Sobre as mensagens ocultas na campanha da Balenciaga (e outras)

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/nov/22 10:10 · Editado por: Jonas Kahnwald


Então, acabei caindo de paraquedas nos stories de um tal de João Menna, que é um retratista e especialista em imagens, onde ele começa a falar sobre um tema bem sério que é a p0rnogr4fi4 1nf4nt1l e também a ped0f1li4 que estariam de certa forma tentando ser normalizadas de forma bem sutil numa campanha da balenciaga

então gostaria da opinião dos nobres colegas sobre a sequencia (já peço desculpas pela quantidade de imagens upadas aqui, mas não tem jeito de fazer diferente) se isso seria um caso de:

1) fake news
2) teoria da consipiração
3) ou realmente algo sério

balenciaga 1
balenciaga 2
balenciaga 3
balenciaga 4
balenciaga 5
balenciaga 6
balenciaga 7
balenciaga 8
balenciaga 9
balenciaga 10
balenciaga 11
balenciaga 12
balenciaga 13
balenciaga 14
balenciaga 15
balenciaga 16
balenciaga 17

Insufferable Bear
Membro
# 28/nov/22 10:32 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


eu voto 2. mas não é só porque é teoria da conspiração que é falso, e.g., o genocídio em Honduras foi consequência de uma conspiração americana.
é falso porque mensagens subliminares não funcionam (mas eu adoro, fazia parte da comunidade no orkut)

dei uma olhada no youtube e só gente lixo tá falando disso, por sinal.
gente do tipo Andrew Tate, Cadence Owens, Ben Shapiro, Gavin McInnes...
gente que vai querer te convencer de que isso é culpa do """marxismo cultural""".

ProgVacas
Membro Novato
# 28/nov/22 10:47
· votar


É apito.

Muito normal em atividades clandestinas.

Trata-se de uma forma da comunidade se mostrar viva e orgânica. Um pervertido dessa estirpe não é nada se não conversar com seus iguais, e como a atividade é crime e, além, repugnante, eles precisam da subliminaridade.

Lelo Mig
Membro
# 28/nov/22 11:12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Não acho que dê prá "fechar questão", afirmando ser isso ou é aquilo. Me parece meio inquisitório, meio caça às bruxas... é preciso ponderação, cautela e investigação séria antes de sair acusando alguém, algum artista, alguma empresa. Antes de sair apontando dedo por opinião tirada do rabo.

Acho que pode ser muitas coisas, desde mensagens subliminares intencionais de algum pervertido até a intenção de gerar este tipo de polêmica em torno da campanha.

É preciso descontextualizar algumas coisas, antes de julgar tudo num balaio só e apostando em intencionalidade.

Por exemplo: Artes com crianças desmembradas ou sofrendo violência, não precisam necessariamente ser referência à ped0f1li4. Ainda que muitos possam achar esteticamente de mal gosto, a arte não tem a obrigação de ser agradável. Ela pode ser provocativa, chocante, violenta, constrangedora e, também, ser um retrato da realidade, afinal crianças sofrem violência.

Se o fato de colocarem o livro de um artista que faz este tipo de arte numa campanha publicitária significa a existência de subliminaridades.... não sei.

Tenho dúvidas se a cabeça de quem fica procurando/encontrando aberrações em mensagem subliminares é mais sadia do que, caso existam, as do que colocou.

Desconfio sempre.

Wanton
Veterano
# 28/nov/22 11:21
· votar


É como disse, a direita tem dificuldades de encontrar pautas populares, por isso eles apostam no medo. Sem se dar conta, você compartilhou uma peça de marketing político.

As imagens apresentadas não contém pornografia ou pedofilia, não há muito o que discutir a respeito.

brunohardrocker
Veterano
# 28/nov/22 11:26
· votar


Bota o link direto para as imagens, po.
Até parece que não tá no séc XXI e não sofre de ansiedade.

Insufferable Bear
Membro
# 28/nov/22 11:44 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Se o fato de colocarem o livro de um artista que faz este tipo de arte numa campanha publicitária significa a existência de subliminaridades....
é uma mensagem subliminar que influencia o inconsciente das pessoas que sabem quem é o artista e conhece suas pinturas, ler inglês pixelado e conhece as leis americanas relacionadas à pedofilia.

o negócio sobre rituais também me lembra do pessoal cristão chocado pelo ocultismo de Harry Potter

brunohardrocker

isso veio do insta, ele fez certo.

ejames
Membro Novato
# 28/nov/22 17:28
· votar


Quanta besteira. Isso aí é exatamente o que serve como porta de entrada para os loucos do QAnon.

Black Fire
Gato OT 2011
# 28/nov/22 19:02
· votar


https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/11/5054913-balenciaga -pede-desculpas-por-campanha-acusada-de-incitar-pedofilia.html

Que treta

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/nov/22 19:11 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Pq campanha política? A balenciaga é de esquerda?

ejames
bom, parece que as opiniões estão bem divididas por aqui, e agora com esse link que o BF postou, parece que até os próprios autores reconhecem que exageraram...

Lelo Mig
então, eu também aprendi a não depositar fé em cada palavra dita pela internet, ainda mais recentemente com essa onda de fakenews

mas vc não achou a campanha no mínimo perturbadora? tipo, no mínimo os caras tiveram muito mau gosto... não que a indústria da moda costume ter bom gosto, mas dessa vez exageraram por envolver crianças no meio.
Então com ou sem intenção, eu achei meio chocante que esse tipo de coisa foi feita

Insufferable Bear
é uma mensagem subliminar que influencia o inconsciente das pessoas que sabem quem é o artista e conhece suas pinturas, ler inglês pixelado e conhece as leis americanas relacionadas à pedofilia.

então, eu também acho que no caso dessas evidências, elas nem tem como ser mensagem subliminar para tentar corromper a mente de alguém

mas talvez poderiam funcionar como easter eggs, ou o famigerado dog whistle pra galera que curte essas paradas medonhas, não poderia?

Lelo Mig
Membro
# 28/nov/22 20:09 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"mas vc não achou a campanha no mínimo perturbadora?"

Cara, não sei se você sabe, já disse por aqui, mas minha formação é Designer Gráfico e trabalhei no ramo da publicidade por décadas (até hoje desenvolvo algumas coisas freela, apesar de não ter mais rotina no setor).

Bom, (isso é só prá dizer que não sou exatamente um leigo no assunto) mas o que eu nunca disse é que eu não gosto de quase nada do pessoal do mundo da moda. Não gosto de quase nada no setor, acho um dos mais nefastos à sociedade.

Eles usam mão de obra escrava, eles fabricam produtos que não valem um décimo do preço vendido, obtém lucros absurdos, é um ramo que paga mal o baixo clero, onde é comum destratar e humilhar pessoas, e que prática todo tipo de exploração. Fomentam consumismo, futilidade e preconceito. Boa parte do preconceito fomentado contra pretos, gordos, deficientes, pessoas fora do padrão, foi disseminado, por décadas, por esta gente.

Grife, por exemplo, (conceito criado por eles) é uma estratégia de vender e ter lucro absurdo apenas pela marca e foda-se o produto. É um culto a ostentação e ao esnobismo. Fulana não usa algo porque é bonito ou bom, mas sim porque custa uma fortuna e serve como um cartão de "eu posso pagar".

Na publicidade eles sempre tiveram muito mal gosto e sempre foram muito agressivos. Eles gostam de ser polêmicos e criar campanhas pautadas em bizarrices. Feitas para "causar".

Como existe "muito doente" no alto escalão da moda, não seria surpresa que existisse algum tipo "intenção", por trás de campanhas, mesmo que "não tão intencional", porém fruto dessas mentes meio bizarras.

Prefiro não julgar intenções, porém, com relação a bizarrice e mal gosto, não é nenhuma novidade.

A indústria/mundo da moda é um nicho de gente vaidosa, fútil, arrogante e esquisita. Sempre foi.

Obs: Essa é uma visão, opinião pessoal e, obviamente, generalizada. Claro que existem exceções.

Wanton
Veterano
# 28/nov/22 23:00
· votar


Jonas Kahnwald
A balenciaga é de esquerda?

O antagonista eleito por essa direita não é a esquerda, é o mal.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 29/nov/22 07:27
· votar


Wanton
O antagonista eleito por essa direita não é a esquerda, é o mal.


Bom, mensagem política ou não, parece que nesse caso estão certos.
Você não se incomodou nem um pouco com a campanha? E lembrando que a própria empresa recuou após as reclamações (e jogando 90% da culpa sobre o fotógrafo, claro)

ProgVacas
Membro Novato
# 29/nov/22 07:28 · Editado por: ProgVacas
· votar


Os caras minimizando aí me faz pensar sobre o quão claras devem ser as referências sobre nazismo, pedofilia etc.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 29/nov/22 08:37
· votar


ProgVacas
Vc viu as imagens que postei e o link do BF?

ProgVacas
Membro Novato
# 29/nov/22 08:59
· votar


Jonas Kahnwald

Vi. Existem inegáveis elementos de apologia e naturalização da pedofilia na campanha. Negar isso é abusar do ceticismo.

Tanto é que a grife pediu desculpas.

ProgVacas
Membro Novato
# 29/nov/22 10:15 · Editado por: ProgVacas
· votar


Quer dizer: não podia ser diferente; existe pedófilo em todas as áreas e classes sociais e, consilciente ou não, ele é formado também nos filmes pornôs com atrizes recém saídas dos 18, com peito pequeno ou quase sem, vestindo roupa de criança, bem como manuseando seus objetos, como pirulitos e bonecas, e falando como uma. Geralmente contracenando com homens maiores que o convencional, justamente para aberrar ainda mais a, superabundo, discrepância. Então, além de poder desenvolver esse distúrbio solitariamente, o sujeito incauto pode ser formado nesses moldes - atentando-se ao avanço nas comunicações das últimas décadas.

A pedofilia se torna orgânica quando naturalizada.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 29/nov/22 10:56
· votar


ProgVacas
Existem inegáveis elementos de apologia e naturalização da pedofilia na campanha. Negar isso é abusar do ceticismo.

Pois é, eu na realidade já estava convicto de ter sido intencional, mas ainda achei passível de passadas de pano por fãs da marca ou tvz esse ceticismo aí... porém quando a própria empresa pedew desculpas e tira a campanha do ar, é pq o negócio foi feio!

existe pedófilo em todas as áreas e classes sociais e, consilciente ou não, ele é formado também nos filmes pornôs

Com toda certeza! Muitas pessoas acham que a pornografia é inofensiva, mas não podiam estar mais enganados. Ela é nociva para desde as pessoas que participam diretamente até para aquele que "apenas assiste ocasionalmente"

Wanton
Veterano
# 30/nov/22 00:37
· votar


Jonas Kahnwald
Você não se incomodou nem um pouco com a campanha?

A campanha te incomodaria sem as legendas explicando as conexões com a pedofilia? Não, né? É preciso juntar toda coleção de referências para fazer a correlação. Difícil é compreender a intencionalidade por trás da campanha.


ProgVacas
A pedofilia se torna orgânica quando naturalizada.

Não há pedofilia na campanha. Compare essas imagens com as imagens das crianças que dançavam É o Tchan! no programa do Gugu e me diga qual delas cumpre melhor a função de erotização infantil.

Drinho
Veterano
# 30/nov/22 05:05
· votar


Jonas Kahnwald

Imagens perturbadoras, hein? Essa galera da moda é muito bizarra.

Agora fui influenciado pela acusação e estou vendo pedofilia em tudo, chame outro juiz para o caso.

JJJ
Veterano
# 30/nov/22 07:43 · Editado por: JJJ
· votar


1) fake news não é, se até pediram desculpas...

2) teoria da conspiração? não, tem muita "coincidência" junta, é óbvio que é intencional, seja por qual motivo for, mas não é "por acaso".

3) ou realmente algo sério - se é sério (intencional, deliberado e com o objetivo de promover um comportamento) ou simplesmente trollagem publicitária, só quem fez a campanha saberia dizer. Eu creio muito mais no segundo caso. Ou seja, só estavam querendo "causar" (coisa super comum no reino do marketing: falem mal, mas falem de mim).

ProgVacas
Membro Novato
# 30/nov/22 07:54
· votar


JJJ

Não descarto a hipótese de ser trollação, também. Aqui mesmo tem dessas. Talvez a sutileza da coisa tenha escapado da percepção de todos envolvidos na campanha, e que apenas alguns sabiam da intenção.

O que não dá é para negar. Tem muita evidência para isso.

Wanton

Cara, para mim a comparação com a erotização infantil dos 90's não é correta. Não havia sutileza, mensagens ocultas, a coisa era escancarada.

ProgVacas
Membro Novato
# 30/nov/22 08:19 · Editado por: ProgVacas
· votar


Todas as reações do tópico são esperadas e contemplam as necessidades da comunidade de pedófilos.

Ceticismo

É bom. Os céticos não oferecem qualquer risco e, além, são úteis. Quando se envolvem na repercussão tudo o que fazem, muitas vezes sem argumentos, é negar, ou ponderar (o moderado é sempre bem visto). Outros céticos, mais engajados, constroem argumentos convincentes que também servem ao propósito. São os mais importantes.

Aqueles que flagram as referências

Além deles, aqueles que são convencidos. São a pedra no sapato. Denunciam, esbravejam, boicotam. Quando o barulho que fazem é alto demais, provocam a confissão, o pedido de desculpas. Os céticos costumam combater esse nicho, não raro até mesmo depois de um pedido de desculpas, que é a premissa do culpado. São os loucos, que encontram chifre em cabeça de cavalo.

Mas isso não tem importância, pois a ideia é a naturalização. Claro que não são todas as pessoas que estão sujeitas ao distúrbio, evidente que mais outros notarão as referências, óbvio que por se tratar de grife relevante a subliminaridade será notada por mais pessoas e ganhará repercussão.

Aliás, para a expansão da marca isso é importantíssimo.

Público-alvo

Esses captam as referências, mas se mantém ocultos e se fundem aos céticos, com suas mesmas razões e mesmos argumentos. Não dá para diferenciá-los.

ProgVacas
Membro Novato
# 30/nov/22 08:29
· votar


Tem o piadista, também. Mas esse é só um babaca acostumado a fazer piada com tudo. É tão doente quanto o pedófilo. Precisa de tratamento.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 30/nov/22 11:26
· votar


Wanton
campanha te incomodaria sem as legendas explicando

Pra ser sincero: sim! Eu com ctz não teria percebido o lance do canudo apontando, ou da referência do livro ou do papel contendo a jurisprudência... Mas me incomodaria muito com os cenários bizarros e as roupas utilizadas pelas crianças!

Tvz eu nem relacionasse com pedofilia, mas sim com uma deturpação de algo

Compare essas imagens com as imagens das crianças que dançavam É o Tchan!

Também concordo com o Progvacas de que essa comparação não cabe. E ainda que coubesse, quem disse que o É o Tchan estava certo? E quem disse que se eu não percebesse algo de errado nessa erotização promovida por eles eu não poderia hoje, mais maduro, perceber o problema nessa campanha da Balenciaga?

Wanton
Veterano
# 30/nov/22 11:34
· votar


ProgVacas
Jonas Kahnwald

Sejamos francos? Caso não repercutisse da forma que repercutiu, qual a função vocês acham que a campanha cumpriria? Como ela contribuiria para a divulgação ou para a naturalização da pedofilia?


mensagens ocultas

Mensagens ocultas não são mensagens.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 30/nov/22 11:46
· votar


to por fora e com preguiça de abrir 17 imagens pra entender, ouvi gente falando sobre mas nada aprofundado. Kd o resumo?

Insufferable Bear
Membro
# 30/nov/22 11:57 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Wild Bill Hickok

tl;dr: versão século XXI de "tem um pênis no poster da pequena sereia"

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 30/nov/22 12:03
· votar


Wanton
Mensagens ocultas não são mensagens.

Acho que esse é o ponto, eu discordo!
Quando os caras fazem dog Whistle relacionado com nazismo e ninguém percebe exceto os nazistas qual é a função que isso exerce?

Pq vc é tão relutante em perceber as referências à pedofilia e não é tão relutante em perceber referências a nazismo ou racismo? Será que é pq vc talvez pense que ao concordar com essas referências vc estaria apoiando uma pauta da direita? Ou será que aí vc estaria concordando com mensagens ocultas? Sei lá, acho que sua resistência está por ai

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 30/nov/22 12:05 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Insufferable Bear
Tá mais pra:
tem 17 pênis no poster da pequena sereia" no século XXI

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as mensagens ocultas na campanha da Balenciaga (e outras)