Mitos do liberalismo brasileiro: privatização como panaceia

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# mar/22


O que você, do alto da sua ignorância, acha que deve ser público ou privado?

Drinho
Veterano
# mar/22 · Editado por: Drinho
· votar


Wanton

O que der dinheiro tem que ficar muito longe dos governos, pelo menos 69000 km.

O que não der dinheiro pode continuar sendo mal feito pelo governo sem problema nenhum porque provavelmente terá opção em paralelo com melhor qualidade para quem quiser e puder.

Ah, se der pra privatizar o Tesouro Nacional também seria uma boa, provavelmente vão envolver menos.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/22
· votar


Público: Energia, mineração, siderurgia, saneamento, educação, saúde, sistema financeiro, defesa e telecomunicações estratégicas.

Só.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar


É uma questão muito complexa. A gente paga muito imposto que na teoria devia voltar pra sociedade como serviços de qualidade, mas o que a gente recebe é o oposto disso. Se a gente recebesse serviços de qualidade, acho que essa discussão não impactaria tanto assim.

Se privatizar esses serviços, uma parcela muito grande da população vai ficar sem acesso a serviços básicos.

Ou entrega uma porcaria pra todo mundo, ou entrega algo medíocre pra meia dúzia de pessoas.

Acho que a qualidade do serviço entregue independe do seu caráter estatal ou privado. Acho que o que importa mais é como essa privatização/estatização vai ser feita. Existem muitas variáveis, como legislações, inflação, corrupção (de maneira geral), alguns índices econômicos. É isso que eu penso aqui do alto da minha ignorância.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/22
· votar


Setores estratégicos, como educação, energias, extrações, banco etc.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22
· votar


Se a atividade for essencial inclusive para o desenvolvimento de outras atividades e adicionalmente não for atrativa, der prejuízo, portanto não interessar a atividade privada, o estado assume e monta uma estatal. O papel do estado, no caso em tela vai até a atividade se tornar lucrativo, quando deve ser privatizada.

As estatais lucrativas, todas devem ser privatizadas, salvo raríssimas exceções.

Drinho
Veterano
# mar/22 · Editado por: Drinho
· votar


der prejuízo, portanto não interessar a atividade privada, o estado assume e monta uma estatal. O papel do estado, no caso em tela vai até a atividade se tornar lucrativo, quando deve ser privatizada.

Caramba, encontrei alguém que deseja mais a falência do estado do que eu.

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Educação, Saúde, Segurança.

Setores estratégicos como Mineração e Extrativismo em geral, Geração de Energia, Telecomunicações e Sistema Financeiro devem, no mínimo, terem controle e fiscalização estatal.

Mas, eu não tenho muito problema pessoal com essa coisa de Público vs Privado, acho que há uma análise, via de regra, muito ruim da população sobre este tema.

O problema é que a visão geral, tanto pró quanto contra, costuma estar presa a um viés puramente ideológico e nenhum pouco pragmático.

Quem defende a privatização "costuma fingir que não enxerga" que o serviço prestado é de baixa qualidade (Telefonia, Transporte Público, Administração da Malha Rodoviária e etc.), e quem defende o Público "costuma fingir que não enxerga" que há, realmente, um monte de encostados, vagabundos e ineptos, que prestam um péssimo serviço à população, se ancoram na estabilidade. Sem contar os cabides de emprego e empresas inúteis.

Ou seja, o Brasil deveria discutir a melhoria geral de seus serviços sejam públicos ou privados.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


Vou votar no Lelo na próxima eleição.

E eu disse Lelo, e não Lula...

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Drinho
Caramba, encontrei alguém que deseja mais a falência do estado do que eu.

Mas a função da empresa estatal é essa mesmo, em termos teóricos e a participação do estado no setor produtivo se resume a essas circunstâncias.

brunohardrocker
Veterano
# mar/22
· votar


saneamento, educação, saúde, sistema financeiro, defesa/segurança

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Pedro_Borges
Mas a função da empresa estatal é essa mesmo, em termos teóricos e a participação do estado no setor produtivo se resume a essas circunstâncias.

Fonte?

brunohardrocker
Veterano
# mar/22
· votar


Na educação deveria ser consenso que está liberado investir como a foda.
Tendo um Estado com educação decente, na base e na Universidade, com ~= 100% de vagas, do que reclamaríamos depois disso?
Da fuga de talentos, talvez?

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Repostado no lugar adequado:

Acho que o mito das privatizações gerado a partir da telefonia tem a ver com uma série de transições que o Brasil experimentou ao mesmo tempo. O País saia de uma era de desenvolvimentismo mal feito, capitaneada pelos militares, e mergulhava na abertura descuidada para o mercado externo. Muitos produtos novos, muitas empresas quebrando, a desindustrialização correndo solta enquanto curtíamos o dólar valendo menos que o real e, na sequência, empregadas domésticas viajando para Disney, aquela festa toda! Junto a isso, veio uma revolução tecnológica no setor. Associávamos um fenômeno que acontecia no mundo todo ao momento do País e à cultura do liberalismo. Erro ululante de raciocínio!

Houve muito ilusionismo nos anos 90, uma época propícia para a criação de mitos. Collor dizia que nós dirigíamos carroças, um preço caro que pagávamos por um desenvolvimentismo jabuticaba, que beneficiava quatro multinacionais estrangeiras do setor. No fim da década de 80, eram poucos que possuíam aparelhos telefônicos em casa. É óbvio que a abertura traria benefícios, o problema é que o País não conseguiu capitalizar com o fechamento. Torrou tudo o que construiu em poucos anos de domésticas na Disney e classe média esbanjando dólar.

Depois, o boom dos commodities prolongou a crença, arrastando o mito até o colapso desse sistema. Aí, era só eleger um culpado. Fácil: a corrupção!! O País "quebrou" por causa da corrupção. Para o brasileiro mediano, que já não consumia como antes, a resposta parecia fazer muito sentido. Qual a explicação para aquele sonho de Ícaro ter dado errado, afinal?? Corrupção! Corrupção explica tudo! Se acabarmos com a corrupção, voltaremos a ter uma moeda forte, gasolina barata e, se der, até empregadas na Disney (desculpem insistir nisso, mas é importante que não esqueçamos).

Corrupção teve antes, durante e depois. Não teve Mr. M para desvendar esse truque para o público, que só assimila explicações fáceis. Corrupção é uma explicação fácil (e equivocada). Estado grande é uma explicação fácil (e equivocada). Daí, surgiu uma geração de jovens velhos querendo ressuscitar Thatcher e Reagan abaixo do Equador. Gente que nem viveu o período direito, mas reproduz a credulidade dos pais.

Achei isso para complementar o que eu disse: https://www.brasildefatomg.com.br/2019/03/07/nao-foi-a-privatizacao-qu e-ampliou-acesso-a-telefonia-foi-a-tecnologia

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Tem muito jovem adulto pançudo que fica repetindo as bobagens que ouvia dos pais, ignorando que eles se formaram antes da era da informação, quando quem tinha a Barsa reinava. Tenho uma forte desconfiança de que o conservadorismo brasileiro tem a ver com a disparidade de poder entre uma geração que construiu muitas coisas e uma geração dependente e submissa.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


Wanton

Falando em corrupção (alegadamente, é claro):

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/delacao-da-ecovias-atinge- psdb-pt-e-uniao-brasil-e-poe-pedagio-na-eleicao-de-sp.shtml

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# mar/22
· votar


liberalismo brasileiro


iczto nom ecxiste

Drinho
Veterano
# mar/22 · Editado por: Drinho
· votar


makumbator

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/delacao-da-ecovias-atinge - psdb-pt-e-uniao-brasil-e-poe-pedagio-na-eleicao-de-sp.shtml

Kct, os caras nem voltaram para o poder ainda e já estão metidos em outra?

Ainda segundo o representante da Ecovias, na mesma época ele se comprometeu, também em esquema de caixa dois, a pagar R$ 300 mil aos deputados petistas Vicente Cândido e Luiz Fernando. Segundo ele, os valores foram entregues no ano seguinte.

O foda de petista é que não basta roubar galinha, os caras enchem a mão com gosto.

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Drinho
O foda de petista

Isso não seria infantilização do debate político?

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
Fonte?

https://www.amazon.com.br/s?k=economia+rossetti&adgrpid=129522625394&g clid=CjwKCAjw8sCRBhA6EiwA6_IF4UhgL4x5jpeZ6zLez6E3xHByzRVUCl0sWVb53x9OY Osq5MFZ-mDz-BoCxmAQAvD_BwE&hvadid=542266933199&hvdev=c&hvlocphy=100155 2&hvnetw=g&hvqmt=e&hvrand=9062580368452509867&hvtargid=kwd-90346908784 7&hydadcr=5759_11235977&tag=hydrbrgk-20&ref=pd_sl_1i6xuv4be8_e

Drinho
Veterano
# mar/22
· votar


Wanton

Não acho, é apenas um fato, trata-se de uma quadrilha muito bem formada envolvida constantemente em crimes de corrupção.

Não enxerga quem não quer.

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Drinho
trata-se de uma quadrilha muito bem formada

Só o PT ou tem outros partidos? Me passa a lista dos partidos que são quadrilhas e dos partidos que não são, por favor!

Drinho
Veterano
# mar/22
· votar


Wanton

Mas é claro que tem outros partidos, Carluxo na Rússia com dinheiro público…

Vergonha de ser brasileiro, caro Wanton

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar


Pedro_Borges

Depois, vou ver se tenho acesso a esse livro. Tem a página? Pode recortar o trecho? O que o autor usa para sustentar tal afirmação sobre a função do empresa estatal? Ele apresenta alguma lei que imponha tal função, faz apontamentos sobre a origem das estatais ou só está prescrevendo o que ele considera ideal?

Skider
Veterano
# mar/22
· votar


Saúde!, Educação!, Segurança!
Saneamento, Energia, Telecomunicação, Mobilidade

! representa os serviços que não deveriam ter opção privado.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/22
· votar


Um argumento do Pedro_Borges que faz algum sentido, é que a iniciativa privada não terá interesse em atividades que não gerem lucros. Portanto ou o estado teria que fornecer subsídios (como acontece com as companhias aéreas) ou controlar tudo (como acontece com os correios)

Mas isso nao quer dizer que, a partir do momento que uma atividade gera lucro, será melhor para a sociedade que tal atividade seja praticada pelo setor privado

brunohardrocker
Veterano
# mar/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Skider
! representa os serviços que não deveriam ter opção privado.

Ta dizendo que não deveria haver concorrência contra o Estado na oferta da educação, saúde e segurança?

brunohardrocker
Veterano
# mar/22
· votar


Jonas Kahnwald
Mas isso nao quer dizer que, a partir do momento que uma atividade gera lucro, será melhor para a sociedade que tal atividade seja praticada pelo setor privado

Jonas sabe que a Petro estando nas garras do Estado, os seus dividendos estão garantidos.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


brunohardrocker

Jonas não pode opinar nessa questão da Petrobrás, ele tem interesses particulares envolvidos no tema.

brunohardrocker
Veterano
# mar/22
· votar


makumbator

Isso, tem que declarar suspeição.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mitos do liberalismo brasileiro: privatização como panaceia