Estado de exceção (2020 e 2022)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 13/dez/24 19:04
· votar

Jonas Kahnwald
Lelo Mig

Sim, tinha umas recomendações exageradas no começo, como em um parque totalmente aberto uma pessoa isolada caminhando precisar de máscara, mesmo sem ninguém em um raio de muitos e muitos metros.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 13/dez/24 21:05 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Lelo Mig
Jonas Kahnwald

Bom, já falei o que penso do lockdown e vi efeitos positivos em um deles, mas claro teve efeitos devastadores na economia.

Penso que naquela ocasião não se tinha vivência robusta para tomar uma decisão diferente, mesmo porque a última pandemia tinha sido a gripe espanhola que ocorreu numa época em que as relações e as movimentações eram muito restritas.

As viagens internacionais eram somente de navios cujo tempo entre a origem e o destino era muito grande, portanto a expansão do vírus era menor e as estatísticas não serviram como parâmetro. Portanto, a meu ver, num primeiro momento, não havia outra alternativa senão o lockdown.

Agora, os efeitos econômicos foram muito grandes e ainda está sendo. O capital de giro é o mais caro no mercado financeiro e nesse período muitas empresas tiveram que gastar essa reserva para manter a estrutura e isso resultou em mais endividamento.

Muitos pequenos e médios negócios desapareceram. Muitas empresas entraram em recuperação judicial já nos primeiro momento do pós pandemia. Outras estão sentindo isso agora, não conseguiram se equilibrar e estão requerendo a tutela judicial agora. Portanto o resquício continua.

Lucmac
Veterano
# 13/dez/24 21:19
· votar

Manos, que alucinação triste escrever sobre todo esse horror que o lockdown causou, como se ele tivesse existido verdadeiramente cumprido, né?

Quanto tempo efetivo de lockdown tivemos? Seis dias?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/dez/24 21:28
· votar

Lucmac
mas é que não estamos falando exclusivamente do Brasil, mano

Lelo Mig
Membro
# 13/dez/24 21:35 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Lucmac

Eu e o Jonas não estamos falando politicamente do Lockdown, duração, regionalidades, sobre erros ou acertos individuais ou de opiniões tiradas do rabo por leigos.

Apenas, de forma resumida, que a pandemia (em tempos modernos) foi uma novidade que deixou muita gente (e me refiro a gente qualificada) sem certeza do que deveria ser feito e quais as melhores soluções.

E que, todas estes estudos sérios, estatísticas, incluindo impactos econômicos, são positivos e bem vindos à discussão e bases futuras, quando estudados por pessoas capacitadas.

Lucmac
Veterano
# 13/dez/24 21:56
· votar

Jonas Kahnwald
Lelo Mig

Sim... a Pandemia é diferente do Lockdown de mentira, mas aqui o que atrapalhou mesmo foi o Governo. Atrasou criminosamente a vacina, ignorando ofertas da Pfizer, porque negociava propina com a Covaxin. Eu sei que afetou a economia, que o pessoal informal foi o que mais sofreu, no entanto a quantidade de informal aumentou muito por causa de políticas econômicas que não tiveram relação com a Pandemia.

O que vocês dois estão fazendo, discutindo esse assunto, é o esforço hercúleo de transformar o lixo retórico do Pedro em informação e análise racional.

JJJ
Veterano
# 13/dez/24 23:04
· votar

Jonas Kahnwald
Lelo Mig

O problema é a engenharia de obra pronta, né? A gente tende a esquecer o desespero que foi o início da pandemia, quando centenas e centenas morriam todo dia, não havia remédio, nem tratamento, nem respirador tinha pra todo mundo! Isso é normal o cérebro fazer, descartar a parte traumática das coisas.

Mas eu vou ficar de chato aqui, batendo nessa tecla, pra ninguém esquecer.

Lelo Mig
Membro
# 14/dez/24 00:22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"O problema é a engenharia de obra pronta, né?"

Mas é este o ponto em questão. Se não houvessem Países que adotaram outro modelo que não o Lockdown, com os mesmos resultados de quem fez o Lockdown, não estaríamos fazendo estas considerações. Que REPITO, não é ser contra ou à favor, somente defender o estudo e aprender com o que ocorreu.

Suécia, Coréia do Sul, Japão, Taiwan (lugares que lembro agora) usaram outras alternativas (que não o Lockdown) para mitigar a propagação do vírus, com o mesmo índice de eficiência.

Repito: Não confundir com ser contra o Lockdown.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 14/dez/24 06:28
· votar

Lucmac
Quanto tempo efetivo de lockdown tivemos? Seis dias?

Minha casa fica numa avenida bem movimentada, foram uns 03 meses de trânsito fraco, como se fosse domingo. Todo o comércio (supostamente) não essencial fechou pelo mesmo período. Eu fiquei sem trabalho por 06 meses.

Mas vc é um funcionário público alienado que não vive a realidade do povo pobre, só se importa com manter os comunistas no poder.

JJJ

O problema é a engenharia de obra pronta, né?

Todo mundo sabia que o tratamento das demais doenças ia ser afetado, como mostrou o cálculo do Lelo Mig. Uns vão morrer e outros vão viver, tudo isso é estatisticamente bem conhecido.

E não tem essa de evitar morte não. Morrer uma pessoa ou um milhão é a mesma coisa, a não ser que vc seja um general mandando pessoas para morrer no campo de batalha.

Ironicamente o nosso capitão se recusou a fazer isso.

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 07:26
· votar

Wild Bill Hickok

Não ficou não mentiroso

Alienado é você, que acha que pode contar qualquer lorota e jogar essa desculpinha.

E 3 meses, ainda que fosse verdade, dentro de 24 é quase nada.

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 07:58
· votar

Mais uma desse estado de exceção:

https://iclnoticias.com.br/pf-prende-general-braga-netto-tentativa-gol pe/

Onde vamos parar!?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/dez/24 09:05
· votar

Lucmac
para ser justo, neste caso o Pedro até defendeu o Lockdown... e eu e o Lelo não estamos pregando contra, apenas ponderando que agora que tivemos essa experiência é bom que pessoas capacitadas façam a análise dos dados com estudos sérios para que numa eventualidade terrível de uma nova pandemia saibamos agir ainda com maior destreza

JJJ
mas não estamos condenando quem optou pelo lockdown, e nós mesmos já dissemos que naquele momento era natural que fosse tomada uma decisão que visasse cortar o "maior mal" pela raiz

mas como dito acima, não podmlemos ignorar que agora temos dados de experiências distintas num mesmo contexto, mas com circunstâncias variáveis de local pra local, em que uma medida diferente foi tão ou mais assertiva que a outra

e como o Lelo disse, essas experiências precisam ser analisadaa por pessoas capacitadas para que cheguemos a melhores conclusões pro futuro...

Lucmac
agora o problema, de fato, em ponderar sobre esse assunto de forma séria e sem maluquice, é que os malucos se aproveitam e começam a interditar o debate, igual o fulano redneck wannabe aí em cima

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 09:30
· votar

Jonas Kahnwald

Dizendo que teve efeitos devastadores na economia? Sem fazer observações nos indicadores, sem atestar a realidade? Assim não se defende nem ataca.

Lockdown não afetou nada. Caso contrário os bilionários não enriqueceriam tanto:

Segundo relatório da Oxfam, a desigualdade contribuiu para a morte de uma pessoa a cada quatro segundos

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/fortuna-de-biliona rios-do-mundo-cresceu-60-durante-a-pandemia/

Isso não é a economia sendo afetada por causa de lockdown, mas transferência forçada de renda, do mais pobre para quem já é podre de rico. Roubo, se quiser radicalizar.

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 09:34
· votar

Quanto ao lockdown: só uma pessoa muito ignorante não consegue entender que ele teria sido fundamental para reduzir significativamente os danos à vida humana. Aliás, até que as vacinas não fossem distribuídas, a única política efetiva.

Mas, claro, os abutres sabem como aproveitar momentos históricos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/dez/24 09:41
· votar

Lucmac
Dizendo que teve efeitos devastadores na economia? Sem fazer observações nos indicadores, sem atestar a realidade?

E onde,.eu ou o Lelo afirmamos isso?

Lucmac
Caso contrário os bilionários não enriqueceriam tanto:

bilionários podem enriquecer até com o mercado caindo, dependendo do instrumento financeiro, esse não é o ponto... não to preocupado com bilionários

Isso não é a economia sendo afetada por causa de lockdown
mas é justamente esse o ponto: quem tem grana não vai sofrer, quem não tem é que vai!!

megiddo
Membro
# 14/dez/24 09:57 · Editado por: megiddo
· votar

Wild Bill Hickok
Para combater uma doença, dificultam o tratamento das demais.

quais são os dados do aumento da taxa de mortalidade das demais doenças no período?

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 10:02
· votar

Jonas Kahnwald

Cara, você e o Lelo, como já destaquei, estão racionalizando.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 11:38
· votar

ejames

Depois dá chilique quando perdem a paciência contigo, né?

Ah, é? Passam o tempo citando-me de forma pejorativa, mesmo eu não estando no assunto e qualquer coisa que retruco. AHHHHHHH.... ELE DISSE ISSO.... DISSE AQUILO...!!!

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 11:49
· votar

-Dan

O Bolsonaro tentou efetivamente te matar. Se arrepende de ter votado nele em 2018?

Ele não me obrigou a nada, pelo contrário ele deixou que cada uma tomasse sua decisão e queria proibir que alguém fosse obrigado a se vacinar. Nesse ponto defendeu liberdade individual.

Quanto ao voto em 2018, eu não me arrependo. Já pensou se o Haddad fosse eleito? Você já fez seus cálculos? Pelo menos o Bozo trouxe um baita ministro da economia, que respeitou o teto de gastos e mesmo assim deu conta de pagar as vacinas, deixou um superávit primário e as estatais em situação positiva.

E porque não votei nele em 2022? Minha birra era com os erros do Bozo. Mas te digo, se este tivesse um pouco de equilíbro e uma língua menor, teria sido eleito e não estaríamos tão na merd4 como estamos agora. Teria sido o menos ruim.

Wanton
Veterano
# 14/dez/24 12:30
· votar

Capitalismo é péssimo para enfrentar uma pandemia, é um sistema de alocação burro, muito sensível a crises.

Viciado em Excel
Ele não me obrigou a nada, pelo contrário ele deixou que cada uma tomasse sua decisão

Puta merda!

Pelo menos o Bozo trouxe um baita ministro da economia

Puta merda²!

-Dan
Veterano
# 14/dez/24 12:34
· votar

megiddo
quais são os dados do aumento da taxa de mortalidade das demais doenças no período?

Zapnews nao precisa de dados.

-Dan
Veterano
# 14/dez/24 12:41
· votar

Viciado em Excel
Ele não me obrigou a nada, pelo contrário ele deixou que cada uma tomasse sua decisão e queria proibir que alguém fosse obrigado a se vacinar. Nesse ponto defendeu liberdade individual.

Entendi. São seus valores. Imagino que seja contra também à obrigatoriedade de vacinação infantil, pela liberdade dos pais de decidirem individualmente por seus filhos. Também é a favor de liberação das drogas, pela liberdade individual de decidir sobre o consumo de drogas. Cinto de segurança ser obrigatório é contra tambem?

Essas três determinações são um perfeito exemplo de politica publica que obriga o cidadão a agir de maneira restritiva, em prol de um objetivo coletivo. Voce tem o mesmo posicionamento de que cada um deve tomar a decisão pra esses casos também?

Quanto ao voto em 2018, eu não me arrependo. Já pensou se o Haddad fosse eleito? Você já fez seus cálculos? Pelo menos o Bozo trouxe um baita ministro da economia, que respeitou o teto de gastos e mesmo assim deu conta de pagar as vacinas, deixou um superávit primário e as estatais em situação positiva.

Aqui não adianta conversar. Quando voce faz afirmações macro, voce nao embasa, entao fica uma questão de mera opinião, e ja vimos que suas opinioes aqui sao puríssimo sentimento sem amparo em dados. Nao tenho interesse em discutir gosto pessoal ou torcida.

-Dan
Veterano
# 14/dez/24 12:46
· votar

[/i]
Viciado em Excel
Já pensou se o Haddad fosse eleito?

Ou, para alem de opinioes sobre economia, é muito provavel que o Brasil tivesse se vacinado com muita velocidade, talvez até de forma pioneira, ja que o negacionismo cientifico do Bolsonarismo foi e é flagrante.

Sua vida poderia ter corrido muito menos risco nesse cenário. Efetivamente um Haddad eleito poderia ser diretamente responsavel por aumentar e muito as chances de voce passar um natal com sua familia esse ano. Correste um risco alto de não receber o amor da sua familia e ter deixado seus filhos órfãos, pelo Bozo ter sido eleito viu.

ejames
Membro Novato
# 14/dez/24 13:09
· votar

Viciado em Excel

Você fala sobre liberdade individual enquanto diz que não se arrepende de ter votado num governo que tentou um golpe militar.

Cara, nesse ponto não é mais questão de opinião, ideologia. Não conseguir ligar os fatores de forma tão obscena assim é falha educacional, deficiência cognitiva. Chato demais.

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 13:31
· votar

O mano não reconhece a diferença entre uma cabra e uma mulher...

-Dan
Veterano
# 14/dez/24 13:45
· votar

ejames
Você fala sobre liberdade individual enquanto diz que não se arrepende de ter votado num governo que tentou um golpe militar.

Po, ainda vou defender o Pedro nessa. Eu nao acho que o grosso de quem votou no Bozo era a favor de um golpe militar nao. Eles foram enganados. Quem preza pela liberdade e votou num pessoal que tentou golpe contra a democracia apenas fez uma analise errada do cenario.

Alguns nunca vao assumir isso, vide o Pedro que prefere ter quase morrido do que assumir que errou na analise e votou contra a propria vida em 2018.

No dia que perceber que o grosso das analises está errada quanto essa que quase lhe custou a vida, ai sim voce pode falar de cognição.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 17:32 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Lucmac

Sou petista filiado. Pago contribuição mensal.

Eu havia falado sobre a gestão da abelha rainha que escolhe, na fecundação, quem serão as operárias. Não obstante porém, nas demais espécies do reino animal têm alguns que já nascem para carregar cargas.

Lucmac
Veterano
# 14/dez/24 17:56 · Editado por: Lucmac
· votar

Que retórica de fracassado, Pedro. Tentar parecer inteligente, escrevendo tanta analogia errada.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 21:36 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

-Dan
Essas três determinações são um perfeito exemplo de politica publica que obriga o cidadão a agir de maneira restritiva, em prol de um objetivo coletivo. Voce tem o mesmo posicionamento de que cada um deve tomar a decisão pra esses casos também?

Mas você é a favor do aborto, além dos casos já previstos em lei, põe mera decisão da mãe ainda que a concepção tenha ocorrido por lazer sexual.

Po, ainda vou defender o Pedro nessa. Eu nao acho que o grosso de quem votou no Bozo era a favor de um golpe militar nao. Eles foram enganados. Quem preza pela liberdade e votou num pessoal que tentou golpe contra a democracia apenas fez uma analise errada do cenario.

Alguns nunca vao assumir isso, vide o Pedro que prefere ter quase morrido do que assumir que errou na analise e votou contra a propria vida em 2018.

Como você é contraditório. Me absolve por ter votado num cara que tentou um golpe, mas emite nova ordem de prisão por ter votado num cara que "quase me matou" sendo que os dois fatos ocorreram a posteriori.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 14/dez/24 21:51
· votar

Lucmac

O mano não reconhece a diferença entre uma cabra e uma mulher...

Quem iniciou a vida sexual comendo cabras foi o Lula, lá em Garanhuns, que declarou isso à revista Playboy, até porque no Nordeste é onde se cria cabra em todas as propriedades.

Eu iniciei minha vida sexual aos treze anos comendo mula. Isso acontecia em todos as fazendas, indistintamente e era muito saudável se você quer saber. O que não ocorria na cidade onde tenho notícia que a molecada fazia troca troca, ku x ku. Com uma margem de erro bem pequena, posso dizer que é o seu caso.

Cópia o link deste post pra tu sair repostando por todos os cantos desse fórum. Mas sem recortes, com todo o contexto. Terei o link pronto para repostar toda vez que tu, irresponsavelmente usar trechos daqui.