Como que o filósofo paga suas contas?

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 11:18 · Editado por: Pedro_Borges


Bom, quando eu estudava no ensino fundamental e médio, eu ouvia dizer que a filosofia era o berço da ciência. Depois, na vivência, não encontrei essa conexão. Um dia fiz essa afirmação para um professor de filosofia e ele disse desconhecer essa tese.

Vi anos atrás a hexa milenar e berço da filosofia, Grécia com passaporte prontinho pra entrar no terceiro mundo e aí aumentou a minha dúvida.

Já perguntei inclusive aqui, sobre a utilidade da filosofia, inclusive qual o objeto de estudo e me enrolaram e não me deram uma definição. Marilena Chauí (sempre ela, né? Risos) se propôs a dar um curso online com o título "Para que serve a filosofia".

Fiquei entusiasmado, me inscrevi. O curso era de uma hora, porém passaram-se trinta minutos e só trivialidades e embromês. Desisti do resto. É como se eu pedisse licença e saísse da sala com problemas de azia e má digestão.

Sabendo que a parte mais sensível do ser humano é o bolso, então vamos direto ao assunto. Quem sabe mudando a pergunta vocês me ajudem?

Wanton
Veterano
# 07/nov/23 11:23
· votar


Pedro_Borges
Depois, na vivência, não encontrei essa conexão.

Atestado de ignorância.

Vi anos atrás a hexa milenar e berço da filosofia, Grécia com passaporte prontinho pra entrar no terceiro mundo e aí aumentou a minha dúvida.

Caralho, que argumento burro!

Já perguntei inclusive aqui, sobre a utilidade da filosofia, inclusive qual o objeto de estudo e me enrolaram e não me deram uma definição.

Ou será que você não entendeu e respondeu com galinhas?

Sabendo que a parte mais sensível do ser humano é o bolso, então vamos direto ao assunto.

Você quer saber como um filósofo sobrevive no contexto do capitalismo? Escrevendo livros, dando palestras, oferecendo consultoria, pesquisando, lecionando etc. Era só isso? Pode fechar o tópico.

LeandroP
Moderador
# 07/nov/23 11:29
· votar


A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.


Pensar é um negócio muito dificultoso.

qew
Veterano
# 07/nov/23 11:34
· votar


Vi anos atrás a hexa milenar e berço da filosofia, Grécia com passaporte prontinho pra entrar no terceiro mundo e aí aumentou a minha dúvida.

não entendi a relação

eu ouvia dizer que a filosofia era o berço da ciência.

e é, temos pessoas mais capacitadas para responder, e posts mais bem elaborados... mas foi a filosofia que apresentou questões fundamentais que mais tarde foram testadas e comprovadas pela ciencia através de testes, hipoteses, etc

Lelo Mig
Membro
# 07/nov/23 11:39
· votar


Pedro_Borges

"O curso era de uma hora, porém passaram-se trinta minutos... Desisti do resto."

Síndrome da personalidade ilusória? Efeito Dunning Kruger?

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 11:43
· votar


Wanton

Você quer saber como um filósofo sobrevive no contexto do capitalismo? Escrevendo livros, dando palestras, oferecendo consultoria, pesquisando, lecionando etc. Era só isso? Pode fechar o tópico.

Acho que não é só isso, não. Se assim fosse seria muita asponice.

Insufferable Bear
Membro
# 07/nov/23 11:52 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Gente que desdenha de uma disciplina milenar e tradicional e da produção intelectual de seus ancestrais porque não dá dinheiro não é conservador.
Chauí, que é estudiosa de Spinoza, filósofo do século XVII, tem apego muito maior pela tradição.

Wanton
Veterano
# 07/nov/23 11:56
· votar


Pedro_Borges
Acho que não é só isso, não. Se assim fosse seria muita asponice.

Que tipo de defensor do capitalismo é você? Se tem gente pagando, o trabalho tem valor!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 07/nov/23 12:00
· votar


Ciência, por si só, já é um assunto que só pode ser discutido em si mesma e no campo da filosofia, por definição. Não é o que o "Zé da esquina" acha que é ciência que vale. Afinal, tem gente que toma cloroquina contra COVID, que segue horóscopo, que crê em "design inteligente" e até em constelação familiar achando que tem ciência por trás disso.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 07/nov/23 12:04
· votar


E pra constar: Cientista também não ganha dinheiro. Bolsa de doutorado é puro auxílio-sobrevivência, ainda mais capada como foi nos últimos anos. Cientista pode escrever livro, mas aí será escritor; pode dar aulas, mas será professor; pode falar sobre isso na internet, mas aí será divulgador científico. Exatamente o mesmo serve para o filósofo.

makumbator
Moderador
# 07/nov/23 12:05
· votar


Eu acho que eles simplesmente dão o calote.

Wanton
Veterano
# 07/nov/23 12:10
· votar


Mais um tópico que mostra a adesão do Pedro_Borges ao anti-intelectualismo bolsonarista.

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 12:10
· votar


Gente... É trollagem.

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 12:13 · Editado por: Lucmac
· votar


qew

não entendi a relação

É porque a esquerda teve uma passagem meteórica pelo governo da Grécia há uns anos e o Pedro aproveitou a deixa para expor seu ódio.

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 12:20
· votar


Estou estupidificado.

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 12:38
· votar


Christhian

Cientista também não ganha dinheiro. Bolsa de doutorado é puro auxílio-sobrevivência

Sim, concordo com isso, mas o resultado é conhecido: produção de conhecimento com aplicação utilitária direta. E ele, sendo mal ou bem remunerado está trabalhando num objeto definido.

Não estou desprezando o filósofo, apenas gostaria de saber uma atividade fim onde ele não tenha que depender de bico (escrever livros, palestras, lecionar, etc.)

Eu questiono muito a sociologia, mais pelo fato que acabam se prendendo de forma monolítica a uma ideologia, sempre de esquerda. Porém, o trabalho do profissional é determinante no sentido de identificar as necessidades sociais e de políticas necessárias para atender a essas necessidades.

No campo da pesquisa de opinião e inclusive marketing é um profissional de extrema utilidade.

Eu nunca tive aula de filosofia. Na minha época acadêmica de graduação, no meu curso tinha sociologia, inclusive em dois períodos, mas filosofia não. Quando eu fiz minha primeira pós graduação, uma professora doutora em educação, me perguntou se eu tinha formação em filosofia, pois eu fazia muitas citações filosóficas em sala de aula.

Mas enfim, é isso!

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 12:54 · Editado por: Lucmac
· votar


...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 07/nov/23 12:56 · Editado por: Christhian
· votar


Pedro_Borges
E ele, sendo mal ou bem remunerado está trabalhando num objeto definido.
E qual é o objeto do estudo da filosofia?
EDIT: E qual é o objeto de estudo da ciência?

qew
Veterano
# 07/nov/23 13:02
· votar


Cientista pode escrever livro, mas aí será escritor

e o cara que toca guitarra é guitarrista, mas não deixa de ser musico do mesmo jeito que o cara que dá aula é professor, mas não deixa de ser filosofo

partindo dessa premissa como o músico ganha dinheiro?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 07/nov/23 13:04
· votar


qew
Exatamente isso. O mesmo serve para o filósofo.

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 13:08 · Editado por: Lucmac
· votar


...

qew
Veterano
# 07/nov/23 13:16
· votar


Lucmac

as vezes eu acho que ele tá trollando nesses temas como da filosofia e do motor perpetuo, simplesmente pra ver o negócio pegar fogo

até pq se ele parar de defender a direita conservadora acaba 90% dos posts do ot

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 07/nov/23 13:18
· votar


o que é um filósofo?

qew
Veterano
# 07/nov/23 13:19
· votar


o que é um filósofo?

é aquele palito que a gente usava pra acender o fogo quando não tinha isqueiro

Insufferable Bear
Membro
# 07/nov/23 13:20
· votar


makumbator

vou dar um calote na sua cara se falar assim da minha futura profissão de novo

Black Fire
Gato OT 2011
# 07/nov/23 13:21
· votar


Espinosa polia lentes.

makumbator
Moderador
# 07/nov/23 13:46 · Editado por: makumbator
· votar


Insufferable Bear

Pra me dar um calote eu preciso te vender algum bem ou serviço. O que vc quer que eu faça?

makumbator
Moderador
# 07/nov/23 13:48 · Editado por: makumbator
· votar


qew

Pedro foi contratado pelo Sam para mantê-los entretidos. Tem funcionado. Agradeço a ele por manter meu emprego na moderação.

qew
Veterano
# 07/nov/23 13:55 · Editado por: qew
· votar


makumbator

um dia ele será recompensado pelos bons préstimos

assim como vc

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 14:09
· votar


qew
motor perpetuo

Falei alguma coisa fora da lógica e que destoava da opinião de todos? Você é que está destoando e sendo inclusive desonesto ao citar esse caso.

Só apresentei um exemplo corroborando ao que todos disseram e um entendeu o contrário, sei lá porque.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como que o filósofo paga suas contas?