Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# 19/jan/23 12:22 · Editado por: makumbator
Dia desses estava arrumando caixas de coisas antigas em casa, e achei um recorte de jornal que meu pai guardou. É da edição de 15 de junho de 1980 do Jornal do Brasil (tenho saudades do caderno de cultura do JB!). O recorte é sobre uma declaração agressiva do nosso grande cientista César Lattes sobre a relatividade de Einistein.
As discordâncias obviamente não são o problema. Pesquisando sobre essa reportagem vi que no início do mesmo ano Lattes já havia declarado (mas de maneira normal e respeitosa) que achava que o gênio alemão estava equivocado em certas ideias de sua teoria de relatividade.
Até aí, tudo bem. Imagino que essas declarações atiçaram a mídia ligada na parte de ciência, que foram atrás do Lattes para obterem mais material. Mas nas declarações posteriores no mesmo ano ele desceu a lenha no Albertinho. Vejam o scam que fiz do recorte que tenho aqui em casa:
https://ibb.co/G9frsWF
Segue um link com a matéria digitalizada (na mesma página há a opinião do professor Jayme Tiomno sobre a polêmica):
http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pagfis=107 11
E aqui uma anterior, com as primeiras alegações:
http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pagfis=991 4
Obviamente há muitas polêmicas semelhantes em um passado mais distante, mas vcs lembram de outros arroubos midiáticos similares (partindo para a ofensa pessoal) na área científica em nossa era?
|
ProgVacas Membro Novato |
# 19/jan/23 12:41
· votar
Nenhum linque funciona.
|
JJJ Veterano
|
# 19/jan/23 12:45
· votar
makumbator
Ele insistiu com essa tese por alguns anos. Quando eu era aluno de Engenharia ele deu uma palestra na UFRJ sobre o assunto, que eu assisti. Estava bem exaltado nessa época. Não entendi merda nenhuma... só viagem de físico kkkkkkkkkk
Depois ele reconheceu que se equivocou...
|
makumbator Moderador
|
# 19/jan/23 12:54
· votar
ProgVacas
Funcionam. É que eles não abrem direto no fórum. Clique Uma vez e depois de novo que vai abrir em nova aba ou janela.
JJJ
Doideira, né?
|
# 19/jan/23 15:04
· votar
Muito bacana.
Não abriu no tablet. No celular abriu.
|
# 19/jan/23 15:05
· votar
Po, tinha que abrir no tablet, né.
|
Insufferable Bear Membro |
# 19/jan/23 15:08
· votar
quando tava na UFRJ lembro que os profs de física lá eram bem tretudos e cri-cri. às vezes o Lattes que iniciou essa cultura, ou às vezes é da própria natureza dos físicos
|
makumbator Moderador
|
# 19/jan/23 15:09
· votar
ProgVacas
Deveria abrir em todos os locais, mas nosso tipo de fórum não lida muito bem com certos links. Mas que bom que funcionou aí.
|
Lelo Mig Membro
|
# 19/jan/23 15:30 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
Lattes é aqui de Campinas (na real é de Curitiba, mas passou a vida em Campinas). É cultuado e subestimado ao mesmo tempo.
Foi um gênio sem comparativo no cenário brasileiro e foi indicado sete vezes ao Nobel de Física. Ele ficou muito afetado pelo fato de Cecil Powell ganhar o Nobel nas costas dele. Dizia que não tava nem aí, mas não existe cientista desse naipe que não seja vaidoso e competitivo. No fundo nunca engoliu essa presepada/desaforo dos Organizadores da Premiação.
Como todo gênio, como o próprio Einstein, pirou! Acabou ficando maluco, no final tava quase comendo coco (na real físico desse naipe já nasce maluco e só vai piorando, não têm cara normal nesse ramo; normal só os medíocres). Têm que dar um desconto prá todas besteiras que falou. Foi um gênio.
|
Wanton Veterano |
# 19/jan/23 15:34
· votar
Também há aqueles gênios que a gente não tem certeza se são gênios ou se são malucos fazendo com que percamos nosso tempo, tipo Newton da Costa, Hegel ou Heidegger.
|