sobre usar o chat gpt para programar

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/ago/25 19:01

lembram de quando eu me gabava por criar rotinas lisp para o autocad que otimizavam meu trabalho e me salvavam muito tempo?

pois bem, tem uma tarefa muito enfadonha que envolve organizar peças dentro de uma chapa e/ou rolo de pvc para serem cortadas e/ou plotadas

como segunda feira eu tinha uma penca dessas para organizar decidi pela primeira vez recorrer ao chat, explicar meu problema passo a passo e conseguir gerar a tal rotina lisp que me permitisse resolver tudo com um clique (ou alguns)

e olha, apesar que demorou um tempinho para que a IA entendesse a minha necessidade e criasse algo relevante de verdade, hoje, ao final de 3 dias eu consegui montar um código perfeito que literamente funciona em todas as situações e resolve o problema com alguns cliques em segundos

se eu fosse fazer a tarefa manualmente levaria talvez 1 dia inteiro de trabalho, mas apesar de geralmente levar cerca de 1 a 2 horas, é algo bem corriqueiro por aqui, então esses 3 dias programando com o chat logo vao se pagar

e se eu fosse ter que aprender de fato a programar para fazer o código completamente sozinho arrisco dizer que eu levaria meses para fazer o mesmo
quem não aprendeu/se dispôs a trabalhar com a ajuda dessas IAs está realmente perdendo tempo...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/ago/25 19:02
· votar

P.S eu uso a versõ gratuita, acredito que se usasse a versão paga, no mesmo dia teria chegado na versão final do código

Lelo Mig
Membro
# 14/ago/25 19:26
· votar

Jonas Kahnwald

Estes dias me enrolei num game que estou jogando. Recorri ao chat GPT. Ele erra, dá uns conselhos merdas, mas vai ajustando, corrigindo e chegamos a uma solução. Estava travado e quase dropando o game.

O chat GPT salvou meu time...

JJJ
Veterano
# 14/ago/25 22:30
· votar

Jonas Kahnwald

Podia ter chegado um tempo atrás... Ia me poupar um trabalhão. Agora já quase não estou programando mais...

Wanton
Veterano
# 14/ago/25 22:34
· votar

Jonas Kahnwald
P.S eu uso a versõ gratuita, acredito que se usasse a versão paga, no mesmo dia teria chegado na versão final do código

Paguei o ChatGPT Plus e o Google One (Gemini). O Gemini Pro é muito burro! Prefiro usar o Qwen ou o DeepSeek. O NotebookLM é legalzinho.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 15/ago/25 07:37 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar

Eu trabalho com pessoas, fico pouco tempo no computador

A maior parte do tempo que fico no PC eu passo pesquisando teoria social no meu tempo livre. IA nenhuma pode me ajudar, pois a base de dados está corrompida pela ideologia vigente no mundo acadêmico (formalismo, lambe saquismo, igualitarismo e progressismo)

strinbergshredder
Veterano
# 18/ago/25 16:33
· votar

Jonas Kahnwald
Passei por uma experiência parecida, precisava de uma funcionalidade muito específica no site de um cliente, e apesar também de bater bastante cabeça, e muitos bate-volta, o código final funcionou direitinho e resolveu meu problema. Achei top!

Lelo Mig
Membro
# 18/ago/25 19:16
· votar

Wild Bill Hickok

"a base de dados está corrompida pela ideologia vigente no mundo"

Cê tá ligado que a Lua é oca e de lata e mora uns E.T.s lá dentro né? Eles estão mancomunados com os globalistas e a nova ordem mundial. Fica esperto!

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 19/ago/25 07:47
· votar

Lelo Mig

Sim, a lua contém bastante metal, como é comum nos corpos celestes rochosos da região, e seu núcleo é fluido (ou oco, como queira). ETs? Não existe evidência, mas pode ser, assim como o desejo imperialista de todo ser vivo de conquistar território

JJJ
Veterano
# 19/ago/25 19:28
· votar

Lelo Mig
Wild Bill Hickok

Esses dias eu vi um vídeo sobre o assunto da lua oca. Até que era interessante, com alguns dados científicos, não só baboseira estilo olavista.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/ago/25 07:22
· votar

JJJ

O fluido que está dentro da Lua provavelmente não é ar, é líquido. A não ser que o termo oco se refira a vácuo, o que não está dentro da lua. Vácuo não transmite vibração mecânica

O interior da lua parece ser similar ao da terra, o que reforça a hipótese que um asteroide se chocou com o planeta e criou um monte de detritos que se aglomeraram

estilo olavista

Quem não gosta de falar xingando geral?

JJJ
Veterano
# 20/ago/25 18:26
· votar

Wild Bill Hickok
O interior da lua parece ser similar ao da terra

Se fosse, deveria ter um campo magnético significativo.

Lelo Mig
Membro
# 20/ago/25 18:46 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wild Bill Hickok

"reforça a hipótese que um asteroide se chocou com o planeta e criou um monte de detritos que se aglomeraram"

Quando (se) este choque aconteceu, a Terra estivesse em estado "líquido" ainda (uma bola de lava), a "parte/partes" que separaram com o choque resfriariam (após se aglutinarem) e igual a Terra e manteria seu interior líquido e com movimento independente (esfera sólida em meio líquido), assim como a Terra. Ou poderia, diferente da Terra, ter solidificado, ao resfriar e ter menor força de pressão impedindo a relação núcleo solido em meio a líquido.

Se, ao contrário, quando (se) este choque aconteceu, a Terra já estava em estado sólido, este pedaço se espatifaria em milhares de pedaços... mesmo que este monte de detritos se aglomerassem, devido ação da gravidade, a Lua não teria um "miolo" igual o da Terra.

JJJ
"deveria ter um campo magnético significativo."

Exatamente, para tal, como eu disse acima, deveria ter um "miolo" envolto em metal líquido, como é o da Terra.

Inimigo da Deca
Membro Novato
# 21/ago/25 00:19
· votar

"sobre usar o chat gpt para programar"

Era esse o tema ou eu estou fora de órbita?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 21/ago/25 08:15
· votar

JJJ

Existe uma parte líquida no interior da lua, mas a massa é menor, não gera campo magnético global.

Lelo Mig

Terra já estava em estado sólido

Um choque gera calor, o que liquidifica as rochas da superfície

JJJ
Veterano
# 21/ago/25 11:01
· votar

Inimigo da Deca
Era esse o tema ou eu estou fora de órbita?

Ah, cara... isso é o normal do OT. E fique contente que não descambou pra política (o que ocorre em 99% dos tópicos).

JJJ
Veterano
# 21/ago/25 11:09
· votar

Wild Bill Hickok
Lelo Mig

Pessoal, o vídeo que falei foi esse. Tem trocentos vídeos sobre "lua oca", mas a maioria é de doidinho de bairro e teóricos da conspiração. Esse me pareceu com uma pegada mais normal.

Lelo, eu sei que a gente tem evitado discutir um monte de coisas pra não dar argumento pra maluco. Eu fugi desses assuntos por anos. Mas eu estou - sinceramente - de saco cheio de lula x bolsonaro e tudo que envolve polarização e essa maluquice que o mundo se tornou. Estou quase desistindo do debate político. Então resolvi dar uma chance pra coisas mais "esotéricas" (sim, é um escape).

Deem uma olhada e tirem suas conclusões. Eu acho que a lua é oca? Não faço ideia! Mas não me nego a discutir.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 22/ago/25 07:25
· votar

JJJ

0:50 o vídeo mostra diferença entre números mas disso não se conclui nada
1:33 gravidade também depende da distância, não somente da massa. Ela não considerou a hipótese da lua ser feita de detritos da terra
2:48 levantou algumas diferenças entre a lua e outros satélites, mas disso não se conclui nada. Órbitas são sempre elípticas mas com focos muito próximos (quase circular)
3:40 A evidência está de acordo com a existência de fluido sob uma superfície dura. A superfície dura espalha imediatamente as ondas de choque, enquanto o líquido reverbera elas ao longo do tempo. Oco se refere a o que? Vácuo dentro? Ar dentro?
4:22 Rochas tem alto conteúdo metálico, podem formar cristais e responder a choques de diversas maneiras. O termo metal é tão vago quanto o termo oco
5:30 Pequeno não é inexistente

Cansei desse vídeo

Lelo Mig
Membro
# 22/ago/25 16:21 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

Cara, na boa... melhor voltar prá política...kkk

Isso aí é uma teoria da conspiração totalmente maluca. Grande parte da argumentação é chupada de um livro de ficção, The First Men in the Moon (1901) de H. G. Wells — sobre uma Lua oca com civilização interior.

Acreditar que a Lua é um objeto artificial, construída por civilizações do passado ou extraterrestres, é legal prá caralho e é por isso que estas teorias são tão sedutoras. Mas, a ciência, ainda que não explique tudo com 100% de clareza ou de forma que leigos consigam entender, já refutou todas estas alegações: “Ringing like a bell”, Baixa densidade, e etc.

Nosso cérebro é naturalmente inclinado a ver intenção, inteligência ou “propósito” por trás de fenômenos. Ele evoluiu para detectar padrões e associar causas a efeitos, porque isso aumenta as chances de sobrevivência. Ex: Se o arbusto balança, é melhor assumir que há um predador, mesmo que for só o vento.

A necessidade do ser humano de que as coisas tenham sido feitas por alienígenas, civilizações do passado e deuses é quase uma obstinação e, some à isso um forte teor de supremacia racial. Por exemplo, você cansa de ver teorias contestando a capacidade do egípcios terem construído as pirâmides, ou os maias e aztecas... mas dificilmente verá uma teoria contestando a capacidade dos romanos terem construído o Coliseu ou os gregos a estátua de Zeus.

"Mas não me nego a discutir."

Não há o que discutir aqui, a argumentação dela nesse vídeo, não é nova e há evidências científicas robustas que derrubam cada uma dessas "suposições".

Resumindo, não é porque algo funciona bem que foi um deus, uma civilização alienígena ou anciã quem fez.

Volta prá luz meu amigo!

JJJ
Veterano
# 22/ago/25 17:54
· votar

Wild Bill Hickok
Lelo Mig

Vocês viram o vídeo com espírito crítico. Eu só vi pra passar tempo.

Eu sempre fui bolado com o fato da Lua ter o mesmo diâmetro aparente do Sol, vistos da Terra. A chance disso acontecer é muito pequena. Some-se a isso o fato da Lua ter o tamanho que tem (em relação ao planeta) e a civilização humana florescer nesse exato período (porque antes a Lua era mais próxima e daqui uns milhões de anos vai ficar mais longe), sendo que eclipses sempre foram um fator importante na evolução tecnológica... Enfim, é um caldo interessante. Nada disso foi mencionado no vídeo, acho. É uma curiosidade que sempre me fascinou.

Isso torna a Lua "artificial"? Claro que não! Mas como eu sempre fui fã de sci-fi, já viu né?

Lelo Mig
Membro
# 22/ago/25 18:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"A chance disso acontecer é muito pequena."

Mas é esse o ponto. É devido há tantas milhares de coisas com probabilidades infinitamente pequenas acontecerem nesse lugar, que estamos aqui. Porém o universo é tão infinitamente gigantesco que a probabilidade deste "milhares de coisas com probabilidades infinitamente pequenas acontecerem num mesmo "outro" lugar" nem é tão pequena.

Porém, mesmo que exista ocorrência similar "neste outro local" nós NUNCA a encontraremos. Prá ser bem realista o homem NUNCA conseguirá sair nem do sistema solar.

Por isso, por exemplo, nunca me preocupei com E.T.s. Não importa se existam ou não, nunca os encontraremos.

JJJ
Veterano
# 22/ago/25 22:58
· votar

Lelo Mig

Nunca se sabe... Vai que aparece um buraco de minhoca por aí... kkkkkk

Lelo Mig
Membro
# 23/ago/25 00:11
· votar

JJJ

"Nunca se sabe..."

Pois é... não custa sonhar. Lembro, até hoje, uma conversa com meu velho pai (que era um homem muito culto); e ele me falava que o Sol era a estrela mais próxima da Terra, e que depois do Sol a mais próxima era Proxima Centauri no sistema Alpha Centauri. Que talvez (naquela época ainda não sabíamos) poderia haver um sistema solar orbitando esta estrela, mais ou menos nos moldes do nosso.

Perguntei a ele animado: Se um dia tivermos uma nave capaz de ir até lá, quanto tempo levaríamos? (eu imaginava uns 20 anos).

Ele me respondeu: Fomos à Lua a 40 mil km por hora, vamos supor que tenhamos uma nave com capacidade de voar o dobro, 80 mil km por hora... Levaríamos uns 60 mil anos.

Mano, foi o maior banho de água fria que tomei com relação a este assunto "encontrar vida" fora do sistema solar.

Com a física que dispomos e entendemos hoje "sair do ponto A e ir ao B percorrendo a distância entre eles", esquece. Não iremos a lugar algum. Só se houver alguma outra forma de fazer isso.

Mas, infelizmente, prá mim (e isso é pessoal) essa ideia é quase uma crença.

JJJ
Veterano
# 23/ago/25 12:05
· votar

Lelo Mig

Sim, eu sou apaixonado por esse assunto desde moleque também. E sei do problema da distância. E tem o tempo também! Uma eventual outra civilização em Alpha Centauri pode ter florescido e acabado há 5 milhões de anos atrás...

Mas, de novo: sonhar não custa nada.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 25/ago/25 09:38
· votar

JJJ
fui bolado com o fato da Lua ter o mesmo diâmetro aparente do Sol

Isso é ilusão de óptica, basta observar a lua através de um pequeno orifício. Ela vai ficar muito menor

Se vc gosta de sci-fi, tem que desconfiar de tudo. "Trust no one"

chance

Sistemas probabilísticos se comportam de maneira muito contra intuitiva, chances são de que vc não sabe o que é chance

JJJ
Veterano
# 25/ago/25 10:39 · Editado por: JJJ
· votar

Wild Bill Hickok
observar a lua através de um pequeno orifício. Ela vai ficar muito menor

Às vezes é realmente um pouco menor (dependendo da época, porque as órbitas não são perfeitamente circulares), mas tem vezes que bate direitinho. Eclipses solares totais provam isso.

A chance disso ser acaso é ínfima, acredite. Pode ser natural? Lógico que pode, mas pode não ser...

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 25/ago/25 10:55
· votar

JJJ
bate direitinho

Vc tem que usar instrumento de medida. Olhômetro somente chega até certo ponto

ser acaso

Quem disse que acaso existe? Até hoje os matemáticos não conseguiram criar um gerador de números aleatórios

JJJ
Veterano
# 25/ago/25 10:57
· votar

Wild Bill Hickok

Não é olhômetro...

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 25/ago/25 11:00
· votar

JJJ

Fotografia analisada a olho nú pór um leigo é olhômetro sim