Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# set/22
Como desfazer esse nó?
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
Simplesmente não há como desfazer esse nó... o nó sempre existiu, varia apenas a posição e o nível de aperto.
Apesar do Brasil ser "no papel" um Estado Laico, nunca foi de fato e não tenho esperanças que seja um dia.
A Religião Católica é muito forte até os dias atuais, basta verificar os inúmeros feriados religiosos fazendo referência especificamente à Igreja Romana e desprezando as demais religiões presentes no território nacional.
Adotou durante vários séculos a religião Católica, sempre possuindo uma forte relação com ela, desde a colonização (impondo à catequização à força) até os anos 90 com os partidos de centro esquerda flertando com alas da igreja romana e usufruindo da influência desta para angariar votos. Muitas foram as ligações entre sindicatos e pastorais da Igreja Católica ligadas à Teologia da Libertação.
É óbvio que o crescimento da religião evangélica no Brasil, após o fim da ditadura militar na década de 80, também acabaria gerando frutos e efeitos políticos.
É esperado da religião e do religioso um viés radical baseado em sua crença (sua convicção que esta certo e os demais errados). O que não deveria ser esperado, nem normalizado, é essa "mesma certeza" em militantes não religiosos.
Quer um exemplo simples? Houve um certo rebuliço dos cristãos quando o STJ "liberou o sacrifício de animais" para manter consenso com as clausulas de liberdade de culto que existe em nossa legislação.
A repercussão negativa a essa liberdade não seria preconceito com religiões de matrizes africanas? O peru da ceia de Natal não é um sacrifício de animal para a comemoração de uma data religiosa? Não matamos animais para nos alimentar quando poderíamos adotar uma alimentação vegana ou vegetariana?
Sem dúvida podemos discutir as diferenças entre estas coligações político-religiosas, o uso mais ou menos democrático destas instituições e das ações de seus líderes, mas, existe no Brasil influência da religião tanto em políticos de esquerda como em políticos de direita. Porém, ainda assim, me soa perigoso e sujeito a preconceitos.
Nossa realidade é extremamente preocupante. Sendo o Brasil um Estado Laico, todas as religiões deveriam ter a mesma importância ou importância alguma, inclusive o direito de não ter religião ou deus nenhum.
|
JJJ Veterano
|
# set/22
· votar
Como desfazer esse nó?
Makumba deve conhecer alguma magia pra desatar nós.
|
makumbator Moderador
|
# set/22
· votar
JJJ Makumba deve conhecer alguma magia pra desatar nós.
Usar religião contra religião? Nunca! Não seria ético de minha parte.
|
Wanton Veterano |
# set/22
· votar
Lelo Mig liberou o sacrifício de animais
Acho que o Estado não é laico o suficiente. Se fosse, talvez a religião seria alocada na mesma categoria do entretenimento [liberdade individual e blá, blá, blá]. Nesse sentido, o sacrifício de animais equivaleria à caça esportiva.
É esperado da religião e do religioso um viés radical baseado em sua crença (sua convicção que esta certo e os demais errados).
Tipo os palmeirenses do fórum.
Não matamos animais para nos alimentar quando poderíamos adotar uma alimentação vegana ou vegetariana?
Para mim, fica cada vez mais claro que o veganismo é um norte moral muito adequado para a humanidade. O problema é o moralismo vegano. Curiosidade: vi uma entrevista do João Gordo ao G1. O cara deixou de ser vegano há um bom tempo.
Nossa realidade é extremamente preocupante.
Sim, isso é algo que já me preocupa há bastante tempo. As igrejas evangélicas viraram comitês de campanha política. Entre os evangélicos, Bolsonaro vence com folga.
JJJ makumbator
Makumba se vendeu para o berimbau de 4 cordas. Aposto que nem tem macumba em casa.
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22
· votar
Wanton
"Makumba se vendeu..."
Makumba é o sujeito mais canalha e volúvel do FCC. É discípulo de Baphomet mas surrupiou o nick Makumbator do Candomblé, que nem têm Baphomet entre suas entidades. Esse aí não vale nada é um usurpador.
La Usurpadora!!
|
JJJ Veterano
|
# set/22
· votar
Tolerência religiosa é o culto à Paula Toller?
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22
· votar
JJJ
"é o culto à Paula Toller?"
Sou ateu... mas na juventude prestei muito "culto" à Paula Toller!
|
makumbator Moderador
|
# set/22
· votar
Lelo Mig
Sempre achei ela bonita, mas não a ponto de render homenagens.
|
Pedro_Borges Veterano |
# set/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
makumbator Ela sempre foi uma pitel, mesmo depois de coroa.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# set/22
· votar
prestei muito "culto" à Paula Toller!
A veia da um grau ainda. Mas em Setembro não pode. u.u
|
makumbator Moderador
|
# set/22
· votar
Viciado em Guarana
no fap é em novembro, não é?
Pedro_Borges Ela sempre foi uma pitel, mesmo depois de coroa.
Eu concordo, mas havia outras concorrendo que ganhavam a frente nas homenagens.
|
ProgVacas Membro Novato |
# set/22 · Editado por: ProgVacas
· votar
Paula Toller hoje é uma Vanusa de grife.
|
fernando tecladista Veterano |
# set/22
· votar
Como desfazer esse nó?
criando outro nó
|
Lelo Mig Membro
|
· votar
Wanton
"Para mim, fica cada vez mais claro que o veganismo é um norte moral muito adequado para a humanidade."
Eu sou contraditório com relação ao vegano/vegetarianismo, não tenho vergonha de assumir.
Eu não sou contra o consumo de carne e menos ainda de produtos de origem animal como ovos e leite. Tanto pelo lado egoísta do "paladar", quanto pelo lado científico da importância deste tipo de proteína para o consumo humano. E reconheço, cientificamente, que pelo "design físico" (dentes, estômago, intestinos e etc.) o homem é um animal onívoro.
Em contrapartida, sou contra o mau trato de animais e a forma e condições que eles são submetidos e explorados (que é, via de regra, crueldades horrendas), para manter essa produtividade, mercado, consumo.
Então o problema maior, me parece o sistema exploratório que vivemos, de consumismo excessivo, capitalismo selvagem... não sei muito como resolver esse dilema moral pessoal. Fiz uma parte que foi cortar muito, mas muito mesmo o consumo. Mas, ainda não é suficiente.
Tenho um dilema pessoal com relação a isso, que me incomoda.
|
JJJ Veterano
|
# set/22
· votar
não sei muito como resolver esse dilema moral pessoal.
Coma só rabada.
Boi sem rabo continua vivo.
|
makumbator Moderador
|
# set/22
· votar
JJJ
E não é só boi que tem o rabo comido e continua vivo…
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22
· votar
JJJ
"Boi sem rabo continua vivo."
É melhor para o boi morrer do que ser torturado pelas moscas e mosquitos por toda sua existência. Fora que ele vai sofrer bullying do resto da manada. Você é muito cruel com os animais.
|
Wanton Veterano |
# set/22
· votar
Lelo Mig Tenho um dilema pessoal com relação a isso, que me incomoda.
Eu não sou vegano, nem tenho pretensões de ser. Quando falo em norte moral, falo de um referencial para transformar a cultura a longo prazo. É claro que isso tem que passar pela ciência, pela tecnologia, pela gastronomia, pela ética etc.
O veganismo moralista individualiza a questão. É apressado. Apela às emoções. Vai na mesma toada dos discursos que culpam o consumidor doméstico pela crise hídrica, ou dos que culpam o usuário de drogas pela violência do tráfico. O que me interessa não é o moralismo, é a ética. É pôr o sofrimento animal em debate. É estender a solidariedade a outras espécies.
O neopentecostalismo tá na mão contrária: é o abandono da razão e o empobrecimento da ética. É uma modalidade do cristianismo que põe Deus a serviço dos desejos de consumo do indivíduo. Uma fé julgadora, que se alimenta do temor às diferenças e depende de uma sociedade rachada para afirmar-se.
|
Lelo Mig Membro
|
· votar
Wanton
"Eu não sou vegano, nem tenho pretensões de ser."
Eu sei... você já disse por aqui. Eu entendi seu questionamento e compactuo com ele.
Meu questionamento é legítimo e bem pessoal. Tanto é que sempre comi carne "like não houvesse amanhã" e não tava nem aí. Hoje, o tema faz parte de meus questionamentos pessoais, independente de influências externas.
Claro que envolve sociedade. Mas, o lado pessoal, se eu morasse num sítio criaria umas galinhas e comeria os ovos de boa, sem conflitos morais e éticos. (matar as aves acho que não tenho coragem, sou um cuzão urbano... vou botar nome nos bichinhos. E como dizia meu avô: "Botou nome, fudeu, não mata mais!").
|
makumbator Moderador
|
# set/22
· votar
Lelo Mig Fora que ele vai sofrer bullying do resto da manada.
Ele já sofre bullying. tremendo chifrudo.
|