A ausência de protocolos de emergência e outras negligências

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 28/mar/23 12:29 · Editado por: Wanton


    Você tem os números de emergência afixados na geladeira? Sabem como proceder caso acidentes aconteçam? Esse tópico é sobre isso, mas é sobre mais algumas coisas. Talvez, seja mais sobre outras coisas do que sobre emergências. Você está pronto para situações sociais? Está pronto para encontrar alguém que não conhece direito na rua? Cumprimenta ou não? Se você acenar e não for correspondido, como você se sente? O que dizer quando alguém te conta uma história triste? Que tipo de ajuda oferecer a quem pede ajuda? Você está pronto quando é pego de surpresa? Sabe como agir? Já deixou de ir a algum lugar por não saber lidar com as interações sociais? Por antecipar em sua cabeça essas interações e sentir-se mal com isso? Aquela frase mal escolhida fica ecoando na sua cabeça horas depois de ser dita? Que tal meses? Anos? E o medo de esquecer um nome? De não lembrar de um rosto? Deveríamos cultivar protocolos preventivos para situações sociais?

    Lelo Mig
    Membro
    # 28/mar/23 16:56 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton Tá fazendo pergunta prácaraio ultimamente hein? Entrou pro FBI? "Você tem os números de emergência afixados na geladeira? " Não! se precisar ligo 190, basta saber este número. "Cumprimenta ou não?" Na minha Cidade sim se cruzar frente à frente sim, em Sampa não. Não dá prá dar 200 bom dias por segundo. Se você acenar e não for correspondido, como você se sente? Foda-se. Não sou carente e tenho uma auto estima do caraio. Tô nem aí. "O que dizer quando alguém te conta uma história triste?" O que vier na cabeça. Muitas vezes nada, muitas vezes a pessoa só quer ser ouvida. "Que tipo de ajuda oferecer a quem pede ajuda?" Ofereço a ajuda que esta a meu alcance. Se não posso ajudar fico quieto. "Você está pronto quando é pego de surpresa? Sabe como agir?" Se esta pronto, não foi surpresa. Sou calmo, frio e racional, me saí bem em toda situação de emergência que a vida me colocou. "Já deixou de ir a algum lugar por não saber lidar com as interações sociais? Por antecipar em sua cabeça essas interações e sentir-se mal com isso?" Nunca vou a lugar algum ou evento que não quero ir. Não faço a social, foda-se. "Aquela frase mal escolhida fica ecoando na sua cabeça horas depois de ser dita? Que tal meses? Anos? E o medo de esquecer um nome? De não lembrar de um rosto?" Não tô nem aí prá nada disso, foda-se! Não sou o tipo que fala o "que vêm à cabeça" ou "o que dá na telha" e costumo não gostar de gente que se orgulha de ser assim. Falar sem pensar é o mesmo que morder; se não pensa prá falar é burro. "Deveríamos cultivar protocolos preventivos para situações sociais?" Não!

    Insufferable Bear
    Membro
    # 28/mar/23 17:02
    · votar


    Já deixou de ir a algum lugar por não saber lidar com as interações sociais? 99% das vezes. mas eu tenho problema de cabeça e não sirvo como parâmetro protocolos ajudam demais pra gente que, como eu, não sabe fingir ser normal. levei 20 anos pra aprender a falar "tudo bem, e você?"

    Wanton
    Veterano
    # 28/mar/23 17:44
    · votar


    Lelo Mig Tá fazendo pergunta prácaraio ultimamente hein? Não são perguntas que necessariamente precisam ser respondidas, elas servem para dar o tom do tópico. Não faço a social Eu não faria se fosse opcional. O problema é que você começa a virar um ermitão. Falar sem pensar é o mesmo que morder Mas você nunca experimentou uma situação em que teve que responder antes que tivesse tempo de pensar? Algo no automático, como um "bom dia"? Ou você pensa no significado do "bom dia" e elabora uma resposta nova toda vez que te dirigem o cumprimento? Insufferable Bear protocolos ajudam demais pra gente que, como eu, não sabe fingir ser normal Acho que é esse o ponto. Estou pensando se não convém fazer uma lista das abordagens mais comuns que tenho que enfrentar para ter respostas na ponta da língua.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 28/mar/23 17:54 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Pessoal, vou contar uma coisa que considero espiritual. Sexta-feira eu ia transitando por uma via que cabe duas pistas e mais a fila de estacionamento. Eu estava na fila mais à direita, rente a fila de carros estacionados. De repente eu vi na minha frente uma pessoa descer do carro e tentar empurrá-lo sozinho para uma vaga para estacionar. Seu carro tinha enguiçado. Eu liguei a seta para ir para a esquerda e desviar dele, mas me veio a necessidade de ajudar aquela pessoa e liguei o pisca alerta em fila dupla. Abri a porta para descer mas vi que um taxista, que estava estacionado nas vagas destinadas a eles, desceu e ajudou o rapaz. Bom, não foi necessário ajuda-lo, pois eles conseguiram posicionar o carro na vaga e eu segui em frente. Nem o taxista e nem o motorista do carro enguiçado me viram em meu gesto, tenho certeza. Dois quarteirões adiante eu virei à direita, em seguida a direita novamente e no meu destino não tinha nenhuma vaga em nenhum dos dois lados da rua. Na verdade na entrada de um estacionamento tinha duas meias vagas de cada um dos lados da entrada. Tentei estacionar meu carro na primeira meia vaga mas a frente ficou invadindo a entrada. Se fosse para a metade seguinte, a traseira ficaria também invadindo a entrada. De repente, enquanto em olhava pros lados procurando outra alternativa, eis que surgiram duas pessoas vindas uma de um lado da rua e a outra do outro lado e disseram, quase que simultaneamente, que iam reposicionar seus carros que estavam a frente e assim caberia o meu, depois da entrada dessa garagem e assim foi feito e eu estacionei. Fiquei alguns segundos impressionado com o que acabara de presenciar. Moral da história: se você pensar em fazer o bem a alguém, mesmo não tendo conseguido, a lei do retorno registra isso e te agracia posteriormente. Então quando você ver alguém impedindo que você faça uma alternância de faixa ou outra ocorrência negativa no trânsito, pode ser que também seja a lei do retorno agindo e aprenda aceitar sem xingamentos. Também quando estiverem facilitando para você, pode ser o resultado de suas boas ações passadas. Wanton, pare de amaldiçoar a riqueza, ela pode está ficando sem graça, sem meios e sem lado de chegar em você.

    Lelo Mig
    Membro
    # 28/mar/23 18:40 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton "Algo no automático, como um "bom dia" Não considerei estas questões do automático e é lógico que eu as tenho. Apesar de ser meio antissocial e meio ermitão eu não sou fechado, nem mal humorado, muito pelo contrário. Sou falante, brincalhão e simpático. Respondo bom dia com sorriso e me sinto bem quando me dão bom dia e etc. Quando me refiro ao falar sem pensar, é justamente em assuntos sérios. Se eu disser algo para magoar, é intencional para magoar. Se magoei foi intencional e não peço desculpas. Até entendo que as pessoas são diferentes, alguns são mais passionais, falam o que vêm a cabeça e depois se arrependem. Eu não sou assim, acho as palavras perigosas e muita coisa dita não têm volta. E não gosto de arrependimentos. Por isso, penso para falar, sempre! Claro, que em meio a uma discussão, algum estranho que me xinga em alguma situação na rua, por exemplo, eu ajo com "agressividade" e também mordo. Não sou o robocop. Mas, não conheço a pessoa, não tenho laços, não vou me arrepender... foda-se.

    Lelo Mig
    Membro
    # 28/mar/23 19:47 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Pedro_Borges Amigo, existe um número X de pessoas educadas e dispostas a uma boa ação. O fato de alguma o ajudar esta apenas dentro do espectro matemático de probabilidades. Nada têm a ver com o fato de sua intenção em ajudar alguém minutos antes. O ser humano, via de regra, têm necessidade de "sobrenaturalizar" eventos. Isso é consequência da programação primária de nosso cérebro que prioriza sempre a busca de padrões. Isso nos ajudou a sobreviver e evoluir. Um homem primitivo ao pescar um grande peixe após um trovão estrondoso, fatalmente associava que "após um trovão estrondoso eu pesco um peixe grande". E é lógico que, pela probabilidade, isso iria ocorrer algumas vezes. Nosso cérebro é insistente nisso, inclusive muitas doenças psiquiatricas e manias sérias estão vinculadas a essa condição. Não há problema algum acreditar nisso, ok, é inofensivo e, de certa forma, até ajuda. Mas é bobagem, o Universo não conspira a seu favor; na real ele não tá nem aí prá você.

    Drinho
    Veterano
    # 28/mar/23 19:58
    · votar


    Lelo Mig Respondo bom dia com sorriso e me sinto bem quando me dão bom dia e etc. …. Que interessante, eu gosto muito de dizer bom dia, boa tarde e boa noite.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 28/mar/23 20:53
    · votar


    Sou um cara calmo, controlado e frio nesses momentos. Me afeto, mas com consciência de que algo tem que ser feito para solucionar.

    Lelo Mig
    Membro
    # 28/mar/23 21:07
    · votar


    Wanton "Eu não faria se fosse opcional. O problema é que você começa a virar um ermitão." Eu nunca fiz parte da turma. Nunca fui fã de porra nenhuma, nunca concordei 100% com nada. Manja o cara estranho que não usa a roupa da moda, não curte a banda da moda? Eu sempre fui esse cara, mesmo quando tinha 15 anos. Sai de casa com 20 e poucos anos, morei sozinho até casar, fiquei casado 10 anos e fui morar sozinho de novo. Passei mais tempo sozinho do que com pessoas, e me sinto super bem sozinho... pessoas me incomodam, são invasivas, pedem muita explicação, querem muita atenção... acho que sou egoísta. Porém, por mais paradoxal que seja, não sou "fechado", nem mal humorado. Pelo contrário, sou comunicativo, falo prá caralho quando o assunto é interessante (não tenho muito saco prá futilidades). Então, vou a uma festa, vejo os amigos, tomo uma cerveja, dou risada, faço rir e pronto, minha cota de social esta fechada por uns 40 dias. Eu gosto das pessoas mas não preciso de gente o tempo inteiro, contudo isso não significa virar ermitão.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 28/mar/23 22:40 · Editado por: kafka à beira-mar
    · votar


    o fórum comeu o espaçamento entre os meus parágrafos e eu me recuso a escrever um parágrafo com mais de 6 linhas.

    makumbator
    Moderador
    # 28/mar/23 22:57 · Editado por: makumbator
    · votar


    kafka à beira-mar É uma medida anti textões. Tem funcionado bem.

    Wanton
    Veterano
    # 28/mar/23 23:44
    · votar


    Lelo Mig Quando me refiro ao falar sem pensar, é justamente em assuntos sérios. Ah, sim. Mas aí é mais fácil. Difícil é o small talk. Sempre que escuto de um estranho "nossa, como o senhor é grande", retribuo com um sorriso amarelo e um comentário sem jeito, improvisado. E quando você encontra uma conhecida e diz algo como: "e como está o marido?" e escuta "aquele ordinário fugiu com a amante". Tem tanta resposta que deixa a gente sem ação... Pedro_Borges Wanton, pare de amaldiçoar a riqueza, ela pode está ficando sem graça, sem meios e sem lado de chegar em você. Virou coach quântico? Sempre que falam em lei do retorno, eu acho que estão falando de Nietzsche, mas é outra parada né? Lei do retorno parece ser a versão ecumênica do karma.

    Lelo Mig
    Membro
    # 29/mar/23 01:25 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton "Sempre que escuto de um estranho "nossa, como o senhor é grande", retribuo com um sorriso amarelo e um comentário sem jeito, improvisado." Têm uma história que já contei aqui, mas talvez você não tenha lido: Meu pai, fazia o gênero cientista louco, com direito a laboratório e telescópio no fundo do quintal. E a iminência, temida por minha mãe, de mandar nossa casa pelos ares a qualquer momento. Nasci e cresci nesse ambiente. Entendendo o contexto, vamos a história: Eu tinha uns nove ou dez anos e ia com meu pai a algum lugar que não me recordo. Meu pai, normalmente desleixado, quando arrumado era um homem bastante bonito. Ele todo arrumadão, de terno e gravata, cabelo no gel, descendo a rua comigo de mãos dadas. Uma vizinha que ele não gostava e que dava "um mole prá ele", ao nos ver, perguntou com um sorriso no rosto: - Nossa sr. Reynaldo, aonde o senhor vai tão bonito? - Vou à merda! A senhora quer ir junto? Sou filho dele cara, e segundo os próximos, muito parecido.

    Wanton
    Veterano
    # 29/mar/23 08:24
    · votar


    Lelo Mig - Vou à merda! A senhora quer ir junto? Hahahahaha, essa é maldosa! É válida, com certeza, porém, cruel. Teria que pôr na minha lista e ensaiar na frente do espelho para conseguir soltar. Para o caso que citei, acho que procuro uma resposta mais simpática e bem humorada. kafka à beira-mar o fórum comeu o espaçamento entre os meus parágrafos e eu me recuso a escrever um parágrafo com mais de 6 linhas. Tem que aprender os macetes para burlar o problema, enchendo o post de tags. Daqui a pouco, acho que teremos que aprender alguma linguagem de computação para postar. Experimente o seguinte, depois de cada parágrafo: {T} {/T} Com colchetes no lugar das chaves.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 31/mar/23 21:49
    · votar


    Eu ainda vou conseguir responder a todas essas questões. Mas puta merda ne

    Wanton
    Veterano
    # 31/mar/23 23:05
    · votar


    ProgVacas Eu ainda vou conseguir responder a todas essas questões. Não faça isso, são só questões para contextualizar o tema.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 01/abr/23 02:57
    · votar


    https://www.ssp.sp.gov.br/media/documents/ssp_manual-seguranca.pdf

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A ausência de protocolos de emergência e outras negligências