Pasternak rachou a esquerda

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 02/ago/23 12:49


O livro da Natalia Pasternak e do marido, Carlos Orsi, fez o que o MBL jamais fará em seus sonhos mais molhados: rachou a esquerda. Demonstrou, sobretudo, que o debate sobre filosofia da ciência é muito raso no Brasil (e no mundo) e segue sendo muito necessário.

A verdade é que há zonas cinzentas no debate sobre pseudociências, quando chegamos perto das bordas, nem tudo é tão claro quanto gostaríamos que fosse.

Se a filosofia da ciência ainda é incipiente no século XXI, é pior o caso da filosofia da tecnologia. Há muito debate a ser feito e pouca gente com qualidade intelectual disposta a entrar nessa discussão de modo a resolvê-la.

Black Fire
Gato OT 2011
# 02/ago/23 14:37
· votar


Véi, vc vive em uma bolha muito específica.

brunohardrocker
Veterano
# 02/ago/23 14:40
· votar


Marcelo rachou a direita

Insufferable Bear
Membro
# 02/ago/23 15:30
· votar


Black Fire
por quê?

Wanton
acho que filosofia da ciência é um negócio interessante, mas não boto fé nesses discursos encabeçados por "divulgadores científicos".
botar psicanálise no mesmo saco de homeopatia dá a impressão de que esses dois não são nada sérios também.

Lelo Mig
Membro
# 02/ago/23 15:36
· votar


Wanton

Hoje em dia realmente tá muito chato. Nesse ponto tenho que concordar que tudo me parece um tanto infantil.

Num mundo adulto, independente de concordar ou discordar da Pasternak, quem discorda iria pontuar, fazer suas críticas e considerações, contra argumentar, alguns de forma inteligente e embasada e segue o jogo.

É claro que psicanalistas, acupunturistas e etc., irão chiar. Eles existem, estão por aí exercendo seus ofícios amparados pela Lei, é natural que irão defender seus interesses independente do que eu ou outrem ache a respeito.

Muita falação, muita cagação de regra, muita opinião de quem não têm opinião a ser respeitada sobre o assunto.

qew
Veterano
# 02/ago/23 16:10 · Editado por: qew
· votar


Natalia Pasternak
sonhos mais molhados rachou e Demonstrou que há zonas disposta a entrar
quando chegamos perto das bordas, nem tudo é tão claro

sem problemas, eu encarava

Wanton
Veterano
# 02/ago/23 16:36
· votar


Black Fire
Véi, vc vive em uma bolha muito específica.

Podiscrê!

brunohardrocker
Marcelo rachou a direita

Boa!

Viciado em Guarana
Veterano
# 02/ago/23 16:37
· votar


Foi ela que causou a racha do PCB?

Wanton
Veterano
# 02/ago/23 16:40
· votar


Insufferable Bear
botar psicanálise no mesmo saco de homeopatia

Pois é. Mesmo que tenham feito todas as ressalvas necessárias, quando você faz as críticas em um mesmo livro, cujo título é bastante agressivo, fica difícil de alegar que a análise foi responsável.

Lelo Mig
É claro que psicanalistas, acupunturistas e etc., irão chiar.

Mas nem é sobre eles, é sobre todo um arcabouço teórico que está envolvido direta ou indiretamente com teorias que andam à margem da ciência. Muita gente se doeu com isso, sobretudo pesquisadores.

makumbator
Moderador
# 02/ago/23 18:07
· votar


Wanton

Vc viu recentemente que os estudos científicos de dois dos grandes baluartes no estudo das fraudes tinham manipulação e escolha de dados para dar o resultado que os pesquisadores queriam? Ah, a ironia!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=d2Tm3Yx4HWI&list=WL&index=36

Black Fire
Gato OT 2011
# 02/ago/23 18:14
· votar


Véi, vc vive em uma bolha muito específica.

Bem feito pro Jones Manoel, é o preço que se paga por participar de um partido que só tem professor bundão tipo o Mauro Iasi e tonto de DA.



Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 02/ago/23 18:59
· votar


botar psicanálise no mesmo saco de homeopatia dá a impressão de que esses dois não são nada sérios também.
Astrologia, constelação familiar e terraplanismo, além da psicanálise (especialmente no Brasil) e a homeopatia: Tudo no mesmo saco mesmo.

Aliás, Freud foi insistente no sentido de tornar a psicanálise algo científico, muito por questões pessoais. E pra entender por que não é ciência: Se você der um comprimido de Dipirona para um europeu, para um japonês e para um indígena, o efeito será o mesmo. Já a psicanálise não pode ser pensada assim. Lacan era mais realista e dizia que a psicanálise não precisava ser científica e estava para além disso, admitindo o viés eurocêntrico e aceitando essa limitação.

makumbator
Moderador
# 02/ago/23 20:38 · Editado por: makumbator
· votar


Christhian

Tem algum tempo que começou a moda de homeopatia para animais de estimação. Só falta a psicanálise veterinária! Hahah

Insufferable Bear
Membro
# 02/ago/23 21:09
· votar


tô com a impressão de que peguei a conversa na metade. o que aconteceu? que que tem o PCB??? spoonfeed me!!!

Lelo Mig
Membro
# 02/ago/23 21:21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Só falta a psicanálise veterinária!"

Psicólogo de Cachorro

Achou que não existia psicólogo de cachorro?



JJJ
Veterano
# 02/ago/23 21:24
· votar


Eu acho que a homeopatia funciona tanto ou mais do que a psicanálise... Me julguem.

makumbator
Moderador
# 02/ago/23 21:48
· votar


JJJ

Claro. As duas não funcionam. Terraplanismo ao menos é divertido.

JJJ
Veterano
# 03/ago/23 00:08
· votar


makumbator

Cara, não sei explicar, mas já usei homeopatia inúmeras vezes e a coisa simplesmente funciona. Não sou fanático pela ideia, mas por experiência própria ,(geralmente por indicação da patroa), não posso negar que tem algo ali. Efeito placebo? Com tamanha frequência? Pode ser, mas acho que tem algo mais.

Lelo Mig
Membro
# 03/ago/23 01:36 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Efeito placebo? Com tamanha frequência? Pode ser, mas acho que tem algo mais."

Não duvido que você tenha tido experiência positiva, existem estudos que mostram "a força" do efeito placebo (cura por auto sugestão). Mas, cientificamente, homeopatia é algo absurdo. O princípio dos infinitesimais (quanto mais diluída for a substância, maior será o seu poder curativo) não têm nenhuma base científica e contradiz as leis da química, da física e da biologia.





Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/ago/23 03:10
· votar


Tinha que ser o Christian pra falar merda e com prepotência, impressionante!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/ago/23 03:20
· votar


Black Fire
O Christian Dunker, o "bom Christian" é fera demais, obrigado por compartilhar o vídeo!

Wanton
Veterano
# 03/ago/23 04:10
· votar


Vi esse vídeo do Dunker. Também vi o que ele fez em resposta à Clarice e ao Ronaldo Pilati. Ele dá boas respostas? Não dá. Mas tem umas coisas ali que dá para debater.

O ruim de discutir ciência no capitalismo é que algumas práticas viram atividades econômicas. Discutir essas práticas toca em algo que mexe no bolso das pessoas. O viés financeiro é o mais difícil de largar.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/ago/23 08:42 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
O que nas respostas que o Dunker deu que vc não achou bom?
P.S o instituto de pesquisas JK indica que 50% das pessoas que dizem que a psicanálise é pseudociência são pessoas que passaram pela terapia psicanalítica e não gostaram dos resultados (viés revanchista)... 40% são ligados à outras abordagens terapêuticas como a TCC (viés de concorrência) e apenas 10% realmente querem debater o tema com seriedade

brunohardrocker
Veterano
# 03/ago/23 09:41
· votar


Por um tempo na vida eu fiz a TCC. E o que eu tirei dali foi que, não há problema na terapia em si não se ver como ciência. Mas, que se vale das descobertas científicas para orientar seus métodos. E se um dia a ciência tiver ferramental completo para atuar neste campo, que se substitua a velha abordagem pela nova. Um monte de coisa não é ciência, mas funciona. Não é ciência, mas se usa dela. Não é ciência, mas é o que temos para hoje.

megiddo
Membro
# 03/ago/23 09:43
· votar


Jonas Kahnwald
Ué, qual a relevância disso? É pesquisa de opinião que vai resolver a parada?

Ashtar Sheran
Membro Novato
# 03/ago/23 11:13 · Editado por: Ashtar Sheran
· votar


Freud curou muita gente. Como técnica, a psicanálise tem seu valor.

Não sei do que trata o livro, mas ficar reclamando que ela não é científica é algo análogo a dizer que os gregos antigos não sabiam fazer fogo só porque a teoria dos quatro elementos era equivocada.

ProgVacas
Membro Novato
# 03/ago/23 11:45
· votar


Não gosto de pseudociências em geral. Todas são empiricamente desmontadas com argumentos muito bem consolidados, porém não me interesso pelo assunto. Não creio nem mesmo que valha o tempo empenhado para ler argumentos que as jogam pelo ralo, então esse livro da Natalia não é para mim.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/ago/23 12:10
· votar


megiddo
Ué, qual a relevância disso? É pesquisa de opinião que vai resolver a parada?
Quem debate com vies revanchista ou de concorrencia não merece atenção, tipo o christian aqui do forum, certeaz que o caso dele é concorrencia, deve ser psicólogo de outra abordagem

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/ago/23 12:12 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


brunohardrocker
Por um tempo na vida eu fiz a TCC
que é uma boa abordagem tbm, não estou criticando a TCC. Creio que todas as abordagens que tem um track record de sucesso, e que possuem ampla base de estudo, merecem ser valorizadas e respeitadas.
O problema é o fan clube da TCC ou os zé regrinhas que acham que comparar psicanálise com homeopatia faz sentido

brunohardrocker
Veterano
# 03/ago/23 12:32
· votar


Jonas Kahnwald
o fan clube da TCC

Na boa, isso existe?
Sou amigo de uma psicóloga TCC, e o que eu vejo falar é que a galera lamenta o crescimento dos tais coachs quanticos, constelação e etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pasternak rachou a esquerda