço justo, acerta a peça sem drama, e não precisa ter Instagram com feed minimalista e foto em preto e branco da tesoura em cima do linho italiano. E tem um detalhe engraçado: todo mundo sabe que roupa ajustada no corpo muda completamente a aparência, mas a gente insiste em viver com barra arrastando no chão e ombro caindo...
|
Lucmac Veterano |
# 03/mar/26 12:02
· votar
Falta talento na era dos scrollers!
|
# 04/mar/26 06:14
· votar
“sou classe média querendo serviço de qualidade, mas sem pagar preço de luxo e sem tomar calote”
Aí o playboy obviamente vai na costureira de perifa para explorar a MDO e ainda vem aqui difamar a pobre tiazinha
indústria de roupa finge mercado de serviços finge
Comunista não sabe como o capitalismo funciona, aí só resta acusar os capitalistas de A, B ou C.Indústria opera em economia de escala, padronização não é escolha, é equilíbrio de mercado. Serviços operam por localidade: se existe localidade rica e pobre, vai se ajustar à demanda. Existe demanda por mais de 02 modelos de negócios?
todo mundo sabe que roupa ajustada no corpo muda completamente a aparência, mas a gente insiste em viver com barra arrastando no chão e ombro caindo...
Estilo rapper
|
Wanton Veterano |
# 04/mar/26 13:20
· votar
Wild Bill Hickok Comunista não sabe como o capitalismo funciona
Quem sabe? O gado que vota no mito?
|
# 05/mar/26 13:15
· votar
Lelo Mig Lucmac A indústria de roupa finge que todo mundo tem o mesmo corpo, e o mercado de serviços finge que só existem dois tipos de cliente: o milionário do bairro nobre e quem aceita qualquer gambiarra.
é isto, mas tenho percebido uma demanda crescendo no sentido de encontrar um meio termo nisso aí quem sabe assim o mercado se regula senao vou ter que esperar o paraíso onde todo mundo fará tudo por cooperação
Wanton Emagreci muito, então basicamente todas as roupas que tinha necessitam de ajuste, mesmo aquelas que apenas tinha 'aposentado' quando engordei
Mas também doei algumas roupas e comprei muitas novas. Em termo de calças até consegui encontrar algumas que necessitam apenas do ajuste de barra. Mas peças de cima não tem jeito, o formato do meu corpo é muito fora do padrão (lordose + cintura fina + peitoral e quadril largo), então compro roupas pelo comprimento de ombro a ombro e preciso ajustar boa parte do resto depois
|
JJJ Veterano
 |
# 05/mar/26 17:49
· votar
Tal como tudo, um dia a IA vai tomar esse trabalho também.
|
Lucmac Veterano |
# 05/mar/26 20:32
· votar
Wanton
O gado que vota no mito?
Olha... Dentro do universo capitalistas com capital, sim, é o tipo de gente que sabe exatamente como o sistema funciona. O capitalismo precisa de gente que se de gente que se denomina cristã ao mesmo tempo que exalta os judeus que entregaram Jesus para os romanos torturarem e pregarem na cruz, que não tolera o bolsa família e defende bandido bilionário.
Sem essa espécie o capitalismo não se sustenta.
|
# 06/mar/26 08:24 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar
capitalistas com capital
Termo redundante. Para ser capitalista não é muito difícil, basta investir qualquer quantia num banco para se tornar capitalista financeiro.
Como os comunistas ignoram método quantitativo, nunca conseguiram dividir as pessoas entre opressoras e oprimidas. Desse modo eles podem mandar todos para o Goulag
tipo de gente que sabe exatamente como o sistema funciona
Operar uma parte do sistema não te qualifica para entender o quadro geral, andar de bicicleta não te qualifica para saber como uma bicicleta funciona (até hoje os físicos discutem isso)
Judeus
Poncio pilatos não era judeu. Além de desconhecer o capitalismo, nem leu a bíblia
tolera bolsa família
Quem paga a conta do estado não tem que tolerar nada, só lamentar a festa feita com o dinheiro dos impostos
defende bandido bilionário
STF protegendo o banco master? Tá tendo
JJJ Tal como tudo, um dia a IA vai tomar esse trabalho também.
Automação só funciona uma vez que a produção está muito bem organizada, caso contrário é melhor colocar uma tiazinha para coser suas cuecas sim
|
Buja Veterano |
# 06/mar/26 08:42
· votar
A industria textil da moda é mar de gastar dinheiro atoa.
So o animal humano que usa roupa, nenhum outro usa. O certo seria todo mundo andar sem roupa.
Igual Eva & Adão, da forma como somos gerados no utero.
E garanto que todo mundo andaria no shape! Nao teria roupa pra esconder gordura localizada.
ps: Provavelmente gravidez acidental seria mais comum.
|
# 06/mar/26 08:53
· votar
Buja
mar de gastar dinheiro atoa.
Infelizmente capitalismo é democracia, o povo consumidor é que manda
|
# 06/mar/26 13:49
· votar
Buja So o animal humano que usa roupa, nenhum outro usa. só a gente que usa internet também
se vc nao falou zuando, esse tipo de argumento "o ser humano é o unico animal que..." é bem raso e falho
|
Wanton Veterano |
# 06/mar/26 17:10 · Editado por: Wanton
· votar
Lucmac Sem essa espécie o capitalismo não se sustenta.
Os escravos resignados.
Jonas Kahnwald Emagreci muito
Isso é bom. Tinha perdido 12 Kg, arrumei um problema na perna, fiquei sem andar e recuperei tudo e mais um pouco.
|
# 06/mar/26 18:53
· votar
Wanton fiquei sem andar e recuperei tudo e mais um pouco. osso mano, é muito dificil nao desanimar nessa circunstância
já considerou avaliar se vc se enquadraria nos casos de uso das famosas canetinhas? com acompanhamento médico, claro... mas acredito que você poderia se enquadrar
porém se vc prefere nao ir por esse caminho também entendo, pois sempre há algum reganho de peso depois, mas poderia te ajudar a reanimar (se bem feito pode ser um reganho quase que só de musculo, mas é dificil)
|
Wanton Veterano |
# 07/mar/26 21:31
· votar
Jonas Kahnwald já considerou avaliar se vc se enquadraria nos casos de uso das famosas canetinhas?
Usei Lyxumia faz uma década. Ajudou. Mas sei lá, acho que preciso fortalecer o corpo antes de tentar algo assim. Só perdi músculo no último ano.
Quanto às roupas, chega a ser trágico. Tenho uma prateleira de camisetas novas que não servem. Não doei nem vendi para servir de incentivo. Nem sei há quanto tempo estão lá, me esperando.
|
# 09/mar/26 09:36 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar
esse tipo de argumento "o ser humano é o unico animal que..." é bem raso e falho
Se vc não explicar onde é raso e falho, vai permanecer uma opinião sobre a outra. Opinião por opinião eu tenho a minha
Os escravos resignados.
Comunista vendendo liberdade? Tá tendo
tenho percebido uma demanda crescendo
Evidência anedótica ou pesquisa de mercado?
quem sabe assim o mercado se regula
Vc vai investir? Sem investimento nada muda. Ou vc é comunista e investe com o dinheiro dos outros?
esperar o paraíso onde todo mundo fará tudo por cooperação
Cristianismo e comunismo é a mesma coisa, a questão é se isso vai ocorrer nesse mundo ou no próximo
|
# 09/mar/26 11:38 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
Wild Bill Hickok Se vc não explicar onde é raso e falho, vai permanecer uma opinião sobre a outra.
Não sabia que o seu nivel de cognição necessitava de alguma explicação no caso, talvez a sua inteligência seja mais tímida do que pensava ser possível.
Mas como estou acostumado com maquetes, vou tentar "desenhar" pra você. O ser humano é " unico animal que..." faz diversas coisas. Se pautar apenas nisso para criticar algum tipo de comportamento é raso e burro.
Por exemplo, o ser humano é o único que usa internet, inclusive você pra falar as suas asneiras. Então se quer parar de beber leite ou usar roupa pq nenhum outro animal faz, pare de postar também, a gente agradece...
|
Wanton Veterano |
# 09/mar/26 13:53
· votar
Wild Bill Hickok Comunista vendendo liberdade? Tá tendo
Tenho uma concepção acerca da liberdade muito mais sofisticada do que a dos comunistas, que não são muito afeitos à filosofia ou às ciências do comportamento. Estranho de verdade seria ver liberal defendendo a liberdade com alguma consistência teórica, já que são todos analfabetos funcionais.
Cristianismo e comunismo é a mesma coisa
(◔◡◔)
Jonas Kahnwald talvez a sua inteligência seja mais tímida do que pensava ser possível
Ele não consegue ser inteligente e honesto ao mesmo tempo.
|
# 10/mar/26 07:03
· votar
Jonas Kahnwald
Xingou e deu exemplo mas não explicou a natureza rasa e falha do argumento
Wanton muito mais sofisticada
Irrelevante, vc vota no partido da estrela vermelha pois tem medo do Bolsomito
filosofia
Então a crítica de Marx ao idealismo Hegeliano não é filosofia?
ciências do comportamento
Comunistas tomaram o poder ao redor do mundo, não tem como fazer isso sem dominar a ciência do comportamento do povo doido (massas)
liberal
"Por trás de todo liberal existe um popô implorando por um pipi comunista" OdC
|
# 10/mar/26 09:36 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
Wild Bill Hickok deu exemplo mas não explicou
exemplos costumam ser o suficiente para explicar diversos conceitos básicos... crianças conseguem aprender matemática com exemplos de maçãs e laranjas
mas realmente, a sua inteligência é tímida demais e minha paciência e tempo limitados me fazem chegar a conclusão de que não vale a pena perder mais tempo com isso
|
# 10/mar/26 09:43
· votar
Wanton Usei Lyxumia faz uma década. Ajudou. Mas sei lá, acho que preciso fortalecer o corpo antes de tentar algo assim. Só perdi músculo no último ano.
Então, o que sei e já pesquisei bastante sobre o tema, é que os medicamentos pré ozempic eram menos eficazes e promoviam mais efeitos colaterais.
Ozempic (semaglutida), Mounjaro (tirzepatida), e o que está em fase de testes (retatrutida), são medicamentos que vem, na ordem, sendo cada vez mais eficientes no auxílio de perda de peso (pra quem realmente precisa).
Ao encerrar o ciclo de uso, todo mundo vai experienciar um reganho de peso, porém o mesmo será proporcional à intensidade da dose, tempo de uso, e forma de desmame. Se fizer do jeito certo, com acompanhamento médico, é bem provavel que esse reganho de peso seja até saudável (recuperação de massa muscular)
pq sim, toda dieta de restrição calórica gera perda muscular depois de algum tempo, mas os benefícios de desinflamar o corpo (excesso de gordura) mais do que compensam os possíveis efeitos colaterais* * isso para quem realmente precisa, não pra blogueira que deseja preder 5 KGs pro verão
|
# 10/mar/26 10:08
· votar
Jonas Kahnwald crianças conseguem aprender matemática com exemplos de maçãs e laranjas
Isso não é matemática, crianças somente aprendem a manipular um sistema simbólico. Objetos matemáticos não tem existência real
Mas continue xingando nicks na internet, ainda é melhor do que falar sobre droga sem ter experiência clínica
|
Wanton Veterano |
# 10/mar/26 13:28
· votar
Wild Bill Hickok Irrelevante, vc vota no partido da estrela vermelha pois tem medo do Bolsomito
Curioso, né? Não gosto de presidente retardado. Vocês amam político retardado! Amam a família Bolsonaro, amam o Trump, amam o Nikolas Ferreira, amam os menininhos do MBL. Para vocês, quanto mais retardado, melhor! Votei no Lula, em 2022, e no Haddad, em 2018, mas só no segundo turno. Sabe o que é irrelevante? O meu voto ou o seu. Um voto não muda nada.
Isso não é matemática, crianças somente aprendem a manipular um sistema simbólico. Objetos matemáticos não tem existência real
O nível de abstração da matemática não promove raciocínio real. Raciocínio é um sistema simbólico!
"Por trás de todo liberal existe um popô implorando por um pipi comunista" OdC
Olavo era liberal! Não existe conservador sem erudição e sem respeito à tradição! Se juntar todos os conservadores do mundo, não enche o Nabi Abi Chedid.
Jonas Kahnwald eram menos eficazes e promoviam mais efeitos colaterais.
Sem dúvida, mas obtive bons resultados. Só não foram duradouros.
Se fizer do jeito certo, com acompanhamento médico, é bem provavel que esse reganho de peso seja até saudável (recuperação de massa muscular)
Uma coisa que pus na cabeça é que a vida tem que estar nos trilhos para permitir um plano de emagrecimento saudável. Pelo menos três anos de controle, sem imprevistos: aí, vai!
|
# 12/mar/26 07:05
· votar
Wanton O meu voto ou o seu. Um voto não muda nada.
Correto. A caixa preta do TSE escolhe
raciocínio real
Ainda bem. Realidade objetiva morreu faz tempo.
Raciocínio é um sistema simbólico!
Qual sistema? A matemática descreve vários sistemas simbólicos possíveis. As crianças aprendem que 1+1=2, mas isso não pode ser afirmado em sistema binário, onde o signo 2 inexiste.
Não existes duas frutas iguais, matematicamente eu não posso afirmar que uma laranja mais uma laranja somam duas laranjas. Frutas não obedecem o princípio da igualdade (a=a)
respeito à tradição!
OdC respeitava o catolicismo e chutava o resto que era macumba (inclusive a ICAR, infestada de progressistas)
|
# 12/mar/26 09:20
· votar
Wild Bill Hickok Não existes duas frutas iguais, matematicamente eu não posso afirmar que uma laranja mais uma laranja somam duas laranjas. Frutas não obedecem o princípio da igualdade (a=a)
esse é um bom exemplo de como o conhecimento sem o discernimento pode ser traduzido por burrice
|
# 12/mar/26 09:35
· votar
Jonas Kahnwald
As laranjas têm valor didático, mas não é matemática. Exemplo não é explicação
|
# 12/mar/26 09:53
· votar
Wild Bill Hickok mas não é matemática.
o seu problema é que quando vc precisa ser prático, você é pedante/semanticista... e quando precisa pensar um pouco mais profundamente, fica apenas na superfície
sintetizando: te falta discernimento
|