Manifesto por um emprego bem bosta

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 10/jun/23 14:16 · Editado por: Wanton


Queria um emprego bem bosta, mas não posso me dar ao luxo de investir 40-44 horas por semana em algo que pague mal.

Quando falo em emprego bem bosta, me refiro a ofícios desimportantes, nos quais ninguém liga se você está trabalhando bem e tampouco tenha exigências de desempenho cognitivo ou físico digno de nota.

Queria zerar a insalubridade, ter uma rotina, mas sem fazer nada que fosse repetitivo demais. Ser uma espécie de faz-tudo que não faz quase nada. De preferência, num lugar bonito. Um museu, um jardim botânico: lugares cheirosos, sem muito público, me atraem.

Nada muito solitário, mas nada que exija muita interação. Encontrar a mesma pessoa quase todos os dias, dar um "bom dia", mas sem nunca puxar assunto. Tem que ser perto de algum lugar legal para fazer uns lanches semi-saudáveis. Tempo remunerado para se distrair com alguma bobagem e me desconectar desse mundo ansioso. Quero ser um monge urbano, um sobrevivente anônimo.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/jun/23 14:29
· votar


Wanton
Conversa com a Marina Jabuti, explica suas aspirações, quem sabe ela te arruma umas coisas aí protegidas pelo ICMbio pra tú tomar conta e ficar fazendo uns relatórios inúteis. Dá pra salvar o gás pro pálio e a cervejinha pra tú encontrar com a turma dos papos filosóficos aleatórios.

Wanton
Veterano
# 10/jun/23 14:39
· votar


Pedro_Borges
Palio

Minha foto com o Palio tem mais de 20 anos, aquele era modelo 99. Nunca mais tive Palio. Carro velho te deixa na mão, não quero esse tipo de encrenca na minha vida. Fico satisfeito com um carro de entrada novo, desde que não seja o Kwid ou o Mobi.


papos filosóficos aleatórios

Não existe papo filosófico, filosofia é uma atividade intelectual rigorosa. Faz parte do anti-intelectualismo desqualificar a filosofia. Esse hábito bolsonarista é bem difícil de largar, né?

Wanton
Veterano
# 10/jun/23 14:54
· votar


O colega não notou, mas esse é um tópico sobre a exaustão.

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/23 15:13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Vive na natureza, não têm patrão, cada dia tá num lugar e interage com gente que fala pouco? Podólogo bovino.

Só que têm de viajar por fazendas (mesmo que seja só dentro do Estado ou lugares próximos). Exige apenas curso/aprendizado, uma caminhonete e equipamento. (ferramentas de corte, esmerilhadeira, etc.)

Dava uma boa grana quando pesquisei, hoje não sei como anda o mercado.

JJJ
Veterano
# 10/jun/23 15:15
· votar


Esses dias tinha uma reportagem sobre uma pesquisa que estava pagando quase 100 mil reais pros caras ficarem deitados por um tempo; dois meses acho.

JJJ
Veterano
# 10/jun/23 15:18
· votar


Mas eu entendi o ponto do nosso querido amoeba... Tem hora que cansa ter que pensar demais. Decidir coisas o tempo todo é um inferno... Nessas horas, tudo que você quer é um emprego à lá "tempos modernos": vai apertando os parafusos sem pensar muito, sem ter que decidir merda nenhuma, sem maiores responsabilidades... só um empreguinho merda mesmo.

É disso que se trata, não é?

Wanton
Veterano
# 10/jun/23 15:19
· votar


edsm100

Onde você faz doutorado?


Lelo Mig
Podólogo bovino.

E o cheiro? Fora que isso não é emprego fixo, né? Tem que vender serviço para esse povo de fazenda, tudo bolsomico.

Wanton
Veterano
# 10/jun/23 15:20
· votar


JJJ
É disso que se trata, não é?

Sem dúvida!! Mas a repetição de apertar parafusos é igualmente angustiante.

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/23 16:10 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"E o cheiro?"

Questão de costume. Você acostumou com cheiro de bosta do Rio Tiête e Enxofre na poluição do ar e nem se deu conta.

"Fora que isso não é emprego fixo, né?"

Não, é prestação de serviços. Mas, emprego fixo tá em extinção.

"Tem que vender serviço para esse povo de fazenda, tudo bolsomico."

Pensei nisso quando pesquisei. Mas acho que o negócio é chegar nos veterinários e ser indicados por eles. A única coisa que vai tratar é preço. Acho que nem vai passar do capataz.

Eu gosto de empregos solitários e simples. Que não fala com ninguém e no máximo lida com gente simples. Se for ligado à natureza então... melhor ainda.

Wanton
Veterano
# 10/jun/23 17:01 · Editado por: Wanton
· votar


edsm100
ninguém mais postou coisa pessoal aqui

Todo mundo posta coisa pessoal aqui. Está fazendo doutorado remoto?


Lelo Mig
Se for ligado à natureza então

Pecuária é o oposto de natureza. Pelo menos, é essa a minha visão.

brunohardrocker
Veterano
# 10/jun/23 17:10
· votar


Muita exigência para estar na posição de proletário. A regra é aceitar o que tem pra hoje.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/jun/23 17:14
· votar


Wanton
Onde você faz doutorado?

Fiquei aqui pensando na tese, paredão de palavras.

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/23 17:16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Pecuária é o oposto de natureza."

Lidar com animais dessa forma não te faz um pecuarista. Ainda assim não há como comparar em trabalhar na Berrini ou na Paulista. É uma questão de o que e quanto está disposto a encarar e ceder.

Pelo menos em meu caso, com minhas formações e expertises, não há como ter um emprego 100% perfeito. Passei da idade de ser guarda florestal, guia de montanhismo, trabalhar no IBAMA ou na FUNAI... e o que eu realmente deveria ter feito de minha vida: Oceanografia ou Biologia Marinha.

Nos anos 90 vendi tudo que tinha para comprar um barco. Estava decidido a ir viver num barco. (já contei essa história por aqui). Aos 45 do segundo tempo, um imprevisto, mudou o rumo das coisas e não fui. Sou apaixonado pelo mar, já programei N vezes de pelo menos morar no litoral, mas sempre algo muda meus planos.

Apesar de não ter como o episódio do barco (o mais radical e efetivo que já tomei) não ter vingado e eu não teria como mudar o ocorrido, ainda assim "me arrependo" do que a vida fez comigo.

Hoje, eu desisti... não tenho mais disposição para fazer isso. Nem tenho mais o que vender para comprar um barco.

brunohardrocker
Veterano
# 10/jun/23 17:17
· votar


Sobre a exaustão: já estive muito exausto. A ponto de fazer o mesmo que o Alex Supertramp.
Por sorte não o fiz. Hoje me policío, me imponho, não permito mais que me coloquem nesta posição.

Mas ainda aspiro comprar um sítio.
Não curto sítios no cerrado. Vai ter que ser um sítio como os do sul/sudeste: área montanhosa, clima úmido, mata atlântica, fontes de água mais próximas.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/jun/23 17:18
· votar


Lelo Mig

Acho que nem vai passar do capataz.


Pro Amoeba é o ideal. Se tratar com o dono este vai descobrir que ele pode doutrinar seus cavalos e aí melar o negócio.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 10/jun/23 17:33
· votar


Quando falo em emprego bem bosta, me refiro a ofícios desimportantes, nos quais ninguém liga se você está trabalhando bem e tampouco tenha exigências de desempenho cognitivo ou físico digno de nota.

vocação pra virar funça

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/23 17:47 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Quando você disse: "me refiro a ofícios desimportantes, nos quais ninguém liga se você está trabalhando bem e tampouco tenha exigências de desempenho cognitivo ou físico digno de nota."

Pensei em porteiro de prédio ou condomínio. Ascensorista. Segurança de Shopping... etc.

Mas, aí você completa: "sem fazer nada que fosse repetitivo demais." "De preferência, num lugar bonito."

Aí descartei as opções acima. Pensei em Jardineiro, Paisagista, Personal Dog, Piscineiro, Catador de bolinha de Golfe, Podólogo Bovino...

Percebe minha linha de raciocínio? Equivocada?

ProgVacas
Membro Novato
# 10/jun/23 17:49
· votar


ate aqui

Solicito à moderacao que controle esse usuário. Se ele continuar a nos chamar de bandidos eu saio.

ProgVacas
Membro Novato
# 10/jun/23 17:51
· votar


Saio nada... Risos

Mas que chateação, isso.

makumbator
Moderador
# 10/jun/23 18:25
· votar


Lelo Mig
Só que têm de viajar por fazendas

Sugerindo pro Wanton entrar para o MST? Pera lá amigo! Não faça isso!

ProgVacas
Saio nada... Risos

Hahah!

Wanton
Veterano
# 10/jun/23 19:48
· votar


Lelo Mig
Percebe minha linha de raciocínio? Equivocada?

Elaborei o tópico pensando naqueles museus pequenos, com pouca visitação, ou numa estação de trem bem paradona. Quase nada para fazer o dia inteiro. Ou CLT ou concursado: um bom grau de estabilidade é importante.

Mas, na prática, é um tópico para falar dos cansaços. Do quanto você acha que vai realizar na vida quando é jovem e do estado que você fica, anos depois. É um tópico sobre a falta de sinergia, sobre a irrelevância do esforço individual, sobre a romantização estúpida que se faz sobre as conquistas.

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/23 20:19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Entendo.

Eu não sirvo de parâmetro cara, minha vida e meu exemplo é todo o oposto de qualquer regra.

A única coisa que me empenhei para ser foi artista da música. Dediquei 20 anos a isso, viver de música. Até consegui, mas não com trabalho próprio e eu queria acontecer autoral. Quando fiz 33 anos desisti, sabia que estava velho para "acontecer com autoral" tinha perdido o trem. Aí abandonei a vida de sideman.

Durante todo este período eu vivi de música e de artes gráficas (sou produtor visual gráfico e técnico em artes gráficas de formação)... a música me motivava a aguentar o trabalho em agências de publicidade e studios fotográficos, quando larguei a música, larguei as artes gráficas também e aquela gente insuportável de agências e publicidade.

Tinha algum patrimônio. Me foquei na paixão de desde a infância (o mar), mas que nunca tinha pensado nele profissionalmente. Fiz curso de Arrais Amador (navegação em áreas abrigadas) e Mestre Amador (navegação costeira)... futuramente iria fazer o de Capitão Amador (navegação além costa).

Tinha uma grana e fui dar um rolê sem destino, vagabundando pelo litoral. Em Ilha Grande tive um insight... vender tudo e morar num barco, inicialmente, nesta região.

Vendi tudo... absolutamente tudo!

Mas, um problema sério me fez protelar e não teve volta, minha vida virou 180 graus.

Segui outro rumo, não porque queria, mas porque tava sendo pressionado pela vagabundagem. Montei a loja, lojas, ganhei dinheiro como nunca imaginei, sem mérito nenhum... pura sorte. O comércio é cansativo, foram dez anos sem férias, feriados, fins de semana. Mas, experimentei um período de ambicioso. Consumir, comprar coisas e conforto é como droga. Eu tinha dinheiro para saciar vontades... mas, só trabalhava.

O ramo de CDs acabou, não prestava para e nem queria vender outra coisa que não fosse música. Me meti em outros negócios, sem nunca ter certeza de nada, nem determinação, nem paixão... o resto todos aqui sabem.

Nunca romantizei profissão, nem riqueza, nem títulos. Sucesso nunca teve nada a ver com capacidade. Somente com ambição e sorte. Ser puxa saco ajuda bastante também.

Museus, estações de trem... são empregos públicos. Concurso é legal para esta estabilidade a qual você se refere. Isso têm bastante cara, mesmo empregos tranquilos como almoxarifado, escriturário.

Depende de quanto você pretende ganhar... É diretamente proporcional, pouca responsabilidade, empregos simples, salários baixos.

Black Fire
Gato OT 2011
# 10/jun/23 20:54
· votar


Na moral, tirando vendedor e parente do dono, não sei como alguém consegue ficar em emprego privado no Brasil hoje em dia.

Viciado em Guarana
Veterano
# 10/jun/23 21:08
· votar


Wanton
O mais bosta que você vai conseguir é telemarketing, mas aí tem que ter tara por assédio moral.

makumbator
Moderador
# 10/jun/23 21:41
· votar


Viciado em Guarana
O mais bosta que você vai conseguir é telemarketing, mas aí tem que ter tara por assédio moral.

É, mas ele falou que não quer nada repetitivo demais (telemarketing vive de menus pré prontos). E ainda quer lugar bonito, cheiroso.

Maluco cheio de exigência! Quero ver é se a produtividade acompanha...

brunohardrocker
Veterano
# 10/jun/23 21:51
· votar


Sempre rola um concurso e outro para trabalhar de almoxarife em prefeituras interioranas.

Lelo Mig
Membro
# 10/jun/23 22:06 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator
brunohardrocker

"Maluco cheio de exigência! Quero ver é se a produtividade acompanha..."
"Sempre rola um concurso e outro para trabalhar de almoxarife em prefeituras interioranas."


Dei umas ideias lá, nenhuma serviu. Mano quer trabalhar de estagiário do sub carimbador auxiliar, no Jardim Botânico, e ganhar 15 conto mês.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/jun/23 23:01
· votar


Lelo Mig
Mano quer trabalhar de estagiário do sub carimbador auxiliar, no Jardim Botânico, e ganhar 15 conto mês.

Em resumo: mano quer trabalhar é poha nenhuma!

Wanton
Veterano
# 11/jun/23 03:44
· votar


Gente, eu não disse que existe vaga assim que seja bem paga. O que eu quis dizer é que não posso ir atrás desse tipo de trabalho justamente porque é mal pago. Em um país pobre como o Brasil, não há emprego desse tipo que propicie uma vida minimamente confortável.

O que proponho é uma reflexão sobre um momento da vida em que você se conforma e assume que realizará nada de especial. Sonhos e desejos se separam da carreira. O trabalho, então, é visto apenas como algo obrigatório e enfadonho: como se todo mundo experimentasse em certa altura da vida o que é ser um contador.

Trabalhar toma por volta de 40% do tempo que você passa acordado. Não seria lindo se ao menos fosse algo que não sequestrasse os teus pensamentos e a tua saúde?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manifesto por um emprego bem bosta