Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
 |
# 25/ago/25 17:56 · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
A Lua não é só um “acessório bonito”, ela é um estabilizador da Terra. No entanto, sem a Lua, ainda que o clima fosse mais caótico, os dias mais curtos, marés bem menores, é bem provável que a vida tivesse se desenvolvido. Talvez mais lenta, mais difícil e etc., mas ainda assim, possível.
Porém eclipses não tem impacto nenhum na vida, no clima, na evolução biológica ou na estabilidade da Terra. Se a Lua fosse menor ou mais distante a vida teria seguido igual. Se fosse maior ou mais próxima haveriam mais eclipses e mais longos, mas também sem efeito "quase" nenhum na evolução do planeta.
O que quero dizer é que essa "coincidência" (O Sol é 400 vezes maior que a Lua e esta 400 vezes mais longe o que "iguala" seus diâmetros)... Deus fez só pra ficar bonitinho.
|
JJJ Veterano
 |
# 25/ago/25 20:46
· votar
Lelo Mig eclipses não tem impacto nenhum na vida
Eu não disse que tinha impacto na vida. Falei que eram importantes do ponto de vista da evolução tecnológica. Do assombro e curiosidade pré-histórica até a confirmação das teorias de Einstein e estudos diversos sobre o Sol, eclipses foram fundamentais para o avanço da ciência.
|
Lelo Mig Membro
 |
# 25/ago/25 22:06
· votar
JJJ
Eu entendi, e "Deus fez só pra ficar bonitinho", apenas uma provocação.
|
JJJ Veterano
 |
# 25/ago/25 23:24
· votar
Lelo Mig
Mas aquela foto que eu coloquei é impressionante, não é? É muito curioso que o diâmetro aparente do nosso único satélite (absurdamente grande em relação ao planeta, diferente de qualquer outro dos trocentos satélites no nosso sistema) fique quase que "milimetricamente" sobreposto ao de nossa única estrela. É ou não é pelo menos de dar uma coçadinha na cabeça, pô?
A ideia de que essa "coincidência cósmica" tenha acelerado nosso avanço tecnológico me remete muito ao livro 2001, onde o monolito desempenha um papel semelhante, desde a pré-história. Note-se que Arthur C. Clarke não era meramente um escritor de sci-fi despirocado, mas também um divulgador científico bastante notório e respeitado. Então, se ele pôde conceber um objeto colocado por inteligências alienígenas para acelerar nosso desenvolvimento, porque não eu?
|
Inimigo da Deca Membro Novato |
# 29/ago/25 04:15 · Editado por: Inimigo da Deca
· votar
Lelo Mig Nosso cérebro é naturalmente inclinado a ver intenção, inteligência ou “propósito” por trás de fenômenos. Ele evoluiu para detectar padrões e associar causas a efeitos
É verdade e nisso resiste o universo das crenças, inclusive religiosas.
Wild Bill Hickok Isso é ilusão de óptica, basta observar a lua através de um pequeno orifício.
Fotografia analisada a olho nú pór um leigo é olhômetro sim
Sim, as duas afirmações são verdades.
JJJ Eu sempre fui bolado com o fato da Lua ter o mesmo diâmetro aparente do Sol, vistos da Terra. A chance disso acontecer é muito pequena. Some-se a isso o fato da Lua ter o tamanho que tem (em relação ao planeta) e a civilização humana florescer nesse exato período (porque antes a Lua era mais próxima e daqui uns milhões de anos vai ficar mais longe), sendo que eclipses sempre foram um fator importante na evolução tecnológica... Enfim, é um caldo interessante. Nada disso foi mencionado no vídeo, acho. É uma curiosidade que sempre me fascinou.
O tamanho das coisas estão dispostas por si, em suas posições, diâmetros e distâncias naturais, assim considerando um mundo sem olhos animais ou mecânicos, (têm existência física, mas não são "enxergadas", digamos assim).
A visão animal e mesmo a mecânica, para que seja possível depende da convexidade de uma lente, animal ou mecânica, para convergir a luz a pontos concentrados, consequentemente expor a imagem trazida, na retina ou sensor. Tudo isso aliado a graus de abertura da pupila ou diafragma. Uma lente plana a 0 mm de convexidade é incapaz de realizar essa tarefa (sem querer aprofundar ao estudo da ótica/luz - não sou físico).
Dito isso, tudo que se vê, fotografa ou se filma, e estes dois últimos também se resultam em ver, estão atacados pela ilusão de ótica da perspectiva. Tudo é olhômetro e não temos como fugir dessa realidade.
Existem meios, sobretudo nos editores de imagem que aplicam uma engenharia reversa em relação a convexidade das lentes, visando corrigir os erros de paralaxe e/ou de perspectiva, mas que são úteis apenas para pequenas campos de imagem, muitos usados na arquitetura, ciências agrárias e etc. Imagina alinhar a dimensão dos astros numa fotografia do espaço? Não caberia no nosso A4. O papel fotográfico teria que ser do tamaho da imagem fotografada.
O cara que projetou o olho é ducaralho, mermão! Kkkk.
E colocando especulação aos temas tratatados sobretudo da construção das pirâmides, ouvi dizer que os caras que estudam parapsicologia, através de uma técnica chamada clarevidência, onde não há distância nem espaço nem atrito gravitacional e, portanto podendo presenciar ações pretéritas e futuras, in loco, real time (contraditório aqui, risos), conseguem testemunhar as suas construções.
Quem sabe colocar umas vestes laranjas e se juntar aos monges do Tibet possa oferecer uma aventura incrível. Kkkkk
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# há 14 horas
· votar
Inimigo da Deca
Obrigado pela aula, eu estou ficando cansado de ensinar tudo ao populacho do OT
|