Como Lidar com um Congresso Insaciável sem Recorrer ao Autoritarismo?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 19/dez/24 12:30 · Editado por: JJJ

Mensalão, Orçamento Secreto, Emendas Pix, Fundão Eleitoral, Câmaras Legislativas inchadas nos estados e municípios com seus trocentos aspones...

Eu sempre fui (e continuo sendo) um democrata convicto. Mas essa turma tá foda... Como podemos fazer pra conviver com um Legislativo que sempre quer mais e mais, dentro da democracia? Como segurar a sanha infinda?

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/24 13:07
· votar

JJJ

"Eu sempre fui (e continuo sendo) um democrata convicto."... e legalista.

Eu também.

Mas, tá difícil. Política em geral é um ramo bastante corrompido, é uma coisa meio crônica, têm DNA corrupto. E não se trata apenas de corrupção financeira, de gente querendo enriquecer, vai muito além do financeiro.

Eu até admitiria algum tipo de "linha dura" ou "ditadura" se o problema se resolvesse. Mas, quando a gente deixa de ser adolescente, adquire alguma maturidade, sabe que se for Ditadura, Monarquia, Parlamentarismo, etc., vai continuar corrupto. Ninguém vai nem é capaz limpar essa sujeira.

Outra bobagem é comparar com regimes duros de outros Países. Países do Oriente têm outra educação, não são as "mãos de ferro" que coíbem a corrupção que, ainda que em menor grau, também existe.

É por isso que não acredito em Ditadura Militar, Ditadura do Proletariado, e qualquer coisa nesse sentido. E sem governo, pior ainda.

Então, se é prá viver sob a eterna corrupção e escrotidão humana, que seja numa democracia.

Este governo Lula tá bem ruim, bastante preocupante. Ainda sim é melhor que uma ditadura Bolsonarista. O problema é que ruim do jeito que esta, o número de patriotas malucos só aumenta.

Lucmac
Veterano
# 19/dez/24 13:29 · Editado por: Lucmac
· votar

JJJ
Lelo Mig

São políticas que devem ser iniciadas por um governo democrático, e continuadas. Dentro da democracia é lento, mas uma das ações mais importantes é eliminar os mecanismos que impulsionam as candidaturas e que proporcionam eleições de candidatos antidemocráticos fora de uma ordem normal, porque ao acessar o poder, dentro de uma democracia, o candidato eleito governará para os poucos que o elegeram, e não me refiro aos eleitores.

O fortalecimento das instituições é fundamental. Polícia Federal independente, Banco Central subordinado à República, Judiciário limpo, agências reguladoras atuando etc.

Transparência e participação popular distribuem o poder em uma democracia, tirando do protagonismo a pessoa eleita e delimitando a sua função pública. Na minha vida de 45 anos apenas duas consultas públicas foram lançadas: o plebiscito do sistema de governo e o referendo do estatuto do desarmamento.

Nosso sistema politico precisa de uma reforma institucional, como redução da fragmentação partidária, endurecimento da cláusula de barreira e o financiamento de campanhas políticas.

As pessoas precisam entender o valor da política social e dessa forma conseguir relacioná-la à política partidária, e pata tanto a educação política é ferramenta essencial. Nosso povo é mesmo despolitizado, muitas vezes incapaz de associar a sua própria realidade às políticas praticadas por quem elege. Isso só se resolve com informação e uma regulamentação rigorosa para punir e extinguir veículos relevantes de desinformação, sobretudo quando usa espaço concedido pela administração pública.

Valorizar, aprimorar e fortalecer, por vezes endurecer, os valores éticos na política parlamentar, baseando-se nos princípios republicanos, é, por fim, um movimento que pode complementar a dissolução de cartel instalado nos poderes.

O caminho é longo, até desanimador, mas amparado pelos marcos constitucionais.

LeandroP
Moderador
# 19/dez/24 13:30
· votar

JJJ

Sendo eu o Lula, governaria por decreto e mandaria todo mundo ir sifu.

JJJ
Veterano
# 19/dez/24 13:35
· votar

Lelo Mig
Lucmac

O que me fez atentar pra isso foi uma pesquisa recente do Datafolha onde 69% se disseram favoráveis à democracia. A anterior (2022) tinha dado 79%... Acho que um dos principais fatores nessa queda gigantesca é justamente a percepção sobre o Legislativo e a ilusão de que, já que a democracia não resolve isso, que se recorra ao autoritarismo.

Em resumo: uma bosta...

JJJ
Veterano
# 19/dez/24 13:36
· votar

LeandroP

Se peitar o Congresso com muita força, vai fazer companhia ao collor e à Dilma na galeria dos impichados...

makumbator
Moderador
# 19/dez/24 13:36
· votar

Isso nunca vai ser resolvido. A democracia brasileira é inviável. E só tende a piorar.

LeandroP
Moderador
# 19/dez/24 13:43
· votar

JJJ

Pois é... Quem core pelo certo só se dá mal.

JJJ
Veterano
# 19/dez/24 13:44
· votar

Mais um exemplo saído do forno:

https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2024/12/19/go verno-sinaliza-com-emenda-panetone-para-ajudar-na-aprovacao-do-pacote- fiscal.ghtml

Como se os excelentíssimos já não tivessem dinheiro suficiente pra comprar "panetone"...

qew
Veterano
# 19/dez/24 13:44
· votar

Como Lidar com um Congresso Insaciável sem Recorrer ao Autoritarismo?

muito se fala do executivo e pouco do judiciário

se tivessemos um judiciário sério o executivo não seria tão porco

makumbator
Moderador
# 19/dez/24 13:56
· votar

JJJ
Como se os excelentíssimos já não tivessem dinheiro suficiente pra comprar "panetone"...

Mas com o dólar pra lá de 6 reais, já viu os preços dos panetones importados?

Acho que vou é comprar mais dólar pra me resguardar pra quando ele chegar a 8 reais no ano que vem.

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/24 13:58 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"um dos principais fatores nessa queda gigantesca é justamente a percepção sobre o Legislativo e a ilusão de que, já que a democracia não resolve isso, que se recorra ao autoritarismo."

De fato, mas têm uma maior complexidade. Esse flerte com regimes autoritários cresce com o crescimento da direita e com a maior distância do período de ditadura militar. Estamos velhos, a nova geração não viveu a ditadura e esta sendo convencida de que "era melhor que essa bagunça esquerdista".

Prá piorar, sejamos honestos, a esquerda tem colaborado com isso. Ela não atendeu as demandas que prometeu, fez bem menos do que prometeu e, prá fuder ainda mais, perde tempo com pautas que desagradam boa parte da população.

É preciso parar de filosofar sobre conceitos e encarar a real, o que temos prá hoje. E, no hoje, o pai não quer homem entrando no mesmo banheiro que a filha dele, não quer que o filho vire viado, não quer que venha um bando de Venezuelanos morar na sua casa. Nós, sabemos que não é isso, que isso é bobagem, mas o povo simples vê dessa forma e pronto.

O povo quer o que sempre quis: Ter um emprego que ganhe um salário suficiente prá morar e comer e não ser assaltado no ponto de ônibus.

E sejamos honestos, o governo tá ruim. Esta tudo muito caro, há uma sombra de inflação pairando no ar, economicamente Haddad está uma merda, dólar na putakipariu e eu sinto um certo descontrole da situação e um silêncio de todos em relação à isso. Estou pessimista, Lula esta bem abaixo de minhas expectativas e se der merda vai fazer o quê? Culpar quem?

Quem você acha que vence a próxima eleição? Nesse cabo de força, pelo menos em minha análise, o País esta rumando prá extrema direita.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 19/dez/24 14:03
· votar

Federalismo. Muitos estados e municípios dependem das verbas de BSB pois não tem arrecadação própria, aí seus legisladores tem como missão arrumar esses recursos via barganhas malucas

Cada ente federativo deveria ter seus impostos e seu orçamento. Mas não tem

makumbator
Moderador
# 19/dez/24 14:04
· votar

Lelo Mig
e se der merda vai fazer o quê? Culpar quem?

Isso é fácil: Bolsonaro, congresso e grandes capitalistas (incluindo os que o apoiaram).

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 19/dez/24 14:10
· votar

makumbator

Esqueceu o grande satã do norte

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/24 14:11
· votar

makumbator

"Isso é fácil: Bolsonaro, congresso e grandes capitalistas"

Estas desculpas só atingem a própria bolha. Não mudam nada numa eleição.

makumbator
Moderador
# 19/dez/24 14:32
· votar

Wild Bill Hickok
Esqueceu o grande satã do norte

Opa! Esse é o grande culpado por todos os problemas do mundo.

Lelo Mig

Mas sempre precisa culpar alguém.

Vejam aqui uma parte do judiciário dando sua contribuição aos cofres públicos:

https://noticias.uol.com.br/colunas/carolina-brigido/2024/12/19/juizes -ignoram-corte-de-gastos-e-lutam-por-recalculo-de-beneficio-no-cnj.htm

Wanton
Veterano
# 19/dez/24 14:39
· votar

JJJ
Como podemos fazer pra conviver com um Legislativo que sempre quer mais e mais, dentro da democracia?

Admitindo que o modelo político vigente não é uma democracia, é uma plutocracia.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 19/dez/24 15:03
· votar

Estou gostando do debate. O assunto é palpitante e concordo com o maioria do que foi dito, mas sei que se eu opinar mesmo de maneira neutra, virá um monte de stalker...

Então...

JJJ
Veterano
# 19/dez/24 16:00
· votar

Lelo Mig
Estamos velhos, a nova geração não viveu a ditadura e esta sendo convencida de que "era melhor que essa bagunça esquerdista".

Mas esse é o grande paradoxo! A galera acha que um regime fechado, onde tudo se decide sem transparência, onde a imprensa é censurada e onde quem faz oposição é preso, exilado ou morto, vai ter MENOS corrupção!!! Puta que pariu, é de uma burrice mastodôntica!!!

Prá piorar, sejamos honestos, a esquerda tem colaborado com isso.

Sim, a esquerda vive dando tiro no pé...

Quem você acha que vence a próxima eleição? Nesse cabo de força, pelo menos em minha análise, o País esta rumando prá extrema direita.

Eu não sei, mas espero que não fiquemos nessa "gangorra" e que se ache algo mais ao centro. Não por ser bom por natureza, mas porque atrai muito menos ódio e o governo pode funcionar sem ter metade do país jogando contra.

Wild Bill Hickok
Cada ente federativo deveria ter seus impostos e seu orçamento.

Concordo. Devíamos ter um governo mais descentralizado. Pelo menos as cagadas teriam um CEP mais próximo, pras pessoas cobrarem...

makumbator
judiciário dando sua contribuição aos cofres públicos:

É outra turma com muita grana na mão. Mas acho que esses trabalham um pouco mais e atrapalham um pouco menos. Sei lá, pode ser só impressão.

Viciado em Excel
se eu opinar

Opina, caraio...

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/24 16:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"Opina, caraio..."

Pedro tá doidinho prá ̶s̶e̶n̶t̶a̶r̶ (ooops) opinar. Mas tá com medo de ser alvo de preconceitos.

qew
Veterano
# 20/dez/24 06:28
· votar

Muitos estados e municípios dependem das verbas de BSB pois não tem arrecadação própria, aí seus legisladores tem como missão arrumar esses recursos via barganhas malucas

Cada ente federativo deveria ter seus impostos e seu orçamento. Mas não tem

faz sentido, mas impossível num territorio igual o brasileiro, em que tem mais m2 que população

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/dez/24 06:52
· votar

JJJ
qew

Não é impossível, já está na lei. E hoje tem satélite para fiscalizar tudo. Só que é muito mais trabalhoso do que pegar um avião para BSB e tocar uns cotovelos

qew
Veterano
# 20/dez/24 07:46
· votar

Wild Bill Hickok

mas não foi isso q eu falei

eu quis dizer que existem lugares que tem mais espaço que gente, e seria impossível se manter com a arrecadação local

vide torre de pedra, com seus incriveis 2k de habitantes, acabei de pegar os dados do tcesp:

a média é de 100k mensal de arrecadação local (iptu, iss, etc) sem considerar as transferencias estaduais e federais

o valor médio liquidado por mês no mesmo período é de 2 milhões, ou seja, a arrecadação local corresponde a 5% da despesa mensal

desses 2mi a folha fica com quase metade (780 mil/mes), dai ainda existe coleta de lixo, transporte, merenda escolar, etc

makumbator
Moderador
# 20/dez/24 08:33
· votar

qew

É que teria que acabar com um monte municípios que foram criados apenas para viver da própria estrutura municipal (as famosas emancipações de distritos precários antes ligados a outras cidades). Esses deveriam ser fundidos a outras áreas/retornarem para a condição de distrito.

qew
Veterano
# 20/dez/24 08:51
· votar

makumbator

mas não resolve o problema, usei torre de pedra, mas nenhum municipio praticamente se sustenta sozinho

e pode levar isso pros estados também, RR por exemplo é a torre de pedra dos estados

makumbator
Moderador
# 20/dez/24 08:57
· votar

qew

Haveria economia na estrutura política criada apenas para o novo município. Não teria mais prefeito, vereadores, secretários municipais e um monte de funcionários apenas para alimentar essa estrutura de um local ainda inviável para ser independente enquanto municipalidade.

Ele voltaria a ser distrito de outro lugar. Qual o problema disso? O local já era economicamente inviável enquanto distrito, pq tornar ainda mais dispendioso criando um município novo?

qew
Veterano
# 20/dez/24 09:02
· votar

makumbator

não discordo de vc, mas não é esse ponto

de nada adianta o municipío B voltar a ser distrito de A se o A também não é autosustentavel

makumbator
Moderador
# 20/dez/24 09:07
· votar

qew

Acaba com o A também. Se o B não se sustenta e o A é a mesma coisa, os dois precisam se fundir ao C (que tenha capacidade de se manter). Obviamente que a fusão aumenta os gastos e responsabilidades de C, mas ainda é menos do que ter a estrutura governamental burocrática replicada em A e B sem motivo nenhum além de criar governo pelo e para o governo.

qew
Veterano
# 20/dez/24 09:24
· votar

makumbator

e te parece uma solução a gente unificar tudo restando apenas uma cidade e um estado chamado Brasilzão que TAMBÉM não é autosustentável?

a responsabilidade dessa cidadezona ficou tão grande que ficou inviavel, adivinha? por causa do tamanho do territorio

e então a solução é subdividir... e entramos em um ciclo eterno aqui

se fosse fácil assim não haveria déficit, parça

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como Lidar com um Congresso Insaciável sem Recorrer ao Autoritarismo?