Privacidade e as câmeras escondidas

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 15/fev/23 17:31


    Já ficou em hotel ou num Airbnb nos últimos anos? Já checou se teus nudes estão circulando na internet? Devemos assumir que privacidade é coisa do passado?

    makumbator
    Moderador
    # 15/fev/23 17:48
    · votar


    Wanton
    Devemos assumir que privacidade é coisa do passado?


    Nesses ambientes com certeza!

    Aqui umas dicas:

    https://www.youtube.com/watch?v=ekm6ZJ-KP98



    Lelo Mig
    Membro
    # 15/fev/23 17:58
    · votar


    Wanton

    Segundo pesquisas recentes a maior preocupação, o maior problema relatado pelos brasileiros e o que mais influi na escolha de um político para votar é a violência.

    Então, eu imagino (e agora é achismo) que sendo a preocupação principal do brasileiro, deve ser a mesma nos demais Países violentos e pobres e, mesmo nos Países Ricos, deve estar entre as 10 mais no rank.

    Então, sim! Eu acho que privacidade é coisa do passado. A sociedade optou abrir mão de sua privacidade em troca de maior segurança e consequente punição à crimes. (se esta sendo efetivo, é outra discussão).

    E isso têm muito de cultural. Estamos nos "educando" forçosamente à isso.

    Obs, Só para elucidar essa coisa de cultura:

    Eu tenho o hábito de "viajar virtualmente" no Google Maps. Escolho um País aleatório e fico andando por seus bairros e casas.

    Já fazem alguns anos, me chamou à atenção, que a Europa toda é mapeada pelo Google, com exceção da Alemanha. Você coloca o "bonequinho" para destacar os pontos de acesso, e percebe que a Alemanha é um "grande vazio" no meio da Europa.

    Curioso, perguntei a uma amiga que vive na Alemanha há muitos anos se ela sabia e o porquê disso (me surpreendi quando percebi pela primeira vez).

    Ela me disse que depois da segunda guerra as Alemanhas foram por muito tempo vigiadas. Câmeras, escutas, grampos telefônicos, espiões, intercepção de correspondências e etc. Então, o povo alemão desenvolveu uma grande desconfiança e ojeriza em ser monitorado. Quase não há câmeras em lugar nenhum na Alemanha (com exceção de internas em Bancos e coisas do tipo).

    As casas alemãs possuem muros super altos, você não vê nem a fachada, nem o vizinho. E se sua casa aparecer no Google Maps, o cara processa.

    Wanton
    Veterano
    # 15/fev/23 22:08
    · votar


    makumbator
    Aqui umas dicas:

    Mas essas dicas não são fúteis? Não são pretextos para vender gadgets que não serão muito efetivos na prática? Não seria melhor chutar o balde e assumir que você está sendo filmado?


    Lelo Mig
    Então, o povo alemão desenvolveu uma grande desconfiança e ojeriza em ser monitorado.

    Que é algo ainda mais besta, né? Qual a preocupação real por trás disso?

    makumbator
    Moderador
    # 15/fev/23 22:28
    · votar


    Wanton
    Mas essas dicas não são fúteis? Não são pretextos para vender gadgets que não serão muito efetivos na prática? Não seria melhor chutar o balde e assumir que você está sendo filmado?

    Sim, as dicas são pra vender geringonça (mas elas até que funcionam). As com detector de RF são até sofisticadas. Se eu fosse uma celebridade, modelo gostosa e tudo mais, teria essas paradas todas. Mesmo assumindo que pode estar sendo filmado, ainda teria esses cuidados.

    Mas tem lugares que as pessoas desconfiam menos e podem ter essas câmeras instaladas. Pessoas desconfiam menos de banheiro de empresas (das pequenas até as multi nacionais), provador de loja de roupa, consultório ginecológico (e até pediátrico no caso de pedófilos), vestiário de academia, entre outros.

    É uma selva aí fora!!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # 15/fev/23 23:09
    · votar


    Wanton

    "Que é algo ainda mais besta, né? Qual a preocupação real por trás disso?"

    Cara, não saberia te dizer racionalmente, é algo que nunca parei para pensar.

    Mas, emocionalmente (porque como disse nunca parei para pensar no assunto) eu não gosto de ter minha privacidade violada, mesmo não tendo nada a esconder.

    Não possuo redes sociais, localizador de meu smart é desligado, a ideia de "dar satisfação de onde estou e o que estou fazendo" não me é agradável.

    Então, posso entender que para um alemão que não fosse nazista, estar sendo monitorado por um imbecil americano que desconfia que ele é um possível nazista, seja invasivo e desagradável.

    É o famoso desejo de muitos de mostrar o "dedo do meio na cam". Fodam-se americanos!

    makumbator
    Moderador
    # 16/fev/23 01:25
    · votar


    Lelo Mig

    Alemães são completamente malucos em umas coisas...

    Vi recentemente um documentário sobre os recentes problemas graves do sistema de saúde da Alemanha. Lá, por exemplo, a digitalização no serviço médico é pequena para os padrões europeus, e os profissionais da área resistem e com isso o sistema adora papelada. Isso provoca atrasos em exames, diagnósticos, atendimentos e todo o tipo de erro e problema.

    Uma razão apontada para a resistência é justamente o temor de vigilância governamental (que no meio digital é obviamente bem mais fácil).

    Mas também, na Alemanha comunista a Stasi tinha o maior contingente de delatores e espiões por habitante (nem a URSS teve tal proporção). Acho que isso tudo entra no pacote.

    Bonzai
    Membro Novato
    # 18/fev/23 15:53
    · votar


    Isso rolou mt nos eua, no BR acredito q n

    Wanton
    Veterano
    # 18/fev/23 16:10
    · votar


    Bonzai
    Isso rolou mt nos eua, no BR acredito q n

    Por que aqui seria diferente? Dá para comprar essas câmeras no AliExpress.

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/fev/23 16:57 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    "Alemães são completamente malucos em umas coisas..."

    Mas, dentro do contexto (época e eventos históricos), é compreensível. Ao fim da primeira guerra foram sacaneados, o Tratado de Versalhes, foi uma sacanagem ducaraio com a Alemanha e a consequência disso acabou sendo Hitler e ascenção do nazismo.

    Tiveram de assumir a culpa pela primeira guerra sozinhos, perderam boa parte de suas fronteiras e depois da segunda guerra (ok, aqui eles foram os responsáveis) tiveram o País dividido.

    Depois durante toda guerra fria foram muito monitorados, pela União Soviética, pelos EUA e por Israel. Os alemães se tornaram muito desconfiados por conta disso.

    Insufferable Bear
    Membro
    # 01/mar/23 14:11 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar




    foca2
    Membro Novato
    # 02/mar/23 22:55 · Editado por: foca2
    · votar


    Lelo Mig
    Ela me disse que depois da segunda guerra as Alemanhas foram por muito tempo vigiadas. Câmeras, escutas, grampos telefônicos, espiões, intercepção de correspondências e etc. Então, o povo alemão desenvolveu uma grande desconfiança e ojeriza em ser monitorado. Quase não há câmeras em lugar nenhum na Alemanha (com exceção de internas em Bancos e coisas do tipo).

    As casas alemãs possuem muros super altos, você não vê nem a fachada, nem o vizinho. E se sua casa aparecer no Google Maps, o cara processa.


    História mais completa pois adoro contar caso da Alemanha: Então, legalmente é permitido tirar foto de lugares públicos, como fachadas de casa, lojas, etc. Chama "Panoramafreiheit". Não dá processo. Tanto que a Apple tem um Street View bem completo, sem prédios escondidos. É super bem feito.

    Na real o que rolou é que o Google tinha recentemente sido banido (!!!) na Áustria por capturar dados de roteadores WiFi usando os carros de Street View. Foi um processo longo e o Google só foi banido pois continuou capturando os dados mesmo depois de ser alertado pelo governo/justiça.

    Devido em parte a essa remoção, o tablóide Bild (um The Sun alemão) fez uma campanha dizendo vários absurdos, como por exemplo que haveria vigilância ao vivo. Idosos especialmente acreditaram. No fim tanta gente pediu pra remover que o Google desistiu de continuar. O Google aceita solicitações de remoção em qualquer país, e essa remoção parece ser feita sem nenhum critério, então existe possibilidade de ter havido fraude nos pedidos.

    No fim foi incompetência e cagaço do Google misturado com mau-caratismo de um jornal dos minion.

    Sobre a parte da privacidade: é real. E não é só na porção que era Alemanha Oriental (onde existia a Stasi). O mesmo ocorre no Oeste. Porém não consigo confirmar a parte dos muros altos! Onde eu moro eles são bem baixinhos, e bem frágeis. Meu portão nem tem tranca ou lugar pra cadeado. E nos fundos idem, dá pra conversar com os vizinhos de quintal. Mas talvez seja diferente em outros lugares.

    makumbator
    Moderador
    # 03/mar/23 00:16
    · votar


    foca2

    Conta aí sobre a questão dos problemas recentes com o serviço de saúde. Qual o grau disso na sua região?

    Tanto que a Apple tem um Street View bem completo, sem prédios escondidos. É super bem feito.

    É, testei agora e tem tudo lá ("andei" um pouquinho por Frankfurt através do app mapas, da Apple).

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/mar/23 00:26 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    foca2

    Ela havia me dito que há regiões onde as casas possuem cerquinha de madeira baixa e bairros até sem muro, tipo EUA, mas têm casas de muros altos e que os alemães (pelo menos onde ela mora), são pouco sociais. Inclusive esta é uma das poucas reclamações dela, a dificuldade de fazer amigos.

    Não sei exatamente onde ela esta morando agora, ela muda prá caraio, o marido têm um trampo que fica rodando a Alemanha, Áustria, França e etc. (deve ser da máfia alemã...kkk)

    A última vez que me falou a cidade, não lembro direito, mas sei que é (acho) próximo a região da Floresta Negra, algum lugar entre Baden-Württemberg e Stuttgart, acho que é isso, alguma cidade pequena, nem muito urbana/nem muito rural, nesse meio aí.

    foca2
    Membro Novato
    # 03/mar/23 01:12 · Editado por: foca2
    · votar


    makumbator
    Conta aí sobre a questão dos problemas recentes com o serviço de saúde. Qual o grau disso na sua região?

    Então, digitalização é um problema real e generalizado, em todas as áreas. Realmente é muito papel e muita carta, não é só com saúde. Existem sites até bem modernos do governo, mas é bem bizarro: alguns deles te deixam fazer o cadastro/solicitação mas respondem por carta (!!!). É bem engraçado. Na saúde esse amor ao papel e falta de sistemas faz com que seja difícil coordenar as coisas de forma centralizada.

    Isso é um lance totalmente cultural, e só vai mudar quando as instituições aceitarem ou o governo forçar.

    Outra complicação é que o sistema daqui é completamente diferente do Brasil. Aqui não existe essa coisa de ir no Hospital: tem que ir em consultórios geralmente pequenos pra praticamente tudo. Geralmente no seu "Hausarzt" ou "médico da casa". Hospital é só pra emergencia, em caso de infarto, tiro, etc.

    No fim das contas, um problema generalizado em hospitais não "afeta" diretamente a maioria da população, pois a maioria não precisa usar o sistema de emergência com frequência. Mas isso é uma faca de dois (le)gumes, pois oculta um pouco o problema.

    Ah, e falta gente pra trabalhar de médico e enfermeiro aqui. Na verdade falta gente pra várias profissões, então tem q importar gringos, mas a lingua é difícil de aprender. E tem vários médicos e enfermeiros ficando doente pela primeira vez após 2 anos pq antes tava todo mundo de máscara.

    O que rolou nesse inverno foi um virus sazonal fodido que afeta principalmente as crianças, com alto risco de morte. Durante a época do COVID as crianças ficaram de boa, pois todo mundo usou máscara. Eu mesmo tive zero doença por 2 anos. Agora em fevereiro que acabou o uso de máscara em transporte publico e eu peguei COVID -_- Aí adiciona falta de medicos + problema oculto + crianças ficando doente depois de 2 anos + falta de possibilidade de coordenação entre hospitais = caos.

    E outra é que esse ano tem 1 milhão adicional de refugiados morando aqui, da Ucrânia. Um número altissimo é justamente criança. Muitas mulheres sem filhos nem vieram, ou já foram embora. Os refugiados daqui ou são de cidades em situação crítica, ou tem filhos mais novos. :(

    Aqui em Berlin provavelmente é um dos lugares onde está mais tenso. Lembro que no meio do ano passado os médicos já haviam soado o alarme devido a possibilidade disso. Berlin não é uma cidade rica, é meio caótica por natureza, e cresceu demais recentemente, então não deu outra. :(

    foca2
    Membro Novato
    # 03/mar/23 01:26 · Editado por: foca2
    · votar


    Lelo Mig

    Aqui em Berlin a maioria é com cerquinha de madeira mesmo. Alguns vizinhos nem fecham o portão. Nos bairros não tem muito ladrão de bicicleta, então é de boa. Mas no centro só tem prédio, então dispensa muro.

    A dificuldade de fazer "amigos" é real, socializar é fácil mas cada um tem sua vida e sua agenda lotada. Eu pessoalmente culpo a Netflix e a Steam, duvido q eles tão fazendo coisa produtiva.

    E ah! E Baden-Württemberg faz sentido. Eu estive em Stuttgart e vi uns morros altos, umas casas com muro e cerca elétrica, umas pixações antigas (em Berlin a pixação é renovada semanalmente kkkk)... fiquei bem desorientado, achando que tava no Brasil... kkkkkk

    https://i.imgur.com/hExYKwo.jpg
    https://i.imgur.com/xFIw9QO.png

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Privacidade e as câmeras escondidas