Sobre o instrumento do referendo/plebiscito

    Autor Mensagem
    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # jan/22


    Recentemente, terminei um livro que me inspirou um tema muito relevante nas democracias: os referendos.
    Esse pequeno dispositivo é fundamental no exercício da democracia direta, onde o povo tem o direito de tomar decisões em temas relevantes no âmbito da sua cidade, estado ou mesmo país.
    Esse instrumento, porém, é muito pouco utilizado no Brasil, mesmo sendo assegurado pela CF. Tivemos apenas 3 em esfera nacional, sendo eles em 1963, 1993 e 2005.
    O último referendo, em 2005, foi realizado através de urnas eletrônicas, ou seja, dispomos atualmente de um sistema automatizado e informatizado. Na época, custou 252 milhões de reais. Hoje esse valor corrigido sairia em torno de 558 milhões, sem contar com alguns gastos logísticos proporcionais que ocorreram de 2005 pra cá.

    Sabendo disso, dissertem sobre a necessidade ou não de instituir essa prática de maneira mais corriqueira.

    JJJ
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    O Ciro tem aventado muito essa hipótese de ficar perguntando pro povo o que quer.

    Num país que tenha um povo educado e culto, acho perfeito.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Instrumento utilizado a esmo pelo Nicolás Maduro para dar "legitimidade" aos seus atos.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Wanton
    · votar


    Acho válido para ser aplicado pontualmente, para decidir questões de um bairro ou de uma vizinhança. A democracia em grande escala já é uma puta encenação, a coisa só iria piorar se jogassem o peso das decisões para o povão.

    Talvez, fosse importante fazer plebiscitos quando o assunto for retirada de direitos! Queria ver o povo votando a favor de teto de gastos para a saúde e a educação ou para fazer reforma da previdência.

    A escolha é ilusória se você desconhece o que está nas entrelinhas das disputas políticas e o povo quase nunca sabe! Presidencialismo ou parlamentarismo? Sério isso? O gado ficou desapontado porque Bolsonaro não conseguiu ser um ditador! Criticou todas as instituições que "não deixaram ele governar". O povo sequer sabe o que um presidente faz!

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: kafka à beira-mar
    · votar


    JJJ
    Num país que tenha um povo educado e culto, acho perfeito.

    Essa questão é problemática justamente por restringir o direito de decisão a uma minoria educada num país que historicamente privou e ainda priva o acesso a educação a uma parte mais vulnerável da população.

    Mas ainda é uma questão pertinente justamente pela maleabilidade dessa mesma parcela da população.

    Pedro_Borges
    Instrumento utilizado a esmo pelo Nicolás Maduro para dar "legitimidade" aos seus atos.

    Em partes. A Venezuela é considerada um dos países com o menor índice de democracia do planeta, com 2.88 pontos. Pra você ter uma ideia, nesse mesmo índice o Brasil tem 6.86 pontos.
    Parte do problema dos referendos na Venezuela não dizem respeito ao instrumento em si, mas ao país como unidade. Se quem é responsável pela organização é corrupto e não oferece transparência, logo é muito mais fácil de se fraudar.
    Na Coreia do Norte existem eleições, e nem por isso as eleições deixam de ter sua validade no resto do mundo.

    Wanton
    Realmente, esses referendos sobre presidencialismo/parlamentarismo não são nem um pouco acessíveis a maior parte da população, até mesmo a letrada.
    Mas acho sim que ela poderia funcionar tanto em escala regional como em escala nacional, dependendo do que está em jogo. Sei que muita gente gostaria de exercer esse pequeno papel de poder, e acho válido quando ela é sobre algo que vai impactar diretamente a vida das pessoas em todo o país (reforma do ensino médio, reforma da previdência, piso salarial de x categoria, salário mínimo, teto de gastos, etc.).
    Em escala regional funcionaria mais precisamente pelo fato das pessoas saberem o que é melhor pra sua região.
    Se uma votação no congresso já é cheia de negócios escusos entre os "representantes do povo", deixe que ao menos o povo, com toda sua ignorância, tenha uma parcela de responsabilidade também.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    JJJ

    Esse papo de que vai ficar fazendo referendo pra isso e aquilo é historinha. Depois que tomam posse esquecem dessas promessas todas.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    A Dilma tentou, mas não conseguiu.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    kafka à beira-mar

    Plebiscitos/referendos custam dinheiro e tomam o tempo em debates públicos. Difícil (e contraproducente) usar instrumentos como esses com muita frequência. Temas técnicos e complexos não se beneficiam em nada desses instrumentos.


    reforma do ensino médio

    Isso não é tema para plebiscito. É complicado do ponto de vista técnico e obscuro do ponto de vista político. Tudo o que a educação não precisa são os pitacos do povão.


    piso salarial de x categoria, salário mínimo

    Sem chances! Não tem como o povo opinar sobre isso! Os instrumentos de definição dos salários precisariam ser bem mais sofisticados, devido à complexidade da coisa.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22
    · votar


    kafka à beira-mar

    Com governante burro e povo burro, isso não vale de nada.

    Queriam referendo popular prá: "Se deve vacinar crianças ou não", ou seja, assunto que a opinião leiga não têm valor algum, não é povo ou político que têm de validar este tipo de questão técnica.

    Só passa um falso valor de que é "direito de opinião", a liberdade de tomar decisões baseadas na validação de burros, sobre assuntos que não sabem porra nenhuma, porque acham que têm direito e liberdade individual de falar bosta.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Wanton
    Isso não é tema para plebiscito
    Sem chances! Não tem como o povo opinar sobre isso!
    Plebiscitos/referendos custam dinheiro e tomam o tempo em debates públicos. Difícil (e contraproducente) usar instrumentos como esses com muita frequência.

    Wanton elitista pra cacete! É isso aí brother!

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    makumbator
    Wanton elitista pra cacete! É isso aí brother!

    Na verdade, proponho que o saber coletivo não se resume às percepções individuais de um amontoado de indivíduos. Um Padre Quevedo (e a tradição crítica que ele representa) vale mais do que mil beatos encantados com Jesus na torrada.

    Boa parte da política é sobre encantamentos, é sobre ilusionismos. É por isso que você vê Pedros, Evandros e Brunos defendendo ideias que não trazem qualquer benefício para eles ou para o povo. Eles são os beatos da torrada.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Chapas, o Wanton tem razão.

    Kafka, você "se intitula" professor?

    Eu sou professor.

    Sobre plebiscito do Novo Ensino Médio, particularmente não fui predicado e até o momento não encontrei algum professor que tenha sido. Ressalto porque o sindicato fez alarde acerca dessa reforma prejudicar os professores.

    Drinho
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    O gado ficou desapontado porque Bolsonaro não conseguiu ser um ditador!

    Todo mundo sabia que ele não viraria ditador, exceto a turma do "ninguém solta a mão de ninguém".

    JJJ
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: JJJ
    · votar


    Drinho

    Ele se esforçou, mas as forças armadas não deram apoio (pelo menos ainda não...). Está vendo se as polícias servem para tal.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Wanton
    · votar


    Drinho
    Todo mundo sabia que ele não viraria ditador

    Não, maluco. Estou falando sobre o que os bolsonaristas esperavam de um presidente. O presidente não tem o poder que os bolsonaristas imaginavam. Aí, atacaram o STF, os governadores, o Congresso. Bolsonarista, como bom analfabeto político, não entende o sistema democrático com os três poderes. Bolsonarista não sabe o que é ditador, contudo, eles esperavam que Bolsonaro agisse como tal.

    O mais engraçado é que você e o menino do mato compraram o discurso e repetiram bobagens bolsonaristas ao longo desses anos.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Ahahahahaha.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    brunohardrocker
    Ahahahahaha.

    Rindo de nervoso porque sabe que é verdade? Vai fingir que não vestiu a camisa do bolsonarismo? Você já é um covarde conversando, agora vai ser um covarde negando o pouco que expôs?

    ProgVacas
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Wanton
    Rindo de nervoso

    Rindo? Não é possível que alguém ria de algo que não tenha graça. Essa risada serve pra irritar o interlocutor, além de disfarçar a própria estupidez.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o instrumento do referendo/plebiscito