Não é fácil ser mulher no Brasil - Menina de 10 anos é estuprada e juízA tenta convencer

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 24/jun/22 15:08
· votar


Não foi estupro, então? E isso redime a atuação da juíza e da promotora?

makumbator
Moderador
# 24/jun/22 15:15
· votar


Wanton
Não foi estupro, então?

Não sabemos. Teria que ver a legislação e a jurisprudência nesse tipo de caso envolvendo apenas menores.

E isso redime a atuação da juíza e da promotora?

Em relação a separar a menina dos pais acho que redime sim (se o que foi falado é mesmo verdade). Mas em querer que a menina continue a gestação aí acho que não (e valeria o mesmo se tentasse o oposto, forçar o aborto se a menina e os pais não quisessem). Acho que a opinião médica de especialistas apresentada à família (e então eles decidiriam) seria o ideal

Mas é melhor não ficarmos fazendo ainda mais conclusões sem saber de tudo.

Lelo Mig
Membro
# 24/jun/22 15:21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Não foi estupro, então?"

Não sei, não sou advogado e não fui atrás de entender a Lei. Você sabe? O que diz a Lei?

"E isso redime a atuação da juíza e da promotora?"

Se queremos que a Lei se cumpra sem a interferência da moral pessoal do profissional de direito, dependendo do que você responder acima, muda muita coisa.

Insufferable Bear
Membro
# 24/jun/22 15:26
· votar


A imprensa, que sempre teve um certo viés e parcialidade, perdeu a vergonha de vez, abandonou qualquer compromisso com a imparcialidade
Meu diagnóstico: imparcialidade antes era capaz de vender assinatura, mas hoje os jornais não estão mais vendendo notícias para leitores, eles vendem leitores pros publicitários.

Me sinto constrangido.
Essa notícia aí é só mais um exemplo de algo criado com o propósito de manufaturar histeria e coletar cliques. A gente tem que ficar de vigia o tempo todo, nada mais normal do que dar uns tropeços no caminho.

Insufferable Bear
Membro
# 24/jun/22 15:30
· votar


Wanton
Isso especificamente não redime, mas considerando o contexto todo existe a possibilidade. Lembrando que
6 - O tempo de gestação da criança inicialmente informado foi errado. Com base na quantidade real de semanas de gestação e de acordo com os protocolos do CFM, reconhecidos como válidos pelo poder judiciário e CNJ, não caberia mais aborto, mas sim parto, com o feto vivo ou morto.

Viciado em Guarana
Veterano
# 24/jun/22 17:16
· votar


Mas então... Fazer jornalismo de qualidade exige recursos.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# 25/jun/22 05:16
· votar


Faz muito tempo que não comento aqui, mas esse caso foi realmente muito bizarro pra passar batido. Desde o início achei esta notícia mal contada e não sabia me posicionar. Ainda não tenho um posicionamento objetivo, pra ser mais específico.

Vou me restringir a comentar apenas sobre o aspecto de se uma criança de 10 anos tem ou não condição de consentir uma relação sexual.

Me parece haver uma confusão inicial em relação ao termo consensual (não estou me referindo a legalidade, mas ao sentido prático do termo). Se pegar pelo significado bruto do termo, consensual é tão somente um ato que é permitido, firmado de livre e espontânea vontade entre as partes, ao contrário de uma violação, que é quando o ato que é oriundo de ameaça, constrangimento ou abuso de poder. Por outro lado, me parece um caminho natural associar o ato consensual com a maturidade do indivíduo. Mas um ato pode ser simultaneamente consensual e imaturo, e é aí que mora a bronca.

Seria importante averiguar se os dois jovens realmente mantinham um relacionamento acatado pela família que levou à gravidez, ou se a menina foi exposta a estupro por estar em situação de vulnerabilidade no mesmo ambiente que o adolescente/pai da criança. Pra mim a idade dos adolescentes não é o fator de maior relevância nesse caso (claro, se ele fosse maior de idade seria outro contexto, inclusive no aspecto legal, como já sabemos).

Essa história acabou me gerando um sentimento de empatia (e de preocupação). Meu filho mais velho tem 12 e já tem um tempo que tá de treta com uma menina de 10 pra 11, que ele conheceu no grupinho de amigos de um primo.

Daí outro dia a patroa pegou o celular dele pra dar aquela espiada quando ele entrou pro banho, e foi logo ver as mensagens de whatsapp. A menina havia enviado pra ele uma foto dele próprio dormindo só de cueca e camiseta (que obviamente ele havia enviado pra ela antes) e na legenda a seguinte frase: "top você dormindo só de cueca com o p*u duro parecendo um taco de baseball" (seguido de emojis de gatinho e corações).

Pro nosso alívio, a família da badeca se mudou para outro estado e eles só mantém contato por redes sociais, senão eu teria que ignorar a invasão de privacidade da mãe dele e chamar o moleque pra ter uma conversa.

Lelo Mig
Membro
# 25/jun/22 09:07 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pigeonsslayer

Por isso a necessidade de uma avaliação mais profunda e detalhada do caso.

No exemplo que você contou se deixar teu garoto e essa guria dormirem juntos vai rolar, com certeza ( não estou dizendo que é o que aconteceu no caso em questão, apenas pontuando).

A garota de 10 não têm maturidade para permitir ou não, mas e o garoto? Têm maturidade para ser responsabilizado?

Se ela não têm responsabilidade para decidir, mas decidiu liberar e o moleque não têm maturidade para comer, mas comeu, não é estupro? E alguém, e não os dois, deverá ser responsabilizado?

Só para constar, estupro, segundo a Lei é:

"constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso."

E estupro de vulnerável é:

"Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze)"

Ou seja, este caso, ainda assim, independente de consenso, continua sendo um estupro, mas não sei como a justiça trata o "agressor" neste caso e quem é responsabilizado de fato e por qual crime.

Quando me referi ao "tudo muda agora" não é em relação ao estupro e sim as responsabilidades. Por exemplo:

Existe um B.O de estupro? Como fica a responsabilidade do hospital caso não haja B.O? A imprensa vendeu como "hospital não cumpriu a Lei" mas, a depender, não foi bem isso.

E mais dezenas de perguntas...

Pigeonsslayer
Membro Novato
# 25/jun/22 10:20
· votar


Lelo Mig

Sim, Lelo, do ponto de vista legal, a idade da menina, aliás de ambos, pela redação da Lei que você citou se enquadra em estupro de vulnerável. Vamos lembrar que pela história os dois tem menos de 14 então seria em tese dois vulneráveis que se estupraram mutuamente.

Isso me parece um vacilo do legislador que não previu a possibilidade de dois menores de 14 terem relação. Apesar de que a Lei pode conter algum parágrafo que discipline essa hipótese, não a conheço.

No outro comentário eu me limitei ao aspecto comportamental/social mesmo, que desde que não tenha ocorrido mediante coação, ainda que entre dois indivíduos que a gente pode adjetivar de imaturos, seria então consensual. Entendo que nesse caso, os responsáveis pelos adolescentes é que tem que se ferrar mesmo.

Só não vou opinar sobre a decisão da juíza, pois amanhã aparece mais um elemento chave nessa novela. Uma coisa que pra mim não ficou bem claro foi de quem era o interesse de realizar o aborto, se da própria garota ou da família? Como não sei desse e de outros detalhes prefiro ficar calado.

Sobre o meu filho, é como vc falou mesmo, se bobear algo acontece. Mas o distanciamento geográfico foi o que veio bem a calhar por aqui, menos uma preocupação por enquanto.

ProgVacas
Membro Novato
# 25/jun/22 10:33 · Editado por: ProgVacas
· votar


Meu, ouvi ontem umas alunas dizendo que o feto tinha 7 meses... Sistema nervoso completo. Nessa fase acho que a moleira está muito exposta, mas dá para nascer.

Por outro lado fico pensando no profissional que faz o aborto... Que barra.

É um caso muito absurdo. Não consigo conceber opinião nenhuma.

ProgVacas
Membro Novato
# 25/jun/22 10:33
· votar


Tinha 7 meses mesmo? Não li nada.

Skider
Veterano
# 25/jun/22 11:57
· votar


Pigeonsslayer
Que situação, ein?!
Cara, eu fico assustado com como as coisas estão aceleradas. Surreal!

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jun/22 12:17
· votar


Mano, fizeram um aborto de uma gravidez de 7 meses. Vão tomar no cu, na moral.

JJJ
Veterano
# 25/jun/22 12:25
· votar


Black Fire
Mano, fizeram um aborto de uma gravidez de 7 meses. Vão tomar no cu, na moral.

Pois é... Difícil imaginar uma situação com mais erros juntos.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# 25/jun/22 12:53
· votar


ProgVacas
Meu, ouvi ontem umas alunas ontem que o feto tinha 7 meses... Sistema nervoso completo. Nessa fase aq1cho que a moleira está muito exposta, mas dá para nascer.

Muito tenso isso, bro.

Skider
Que situação, ein?!
Cara, eu fico assustado com como as coisas estão aceleradas. Surreal!


Cara, pense a gente aqui em casa ao ler essa mensagem. Além da pouca idade deles a gente não tá afim de virar vovô aos 40 não.

Black Fire
Mano, fizeram um aborto de uma gravidez de 7 meses. Vão tomar no cu, na moral.

Essa é exatamente a minha reação em relação à destinação que deram ao feto. Eu não sou contra o aborto e nem moralista. Tem hipóteses e hipóteses que o justificam, mas não dá pra ser totalmente sem critério. É de mandar tomar no cu mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# 25/jun/22 12:55
· votar


Pigeonsslayer
em tese dois vulneráveis que se estupraram mutuamente.

Que embaçado isso.

Entendo que nesse caso, os responsáveis pelos adolescentes é que tem que se ferrar mesmo.

Penso que é por aí.
Temos que equilibrar as coisas. Criança precisa ser criança. Viver essa fase da vida brincando e estudando, para só depois ser adulto.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 25/jun/22 13:16
· votar


brunohardrocker
Criança precisa ser criança. Viver essa fase da vida brincando e estudando, para só depois ser adulto.

Vai dizer que nunca brincou de médico com aquela prima maliciosa mais velha que sempre te dava atenção quando ia na casa dos tios?

Pigeonsslayer
Membro Novato
# 25/jun/22 13:17
· votar


brunohardrocker
Penso que é por aí.
Temos que equilibrar as coisas. Criança precisa ser criança. Viver essa fase da vida brincando e estudando, para só depois ser adulto.


É essa a ideia, mas tem muito fdp (pais, padrastos, madrastas, tios etc...) que são incapazes de ter discernimento sobre algo tão básico.

Insufferable Bear
Membro
# 25/jun/22 13:20
· votar


Vai dizer que nunca brincou de médico com aquela prima maliciosa mais velha que sempre te dava atenção quando ia na casa dos tios?
Eu não. Eu sou gay. (e só tenho primas :-/ )

Lelo Mig
Membro
# 25/jun/22 13:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Insufferable Bear

"Eu não. Eu sou gay."

E daí? E os troca troca? E as apostas valendo o toba? E se sua prima mais velha e gostosona for uma Fendom Strap?

Essa geração vídeo game é foda... (ops, empata foda)

brunohardrocker
Veterano
# 25/jun/22 13:28
· votar


kafka à beira-mar
Vai dizer que nunca brincou de médico com aquela prima maliciosa mais velha que sempre te dava atenção quando ia na casa dos tios?

Mas aí já é diferente.

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jun/22 13:34
· votar


Véi, um médico que aceita despedaçar um feto de 7 meses, que poderia nascer de boas, é um psicopata, não tem condições de viver em sociedade.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 25/jun/22 13:54
· votar


Insufferable Bear

Uma pena. Mas aí é vacilo seu, podia muito bem ter feito uns amiguinhos na escola.

brunohardrocker

Mas era muito bom. Tenho boas memórias da minha prima. Hoje, mais velho, entendo como a vida é boa.

Black Fire
Véi, um médico que aceita despedaçar um feto de 7 meses, que poderia nascer de boas, é um psicopata, não tem condições de viver em sociedade.

E o médico que aceita eutanasiar uma pessoa de 50 é um psicopata também?

Insufferable Bear
Membro
# 25/jun/22 14:10
· votar


E se sua prima mais velha e gostosona for uma Fendom Strap?
sem cu peludo não vai chamar minha atenção

Mas aí é vacilo seu, podia muito bem ter feito uns amiguinhos na escola.
Tudo viado hétero, não teve nem meinha.

Viciado em Guarana
Veterano
# 25/jun/22 15:27
· votar


não teve nem meinha

tudo errado! bandibicha!

Wanton
Veterano
# 25/jun/22 16:03
· votar


Minha opinião sobre a atuação da juíza e da promotora pouco mudou. Acho que deveria ter uma lei que impedisse que essas pessoas tivessem contato direto com menores incapazes. O contato deveria ser mediado por psicólogos.


Pigeonsslayer
Entendo que nesse caso, os responsáveis pelos adolescentes é que tem que se ferrar mesmo.

Também acho isso, apesar de desconhecer o que a legislação prevê. A ressalva que faço é que com 10 anos, ela não é adolescente, é criança mesmo.

JJJ
Veterano
# 25/jun/22 18:07
· votar


kafka à beira-mar
E o médico que aceita eutanasiar uma pessoa de 50 é um psicopata também?

Não há comparação... A eutanásia é um ato de piedade.

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jun/22 19:29
· votar


kafka à beira-mar
Que comparação mais esdrúxula.

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jun/22 19:51
· votar


https://prematuridade.com/sobrevivencia-e-sequelas#:~:text=Prematuros% 20de%2029%20a%2032,normalmente%2C%20sem%20quaisquer%20problemas%20grav es.

Véi, não existe justificativa plausível pra ter sido feito um aborto e não um parto. Um feto de 32 semanas já tem mais de 90% de sobreviver fora do útero e as chances de sequelas graves são muito baixas.

Toda essa história é nojenta, só quiseram dar um final mais terrível despedaçando um bebê que podia perfeitamente ter sido tirado do útero e sobrevivido com 15 dias de encubadora.

Quem apoia esse "aborto" tem que tomar surra de pica mole na cara.

ProgVacas
Membro Novato
# 26/jun/22 08:48
· votar


É, bicho, tô na linha do Black Fire. O tempo para fazer o aborto havia acabado. Tinha que ser parto, mesmo, e as consequências enfrentadas.

Uma série de decisões ruins.

A princípio soubemos que era uma gravidez de 22 semanas, o que já tornava o "aborto" absurdo. Agora foi revelado que era 30 semanas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não é fácil ser mulher no Brasil - Menina de 10 anos é estuprada e juízA tenta convencer