Sobre a Escola de Novogorod

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 12/jan/24 13:20
· votar


Black Fire

Aqui o máximo permitido é o bracinho de Jeová.

Black Fire
Gato OT 2011
# 24/jan/24 20:40
· votar


Então, eu tenho esse quadro na parede (minha decoração é muito específica) e só agora reparei que todas as pessoas tem essas manchas exageras na bocheca (estilo Pikachu), algum palpite da razão?

Obra original da Catalunha do Século XII: https://ca.wikipedia.org/wiki/Frontal_d%27Avi%C3%A0

Lucmac
Veterano
# 24/jan/24 20:52
· votar


Que bom gosto!

Acho que é para expressar saúde.

makumbator
Moderador
# 24/jan/24 21:30
· votar


Sempre que li sobre isso ser usado era para mostrar a pessoa como saudável.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 24/jan/24 22:58 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
além dessa maluquice de depictar Deus de alguma forma, ainda o colocam fazendo uns símbolos estranhos com a mão..

Black Fire
Gato OT 2011
# 24/jan/24 23:47
· votar


Lucmac
makumbator

Pode ser. Achei que poderia ser alguma coisa específica da Europa do Século XII, sei lá, uma doença de pele.

Jonas Kahnwald
depictar Deus de alguma forma, ainda o colocam fazendo uns símbolos estranhos com a mão

Então Jesus é Deus? Eu, hein? Mas o símbolo nem é o mais estranho, o estranho mesmo é a desproporção desses dedos. E dá uma olhada na boca do Menino Jesus e de José no quadro do canto superior direito, é muito mais realista que todo o restante do quadro. Por isso a arte do Século XII é fascinante!

Black Fire
Gato OT 2011
# 24/jan/24 23:50
· votar


Jonas Kahnwald
Aproveitando a oportunidade, como as TJ lidam com esse negócio de imagem? Tipo, óbvio que eu sei que não é estilo católico e tal, mas assim, tem imagens nas revistas que representam eventos bíblicos com personagens (famoso leão lgbt), inclusive Jesus, ou estou vijando na maionese? Existe alguma regra de uso ou de confecção dessas pinturas? Nunca encontrei nada sobre.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:12
· votar


Black Fire
Então Jesus é Deus? Eu, hein?

Mas na foto o mais velho não é pra representar o Pai enquanto que o menino Jesus? ou eu entendi errado?

tem imagens nas revistas que representam eventos bíblicos com personagens, inclusive Jesus, ou estou vijando na maionese? Existe alguma regra de uso ou de confecção dessas pinturas? Nunca encontrei nada sobre.

Sim, existem imagens nas publicações, e pelo que sei eles procuram pesquisar, na maior parte em fontes seculares mesmo, esses tipos de informações.

Por exemplo, se você assistir ao filme de Daniel(sim, trocamos os dramas dos congressos por filmes) e reparar nas roupas do Rei Nabudonosor vai ver a riqueza de detalhes, inclusive na sua coroa.

Se não me engano tem um vídeo que explica um pouco desse making of... vou procurar e colar aqui...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:17
· votar


bastidores do filme de Daniel

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 09:20
· votar


Jonas Kahnwald

Mas na foto o mais velho não é pra representar o Pai enquanto que o menino Jesus? ou eu entendi errado?


Não, no centro é Maria com o Menino Jesus no colo.

filme de Daniel

Mas esse filme é produzido pelas TJ?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:27
· votar


Black Fire
filme é produzido pelas TJ?

Sim! Nenhum dos nossos filmes tem atores contratados nem produção contratada nem nada. O máximo que já vi usarem de fora são aqueles "scores" de filme, sabe? Mas fora isso todo o processo é interno, de todos os filmes... e estamos produzindo uma área especificamente para a produção dos próximos filmes numa propriedade que antes iria ser vendida, mas por ser grande e a necessidade de produzir videos aumentou, acabaram enxergando esse potencial lá! Acho que ficará pronto em 2026.

Mas assiste o filme dos bastidores aí, é curtinho, tem 5 min

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:28
· votar


Black Fire

quando falei de representar Deus fazendo símbolos estranhso com a mão, estava falando dessa imagem aqui

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 09:35
· votar


Jonas Kahnwald
quando falei de representar Deus fazendo símbolos estranhso com a mão, estava falando dessa imagem aqui

Ah tá, isso sim, eu fico um pouco confuso com essas representações, porque, até onde eu sei, a fundamentação teológica que usam para as imagens é a obra de João Damasceno, e eu li ela, e lá, pelo que eu lembro, ele diz que não se pode pintar Deus Pai. Uma hora dessas eu tento entender esse negócio.


Sim! Nenhum dos nossos filmes tem atores contratados nem produção contratada nem nada.


Não fazia ideia disso. O habitual antes era fazer tipo uma peça de teatro no congresso?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:50
· votar


Black Fire
habitual antes era fazer tipo uma peça de teatro no congresso?
Sim, era exatamente isso... foi assim até 2012
Daí em 2013 teve o filme moderno do filho pródigo, depois em 2014 uma familia que tentava fazer um estudo bíblico juntos mas nunca dava certo, em 2015 foi sobre um "amor de verdade" mostrando um exemplo de como um casal cristão deve ser (e como nao ser tbm) e assim por diante

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 12:36
· votar


Jonas Kahnwald
Entendi, não fazia ideia.

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 12:43
· votar


Mas, falando em mãos esquisitas: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/%28Barcelona%29_Fr ontal_d%27altar_d%27Esquius_-_Museu_Nacional_d%27Art_de_Catalunya.jpg

O que eu acho estranho é que esses frontais de altar com essas figuras meio disformes são posteriores a obras que aparentam ter muito mais complexidade técnica, como as iluminuras do Saltério de Paris: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ca/Psautier_de_Paris% 2C_MSS._gr._139%2C_fol._1v.jpg (que é bizantino e não de Paris), que já retomavam muito das técnicas de pintura da Roma Antiga.

Qual era o nível de isolamento dos povos na Idade Média para que houvesse tanta disparidade?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Escola de Novogorod