Eu vi Marighella

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# out/21


Mas não vou fazer resenha. Não sou crítico de cinema.

Lelo Mig
Membro
# out/21
· votar


entamoeba

"Não sou crítico de cinema."

Não precisa ser profissional do ramo.

O senhor não é capaz de dizer se gostou? Se o roteiro é inteligente? Se as atuações são boas? Iluminação? Som? Figurino? Não é capaz de analisar um filme mesmo que seja por sua ótica pessoal?

Entrei prá ver se havia alguma consideração... Que decepção!

Eu sou "metido" a entendido e crítico de cinema. Vou assistir e fazer a lição de casa do senhor, seu incompetente.

makumbator
Moderador
# out/21
· votar


Lelo Mig
O senhor não é capaz de dizer se gostou? Se o roteiro é inteligente? Se as atuações são boas? Iluminação? Som? Figurino? Não é capaz de analisar um filme mesmo que seja por sua ótica pessoal?

Ele deve ter passado o filme todo dormindo. caiu no sono nos trailers e só acordou com a movimentação e luzes acesas no fim da exibição.

Uma amiga da minha mãe levava um travesseiro para o cinema (literalmente, não estou exagerando) pois ia lá basicamente para dormir.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar


Eu dormi. Filme grandão.

entamoeba
Membro Novato
# out/21
· votar


Lelo Mig
O senhor não é capaz de dizer se gostou?

Sou. Achei... peculiar.


Se o roteiro é inteligente?

Não é. Mas tem bons momentos.


Se as atuações são boas?

Algumas são boas. Seu Jorge é um que destoa para baixo. Achei as falas muito duras, apesar dele ser um cara bem expressivo.


Iluminação?

Teria que ver de novo, prestando atenção aos detalhes, mas me pareceu excelente. Não deve nada para Hollywood.


Som?

Trilha sonora interessante, som ok (não reparei nada de errado), mas ouvi nos falantes no notebook, então, a referência não é das melhores. Também precisaria ver de novo para observar isso de maneira mais técnica.


Figurino?
Convincente. O filme parece se passar nos anos 60 mesmo.


Vi nesse link aqui: https://vimeo.com/491796466/ef9febf7c3?fbclid=IwAR3oSkPXMBmDGucktYn53p umzCVRLcZVhbjrXQlkNdvQjStKQMS30yK-wro

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar


Eu não vi

entamoeba
Membro Novato
# out/21
· votar


Ah, detestei as cenas de câmera na mão. Tremia demais! Em vez de dar energia para as cenas, deixou tudo muito irritante.

Lelo Mig
Membro
# out/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Nem precisa mais assistir, basta usar dedução científica: o filme é ruim!

Como se chega a essa conclusão? Óbvio:

(prá quem não sabe)

1- Marighela era Guerrilheiro comunista marxista-leninista.
2- Mariguela era preto.

Se o -Dan dormiu num filme sobre ele... com certeza o filme é ruim.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar


Lelo Mig
Mas claro que tinha que ser o -Dan pra passar a régua de qualidade sobre o filme né? Quem mais!?

-Dan
Veterano
# out/21
· votar


Eu sou tipo a amiga do makumbator. Durmo ferozmente no cinema kkkk

Mas não sou cinéfilo. Achei a narrativa bem chatona

Rasistskiy Stalker
Membro Novato
# nov/21
· votar


Pensei que ele tivesse ressuscitado.

O filme é melhor ou pior que o da Suzane Ricjdbitofen?

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


Rasistskiy Stalker
O filme é melhor ou pior que o da Suzane Ricjdbitofen?

Ainda não vi o da Suzane, mas Marighella deve ser melhor.

Insufferable Bear
Membro
# nov/21
· votar


entamoeba
e o quico?

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/21
· votar


Eu sou a amiga do makumbator

( ͡° ͜ʖ ͡°)

makumbator
Moderador
# nov/21
· votar


Viciado em Guarana
Eu sou a amiga do makumbator

( ͡° ͜ʖ ͡°)


Friends with benefits.

ProgVacas
Membro Novato
# nov/21
· votar


Nem tô com vontade de ver mas posso tentar.

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar


Rasistskiy Stalker

"O filme é melhor ou pior que o da Suzane Ricjdbitofen?"

Ouvi dizer (não posso falar por mim) que o filme é baseado nos depoimentos e acontecimentos das versões de tribunal. Se for isso nem irei assistir, não pelo ser bom ou ruim mas, simplesmente, não me interessa.

Se fosse uma análise ou interpretação de perfil psicológico da personagem, mesmo com desvios, exageros e mesmo erros, acharia mais atrativo.

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


Lelo Mig
Se fosse uma análise ou interpretação de perfil psicológico da personagem

Aqui tem uma crítica do filme feita por uma psicóloga. Foi o que eu vi sobre o filme (interessante): https://www.instagram.com/tv/CU3h7PwFawi/

ProgVacas
Membro Novato
# nov/21
· votar


Comecei a assistir ontem, cansei e parei.

Não vou continuar.

Lelo Mig
Membro
# nov/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Aqui tem uma crítica do filme feita por uma psicóloga."

Valeu!

1 hora de "análise", bastante tempo, confesso que fui "saltando" as partes. Mas, é o que me falaram e imaginava mesmo, os filmes (as duas versões) são calcado nas declarações de tribunal, na argumentação usada nas defesas, uma Suzane "apaixonada e iludida" na versão dela e outra "manipuladora e fria" na versão dos irmãos.

Como disse, nada contra... mas não me despertou interesse. Talvez um dia...

Rasistskiy Stalker
Membro Novato
# nov/21
· votar


Mas tem palavrão e vocetão cabeludo como todo bão filme nacional?

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


Rasistskiy Stalker
Mas tem palavrão e vocetão cabeludo como todo bão filme nacional?

Nada! Mas se quiser ver macho pelado, aparece uns dois ou três.

ProgVacas
Membro Novato
# nov/21
· votar


Wanton

Po, é verdade.

Bola fora

Rasistskiy Stalker
Membro Novato
# nov/21
· votar


Wanton

Só se for o Zózimo Bulbul.

makumbator
Moderador
# nov/21
· votar


ProgVacas
Bola fora

Literalmente! Aí já animou!

kafka à beira-mar
Membro Novato
# nov/21 · Editado por: kafka à beira-mar
· votar


Assisti na última sexta.

Como filme, achei 6.5/10. Algumas atuações boas, cenários bem feitos, figurino ok, ambientação ficou legal. Perdeu um pouco pra mim em alguns diálogos específicos, onde vc percebe que o diretor tenta incutir uma militância meio forçada. Alguns dizem que a arte é isso, que tem que incomodar mesmo, mas não vou entrar no mérito dessa discussão. Não gostei, achei um pouco exagerado, só isso.

Como relato histórico, não saberia qualificar. Não sou um grande estudioso da ditadura militar nem da figura do Marighella, mas algumas coisas me chamaram a atenção do ponto de vista da história. Entendo que um filme precisa inserir elementos da dramaturgia e acaba tendo que mudar um pouco a maneira como os fatos são contados. Minha maior dúvida quanto relato histórico é: os freis realmente esconderam armas dentro de uma igreja católica? Há uns 10 anos atrás, lembro de ter assistido um filme sobre os freis que ajudaram o Marighella (acho que o nome do filme é herança de sangue, batismo de sangue, algo assim), e não lembro do envolvimento do espaço físico da igreja ou do envolvimento direto da instituição, mas sim a ajuda isolada dos freis enquanto cidadãos. Esconder armas dentro do espaço físico da igreja é colocar a responsabilidade na instituição, portanto, na santa sé.

No mais, achei um filme bacana. Propõe algumas reflexões interessantes, é meio óbvio que o filme assume uma posição política e ideológica bem no começo, basta ter o mínimo de senso crítico pra assistir. No mais, recomendaria pra qualquer pessoa que deseja assistir um filme sobre o tema e que tenha o mínimo de qi pra interpretar e processar o filme.

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


kafka à beira-mar
No mais, recomendaria pra qualquer pessoa que deseja assistir um filme sobre o tema

Né? Quem vê os ataques, pensa que é panfletagem e idolatria à resistência do começo ao fim. Longe disso, é só um relato romantizado que passa longe de transformar o Marighella num herói.

makumbator
Moderador
# nov/21 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
é só um relato romantizado que passa longe de transformar o Marighella num herói.

Não tem jeito. Herói do Wagner Moura é o Capitão Nascimento e pronto e acabou. Mesmo que ele e o diretor quisessem que o personagem fosse o vilão.

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar




Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21
· votar


Lelo Mig
Esse não é o cara que pistolou quando o Renight foi pro Flamídia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original