Pasternak rachou a esquerda

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/ago/23 13:25
· votar


brunohardrocker
Na boa, isso existe?

existe fan clube pra tudo, e em todas as áreas da vida com diferentes abordagens ou métodos ou até mesmo plain and simple concorrência, vai haver esse tipo de coisa

é que nem as abordagens de exercício: fisiculturismo x calistenia x funcional x crossfit
ou as abordagens de emagrecimento: low carb x keto x light/diet x low kcal x paleo
ou as linhas de ensino voltadas à construção civil: engenharia x arquitetura x paisagismo

todas essas áreas são lotadas de revanchismos, provocações, menosprezo etc etc etc

na média, o povo não é capaz de admitir que existe mais de uma possibilidade real, viável e eficiente para aquilo que se está discutindo além do que aquilo que você já conhece/aplica/pratica...

Wanton
Veterano
# 03/ago/23 15:31 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
apenas 10% realmente querem debater o tema com seriedade

Psicologia foi minha segunda opção no vestibular de 1999, sempre tive interesse pelo assunto. Naquela época, achava que psicologia, psicanálise e psicologia analítica eram a mesma coisa. Cheguei a ler algumas coisas do Jung por volta de 2005: gostava, mas um mal estar foi se formando e comecei a me convencer de que aquilo era balela. Anos depois, conheci a minha atual esposa e conversamos sobre o assunto. Na época, eu tinha interesse pela Gestalt. Em 2009, ela me emprestou o livro História da Psicologia Modena (Schultz & Schultz ). Li inteiro. No mesmo ano, li textos do Bunge no mestrado, já conhecia Popper e Kuhn. No ano seguinte, fiz o curso de verão de análise do comportamento da PUC-SP. Li os livros introdutórios do Baum e do Sidman. Em 2012, entrei na faculdade de filosofia porque queria refinar meus estudos sobre epistemologia. De lá para cá, li bastante coisa sobre filosofia da ciência, alguns livros técnicos no campo da análise do comportamento e fiz cursos diversos na área, também li alguns autores influenciados pela psicanálise.

O que nas respostas que o Dunker deu que vc não achou bom?

Achei ele travadão. Ele não consegue abrir o jogo e ser claro naquelas circunstâncias. Adoraria tomar umas com o Dunker para que ele ficasse Drunker e dissesse o que não pode dizer em público. Ele é ensaboado. Vai escorregando e relutando para afirmar que psicanálise não é ciência. Poderia dizer em alto e bom tom, sem ser tão escorregadio.

Tem uma discussão importante ali sobre o cientificismo, mas a verdade é que o status de ciência tem muito poder. Nenhuma área que está à margem da ciência quer receber esse tipo de questionamento, já que muita gente poderá compreender que se trata de charlatanismo. Na prática, não é 8 ou 80, os estudos mostram isso.

No pós-pandemia, a ciência não foi capaz de demonstrar de maneira inequívoca sua superioridade a procedimentos tirados do cu, ainda que a decisão ética fosse seguir a ciência. Estou esperando por um dossiê que incrimine lideranças que fizeram o oposto do que a ciência prescreveu.


Ashtar Sheran
Freud curou muita gente.

Curou? Quem? Não sei se você sabe (acho que não sabe), mas os pacientes do Freud recebiam nomes fictícios. Qual deles foi curado? Se foi curado, foi curado de que doença?

JJJ
Veterano
# 03/ago/23 18:23
· votar


Lelo Mig

Pois é... Dinamização alta é duro de acreditar mesmo. Pra cima de D5 e tal. Mas existe muita coisa com dinamização baixa, tipo D1, D2... onde o princípio ativo ainda vai estar presente. E existem alguns medicamentos com TM, que nem dinamizados são. Pelo menos no ramo que a patroa costuma seguir aqui.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 04/ago/23 02:00 · Editado por: Christhian
· votar


Querido ignóbil Jonas Kahnwald,

Christian Dunker, que foi meu professor na faculdade de Psicologia, é maior crítico da psicanálise do Brasil COMO ELA É, um dos poucos que tem lugar de fala e entende do assunto. Além da formação sólida em Psicologia na USP, fez seu postdoc na Inglaterra, onde teve contato com a VERDADEIRA psicanálise e se especializou na epistemologia da prática clínica.

Bem diferente dos cursos de Psicanálise no Brasil, sem necessidade de graduação na área, que 99,9% dos "psicanalistas" que atendem no mercado fazem. Se você quiser, aliás, fica aí o presente de grego - Pode ser advogado, contador, educador físico e até, veja só, músico: https://gprivate.com/660ad

Como o Dunker costuma dizer, Freud foi genial em (quase) tudo o que fez. Mas ficar preso em suas ideias, seria como um médico operar hoje em dia, usando uma pedrada na cabeça como anestesia. O próprio conceito de Id, Ego e Superego, que é proferido aos ventos pelos "psicanalistas" como a base de tudo, tem seus caminhos muito mais científicos HÁ MAIS DE 50 ANOS, como Consciência Funcional, Teoria da mente e Metaconsciência, que são testáveis e validáveis, e prescindem do famigerado "aparelho psíquico", que não pode ser falseado (cientificamente), pois na hipótese de não existir "aparelho psíquico", toda a psicanálise precisa ser jogada no lixo, pois não funciona e vira religião: "Deus existe, por que existe - e ponto final."

A psicologia no Brasil, hoje, é uma Não-ciência, que caminha TAMBÉM para uma pseudociência. A culpa é da própria graduação, que estimula as "igrejinhas da psicologia", encabeçada pelo Skinner e tudo o que é derivado do Behaviorismo radical - incluindo a TCC, que alguém citou aí.

Insufferable Bear
Membro
# 04/ago/23 09:33
· votar


Christhian

não existe "a VERDADEIRA homeopatia", não existe forma de regulamentar a prática de homeopatia para que ela se torne ciência, não houve desenvolvimento da teoria. homeopatia, sem qualificativos, é pseudociência.
então eu não boto no mesmo saco e se a psicologia no brasil virar pseudociência eu ainda não botaria no mesmo saco
cê quer jogar Lacan no lixo? então vai ter que passar por cima de mim!

Wanton
Veterano
# 04/ago/23 11:02
· votar


Christhian
igrejinhas da psicologia

Tá, mas a ciência vai usar o jargão de quem? Vai partir de quais pressupostos epistemológicos? Nem o objeto de estudo das psicologias é o mesmo. Tem inconsciente, percepção, comportamento, cognição e sei lá mais o quê. Além disso, há uma faceta científica, que busca compreender os processos, e uma faceta clínica, que quer saber o que funciona para curar supostas doenças. Uma salada!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 04/ago/23 11:45 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Só pra deixar claro, eu considero vc parte desses 10%

Christhian
que foi meu professor na faculdade de Psicologia
Pronto, acertei que é psicólogo, só errei a parte da TCC, mas o viés de concorrência tá aí.... Qual sua abordagem?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 04/ago/23 14:32
· votar


Wanton
Nem o objeto de estudo das psicologias é o mesmo
Esse é um ponto chave: O objeto de estudo deveria ser o homem, apenas, de maneira única e MONISTA - não como a psicanálise sugere, que "emoção e cognição são coisas distintas". O antropólogo sempre esteve mais próximo de compreender o homem, por que estuda metodologicamente como ele se comportou ao longo do tempo, considerando a cultura, o momento, o contexto. Muito mais do que o psicólogo atual, que fica se preocupando em querer dar diagnóstico (a "onda autista" está aí pra provar) ou ser o novo Freud, Skinner, Lacan, Conti, Jung, etc. E a "psicologia positiva" então? Pqp...

A verdade é que o Freud, como médico, tinha a melhor das percepções do que a psicologia/psicanálise deveria ser, no começo da sua jornada. Todo (ou quase) médico que você conhece, aprende na faculdade "técnica e método". O médico não tem um "deus hipocrático" que ele segue, mas estuda absolutamente tudo relacionado, por exemplo, ao coração, sua fisiologia, seu funcionamento, suas patologias e tudo o que já se pesquisou sobre o assunto. Ele aprende como aplicar testes, exames, identificar sintomas, fazer procedimentos cirúrgicos, entre outras coisas. E é na vida prática - por isso a residência é obrigatória para especialistas - que ele aprende, de fato, a ser médico. O psicólogo deveria ser a mesma coisa: Deveria aprender a aplicar testes, deveria ler todas as abordagens sobre "desenvolvimento", por exemplo, subir no ombros dos gigantes como Freud, Piaget, Vygotsky, etc. e, a luz das capacidades científicas, laboratoriais e tecnológicas que temos hoje, começar a reescrever algo para um futuro mais validável para a área. E se considerar habilitado só depois de muito estudar, produzir artigos e estudos, aplicar os métodos e técnicas na prática.

Jonas Kahnwald
Qual sua abordagem?
Musical.

Wanton
Veterano
# 07/ago/23 22:45
· votar


Christhian

Sobre jargão, fui olhar um texto da AC e me deparo com esse tipo de coisa:

Pessoa normal: "poder"
Analista do comportamento: "domínio sobre os reforçadores/punidores a serem liberados socialmente"

Wanton
Veterano
# 07/ago/23 22:46
· votar






makumbator
Moderador
# 08/ago/23 09:02 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Assisti ao primeiro vídeo do seu post anterior. Bem legal. Estou altamente tentado a adquirir o livro

JJJ
Veterano
# 08/ago/23 11:12
· votar


O fato é que queriam causar, né?

E causaram.

Wanton
Veterano
# 12/ago/23 21:28
· votar


Os psicanalistas estão em festa nos comentários, falando que Orsi levou uma surra. Será que o sarrafo está mais alto? Ainda não assisti. A quem mais possa se interessar:



shoyoninja
Veterano
# 13/ago/23 12:08
· votar


Os psicanalistas estão em festa nos comentários, falando que Orsi levou uma surra. Será que o sarrafo está mais alto? Ainda não assisti. A quem mais possa se interessar:

Vi até o primeiro argumento, em que cita o artigo da science, não deixaram a fonte então lá vai:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14716015/

Não vejo como um estudo sobre mecanismo repressão de memórias leva a conclusão de que psicanálise é ciência ou a torna falseável.

Analogia: Tenho certeza que houve estudos sobre diversas reações que eram descritas na alquimia e que mostraram o mecanismo como ocorriam (e se não foram feitos, creio que seja possível), isso não leva a conclusão de que a alquimia é ciência.

Wanton
Veterano
# 11/set/23 20:53
· votar


Pasternak inspirou o Greg News mais caído da história. Como esperado, o racha pode ser visto nos comentários.



brunohardrocker
Veterano
# 15/set/23 22:43
· votar




Wanton
Veterano
# 07/fev/24 03:50 · Editado por: Wanton
· votar


Aí, Jonas. Se tiver uns minutinhos para ouvir a palavra.

Não gosto muito do Léo, apesar de segui-lo. Mas o Jan é ótimo.

Se tiver com preguiça, pode começar aos 39:00



Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 07/fev/24 08:43
· votar


Wanton
ceis tao corujas hj hein?

vou ouvir hj mais tarde

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/fev/24 11:16 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Esse é talvez o psicólogo não psicanalítico que eu mais gosto, ele é neurocientista.... veja o que ele fala sobre o ciclo circadiano e o sono:



Black Fire
Gato OT 2011
# 16/fev/24 14:22
· votar


Até agora não entendi a razão desse debate. Metade dos debatedores fica falando de ciência e nem sabe fazer uma integral. Só vejo nego cagando critérios epistemológicos que o Karl Popper tirou do cuzim e não vejo ninguém se importar com única e verdadeira ciência, que é a Ciência Imortal do Proletariado.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/fev/24 14:45
· votar


Black Fire
nego cagando critérios epistemológicos que o Karl Popper tirou do cuzim

sempre me peguei pensando como que determinaram o "único" jeito de fazer ciência...

Ciência Imortal do Proletariado.
tá falando de bater laje?

Wanton
Veterano
# 16/fev/24 14:50 · Editado por: Wanton
· votar


Black Fire
Karl Popper

Constantino popularizou Popper entre os de direita porque o autor coloca o marxismo no rol das pseudociências. Só que os critérios de demarcação do Popper também deixariam de fora a teoria da evolução das espécies.

Metade dos debatedores fica falando de ciência e nem sabe fazer uma integral.

Esqueci como calcula essa merda, mas passei em cálculo. A verdade é que a maioria das pessoas que usa a matemática não entende bosta nenhuma de matemática, só realiza procedimentos decorados. Tinha vontade de vomitar nas aulas de matemática com toda aquela irracionalidade de "corta aqui, passa pra lá, soma os de cima". Só respeito quem olha para uma equação e enxerga a curva. Quem só repete procedimentos não tem cérebro, tem um caderninho de receitas na cabeça.

Ciência Imortal do Proletariado.

A concepção de materialismo do Marx não tem nada a ver com o uso histórico do termo em teoria do conhecimento. Não conheço Marx o bastante, mas quando vejo a palavra sendo usada no discurso marxista, a impressão que tenho é que eles pressupõe um rigor que o termo não traz.

Jonas Kahnwald
veja o que ele fala sobre o ciclo circadiano

Depois eu vejo.

sempre me peguei pensando como que determinaram o "único" jeito de fazer ciência...

Esse debate nem existe. Quem se apega a isso está sendo desonesto. Qualquer livro básico de metodologia trará uma coleção de métodos, mesmo os escritos há 50 anos.

Black Fire
Gato OT 2011
# 16/fev/24 14:59
· votar


Wanton
A concepção de materialismo do Marx
Estava falando de bater laje.

Wanton
Veterano
# 16/fev/24 15:02
· votar


Black Fire
Estava falando de bater laje.

Isso é bastante concreto!

makumbator
Moderador
# 16/fev/24 16:57
· votar


Wanton
também deixariam de fora a teoria da evolução das espécies.


Design inteligente confirmado.

Tinha vontade de vomitar nas aulas de matemática com toda aquela irracionalidade de "corta aqui, passa pra lá, soma os de cima"

E as aulas de balanceamento químico? No pré vestibular tinha uma aula só disso, mas era só ficar fazendo equação com nome de elemento da tabela periódica. A professora não ensinava mais nada. Era a coisa mais aleatória e "jogada"no ar que tudo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/fev/24 17:51
· votar


imagina discordar da ciência nesse caso

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/fev/24 17:51 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


duplo

Lelo Mig
Membro
# 17/fev/24 18:00 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Entendi a "ironia"... mas, falando sério, existe uma mania de noticiar "diz a ciência", "segundo cientistas", "conforme pesquisa científica"... mas não há exatamente estudo científico por trás da suposta pesquisa, ou seja, não passa de algumas entrevistas e um relatório baseado na média de respostas feito por alunos de alguma Universidade.

Wanton
Veterano
# 17/fev/24 22:37
· votar


makumbator
No pré vestibular tinha uma aula só disso, mas era só ficar fazendo equação com nome de elemento da tabela periódica.

O ensino de física também passa pelo mesmo problema.

Jonas Kahnwald
imagina discordar da ciência nesse caso

Fatos desconhecidos > Nature

Lelo Mig
mas não há exatamente estudo científico por trás da suposta pesquisa

O dilema da divulgação científica é que a maioria da produção científica é desinteressante para o público. Só que o cara é jornalista, ele precisa justificar o salário arranjando assunto para a editoria de ciência.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/fev/24 14:07
· votar


Wanton
Fatos desconhecidos > Nature

eles citaram um estudo científico real

Lelo Mig
uma mania de noticiar "diz a ciência", "segundo cientistas", "conforme pesquisa científica"... mas não há exatamente estudo científico por trás da suposta pesquisa

ao que parece o estudo foi legítimo, a questão é que mesmo estudos legítimos podem se contradizer, a depender da metodologia, do objetivo, da quantidade de "objetos de estudo" analisados, grupo de controle etc etc etc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pasternak rachou a esquerda