Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
|
# há 20 horas
Esse caso do PIX mostra claramente o descolamento total da velha política para com o olhar da população. Quem insistir no jeito velho de comunicação está completamente fudido. E, neste momento, pelo menos aqui no Brasil, quem está perdendo de lavada é a esquerda (logo, o governo).
A extrema direita tem conseguido - cada vez mais - encontrar o ponto certo pra chegar na mente das pessoas. O vídeo do Nikolas sobre o assunto está chegando - neste momento - a 300 milhões de views! É meio esquisito ter mais view que população... mas isso é outra história. Mesmo que os números estejam inflados por alguma "mágica", que ele viralizou é fato.
Pelo menos 20x mais do que as explicações - nos mesmos veículos - do Haddad, do Lula e de quem mais tentou (em vão) explicar a ideia da medida.
Como dizia o Velho Guerreiro: "quem não se comunica, se trumbica". Hoje mais de que nunca...
Trocar o cara da Secom é pouco. Muito pouco. A esquerda tem que reaprender a falar com o povo, se não quiser tomar um 7x1 na próxima eleição.
|
megiddo Membro |
# há 19 horas
· votar
https://archive.is/sPqQe
Entrevista da Nancy Fraser para a Folha de SP, dessa semana.
|
Lucmac Veterano |
# há 19 horas
· votar
JJJ
Cara, já refleti muito sobre isso. Tanto que cheguei naquele setor da neurociência sobre sistema de crenças, resistência cognitiva, e como as pessoas preferem "narrativas" que as mantenham agarradas às suas crenças, recusando realidades que as contradizem. Quando a crença está perdendo relevância, o inconsciente do sujeito entra em ruminação temática, como no caso da meritocracia que discutimos mais uma vez há umas semanas, para que ele treine e amadureça sua crença.
"Imposto é roubo", para ficar em um exemplo, é uma mentira tão poderosa, que se comunica com um monte de outras mentiras. Então, se você diz que o imposto é recurso para financiar serviços públicos que satisfazem a própria pessoa que incorporou essa frase curta como uma verdade incontestáve, ela acessa confiante uma outra crença, que a leva a dizer que o serviço tem que acabar porque é foco de corrupção.
O que a esquerda, o governo, ou qualquer pessoa relevante, que não adotam o discurso radicalizado e não propagam crenças firmadas por falsa ideologia e mentiras, podem fazer? Mentir também? Nem se quisessem. Isso é reservado para um tipo bem específico da nossa população.
O Haddad deu entrevista criticando duas figuras bolsonaroatas que se ocuparam em desinformar: Flávio Bolsonaro e Nickolas Ferreira. Disse que vai procurar meios de responsabilizá-los até criminalmente, se form o caso.
|
ejames Membro Novato |
# há 19 horas
· votar
O governo peca sim na comunicação. Mas mesmo com uma comunicação exemplar a competição seria desleal.
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/pedro-venceslau/politica/ex-marquet eiro-de-bolsonaro-orientou-estrategia-da-oposicao-sobre-pix/
|
Lucmac Veterano |
# há 18 horas
· votar
ejames
Peca, mas no timing. O ICL tentou a todo custo tratar desse assunto, mas você já viu o formato do programa do canal? Vídeos com duas horas, duas e meia de duração. Não tem corte. Quando fazem edição o vídeo fica com meia hora...
É barra, bicho. Os comunicadores da esquerda também posam na bola.
|
JJJ Veterano
|
# há 18 horas
· votar
Lucmac Mentir também?
Não mentir descaradamente, mas ficar nesse limite que o vídeo do Nikolas mostra bem. Note que ele não fala que o PIX seria taxado. Mas ele leva (fácil) o espectador a acreditar nisso. Discordo de quase tudo do cara, mas tenho que reconhecer que ele foi certeiro demais nesse vídeo.
A análise do Nando Moura(!) sobre o vídeo é interessante. Ele concorda com o Nikolas, mas diz que, se fosse o Bolsonaro que tivesse bolado a lei, o viés do vídeo seria totalmente o oposto.
|
Lelo Mig Membro
|
# há 16 horas · Editado por: Lelo Mig
· votar
Mas há erros do governo não só de narrativas.
O governo não têm coragem de mexer com os altos salários dos congressistas. Não têm coragem de mexer com o salário do judiciário que ultrapassa absurdamente os tetos. Não têm coragem de mexer com os altos salários e pensões absurdas de militares. Não têm coragem de acabar com a festa de dinheiro público bancando setor privado, bancando o agro e um monte de privilégios que foram dados pela Dilma e mantidos por Temer e Bolsonaro. E outras coisas... A classe média não quer pagar mais impostos, e foda-se! Ela sabe que é a única a ser controlada e fiscalizada. Tá de saco cheio, é lícito, à partir do momento em que tudo sobe e os serviços oferecidos são a mesma merda, até pior, à cada dia.
É um governo cagão, bunda mole, de joelhos ao sistema. Não sei se haveria outra forma de agir, mas esta entregue.
Não é só narrativa e falha de comunicação não. Não dá prá ficar passando pano eternamente.
|
JJJ Veterano
|
# há 14 horas
· votar
Lelo Mig não têm coragem de mexer com os altos salários dos congressistas. Não têm coragem de mexer com o salário do judiciário que ultrapassa absurdamente os tetos. Não têm coragem de mexer com os altos salários e pensões absurdas de militares. Não têm coragem de acabar com a festa de dinheiro público bancando setor privado, bancando o agro e um monte de privilégios
Cara, quem mexeu nisso? Ninguém consegue mexer com certas coisas...
Teve um lá atrás que disse que ia caçar marajás. Demitiu, realmente, um monte de gente. Mas só barnabé e sem critério (tio aqui incluso). Acha que tinha algum marajá no meio dessa gente? Unzinho? Aposto o toba (drinho style) que não!
O primeiro que tentar mexer com a casta de cima, cai em questão de dias, Lelo.
É nessas horas que eu até consigo entender alguns com posições radicais, querendo soluções autoritárias. O problema é que eu sei (e você também, porque vivemos isso) que o poder corrompe. E mesmo que se comece com alguma "boa intenção", a coisa degringola em mais corrupção ainda. E em muito pouco tempo. Por isso, continuo defendendo a democracia, que é a merda menor.
|
Lelo Mig Membro
|
# há 13 horas · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
"Por isso, continuo defendendo a democracia, que é a merda menor."
Então se prepara para o pior. Essa esquerda de merda vai entregar o País de bandeja para uma Direita que faz Bolsonaro parecer um menino.
Os tempos de Democracia estão no fim, porque essa gente fudeu o conceito de democracia e o povão quer um cara "fodão" que coloque o pau na mesa. Nos EUA Trump foi reeleito, aqui a coisa vai ser pior. Somos relativamente esclarecidos, sabemos que não é assim, mas para o trabalhador médio comum, democracia virou sinônimo de bagunça, corrupção e putaria. Perdeu o respeito pelos poderes e pela imprensa.
Tu têm fé? Começa a rezar!
|
ejames Membro Novato |
# há 12 horas · Editado por: ejames
· votar
Lelo Mig Então se prepara para o pior. Essa esquerda de merda vai entregar o País de bandeja para uma Direita que faz Bolsonaro parecer um menino.
Concordo com suas críticas (e também com o JJJ sobre serem pautas intocáveis), mas não consigo atribuir esse cenário exclusivamente pelas falhas da esquerda brasileira. Esse fenômeno da extrema direita é mundial, não é só EUA e Brasil.
Também não vejo como solução a esquerda adotar as mesmas táticas. Nem faria cócegas, esse campo já tá dominado pela extrema direita e forma muito bem arquitetada e financiada.
Sinceramente? Elege Trump mesmo, Pablo Marçal, Gusttavo Lima... foda-se. Não dá para convencer gente alienada.
|
ejames Membro Novato |
# há 12 horas
· votar
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-05/no-rio-bolso naro-participa-de-culto-na-barra-da-tijuca https://apublica.org/2022/09/culto-na-igreja-de-michelle-bolsonaro-tem -distribuicao-de-santinho-e-oracao-por-candidato/
Essa igreja abriu agora uma escola. No vídeo de apresentação o pastor representante diz que será um ensino sem qualquer ideologia, e então segue dizendo que os focos serão o empreendedorismo, inteligência emocional e princípios bíblicos. A palavra "ideologia" foi sequestrada pelo bolsonarismo como sinônimo de esquerda, algo ruim. Quando o nível de compreensão se torna tão raso assim, cê vai discutir o que? Que se foda.
|
Lelo Mig Membro
|
# há 9 horas
· votar
ejames
Tamô fudido!
|
qew Veterano |
# há 5 horas
· votar
O que a esquerda, o governo, ou qualquer pessoa relevante, que não adotam o discurso radicalizado e não propagam crenças firmadas por falsa ideologia e mentiras, podem fazer? Mentir também? Nem se quisessem. Isso é reservado para um tipo bem específico da nossa população.
Essa esquerda de merda vai entregar o País de bandeja para uma Direita que faz Bolsonaro parecer um menino.
exatamente isso, e o remédio será amargo
teremos que ver a ascenção dessas figuras, e depois de todo o estrago que essa gente promover, ter que começar tudo do zero
o caminho já está trilhado
|
-Dan Veterano
|
# há 4 horas
· votar
Lelo Mig O governo não têm coragem de mexer com os altos salários dos congressistas.
o impeachment contra a Dilma traumatizou.
|
JJJ Veterano
|
# há 2 horas
· votar
Lelo Mig Os tempos de Democracia estão no fim, porque essa gente fudeu o conceito de democracia e o povão quer um cara "fodão" que coloque o pau na mesa. Nos EUA Trump foi reeleito, aqui a coisa vai ser pior. Somos relativamente esclarecidos, sabemos que não é assim, mas para o trabalhador médio comum, democracia virou sinônimo de bagunça, corrupção e putaria. Perdeu o respeito pelos poderes e pela imprensa.
Concordo. Infelizmente, a ideia de democracia está naufragando. Eu acho que, se não quisermos autocracias espalhadas pra todo canto, vamos ter que encontrar um outro jeito de governar. Quem sabe com a evolução da IA...
ejames não consigo atribuir esse cenário exclusivamente pelas falhas da esquerda brasileira. Esse fenômeno da extrema direita é mundial, não é só EUA e Brasil.
Mas é que, em cada lugar, a esquerda tem seu ponto fraco. Aqui o povo enxerga uma empatia entre a esquerda e a bandidagem, a corrupção. Nos EUA, o que mais pega talvez seja a cultura woke, o que leva muitos a acharem que o Partido Democrata é socialista (afff)... Na Europa, é mais a questão dos imigrantes.
Ou seja: a esquerda mundial está focando errado!
Não é que eu ache que a esquerda deva se desvirtuar dos seus objetivos. Ela já se desvirtuou há tempos! Em vez de focar na questão sócio-econômica, fica colocando "perfumarias" em primeiro plano. E está se fudendo com isso.
A extrema direita também foge de sua questão principal, porém, no caso dela, é vantagem! Ela prefere se apegar a questões de costumes, religião, combate ao crime, combate à imigração ilegal. Essas coisas falam MUITO alto na cabeça de uma caralhada de gente, mundo afora.
Tinha muito mais pra falar, mas não gosto de textão. Vamos elaborando ao longo do tópico.
|
Lucmac Veterano |
# há 1 hora
· votar
Lelo Mig
Não têm coragem de mexer com o salário do judiciário que ultrapassa absurdamente os tetos.
Mano, dá uma olhada nessa notícia.
https://sisejufe.org.br/noticias/dilma-e-lewandowski-se-reune-nesta-qu inta-feira-0608-para-tratar-da-recomposicao-salarial-da-categoria/
Não houve acordo. Hoje, muitos juízes e desembargadores do nosso judiciário recebem perto de meio milhão de reais por mês, muitos outros oitocentos/novecentos mil. É indecente, e já era assim àquele tempo, mas os caras sempre querem mais.
Dilma não cedeu.
Quem poderia frear a sanha golpista que começou a tomar força à época era o STF, que incrivelmente dentre os membros do judiciário seus magistrados são aqueles que recebem menos. É um poder moderador, interfere na desordem, assim como estamos acompanhando com Dino e Moraes ultimamente. Mas enquanto categoria, embarcaram na relação de vingança que se estabeleceu e, além de não intervir para proteger a democracia, o judiciário manobrou a justiça para cometer todo o tipo de horror que poderiam, fazendo vistas grossas e aprovando exceções à rodo. Culminou em Golpe de Estado e prisão frágil, marcados pela fragilidade do processo.
Não dá para enfrentar esse sistema de maneira rápida, truculenta, senão atuando na sua base. E está muito difícil por essa via.
Isso não quer dizer que eu discorde do teor crítico do seu comentário. Compartilho desse tom combativo contra um sistema que existe para a manutenção do que está posto.
|
Lelo Mig Membro
|
# há 25 minutos · Editado por: Lelo Mig
· votar
Lucmac JJJ qew -Dan
"tom combativo contra um sistema que existe para a manutenção do que está posto."
Só não "desatentem" ao fato de que eu critico o atual governo, mas deixo claro que: "Não sei se haveria outra forma de agir". Ou seja, eu reconheço que existem amarras poderosas do sistema vigente e que não sei a solução para que um governo se desvencilhe dela através da democracia. Só que isso não me conforta, pelo contrário, me deixa extremamente pessimista.
Por outro lado, que seria o caminho revolucionário, piorou. Mesmo, hipoteticamente, descartando todas implicações trágicas e miseráveis que uma revolução trás consigo, não acredito que existam pessoas em número suficiente para encarar uma revolução. Ela não se faz com meia dúzia de estudantes de Diretório de Centro Acadêmico, gente que nunca trocou um soco na vida. Veja bem, não é uma crítica, mas uma constatação, não têm mais "macho" prá empunhar fuzil e derrubar o poder.
Neste aspecto, o discurso mentiroso e subliminar da Direita, de que é preciso, "tomar a casa, limpar a casa, botar ordem na casa, para depois entregá-la em ordem e viver uma democracia plena de liberdade" é muito tentador.
Já expliquei aqui e não tenho certeza do que eu realmente penso hoje, mas já fui o cara mais "democrático e legalista" do planeta. Hoje meus conceitos sobre democracia estão muito abalados. Tenho sérias dúvidas se um brasileiro é mais livre que um chinês. O discurso de "poder falar o que pensa" não me parece mais sublime que o de "poder comer todos os dias".
Ninguém aqui no O.T é pobre, no máximo classe média baixa. Nós da classe média baixa lutamos para pagar as contas, o pobre luta para comer mais um dia. Tenho questionado se não sou democrata por que sou egoísta e estou de barriga cheia.
Eu realmente tenho enfrentado conflitos pessoais nesse sentido...
Essa opinião se alinha e de certa forma demonstra o porque de meu desgosto com o atual governo:
|
Lucmac Veterano |
# há 4 minutos · Editado por: Lucmac
· votar
Lelo Mig
Só que isso não me conforta, pelo contrário, me deixa extremamente pessimista.
A mim também. Pessimista e lamentoso, por saber que a manutenção do status quo é eficiente e implacável.
Ela não se faz com meia dúzia de estudantes de Diretório de Centro Acadêmico, gente que nunca trocou um soco na vida. Veja bem, não é uma crítica, mas uma constatação, não têm mais "macho" prá empunhar fuzil e derrubar o poder.
Por isso a marginalização de uma camada relevante da nossa população é contínua e cada política progressista, essencial para vencer essas barreiras, é combatida a serviço da elite financeira.
Nós da classe média baixa lutamos para pagar as contas, o pobre luta para comer mais um dia. Tenho questionado se não sou democrata por que sou egoísta e estou de barriga cheia.
Somos levados a isso. Eu apenas evoco a democracia quando estou em discussão polarizada, mas o meu senso democrático é muito mais crítico, talvez semelhante ao seu. Nele, a barata deve ser esmagada. Acredito que radicalismo deva ser combatido com radicalismo, e não necessariamente nos mesmos moldes, a considerar que a ferramenta seja o próprio, em vez de qualquer subgênero.
Por exemplo: a mentira que entorpece a população não deve ser combatida com outra mentira, ou mesmo com a verdade... Tem que ser uma ação que iniba, que intimide e, preferencialmente, apavore. Que ao menos cause reflexão e desistência da outra parte em praticar uma atividade que prejudique o povo comum.
|