Ativismo judicial: o caso de Leo Lins

Autor Mensagem
Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 05/jun/25 07:48

CONTEÚDO REMOVIDO POR ORDEM DO EXCELENTÍSSIMO DOUTOR HONORIS CAUSA PICA DAS GALÁXIAS ALEXANDRE DE MORAES

PROCESSO 555/403/2025

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/jun/25 10:45
· votar

Tá aí um caso que eu sou obrigado a "concordar" com o wild bill
em que pese o humor do Leo Lins ser bem duvidoso e as vezes até apenas babaca, não é pra 8 anos de prisão, principalmente quando temos outros artistas falando e fazendo coisa pior e se safando, vide virgínia

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 05/jun/25 11:33
· votar

Jonas Kahnwald
não é pra 8 anos de prisão

Todo mundo sabe disso, é óbvio que um juiz superior vai revogar. O que importa é o promotor e o juiz lacrar

Wanton
Veterano
# 05/jun/25 13:04 · Editado por: Wanton
· votar

Roubei, até porque sou branco:

Existe um esforço hercúleo dos brancos em manter o status quo das coisas ao mesmo tempo em que se vitimizam e tentam parecer que são ponderados. Muitos anos e esforço do pensamento negro e da militância para avançar em pautas antirracistas adiantam pouco diante do corporativismo caucasiano e sua disputa pelo direito de ser um babaca racista.

A discussão sobre os limites do humor é um engodo. É possível fazer humor de qualidade sem ferir classes fragilizadas. Acontece que, particularmente no Brasil, se convencionou a rir do pobre, da empregada doméstica, do preto, do gay, do indígena.

Claro, vai aparecer alguma toupeira para dizer "Ah, mas tiram sarro de politico tambem". Não, não. A graça com poderosos é exceção no humor brasileiro. Sob a desculpa de "saber rir de si mesmo", moldou-se gerações de comediantes que fomentam variados preconceitos como se estivessem acima do bem e do mal, e diante de críticas, se juntam como se eles sim fossem uma classe oprimida.

É possível citar minorias em piadas como crítica social. É possível colocá-las em situações jocosas como maneira de apontar quão absurda é a realidade, mas não é o que faz esse Leo Lins e outros aqui no Brasil. Porque eles preferem enfrentar a indignação dos pretos e gays do que fazer piada com algum político nazista e ser atacado pelas milícias virtuais dos quais os fãs também fazem parte.

Enquanto se alega que piadas não fazem mal, cotistas em colégios particulares tiram as próprias vidas por causa de piadas preconceituosas. E tudo bem, né? Tudo pela liberdade de expressão.

O mais curioso, é que muitas dessas figuras, acham absurdas falas como "fogo nos racist4s". É como falei, o racista é frágil, ele não gosta de consequências.

Apesar da polêmica, no fim, dificilmente alguém irá preso no Brasil por ser racista. O racismo neste país também é institucional. E na minha opinião, ao reduzir o crime de racismo somente ao pagamento de multa, passa-se o recado: ricos podem seguir ridicularizando pretos e indígenas porque nossas vidas têm preço.

E se eu disser que vidas racistas não importam? Seria discurso de ódio?

Wanton
Veterano
# 05/jun/25 13:06
· votar

Não sei nada desse caso e nem vou me dar o trabalho de saber. Leo Lins é dos últimos no planeta na fila das minhas preocupações.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/jun/25 14:16
· votar

Wanton
Eu também não sei qual a piada do Léo Lins que gerou a condenação, e não consumo conteúdo dele por achar sem graça.
Só acho que querer prender alguém por 8 anos por conta disso enquanto uma Virgínia da vida ou qualquer outro que divulga tigrinho, que gera prejuízos muito mais diretos na população geral, estão soltos é um baita contrassenso... sem falar que abre alguns precedentes meio perigosos.

dentro da esfera de crimes relacionados a racismo ou outras formas de preconceito tem coisas muito mais graves acontecendo que passam despercebidas

Lelo Mig
Membro
# 05/jun/25 14:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton
Jonas Kahnwald

Eu também não me importo com esse Léo Lins e não sei e nem vou me aprofundar nesse caso para saber se é excessivo ou não.

Só sei que o pouco que vi desse sujeito, não considero piada, muito menos humor. Pros meus ouvidos é afronta, é agressão, é humilhação. Se é prá ter liberdade de expressão, neste caso, ou em que grau, repito, não sei e nem vou pesquisar, não tenho interesse.

Eu já disse aqui em outras oportunidades, via de regra, com raríssimas exceções não gosto de humoristas. Eu defendo o direito "Will Smith" e a liberdade de enfiar a porrada em humoristas.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 05/jun/25 14:48
· votar

Lelo Mig
a liberdade de enfiar a porrada em humoristas.

isso já seria uma resposta mais proporcional

ejames
Membro Novato
# 05/jun/25 15:27
· votar

Não sei do que se trata essa sentença.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/08/18/justica-de-sp-det ermina-que-humorista-leo-lins-pague-indenizacao-de-r-44-mil-por-ofende r-mae-de-menino-autista.ghtml

Mas o filho da puta que age assim, desafia a justiça repetidas vezes e acumula processos como forma de publicidade não deve ficar impune.

Lucmac
Veterano
# 05/jun/25 16:54
· votar

Vamos cometer crimes em nome do humor.

JJJ
Veterano
# 05/jun/25 19:44
· votar

Julgamento foi na 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

PICAS a ver com Xandão e muito menos com Lula!

A direita, se quiser ser levada a sério, precisa ter um mínimo de decência.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 06/jun/25 04:41
· votar

JJJ

O tópico é sobre ativismo judicial, o caso em questão é mero exemplo

ejames
Lucmac
Wanton
Jonas Kahnwald

O que é crime ou não é decidido no tribunal, acho que vcs devem prestar concurso para juiz

Wanton
Veterano
# 06/jun/25 13:44
· votar

Wild Bill Hickok
O que é crime ou não é decidido no tribunal

O tribunal decide se se enquadra no crime. Hermenêutica. Não é um assunto acessível para olavista retardado.

Lucmac
Veterano
# 06/jun/25 21:05
· votar

Wild Bill Hickok

É mesmo? Então o tribunal decide o que é crime?

Seu ânus não sente inveja dos seus dedos?

Lucmac
Veterano
# 06/jun/25 21:06
· votar

Wanton

Chapa, intelectualmente, bolsolavista nenhum vale um pentelho, impercebido, no meio dos dentes.

Lucmac
Veterano
# 07/jun/25 07:49 · Editado por: Lucmac
· votar

Jonas Kahnwald

Jonas, não é apenas humor duvidoso, o que a gente chama de mau gosto. É prática de crime, clássica.

Imagine um estelionatário: o criminoso aplica golpes sem demonstrar explicitamente suas reais intenções.

O que o Leo Lins faz é parecido. Ele se disfarça de humorista e diz*, para uma plateia heterogênea. Claro que haverá aqueles que só querem ver suas concepções verbalizadas em um outro sujeito, que querem representatividade, alimentar o ego, ao ver suas opiniões recebendo amigavelmente a chancela de um humorista famoso. Mas também há quem esteja em conflito, transitando entre o simplório e o complexo. Aceitar o racismo e aderir ao comportamento é muito menos custoso, pelo contexto social no qual vivemos, do que questioná-lo, tarefa que exige mais questionamentos e conexões, passando por entender os privilégios, a estrutura social que os sustentam, reconhecer a si nesse contexto e tomar lado nos dilemas que surgem a partir dessa reflexão.

Parece-me que não existe interesse público no risco desse indivíduo receber uma espécie de formação de um humorista desse nível. O pertencimento é sedutor, uma isca, o simplório se converte em um fator de decisão.

Quando a gente fala de racismo estrutural, é importante exigir da própria inteligência a compreensão das ações de manutenção. Sem formação de novos racistas, a estrutura não se sustenta.

*Originalmente não tive a intenção de reproduzir as falsas piadas. Não gosto de abordar esse tipo de coisa, de mentalizar, analisar ou mesmo "estudar" esses tipos de fala, porque já tenho experiência suficiente e, já que o verdadeiro conhecimento contradiz todo o preconceito, que é o teor de tudo isso, o repertório é quase que invariável, curto, pobre. Discriminação não tem muita diversidade de modo, portanto.

Mas a Veja fez uma lista desses objetos de crime, pois a partir da primeira condenação, ainda que caibam recursos, o status do que antes foi piada de mau gosto é hoje materialidade de crime.

Xenofobia

“Você pegar voo para o Nordeste é uma experiência, porque tem umas pessoas com aparência primitiva […] Anda em 2D, parece um caranguejo.”

“Tem ser humano que não é 100% humano. O nordestino do avião? 72%.”

Gordofobia

"Gordofobia é medo de gordo. Se tem uma coisa que eu não tenho medo é o gordo. A não ser que eu fosse feito de Nutella. Ia ficar tenso na rua, tô no celular, ai, lambe a minha bunda. Ei, quem é esse? Preciso me esconder, onde é que tem uma academia aqui, hein?"

Homofobia

"O cara deixou assim: 'Sou gordo! Adoro comer e não gosto de fazer exercício. Como vou emagrecer?' Pegando Aids! Você não adora comer de tudo? Sai comendo gay sem camisinha! Uma hora vai dar certo! Essa piada pode parecer um pouco preconceituosa, porque é."

Zoofilia

"Falam que a AIDS surgiu quando um ser humano transou com um macaco. Depois voltou a transar com pessoas. Eu fiquei impressionado. Eu não entendi como ele conseguiu se excitar com um macaco. Eu não entendi aquilo até um dia que eu vi na TV um macaco com a bundona grandona rosinha. Era um macaco gostosão, né, cara? Um pouquinho forte, um pouquinho peludo, uma bundona... É a Gracyanne Barbosa!".

Racismo

“O rico tenta ter filho e não consegue, vai para o médico, faz inseminação artificial, aí vai para África buscar um, lá tem plantação. Lá você escolhe no pé, ‘esse tá bem escurinho, vai dar like no Insta’. Vou levar mais um que Bruno Gagliasso vai querer também. Se não ele vai pegar o meu.”

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 09/jun/25 08:56
· votar

JJJ
PICAS a ver com Xandão

Xande Glande vive fazendo ativismo, lacra muito no STF

Wanton

Calma lá, aprendiz de juiz. Antes vc tem que provar o ato, depois eu te ensino sobre a sua natureza

Lucmac

A lei está aberta a interpretação, é um sistema aberto que o juiz faz o que quer

Eu gostei dessa sua interpretação do panfleto comunista CF88, entrou bem no espírito do legislador ao colocar direitos difusos antes dos direitos individuais

Mas infelizmente a CF88 está obsoleta, no Brasil a vida útil desse papel é de 30 anos

Wanton
Veterano
# 09/jun/25 12:05
· votar

Wild Bill Hickok
A lei está aberta a interpretação, é um sistema aberto que o juiz faz o que quer

A hermenêutica não te autoriza a interpretar o texto de qualquer jeito. O juiz só inventa amparado no texto da lei.

Mas infelizmente a CF88 está obsoleta, no Brasil a vida útil desse papel é de 30 anos

Obsoleta de verdade é a constituição estadunidense, que permite o racismo em nome de uma noção de liberdade que já era datada no século XVIII. Foi preciso lançar mão de muita propaganda emburrecedora para convencer o mundo a pensar como o Monark.

panfleto comunista CF88

Qual artigo desse manifesto nos convida a matar bilionários? O Brasil é o país mais capitalista do mundo, refém de uma elite financeira inimiga do crescimento. Aqui, a coisa pública está TODA a serviço do capital privado. Isso é capitalismo operando em potência máxima!

Wanton
Veterano
# 09/jun/25 12:07
· votar

Lucmac
o status do que antes foi piada de mau gosto é hoje materialidade de crime

Você não citou, mas o mais engraçado é ver conservador passando pano para a pedofilia presente nas "piadas" desse humorista.

Lucmac
Veterano
# 09/jun/25 21:08
· votar

Wanton

Não queria ter citado nenhuma... essa da pedofilia me causou mal estar.

Lucmac
Veterano
# 09/jun/25 21:11
· votar

Wild Bill Hickok

É bom que você escreva tanto assim... o abismo intelectual que fecunda o academicista muitas vezes precisa ser exemplificado da forma que vicê faz.

Não tinha coisa mais relevante para estudar? Ficar "analisando" picho? Você não notou a cara certa de constrangimento e piedade da banca?

Lucmac
Veterano
# 09/jun/25 21:11
· votar

"que tédio. dá a porra do joinha pra esse cara"

Inimigo da Deca
Membro Novato
# 09/jun/25 22:59 · Editado por: Inimigo da Deca
· votar

Wanton
Aqui, a coisa pública está TODA a serviço do capital privado. Isso é capitalismo operando em potência máxima!

Aqui a coisa pública está toda voltada pro status quo da classe política e dos priviliegiados barnabés. Fisiologismo secular. Engana-se quem pensa que algum dia isso aqui esteve voltado à produção de riqueza em prol da sociedade.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 10/jun/25 07:57
· votar

Wanton
O juiz só inventa amparado no texto da lei.

Nope, ele também pode interpretar a interpretação de outro juiz (precedente, coisa e tal). Assim vc vai demorar para passar no concurso

Monark

Nosso rei

CF88 tem um dispositivo que permite aplicar o comunismo (função social da propriedade), além de ter estatizado todo o subsolo do Brasil

Lucmac

Eu escrevo? Meus posts são menores que os seus

Wanton
Veterano
# 10/jun/25 08:10
· votar

Inimigo da Deca
Aqui a coisa pública está toda voltada pro status quo da classe política e dos priviliegiados barnabés. Fisiologismo secular. Engana-se quem pensa que algum dia isso aqui esteve voltado à produção de riqueza em prol da sociedade.

Pois é. Nada mais capitalista do que um Estado que só serve a interesses privados.

Wild Bill Hickok
Nope, ele também pode interpretar a interpretação de outro juiz (precedente, coisa e tal).

Isso é ilegal, por acaso, ou faz parte do que entendemos como lei?

Assim vc vai demorar para passar no concurso

Não tenho formação para isso e jamais teria. Texto jurídico é uma aberração estilística.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 10/jun/25 08:33
· votar

Wanton

Lei ou texto da lei? Decide aí do que vc está falando, jovem aprendiz

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 10/jun/25 11:52
· votar

Lucmac
Eu fui me inteirar do caso pra melhor entender do que se trata, li tbm seu post e concordo com você.
Da minha posição de leigo, apenas não sei se o tamanho da pena está proporcional... ainda me parece grande comparado a outros crimes (aí cabe saber se não é a pena dos outros crimes mais graves que está leve demais, né)

mas enfim, que seja preso, principalmente pelos comentários de cunho pedófilo e racista

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/25 13:36
· votar

Jonas Kahnwald

"não sei se o tamanho da pena está proporcional... "

Tudo está em primeira instância, ele têm direito a ampla defesa. Léo Lins têm grana e acesso a bons advogados, não será nem preso. No máximo, por ser televisivo e o caso ter muita repercussão, algum juiz querendo surfar na onda do sucesso o colocara em cana por alguns dias. Mas sairá pela porta da frente e o caso não vai dar em nada. Pode apostar!

Wanton
Veterano
# 10/jun/25 16:19
· votar

Lelo Mig
Mas sairá pela porta da frente e o caso não vai dar em nada. Pode apostar!

Também acho. E vai sair dessa reclamando de perseguição e fazendo as mesmas piadas.

Lucmac
Veterano
# 10/jun/25 17:35
· votar

Gente, não acho que ele tenha que ser preso. Se ele nunca mais fizer esse tipo de apologia já está bom, e por duas vias: além da própria, outros homúnculos não se sentiriam à vontade para essa atividade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ativismo judicial: o caso de Leo Lins