Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
|
# 03/dez/24 21:08
Neste momento, esta rolando um golpe militar na Coreia do Sul.
A imprensa brasileira não esta noticiando. (Imaginem se fosse na Venezuela o estardalhaço que estariam fazendo).
Quem adivinhar qual País esta por trás, bancando o golpe, ganha um doce.
Dissertem!
|
makumbator Moderador
|
# 03/dez/24 21:18
· votar
Lelo Mig
Aparentemente o presidente cancelou a ordem de lei marcial. Então a coisa deu uma esfriada.
Mas quem precisa responder mesmo sobre a Coréia do Sul é a Samsung (que é basicamente a dona do país).
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 03/dez/24 21:39
· votar
Uai, mas não tinham cancelado?
|
# 03/dez/24 21:40
· votar
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRdE0BeHkpSnUemF X2Pg1RiWQpjumorOq8QJe0rRiDBz_2trfmJanJilFH&s=10
A mão de pedir a maleta dos Hwasong pro maninho chega a tremer.
|
makumbator Moderador
|
# 03/dez/24 21:43
· votar
Black Fire
Sim, flopou. A Samsung continua segura por enquanto.
|
# 03/dez/24 21:50
· votar
A Coreia do Sul é a sociedade mais disfuncional de todas as sociedades disfuncionais do capitalismo tardio.
|
Viciado em Excel Membro Novato |
# 03/dez/24 22:18 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
/\ /\
Falou o mestre dos mestres da geopolítica mundial. O difícil é ele explicar o que isso significa. Palavras abstratas enigmáticas soltas pro além...
Oh, como é sábio!
|
makumbator Moderador
|
# 03/dez/24 22:18
· votar
A Apple devia comprar a Coréia do sul só pra ter um fornecimento infinito de telas para iphone..
|
Viciado em Excel Membro Novato |
# 03/dez/24 22:46 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Lelo Mig
Dissertem!
Bom, o Biden ficou gaguejando até o presidente Yoon Suk Yeol declarar o decreto cancelado e se disse aliviado. Mas acho que não teve participação, não. Era mais o maluco que tava espremido, sem apoio e cheio de paranóias, não?
|
# 03/dez/24 23:02
· votar
Viciado em Excel Não é difícil explicar, não.
|
# 03/dez/24 23:12
· votar
Maior taxa de suicídio da OCDE:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Suicide_in_South_Korea#/media/File%3AO ECD-2022-suicide.jpg
Alta taxa de pobreza de idosos:
https://www.economist.com/asia/2024/05/02/japan-and-south-korea-are-st ruggling-with-old-age-poverty
Taxa de nascimentos baixíssima: https://www.salzburgglobal.org/news/latest-news/article/south-koreas-f ertility-rate-should-be-a-warning-to-the-world
Crise da moradia: https://www.chosun.com/english/national-en/2024/01/24/MUVLZBCNVVG6HDXM HZZ3XU2NKI/
Fora outras coisas: jornadas de trabalho infinita, sociedade extremamente competitiva, colapso religioso, tendência ao isolamento, etc. tudo isso pode ser encontrado facilmente na internet, nada disso é segredo. Acho que só fãs de Kpop e bolsominions acham que a Coreia do Sul é um paraíso do capitalismo tardio. É uma sociedade completamente doente.
|
# 03/dez/24 23:13 · Editado por: Black Fire
· votar
Sempre que vcs virem uma sociedade em declínio populacional, podem saber que essa sociedade está em declínio e logo vai pro vinagre. Sempre foi assim na História.
|
makumbator Moderador
|
# 03/dez/24 23:15 · Editado por: makumbator
· votar
Black Fire podem saber que essa sociedade está em declínio e logo vai pro vinagre.
Então o lance é transar like a hurricane. Quero salvar o Brasil,
|
qew Veterano |
# 04/dez/24 08:21
· votar
A imprensa brasileira não esta noticiando.
eu só to sabendo disso pq ví no g1
|
JJJ Veterano
|
# 04/dez/24 10:25
· votar
makumbator Quero salvar o Brasil,
Mas do jeito que você quer, não vai gerar aumento populacional...
|
makumbator Moderador
|
# 04/dez/24 10:25 · Editado por: makumbator
· votar
qew
Talvez o Lelo esteja ressentido de não ter mais exposição ou da mesma não ter a cobertura sob algum viés que ele prefira.
E eu vou discordar do Lelo, pois vou chutar que não me parece interferência externa nesse caso. Duvido que tenha sido uma conspiração internacional. Assuntos locais também causam golpes de estado (ou tentativas) e nem tudo é um plano macabro dos EUA/China/Rússia.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/24 10:41 · Editado por: Lucmac
· votar
Olha a bizarrice que o Black Fire postou, sobre a taxa de suicídio na Coréia do Sul. Na faixa etária 10 a 39 anos mais da metade dos óbitos é causada por suicídio. Entre os idosos não é a principal causa, mas é um dos principais riscos. Talvez morram por causas naturais antes da hora de se suicidar...
É lamentável, nem tanto pelos coreanos em si, mas além disso, atestar como o colapso do capitalismo se materializa: morte. É a expressão máxima da miséria humana.
Mais adiante, o aumento da pobreza é a causa apontada para o problema enfrentado na faixa etária dos idosos. Vejam... A previdência social na Coréia do Sul está em um estágio que por aqui, não fosse a resistência dos governos petistas frente às investidas severas de governos bizarros, como os golpistas da última década, já estaríamos e, inclusive, com os históricamente prováveis problemas de suicídio hoje enfrentados pela Coréia do Sul. Eu sei que houve reforma previdenciária nos governos petistas, mas a aposentadoria ainda é um horizonte possível para a maioria dos brasileiros. Os coreanos se aposentam, mas com valores baixos, insustentáveis. Por aqui também, mas a previdência social é além da aposentadoria, envolve assistência social e o sistema único de saúde. Na Coréia do Sul o sistema previdenciário é administrado por empresa privada e não conta com o atendimento que o brasileiro entende como básico.
Se o brasileiro aceitar se submeter a governo de quadrilheiro, promovido por essa direita golpista que aliena o pensamento do povo, por, sei lá, mais quatro anos, fazendo acordo com a elite financeira do país, nossa situação será um caos pior do que o da Coréia.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/24 11:01 · Editado por: Lucmac
· votar
E as tentativas de corromper os benefícios que sustentam a felicidade dos idosos brasileiros são incessantes. O SUS, por exemplo, vive ameaçado por deputados de direita, financiados por convênios médicos, cujos sócios são os principais interessados no enfraquecimento, sucateamento e, por fim, a destruição completa da saúde pública. Mas para o quê? O que esses convênios populares são capazes de oferecer ao povo brasileiro que o SUS não oferece? Nada. São até piores, com filas intermináveis, atendimentos de clínicos gerais que protelam o tratamento, especialidades, como urologista, vascular etc., tão escassas e demoradas quanto no próprio SUS.
Experimentem deixar a voz desses energúmenos, que a princípio pode parecer inofensiva, subir o tom... Um estúpido reconhece o outro, abraça-o e grita junto.
|
makumbator Moderador
|
# 04/dez/24 11:15 · Editado por: makumbator
· votar
Lucmac
Nem todos os suicídios são causados pelo capitalismo. E essa taxa não é tão ruim perto da de Lesoto (essa sim é assustadora!)
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/24 11:26
· votar
makumbator E essa taxa não é tão ruim perto da de Lesoto
Editou que eu vi!
Qual a causa do suicídio em Lesoto?
|
makumbator Moderador
|
# 04/dez/24 11:40 · Editado por: makumbator
· votar
Wanton
Qual a causa do suicídio em Lesoto?
É tão alta que é alvo de estudos. Não sei dizer, mas tem coisa muito errada por lá para uma taxa não apenas alta, mas que se descola das demais mesmo em um país sem guerra. Boa parte das razões normalmente apontadas também estão em outros países com taxas muito menores (pobreza, passado colonial, crise econômica, estagnação social, desemprego, acesso ruim a serviços de saúde mental e física, CaPiTAliSmo, etc...)
|
Lelo Mig Membro
|
# 04/dez/24 11:56 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton makumbator
Lesoto se destaca e se diferencia de boa parte do resto do mundo. Na maioria dos Países a pressão social, competitividade é um fator muito presente. O capitalismo colabora nessa questão da competitividade, mas culpar o capitalismo é meio ingenuidade, tanto é (não sei como esta agora, não fui consultar) que a taxa nas duas Coréias, do Norte e do Sul, é (era) bem similar. A do Japão é bem alta também.
A Síria é um País fudido, pobre, vive em guerra e têm uma taxa baixíssima, o Perú e a Venezuela têm taxas bem baixas também.
Então, é bastante complexo de analisar, bem mais complexo do que parece.
Lesoto, pelo que já li, é uma sociedade onde ainda "problemas emocionais e dificuldades em resolver os próprios problemas", ou seja, problemas psicológicos, são vistos como "fraqueza" (coisa de viadinho) pela sociedade e família. Então, dizem que eles são muito fechados com relação a isso, não se abrem. O País, até bem pouco tempo, nem atendimento psiquiátrico tinha. O governo criou um relativo ao CAPs no Brasil e tem feito campanha para as pessoas procurarem ajuda.
Além do mais (agora, confesso, vou tirar do rabo), Lesoto é um País "incrustrado" no meio da África do Sul. Não têm divisas com ninguém fora a África do Sul. Por mais que sejam independentes, parece um "bairro". Acho que isso deve trazer uma certa falta de identidade, de pertencimento.
|
makumbator Moderador
|
# 04/dez/24 12:14 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig Lesoto, pelo que já li, é uma sociedade onde ainda "problemas emocionais e dificuldades em resolver os próprios problemas", ou seja, problemas psicológicos, são vistos como "fraqueza"
Então, mas aposto contigo que isso é igual em boa parte da África. Meu pai trabalhou em Angola, e meu melhor amigo de faculdade era do Senegal. Isso é geral por lá. Pra ter uma noção, esse amigo dizia (seriamente) que não existia gay em Senegal. Tanto que passamos a brincar dizendo que era verdade, pois todos os gays eles mandavam pra fora do país pra estudar...hehehe. Pode ser maior em Lesoto, mas do que eu conheço de África e africanos, isso é arraigado nas culturas deles.
O lance é saber o que é diferente lá que cause uma taxa tão diferente até de países semelhantes em termos econômicos e socials. Não vou fingir que sei a resposta. Mas aposto que não é por causa do capitalismo.
|
-Dan Veterano
|
# 04/dez/24 12:31
· votar
Gente, que simplismo hein. Nossa, esse capitalismo está me matando, vou me suicidar...
Apontar mazelas de um sistema macro não implica que a causalidade vai ser direta.
pobreza, passado colonial, crise econômica, estagnação social, desemprego, acesso ruim a serviços de saúde mental e física, CaPiTAliSmo, etc... capitalismo pode ser um indutor dessa lista, não um ente separado dessa lista. Tem nem como isolar isso.
|
-Dan Veterano
|
# 04/dez/24 12:32
· votar
makumbator Mas aposto que não é por causa do capitalismo.
A culpa é do capitalismo é uma frase vazia, assim como essa advocacia pró capitalismo por pura fé sua aqui.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/24 12:32 · Editado por: Lucmac
· votar
Lelo Mig
O lance a se observar, que é uma coisa que não tive tempo de fazer ainda, é o índice histórico de suicídio na Coréia do Sul.
nota mental : tô metendo acento em Coreia e não tem
Aqui na escola eu tô fazendo um trampo de manipular notas para preparar o conselho final e fechar o ano. Tenho tempo de ler uma coisa e outra, mas resumida.
Se puder fazer isso, ver como esse índice se desenvolveu e dar uma resumida, para mim seria um favorzão.
|
Wanton Veterano |
# 04/dez/24 12:59
· votar
-Dan A culpa é do capitalismo é uma frase vazia
É vazia, porque um sistema não é um agente moral. Mesmo que as características do sistema capitalistas tenham sido decisivas para uma série de suicídios, não há no sistema uma subjetividade capaz de sentir culpa (um sentimento moral).
Ainda que assumamos a culpa como metáfora, entendendo-a como causa, fica difícil de estabelecer uma relação causal tão ampla entre fato e contexto. Se o capitalismo é causa dos suicídios, dada sua ubiquidade, ele também seria causa de tudo o que vem acontecendo desde a revolução industrial.
|
Lucmac Veterano |
# 04/dez/24 13:01 · Editado por: Lucmac
· votar
-Dan
Bom, com o pouco tempo que eu tive consegui dar um exemplo de como o capitalismo agride as instituições para que os donos do capital ocupem as lacunas deixadas, como no caso de deputados proporem leis e executivos praticarem políticas que enfraquecem o sistema público de saúde.
|
makumbator Moderador
|
# 04/dez/24 13:05 · Editado por: makumbator
· votar
-Dan por pura fé sua aqui.
Cada um tem a religião que prefere, ok? Mas eu nem defendi o capitalismo tanto assim nesse tópico.
Lucmac
Tem capitalismo em um monte outros países parecidos com taxas muito menores.
|
-Dan Veterano
|
# 04/dez/24 13:09
· votar
Wanton Se o capitalismo é causa dos suicídios, dada sua ubiquidade, ele também seria causa de tudo o que vem acontecendo desde a revolução industrial.
Sim, abrangendo essa metáfora, tudo da historia recente pode ser culpa do capitalismo.
O que nao exclui as razões de quem quer revolucionar contra o sistema.
Lucmac Bom, com o pouco tempo que eu tive consegui dar um exemplo de como o capitalismo agride as instituições para que os donos do capital ocupem as lacunas deixadas, como no caso de deputados proporem leis e executivos praticarem políticas que enfraquecem o sistema público de saúde.
Sem duvida. Na raiz, dá pra apontar o sistema vigente como o culpado de tudo.
|