Topico do ódio aos bilionários

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 18:13 · Editado por: Lucmac
· votar

Pedi para o Gemini escrever o trecho de um comentário que li ao estilo de Aristófanes e saiu isso:

Coro: Ó sábios mestres da pose e do pó, que empilham livros como tijolos para erguer templos de vaidade! Lá estão eles, em suas bibliotecas monumentais, onde as páginas permanecem tão intocadas quanto virgens em mitos antigos. Livros? Não! Relíquias sagradas que só servem para selfies e discursos vazios!

Personagem 1: Pois não é que outro dia ouvi Wanton, o grande oráculo da sabedoria oca, proclamando com pompa: "Luciano Hang é um homem sem leitura!" Ah, Zeus nos acuda! Será que ele pensa que o comércio floresce por mágica ou que uma fortuna brota como oliveiras no solo fértil?

Personagem 2: Talvez Hang não tenha devorado Comte, Hegel ou Engels como um filósofo esfomeado, mas quem pode duvidar de que ele tenha ao menos mordiscado Weber ou Taylor? Ou será que os deuses lhe sussurraram segredos administrativos enquanto dormia?

Coro: Ó mortais, quão tolos sois! Querem medir a sabedoria pelo número de páginas viradas, enquanto o mundo gira nas mãos dos práticos. Pois digo-vos: melhor um comerciante astuto que conhece a balança do mercado do que um "intelectual" que só conhece a poeira das estantes!

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 18:15
· votar

Ficou espetacular.

Wanton
Veterano
# 20/dez/24 21:34
· votar

Lucmac
Ficou espetacular.

Verdade! Muito bom!

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 01:28
· votar

Lucmac
Wanton

A ironia é que Gemini, ChatGPT e similares só foram possíveis por causa do investimento de empresas bilionárias/trilionárias e também indivíduos multimilionários e bilionários.

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 09:12
· votar

makumbator

Na verdade é por causa dos desenvolvedores. Os bilionários entram em outra discussão.

Wanton
Veterano
# 21/dez/24 09:35
· votar

makumbator
A ironia é que Gemini, ChatGPT e similares só foram possíveis por causa do investimento de empresas bilionárias/trilionárias e também indivíduos multimilionários e bilionários.

Qualquer coisa no capitalismo é assim, não há ironia alguma. Em um sistema mais inteligente, as IA poderiam ser muito mais úteis do que têm sido. O capitalismo é bom em alocar gente para produzir e vender bugiganga de plástico, skincare de colágeno, bolo de pote, fuzil e tratamento para calvície.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 10:30 · Editado por: makumbator
· votar

Lucmac

E vc acha que devs conseguiriam fazer algo nessa magnitude sozinhos? Quem pagaria por tudo? Machine learning e big data precisa de muita grana. Simplesmente admitam que os bilionários te oferecem ferramentas que seriam impensáveis anos atrás.

Sem contar que tem literalmente programador bilionário. Exemplo: Bill fucking Gates.

Wanton

Bem, ao menos tratamento pra calvície eu não preciso. Espero que um dia o senhor vire bilionário apenas pra poder fazer diferente. E se não fizer, serei seu Luigi, vindo das sombras…

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 10:59
· votar

makumbator

Cara, eu entendo perfeitamente que em um contexto capitalista as coisas não acontecem sem financiamento e quanto mais distante o Estado estiver mais os bilionários se aproximam, e isso significa para mim, e de uma forma explicitamente clara, miséria, morte e destruição, principalmente em países subdesenvolvidos como o nosso, expressas em golpes de estado, ataques contra a democracia, financiamentos de atividades ilegais, como garimpo e desmatamento, entre diversas outras que favorecem um número muito pequeno de pessoas.

Desculpe-me por não admirar uma pessoa só porque ela é bilionária. Aliás, eu quero que ela se foda.

O pior é que esse tipo de gente, que não vale o coito que a concebe, convence outras iguais a você que o estado mínimo é uma solução. Para isso, o bilionário usa um pouquinho do seu dinheiro para agredir as instituições democráticas, gastando um dinheirinho para fazer o dólar subir, ou qualquer coisa para sustentar o que é melhor para ele, nunca para mim ou para você.

Acontece que quando a mentira é consolidada como aprendizado, a verdade custa para tomar o lugar. Muito provavelmente você vai terminar seus dias na Terra acreditando mesmo que o Estado é malvado e o bilionário existe para justamente o defender.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 11:06
· votar

Lucmac

Mas eu não admiro fulano apenas por ele ser bilionário. Precisa ter um mojo extra também. Por isso os bilionários não herdeiros acabam sendo mais interessantes (pois eles constroem um império, ao invés de apenas tomarem posse em um já estabelecido).

Democracia é uma utopia. Mas é bom pra colocar em camiseta.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 11:09
· votar

Ei Wanton, segue uma boa lista pra fazer voodoo:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/12/09/brasil-ganhou- 19-bilionarios-em-2024-total-e-de-60.htm

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 11:14 · Editado por: Lucmac
· votar

makumbator

Não, meu caro. A democracia, ainda que cheia de defeitos, é uma realidade. Você vive em uma. O problema é neurocientificamente explicado, e eu já dei a letra: quando você se convence por meio de uma mentira, isso vai para outra parte do cérebro. Na grande maioria das vezes isso não é desfeito. Só com muitos fatores concomitantes é possível dissolver a mentira.

Olha o caso dos terraplanistas. Tanto tempo que essa aberração está em discussão e até esse momento apenas duas pessoas relevantes na comunidade tiveram a percepção de que estavam errados e se retrataram.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 21/dez/24 11:32 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Edit

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 12:07
· votar

Viciado em Excel

O Wanton disse que Aristófanes escreveu as tais 11 peças antes de Platão publicar qualquer coida.

1ª produção dialógica de Platão - 399 a.c.

As 11 publicações de Aristófanes aconteceram entre 425 a 388 a.c.

O Wanton está correto.

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 12:08
· votar

Eu pesquisei sim, mas tenho competência para entender o que está escrito.

Lelo Mig
Membro
# 21/dez/24 12:24
· votar

Viciado em Excel

"Platão nasceu antes de Aristófanes..."

Falando bobagem... Platão nasceu em aproximadamente 428/427 a.C.
Aristófanes aproximadamente 450 a.C. Ou seja Aristófanes nasceu cerca de 22 anos antes. (Datas antes de Cristo crescem "negativamente", 450 é mais distante de zero do que 428).

Aristófanes já era um dramaturgo renomado enquanto Platão ainda estava na juventude, o que também pode ter influenciado a percepção de Platão sobre ele e sua obra.

Platão começou a produzir suas obras após a morte de Aristófanes, que eu saiba não existe nenhuma referência de crítica de Aristófanes à obra de Platão.

Aristófanes foi um crítico de Sócrates. Você deve estar fazendo confusão.

De qualquer forma, se estou enganado, posta aí os links dessas informações.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 13:29
· votar

Lucmac

Wanton me falou que não vivemos em democracia e sim em uma plutocracia. Entrem em acordo aí.

E o terraplanismo enquanto zoeira obviamente vai continuar a existir.

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 14:25 · Editado por: Lucmac
· votar

makumbator

Mas não existe desacordo. A plutocracia é uma aberração, dentro da democracia. Ela não é institucional e deve ser combatida pelo Governo.

Ele faz críticas contundentes quanto a isso, e quando menciona o faz com inconformismo.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 15:52
· votar

Lucmac

Eu acho que seria mais prudente a gente denunciar ele ao STF por esses ataques ao instituto do estado democrático de direito. Vc não concorda? Pena que os muquiranas do STF não dão recompensa em dinheiro para quem denunciar.

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 17:10 · Editado por: Lucmac
· votar

makumbator

Uma das críticas que fazemos ao capitalismo é precisamente quanto à humanidade do indivíduo. Trata-se de um sistema perverso que corrói gradativamente o desenvolvimento humano, até interrompê-lo.

Você não faz paralelo nenhum com a existência de bilionários e a pobreza? Bem, essa correlação é amplamente debatida e sustentada por dados que demonstram que a concentração extrema de riqueza contribui para o aumento da desigualdade social e econômica. Ocorre que concomitantemente ao crescimento exponencial de bilionários, a miséria aumenta.

Quando você acha o máximo a promoção de novos bilionários, eu lamento, porque a consequência disso é que uma quantidade gigantesca de pessoas foi empurrada para a pobreza extrema.

Existe até uma estimativa global; para cada novo bilionário, um milhão de miseráveis. E se há sólidas correlações nos dois fenômenos, podemos colocar na régua os dois extremos, quanto a comemorar a promoção de novos bilionários, que parte da insensibilidade à realidade cruel da pobreza até a comemoração dessa realidade.

https://www.brasildefato.com.br/2024/01/15/cinco-mais-ricos-do-mundo-d obram-patrimonio-em-3-anos-enquanto-60-ficam-mais-pobres

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 17:14
· votar

Às vezes essa correlação é ainda mais agressiva:

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/fortuna-dos-5-homens-mais -ricos-dobrou-desde-2020-enquanto-5-bilhoes-ficaram-mais-pobres

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 17:15
· votar

No Brasil:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59557761

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 17:48
· votar

E sem querer tomar conta da página, apenas para enriquecer um pouco mais o debate, quero registrar essa crítica à nossa classe política que está no Congresso, sobretudo porque aproximadamente 75% dos deputados federais são declaradamente de direita, enquanto no Senado são 84%.

É sobre o que consideraram uma vitória na aprovação do pacote fiscal do Ministro Haddad, ao retirarem o imposto de renda progressivo que taxaria a faixa dos 50mil. A postura expõe uma promíscua e clara relação dessa classe política com os interesses da elite econômica e a falta de compromisso com a população comum, reforça a manutenção de privilégios dos bilionários, enquanto evita corrigir um sistema tributário que sobrecarrega os mais pobres e a classe média.

Esses mesmos representantes eleitos, que traem a missão de servir à maioria, perpetuando as desigualdades sociais, ao escolherem proteger as fortunas daqueles que financiam suas campanhas e lhes proporcionam seus microprivilégios devidos às suas eleições, em vez de promover justiça social, serão aqueles que apontarão a reforma tributária injusta do governo lá na frente.

Não gosto do que está posto. Ainda que só me reste escrever aqui, além de apoiar governo progressista, acredito no diálogo.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 18:24 · Editado por: makumbator
· votar

Lucmac

Já existia pobreza extrema durante muito tempo antes do surgimento de qualquer bilionário (e até dos milionários). Na natureza, a pobreza (entendendo como estado escassez) é a norma.

Claro, pode-se alegar que os estágio atual do capitalismo (seria o final?) exacerbou a acumulação de riqueza, mas ela também era até mais intensa no feudalismo (por exemplo). Basicamente todo mundo era miserável, analfabeto e sem recursos, com exceção da nobreza e sua casta de funcionários diretos.

Então sob esse prisma até que pode ter melhorado. É perfeito? Não! Nem pensar.

sobretudo porque aproximadamente 75% dos deputados federais são declaradamente de direita, enquanto no Senado são 84%.

Então pode chorar, pois pode ser que aumente (principalmente no senado. Até por serem 2 na próxima eleição).

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 21:00 · Editado por: Lucmac
· votar

makumbator

Você levantou uma questão bem interessante, mas não refuta o que eu escrevi anteriormente. Eu reconheço basicamente as mesmas características das classes dominantes de antes e de agora. É verdade que a pobreza precede o capitalismo, mas se quisermos desligar o homem de sua época, para continuarmos debatendo amparados por fatos, é obrigatório traçarmos paralelos, pois embora as causas específicas da pobreza e da concentração de poder sejam diferentes em cada época, as classificações gerais, como elites dominantes, intermediários e as massas subordinadas, permanecem semelhantes.

No feudalismo, os monarcas detinham o poder político absoluto, legitimado hereditariamente. No capitalismo quem detém esse poder são os bilionários e é o Mercado que o legitima, além desse poder na maioria das vezes também ser hereditário. Ambos os personagens representam a elite econômica, acumulam dinheiro e recursos e controlam as regras do sistema.

No feudalismo, a nobreza controlava terras e outros setores burocráticos em troca de fidelidade à coroa. No capitalismo os legisladores governam sob a influência da elite econômica. Ambos os personagens fazem o intermédio entre a elite econômica e a população comum, protegendo os interesses e privilégios de quem está no topo da pirâmide social.

E, por fim, no feudalismo os súditos e camponeses, que trabalhavam duro nas terras em troca de proteção mínima, no capitalismo dão lugar à classe trabalhadora, que ganha um salário de fome. Ambos representam a base explorada da pirâmide social, que muitas vezes não têm acesso aos frutos de seu próprio trabalho.

Podemos traçar mais paralelos em outros setores relacionados, como a concentração de riqueza, o que a sustentava e a que propósitos servia, como a naturalização das desigualdades sociais e o desestímulo ou reorientação dos questionamentos ao sistema.

Mas estou um pouco cansado no momento. Bebi vinho e inalei tiner sem querer, enquanto tentava salvar meia lata de verniz à base de água. Fiz uma merda mastodôntica, levei bronca da patroa e vim aqui, escrever com muita dificuldade esse comentário, sem saber se estou na série Outlander, lembrando do violento estupro sofrido pelo Jamie ou pronto para mandar ver na Claire.

Lelo Mig
Membro
# 21/dez/24 21:47
· votar

makumbator

"Bebi vinho e inalei tiner..."

O mano é um nóia total... deve estar teclando da cracolândia.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 22:09
· votar

Lucmac
sem querer

Sei, sei...

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 22:10 · Editado por: Lucmac
· votar

Lelo Mig

Foi besteira minha, mas eu senti uma brisa diferente do vinho, comecei rir sem controle depois que vi a massaroca que formou, aí me liguei no tiner, ri mais, minha mulher deu um tapa ardido nas minhas costas, fez aquele barulhaço de coisa oca, fique puto, ri mais um pouco, tomei banho, passou.

Bicho, tem cara que seca uma lata de tiner por semana.

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 22:11
· votar

Nenhum alucinado merece apanhar.

makumbator
Moderador
# 21/dez/24 23:11
· votar

Lucmac

Já contei aqui no fórum da vez em que eu e um amigo fomos colar espuma acústica em uma garagem que a gente ensaiava. Ficamos doidões de cola durante o trabalho. No final eu tinha que subir em uma caixa de baixo (aquelas Meteoro antigas de 100 watts) pra alcançar uma parte mais alta. Não conseguia subir por nada, mesmo sendo em tese bem simples, e eu e ele tivemos uma crise de riso.

Tivemos que colar o resto outro dia.

Lucmac
Veterano
# 21/dez/24 23:38
· votar

makumbator

Acho que é a característica da brisa dos inalantes, risadas eternas com 5s de duração.