Instrumentalização política da fé e tolerência religiosa

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 02/set/22 14:00


    Como desfazer esse nó?

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/set/22 14:31 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    Simplesmente não há como desfazer esse nó... o nó sempre existiu, varia apenas a posição e o nível de aperto.

    Apesar do Brasil ser "no papel" um Estado Laico, nunca foi de fato e não tenho esperanças que seja um dia.

    A Religião Católica é muito forte até os dias atuais, basta verificar os inúmeros feriados religiosos fazendo referência especificamente à Igreja Romana e desprezando as demais religiões presentes no território nacional.

    Adotou durante vários séculos a religião Católica, sempre possuindo uma forte relação com ela, desde a colonização (impondo à catequização à força) até os anos 90 com os partidos de centro esquerda flertando com alas da igreja romana e usufruindo da influência desta para angariar votos. Muitas foram as ligações entre sindicatos e pastorais da Igreja Católica ligadas à Teologia da Libertação.

    É óbvio que o crescimento da religião evangélica no Brasil, após o fim da ditadura militar na década de 80, também acabaria gerando frutos e efeitos políticos.

    É esperado da religião e do religioso um viés radical baseado em sua crença (sua convicção que esta certo e os demais errados). O que não deveria ser esperado, nem normalizado, é essa "mesma certeza" em militantes não religiosos.

    Quer um exemplo simples? Houve um certo rebuliço dos cristãos quando o STJ "liberou o sacrifício de animais" para manter consenso com as clausulas de liberdade de culto que existe em nossa legislação.

    A repercussão negativa a essa liberdade não seria preconceito com religiões de matrizes africanas? O peru da ceia de Natal não é um sacrifício de animal para a comemoração de uma data religiosa? Não matamos animais para nos alimentar quando poderíamos adotar uma alimentação vegana ou vegetariana?

    Sem dúvida podemos discutir as diferenças entre estas coligações político-religiosas, o uso mais ou menos democrático destas instituições e das ações de seus líderes, mas, existe no Brasil influência da religião tanto em políticos de esquerda como em políticos de direita. Porém, ainda assim, me soa perigoso e sujeito a preconceitos.

    Nossa realidade é extremamente preocupante. Sendo o Brasil um Estado Laico, todas as religiões deveriam ter a mesma importância ou importância alguma, inclusive o direito de não ter religião ou deus nenhum.

    JJJ
    Veterano
    # 02/set/22 15:16
    · votar


    Como desfazer esse nó?

    Makumba deve conhecer alguma magia pra desatar nós.

    makumbator
    Moderador
    # 02/set/22 15:20
    · votar


    JJJ
    Makumba deve conhecer alguma magia pra desatar nós.

    Usar religião contra religião? Nunca! Não seria ético de minha parte.

    Wanton
    Veterano
    # 02/set/22 17:02
    · votar


    Lelo Mig
    liberou o sacrifício de animais

    Acho que o Estado não é laico o suficiente. Se fosse, talvez a religião seria alocada na mesma categoria do entretenimento [liberdade individual e blá, blá, blá]. Nesse sentido, o sacrifício de animais equivaleria à caça esportiva.


    É esperado da religião e do religioso um viés radical baseado em sua crença (sua convicção que esta certo e os demais errados).

    Tipo os palmeirenses do fórum.


    Não matamos animais para nos alimentar quando poderíamos adotar uma alimentação vegana ou vegetariana?

    Para mim, fica cada vez mais claro que o veganismo é um norte moral muito adequado para a humanidade. O problema é o moralismo vegano. Curiosidade: vi uma entrevista do João Gordo ao G1. O cara deixou de ser vegano há um bom tempo.


    Nossa realidade é extremamente preocupante.

    Sim, isso é algo que já me preocupa há bastante tempo. As igrejas evangélicas viraram comitês de campanha política. Entre os evangélicos, Bolsonaro vence com folga.


    JJJ
    makumbator

    Makumba se vendeu para o berimbau de 4 cordas. Aposto que nem tem macumba em casa.

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/set/22 17:36
    · votar


    Wanton

    "Makumba se vendeu..."

    Makumba é o sujeito mais canalha e volúvel do FCC. É discípulo de Baphomet mas surrupiou o nick Makumbator do Candomblé, que nem têm Baphomet entre suas entidades. Esse aí não vale nada é um usurpador.

    La Usurpadora!!

    JJJ
    Veterano
    # 02/set/22 19:33
    · votar


    Tolerência religiosa é o culto à Paula Toller?

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/set/22 20:19
    · votar


    JJJ

    "é o culto à Paula Toller?"

    Sou ateu... mas na juventude prestei muito "culto" à Paula Toller!

    makumbator
    Moderador
    # 02/set/22 20:43
    · votar


    Lelo Mig

    Sempre achei ela bonita, mas não a ponto de render homenagens.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 02/set/22 21:05 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    makumbator
    Ela sempre foi uma pitel, mesmo depois de coroa.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 02/set/22 21:19
    · votar


    prestei muito "culto" à Paula Toller!

    A veia da um grau ainda.
    Mas em Setembro não pode. u.u

    makumbator
    Moderador
    # 02/set/22 22:29
    · votar


    Viciado em Guarana

    no fap é em novembro, não é?

    Pedro_Borges
    Ela sempre foi uma pitel, mesmo depois de coroa.

    Eu concordo, mas havia outras concorrendo que ganhavam a frente nas homenagens.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 02/set/22 22:39 · Editado por: ProgVacas
    · votar


    Paula Toller hoje é uma Vanusa de grife.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 03/set/22 13:17
    · votar


    Como desfazer esse nó?

    criando outro nó

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/set/22 15:37 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    "Para mim, fica cada vez mais claro que o veganismo é um norte moral muito adequado para a humanidade."

    Eu sou contraditório com relação ao vegano/vegetarianismo, não tenho vergonha de assumir.

    Eu não sou contra o consumo de carne e menos ainda de produtos de origem animal como ovos e leite. Tanto pelo lado egoísta do "paladar", quanto pelo lado científico da importância deste tipo de proteína para o consumo humano. E reconheço, cientificamente, que pelo "design físico" (dentes, estômago, intestinos e etc.) o homem é um animal onívoro.

    Em contrapartida, sou contra o mau trato de animais e a forma e condições que eles são submetidos e explorados (que é, via de regra, crueldades horrendas), para manter essa produtividade, mercado, consumo.

    Então o problema maior, me parece o sistema exploratório que vivemos, de consumismo excessivo, capitalismo selvagem... não sei muito como resolver esse dilema moral pessoal. Fiz uma parte que foi cortar muito, mas muito mesmo o consumo. Mas, ainda não é suficiente.

    Tenho um dilema pessoal com relação a isso, que me incomoda.

    JJJ
    Veterano
    # 03/set/22 17:50
    · votar


    não sei muito como resolver esse dilema moral pessoal.

    Coma só rabada.

    Boi sem rabo continua vivo.

    makumbator
    Moderador
    # 03/set/22 18:34
    · votar


    JJJ

    E não é só boi que tem o rabo comido e continua vivo…

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/set/22 20:24
    · votar


    JJJ

    "Boi sem rabo continua vivo."

    É melhor para o boi morrer do que ser torturado pelas moscas e mosquitos por toda sua existência. Fora que ele vai sofrer bullying do resto da manada. Você é muito cruel com os animais.

    Wanton
    Veterano
    # 03/set/22 22:59
    · votar


    Lelo Mig
    Tenho um dilema pessoal com relação a isso, que me incomoda.

    Eu não sou vegano, nem tenho pretensões de ser. Quando falo em norte moral, falo de um referencial para transformar a cultura a longo prazo. É claro que isso tem que passar pela ciência, pela tecnologia, pela gastronomia, pela ética etc.

    O veganismo moralista individualiza a questão. É apressado. Apela às emoções. Vai na mesma toada dos discursos que culpam o consumidor doméstico pela crise hídrica, ou dos que culpam o usuário de drogas pela violência do tráfico. O que me interessa não é o moralismo, é a ética. É pôr o sofrimento animal em debate. É estender a solidariedade a outras espécies.

    O neopentecostalismo tá na mão contrária: é o abandono da razão e o empobrecimento da ética. É uma modalidade do cristianismo que põe Deus a serviço dos desejos de consumo do indivíduo. Uma fé julgadora, que se alimenta do temor às diferenças e depende de uma sociedade rachada para afirmar-se.

    Lelo Mig
    Membro
    # 04/set/22 00:03 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    "Eu não sou vegano, nem tenho pretensões de ser."

    Eu sei... você já disse por aqui. Eu entendi seu questionamento e compactuo com ele.

    Meu questionamento é legítimo e bem pessoal. Tanto é que sempre comi carne "like não houvesse amanhã" e não tava nem aí. Hoje, o tema faz parte de meus questionamentos pessoais, independente de influências externas.

    Claro que envolve sociedade. Mas, o lado pessoal, se eu morasse num sítio criaria umas galinhas e comeria os ovos de boa, sem conflitos morais e éticos. (matar as aves acho que não tenho coragem, sou um cuzão urbano... vou botar nome nos bichinhos. E como dizia meu avô: "Botou nome, fudeu, não mata mais!").

    makumbator
    Moderador
    # 04/set/22 00:17
    · votar


    Lelo Mig
    Fora que ele vai sofrer bullying do resto da manada.

    Ele já sofre bullying. tremendo chifrudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instrumentalização política da fé e tolerência religiosa