Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
 |
# 31/jan/25 23:15 · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
"as músicas clássicas podiam não estar sendo tocadas como foram realmente imaginadas pelos autores"
Realmente é quase impossível que sejam. As condições eram outras, os instrumentos outros, afinação diferente. Haviam, também, regras que influíam na execução. Nessa época não havia maestro (como conhecemos hoje), isso também muda muito o comportamento do grupo.
Com relação à precisão das partituras, esquece. Não têm nada a ver com atualidade. O cara que melhor lê partitura no mundo moderno é semi analfabeto perto dos caras daquele tempo. Eles "ouviam a música" ao ler uma partitura. Perdemos essa capacidade com o advento das gravações. Não lemos partituras como eles liam.
E essa conversa que os músicos "eram piores" eu discordo, acho vaidade do galera moderna. Os caras tocavam o que escreviam (a maioria), então o cara tocava bem prá caralho. Posso entender que um pianista que toca atualmente, devido a evolução técnica toque melhor do que Liszt. Mas, isso não faz do Liszt um Zé Ruela tecladista de churrascaria... o mano tocava prá caralho. Com as devidas proporções é só imaginar que não tivéssemos nenhuma gravação de B.B King e conhecêssemos sua obra através de interpretações do Steve Vai. Vai é superior tecnicamente, mas teríamos uma obra pior, então uma "melhor" qualidade técnica pode ser um ponto negativo.
Agora, concordo com o Insuferable, que "não existe a forma correta de tocar" e que interpretações são válidas. Nunca fui um conservador.
Mas, a maioria destas peças eu ouvi dezenas de vezes; Estou velho e minha pira agora é viajar no HIP.
|
Insufferable Bear Membro |
# 01/fev/25 18:02 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
Lelo Mig tem album que o Die Kunst der Fuge (tia rute, artur, Dave Grohl, etc) me recomendou com as sonatas de Beethoven nos pianos da época que acho bem legal. Recomendo. https://open.spotify.com/track/0rYxJ1T9q9joWShxUoVVkN?si=cf333b3dcfe64 218
|
Lelo Mig Membro
 |
# 01/fev/25 20:03
· votar
Insufferable Bear
Opa! Vou ouvir.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 03/fev/25 08:52
· votar
Insufferable Bear vale um tópico sobre isso.
Não, nego vai mudar de assunto no meio e vai virar Slash X Malmsteen
JJJ Lelo Mig
Eu fui em vários concertos da orquestra arte barroca, eu conhecia o cravista. É um som bem diferente, menos agudo (estridente)
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 03/fev/25 15:43
· votar
https://www.jpost.com/international/article-840500
A sociedade israelense é doentia. Será que apoiariam o plano dos Reis Católicos de "realocar" os judeus para fora da Espanha?
|
# 03/fev/25 15:44 · Editado por: Black Fire
· votar
duplo
|
# 04/fev/25 07:41 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar
Black Fire
Está correto. Vários países ocupam a palestina, eles têm que ceder suas terras aos palestinos
Não é só Israel que tem que resolver essa pic4
O Trump só fala coisas óbvias. Tipo anexar o Canada aos EUA: o sistema de defesa dos dois países já é um só. Já é o mesmo país, basta passar a papelada.
|
# 04/fev/25 14:26
· votar
Wild Bill Hickok é literalmente uma proposta de deslocamento forçado de população civil. vc come cocô com farofa?
|
Lucmac Veterano |
# 04/fev/25 18:49
· votar
EUA e Canadá são abissalmente diferentes. Geógrafo com esse nível de percepção é uma afronta.
|
# 05/fev/25 06:37
· votar
Black Fire
Vc acha que pode governar um império enquanto protege o direito dos manos?
|