Rússia - Como esse país resolve suas contas?

    Autor Mensagem
    Pedro_Borges
    Veterano
    # 18/mar/20 10:19 · Editado por: Pedro_Borges


    A Rússia, o maior pais do mundo em extensão territorial, cerca de 10% da superfície da terra, 17.100.000 km², mais que o dobra do Brasil, 8.511.000 km², tem PIB menor que o do Brasil, U$ 2,49 trilhões, ante U$ 2,93 (base 2019).

    Pergunta-se:
    a) Como consegue fazer frente militarmente ao EUA (ou pelo menos ser um contraponto), se este tem PIB de U$ 23 trilhões?
    b) Como conseguiu ser a potência nuclear e ter provido o equilíbrio militar durante a guerra fria (neste caso agregando o demais países da URSS)?
    c) Como consegue prover seu território inclusive vigiar suas fronteiras que vão desde a Europa até a outra ponta, Ásia, inclusive construindo e mantendo estradas?
    d) Como consegue recursos para financiar a corrida espacial?
    e) Como consegue manter poderio militar frente as ameaças de países do oriente médio inclusive promovendo guerra (Afeganistão, etc)?
    f) Como consegue manter-se como guardião do mundo socialista, inclusive na época da guerra fria, sustentando alguns aliados, como exemplo Cuba?

    Não gosto de textos longos, mas esse caso é palpitante.

    Respondam se forem capazes.

    Les Strato
    Veterano
    # 18/mar/20 12:00 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Pedro_Borges

    a) Como consegue fazer frente militarmente ao EUA (ou pelo menos ser um contraponto), se este tem PIB de U$ 23 trilhões?

    A Russia (incluso os anos de URSS e época imperial) sempre foi uma grande potência militar, inclui ai o fato de que os caras nunca pararam de investir em poderio militar, aliado a uma grande experiência em guerras, somado ao fato de possuírem armas nucleares (herança da guerra fria) e um exercito bem numeroso. Tudo isso contribui para que sejam uma das grandes potenciais militares hoje em dia, mas... não acho que estejam pau a pau com os EUA, embora os caras sejam "brabos".

    b)Como conseguiu ser a potência nuclear e ter provido o equilíbrio militar durante a guerra fria (neste caso agregando o demais países da URSS)?

    A URSS, já no final da segunda guerra, tinha como uma das suas prioridades o desenvolvimento de armas nucleares, sendo que não mediu esforços até atingir este objetivo.

    De inicio, houve muita apropriação de tecnologia alemã e cientistas, nucleares e de foguetes, que foram sendo apropriados durante a invasão soviética no território germânico, dando inicio aos primeiros projetos nucleares deles, além disso, os caras tiveram um fator decisivo para o desenvolvimento das primeiras armas, que foi o fato do físico alemão Klaus Fuchs estar infiltrado no Projeto Manhattan, tendo entregado valiosas informações sobre dispositivos de fissão nuclear para os soviéticos.

    Quanto ao desenvolvimento das primeiras armas nucleares, vale lembrar que a disponibilidade de materiais e mão de obra, dado o vasto território ocupado pela URSS, além do grande investimento financeiro desta corrida armamentista, acelerou bastante a confecção das primeiras bombas.

    Uma vez que você tenha armas nucleares, forte exercito e uma rede de espionagem decente, não fica difícil entender sobre o equilíbrio militar na guerra fria.

    c) Como consegue prover seu território inclusive vigiar suas fronteiras que vão desde a Europa até a outra ponta, Ásia, inclusive construindo e mantendo estradas?

    Barbada, os caras tinham/tem muita força de trabalho disponível, além de terem uma rede logística bem forte, desde a união soviética, afinal, os caras sempre estiveram se preparando para uma eventual 3ª guerra mundial, sendo assim, patrulhar fronteiras e desenvolver formas de locomoção, mesmo que para os pontos mais remotos, é algo essencial.

    d) Como consegue (conseguiu ?) recursos para financiar a corrida espacial?

    Bom, um dos principais fatores em uma corrida espacial, é ciência e tecnologia e para isso é necessário muita pesquisa e desenvolvimento, coisa que era bastante impulsionada durante a URSS e que também nunca faltou, mesmo nos anos anteriores a ela, basta ver a carrada de cientista russo/eslavo que contribuíram severamente nos campos da química, física, mineralogia e afins, só de cabeça (sou da área da química) já cito Mendeleiev, que dentro os feitos mais renomados, entram o desenvolvimento da tabela periódica que usamos hoje, tendo previsto inclusive, o comportamento de diversos compostos que nem haviam sido descobertos,, além de caras como Markonikov e Zaitsev que foram importantíssimos na área de química orgânica ou Mikhail Tsvet, que inventou os primeiros métodos de cromatografia, que é um dos principais métodos de analise hoje em dia. No mais, se for pra área da fisica e afins, a lista só aumenta.

    Nessa corrida espacial, houve um pesado investimento em cima de formação e pesquisa, sendo impulsionado pelo fato de que a universidade era fomentada pelo estado, que botou como objetivo principal a corrida espacial.

    Ai é só ligar os pontos, você tem um pais com forte base teórica e prática na parte das ciências exatas e da natureza, somado a grandes e importantes inovações obtidas com a apropriação de tecnologias de foguetes ao fim da segunda guerra, que possibilitou desenvolver formas de lançamento e o estudo do comportamento de objetos sobre as orbitas terrestres, tudo isso aliado a grande força intelectual disponível na época, não é de se assustar que os caras tenham conseguido lançar o primeiro satélite em orbita.

    Quanto a recursos materiais, lembre-se que petróleo (para estudo e desenvolvimento de combustíveis) e minerais (para confecção de ligas apropriadas) são coisas que até hoje a Rússia tem sobra e que na época da URSS, eram de propriedade do estado, facilitando o acesso e o custo das mesmas.

    e) Como consegue manter poderio militar frente as ameaças de países do oriente médio inclusive promovendo guerra (Afeganistão, etc)?
    f) Como consegue manter-se como guardião do mundo socialista, inclusive na época da guerra fria, sustentando alguns aliados, como exemplo Cuba?


    Não ando muito por dentro dos conflitos modernos, mas com a forte industria bélica que eles tem, além dos recursos brutos do pais durante a guerra fira e seu poderio militar, não é mistério que tenham conseguido financiar com recursos bélicos e consumíveis algumas ditaduras e grupos terroristas.

    Quanto a serem guardiões do mundo socialista... acho que nos dias de hoje já mudou bastante coisa, nem sei se eles se identificam mais com esse ideal.

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/mar/20 12:09 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Pedro_Borges

    "c) Como consegue prover seu território inclusive vigiar suas fronteiras que vão desde a Europa até a outra ponta, Ásia, inclusive construindo e mantendo estradas?"

    Apesar do território gigante a população da Rússia é 25% menor que a do Brasil, assim como o Canadá, mais de 50% do território é desértico e inóspito.
    75% das fronteiras não precisam ser vigiadas, quem vai entrar na Rússia pelo extremo norte? Não passa nem pinguim sem virar picolé ali. Existem regiões, que devido a localização, são mais frias que os polos.

    Devido a este território "continental" a Rússia detém mais de 30% dos recursos naturais do mundo, com abundância de petróleo (segundo maior exportador do mundo), gás natural (com as maiores reservas e a maior exportação do mundo) e metais preciosos. Eles são ricos neste quesito, muito ricos.

    Como eles possuem uma grande e sofisticada indústria de armas, capaz de projetar e fabricar equipamentos militares de alta tecnologia, incluindo jatos de combate de quinta geração, submarinos nucleares, armas de fogo e mísseis balísticos de curto e longo alcance eles são o segundo maior exportador de armas do mundo.

    Os caras têm "bala na agulha" nos sentido figurado e no real.

    Outra coisa que pesa muito é o nível educacional. Não Rússia não tem funkeiro lacrador não, lá é mamadeira numa mão e livro do Dostoiévski na outra.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 18/mar/20 12:13
    · votar


    Você não precisa de dinheiro se você não precisa pagar pela porra toda. É o lado bom do soviético velha guarda.
    Eles não ficavam por aí de braços cruzados dependendo dos recursos imaginários de um sistema financeiro desfuncional, eles simplesmente iam lá e faziam.

    "Ain! Precisamos de um trilhão pra construir esse jato!"
    - Não precisa não, economiza no que der e faz essa porra logo aí!

    "Ain! Quanto será que vai custar pra financiar esse empreendimento?!"
    - Não interessa, te pago em vodka!

    "Ain! Eu não vou fazer isso!"
    - Vai sim, camarada! Se você fizer te dou vodka, mas se não fizer te mando pro gulag.

    "Ain! Vocês não tem o direito de pegar a minha comida!"
    - Você é que não tem a capacidade de nos negar a NOSSA comida!
    *Enviando os tanques*

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 18/mar/20 12:47
    · votar


    Você não precisa de dinheiro se você não precisa pagar pela porra toda. É o lado bom do soviético velha guarda.

    Exato.

    "Ain! Precisamos de um trilhão pra construir esse jato!"
    - Não precisa não, economiza no que der e faz essa porra logo aí!

    Na verdade é mais algo do tipo:
    _ Por que um trilhão?
    _ Porque as placas metálicas são de liga especial que custa caro os metais (materia prima), a fundição e tudo mais
    _ Pega os metais de graça no quintal, já baixou pra meio trilhao o jato. Com o metal de graça tu fabrica umas armas mais paia e vende pra países de pouca relevância que brigam só entre sí (tipo africa). Pronto, gerou receita e desse meio trilhão já cobriu metade

    Silspiders
    Membro Novato
    # 18/mar/20 13:17
    · votar


    Les Strato

    Que aula, bicho! Obrigado!

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 18/mar/20 13:30
    · votar


    Eles assistiram Rico e Norte

    brunohardrocker
    Veterano
    # 18/mar/20 14:24
    · votar


    Com Vodka tudo dá certo.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 18/mar/20 14:44
    · votar


    Mas a lógica financeira ficou ainda capenga. O Viciado se aproximou um pouco, ou seja, a produção consumida não está sendo considerada no PIB, o que é um grande erro.

    Buja
    Veterano
    # 18/mar/20 15:03 · Editado por: Buja
    · votar


    Como consegue fazer frente militarmente ao EUA (ou pelo menos ser um contraponto), se este tem PIB de U$ 23 trilhões?
    La nao tem corrupcao.

    Como conseguiu ser a potência nuclear e ter provido o equilíbrio militar durante a guerra fria (neste caso agregando o demais países da URSS)?

    Na guerra fria, eles tinham sangue frio.

    Como consegue prover seu território inclusive vigiar suas fronteiras que vão desde a Europa até a outra ponta, Ásia, inclusive construindo e mantendo estradas?

    98% da russia é gelo eterno e intransitavel. So que anda la é o abominavel ursão das neves.

    Como consegue recursos para financiar a corrida espacial?

    Elon Musk apoia secretamente, por medo de represália da nasa/usa.


    Como consegue manter poderio militar frente as ameaças de países do oriente médio inclusive promovendo guerra (Afeganistão, etc)?

    Oi? Eles tem mais minas terrestres plantadas la do que eucaliptos.

    Como consegue manter-se como guardião do mundo socialista, inclusive na época da guerra fria, sustentando alguns aliados, como exemplo Cuba?

    Cuba nao conta. E o socialismo ja morreu, junto com o a URSS e o muro de berlim.

    Les Strato
    Veterano
    # 18/mar/20 16:51
    · votar


    Pedro_Borges

    Mas a lógica financeira ficou ainda capenga

    Por que acredita que ficou capenga ?

    Entenda que fica ruim citar valores exatos, pois o período de expansão militar e espacial Russo, que precisou ser abrangido para responder todas suas duvidas, é bastante extenso.

    Além disso, o poderio dos caras não pode ser resumido somente ao olhar um PIB de 2019, pois a força bruta do pais, as tecnologias e o vasto acesso a recursos como petróleo, minerais e gás, dentro do território, contam muito da história, principalmente nos anos de ouro da URSS, onde os caras tinham ainda mais recursos, mão de obra, intelectuais, investimento e território, que deixaram um bom legado bélico que foi sendo tocado nos anos seguintes. Isso tudo não aparece nesse valor de 2,5 trilhões ai.

    Mas beleza, pegando situação mais atual, com valores mais atuais, podemos analisar o seguinte (dados de 2017): Ranking de gastos militares 2017

    Russia gastando quase 70 bilhões com poderio militar, equivalente a apenas 5,3% do PIB. Ai você resume essas perguntas todas em, "como a Russia consegue ter um exercito pica e ainda ajudar grupos paramilitares por ai, com apenas 5,3% de um PIB modesto" (lembrando que corrida espacial está fora desses 70 bilhões).

    Se for parar pra analisar, a resposta fica nas entrelinhas, pois como dito no textão la de cima:

    Os caras tem industria bélica gigante no país, com acesso a matéria prima barata, também originária do país, mão de obra relativamente barata e abundante, some a isso o fato deles não precisarem ficar exportando tecnologia, pois muita é de origem nacional e o resultado é munição, tanque, arma, navio, avião e afins, saindo a preços bastante acessíveis, onde qualquer "bilhãozinho" já faz valer. Além disso, se precisar fornecer um pouco pro Ali Babá tocar o terror no oriente médio, não tem problema, pois já tem material sobrando no estoque, desde o fim da guerra fria.

    Falando em estoque, vale lembrar que, embora hoje os caras gastem "apenas 5,3% do PIB", na época da guerra fria o investimento era bem maior e a industria bélica tocava a todo vapor, fazendo com que os caras herdassem um puta arsenal de foguete e armas nucleares, que ainda hoje conta como boa parte do poderio militar deles, que fica lá guardadinho e não exige manutenção constante, salvando no orçamento atual.

    Além disso, o salário de um soldado russo não é lá grandes coisa, logo, da pra chamar vários Ivan e Dimitri pra patrulhar fronteira e pelear, que não sai tão caro. Tem ainda o fato que lá o exercito não precisa combater o mosquito da degue e/ou carpir lote, logo, da pra concentrar os caras em outras funções mais importantes.

    Se for analisar tudo isso, dá ver que 70 bilhões pra manter as tropas e dar uma atualizada de vez em quando, não é nenhum absurdo, dado as condições físicas do país.

    Agora... não rola comparar com os EUA, como dito, os Russos são "brabo", mas o poderio militar americano, só poderia ser contestado hoje, se a china entrasse junto na briga e olhe lá.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 18/mar/20 17:38
    · votar


    o abominavel ursão das neves

    aka makumbator albino

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 18/mar/20 17:41 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    mas o poderio militar americano, só poderia ser contestado hoje, se a china entrasse junto na briga e olhe lá

    Errado. É a China que ainda não tem condições de peitar os muricas sozinha.
    Os russos tem, pois só o arsenal nuclear deles já equilibraria a mesa num confronto direto independente do efetivo.
    E eles já contestam abertamente a hegemonia militar americana desde a guerra da Georgia.

    Agora se fossemos colocar os aliados da OTAN na parada o negócio ficaria feio, só que esse cenário é mais delicado e ainda assim na guerra de influência que já acontece a Rússia tá jogando bem.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 18/mar/20 18:02
    · votar


    Com Vodka tudo dá certo.
    Tem isso!

    makumbator
    O grande urso brasileiro.

    Pedro_Borges
    Opa, cuidado quando for analisar as estatísticas que tu achar por aí. Mesmo hoje em dia a Rússia não revela tudo que eles fazem.
    O PIB deles provavelmente tem tanta pedalada quanto o nosso.

    E ainda tem que "agências independentes" sempre divulgam umas estatísticas russas preparadas pra dar aquela ajuda no que puder na propaganda contra o governo do Putin.

    Quem é pro-russia endossa os dados do governo que costuma mentir pra parecer bom e quem é anti-russia costuma mentir pra fazer parecer mau.

    A guerra ideológica ainda continua e a propaganda faz parte dela.

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/mar/20 19:31
    · votar


    Têm mais um detalhe:

    Na Rússia têm as russas... um País que tem russas, não precisa de mais nada.

    Les Strato
    Veterano
    # 18/mar/20 19:52 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Se o Lelo falou, ta falado

    JJJ
    Veterano
    # 18/mar/20 20:02
    · votar


    Caraca, quanta prosopopeia pra explicar algo tão simples.

    A Rússia resolve seus problemas porque tem o Putin.

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/mar/20 20:22
    · votar


    JJJ

    "...porque tem o Putin."

    Isso é fato! Esse aí é fodão, pika da galáxias master.

    Drinho
    Veterano
    # 18/mar/20 21:14 · Editado por: Drinho
    · votar


    Rússia - Como esse país resolve suas contas?

    Deixando de ser união soviética, reconhecendo que comunismo não presta e escolhendo a economia de mercado.

    Avião da tupolev acho que pouca gente no mundo compra, sei lá, deve ser uma boa exportadora de commoditie.

    https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/fim-urss.htm

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 19/mar/20 01:06
    · votar


    Da Rússia só admiro o Garry Kasparov, pq ele é o número 1 no JOGO de xadrez

    brunohardrocker
    Veterano
    # 19/mar/20 12:40
    · votar


    E além de tudo ele é modesto.

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/19/apos-20-anos-no-poder-vl adimir-putin-diz-que-nao-e-czar.ghtml

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rússia - Como esse país resolve suas contas?