Manual de etiqueta do privilegiado

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


Lelo Mig

Isso é importante destacar. Todas sem dúvida sao muito talentosas. A questão é que foram escolhidas as talentosas brancas e preteridas as talentosas pretas.

E isso se repete até hoje. Praticamente não há apresentadoras/es preto/as na TV.

Youtubers pretos bombantes, conhecemos quantos?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


No rap tem o Gabriel O Pensador, também.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


E o Eminem.

makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


-Dan
Youtubers pretos bombantes, conhecemos quantos?

Ah, tem vários não brancos de muito sucesso no youtube. Apesar que depende também de como você define "bombante". No nível do Felix (PewDiePie) realmente não tem ninguém (mas outros brancos no patamar dele também não existem).

Praticamente não há apresentadoras/es preto/as na TV.

Sim, tem muitos poucos. Um mais antigo é o Heraldo Pereira Mas isso está mudando a passos lentos (já é alguma coisa).

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


não brancos d

eu perguntei pretos.

makumbator
Moderador
# mai/21 · Editado por: makumbator
· votar


-Dan
eu perguntei pretos.

Tem preto também pô. Talvez você é que esteja assistindo muitos youtubers não pretos e não se dando conta dos vários pretos, pardos, e o escambau que fazem sucesso no site.

Aqui alguns que fazem um bom sucesso na plataforma:

https://www.youtube.com/user/marquesbrownlee

https://www.youtube.com/user/KSIOlajidebtHD


https://www.youtube.com/user/iProjectAtlas/videos

Aqui um brazuca de sucesso no youtube (esse citei só pra triggar):

https://www.youtube.com/user/delegadodacunha1

-Dan
Veterano
# mai/21 · Editado por: -Dan
· votar


makumbator
Tem preto também pô. Talvez você é que esteja assistindo muitos youtubers não pretos e não se dando conta dos vários pretos, pardos, e o escambau que fazem sucesso no site.

Aqui alguns que fazem um bom sucesso na plataforma:


Rebuscando o fio da discussão. Falamos, no fim das contas, sobre parcelas de representatividade. A hipotese do racismo estrutural afetar essas parcelas. Quando digitei sobre a representatividade de apresentadores e youtubers, até tomei cuidado para não afirmar a inexistencia, prevendo justamente a sua resposta de advogado do contraditório como o capitão das exceções.

Assim como disse que havia e há cantoras pretas talentosas, mas na corrida, foram preteridas por brancas talentosas na história do samba e do axé, alguém que discorda da afirmação vai poder sim listar uma ou outra sambista preta de destaque da época. Veja bem, tivemos a Elza Soares.

Então, gostaria de saber se sua contribuição visa ilustrar a discussão, colocando esses veja bens, ou se você discorda ou não da tese central que é sobre o racismo estrutural e seu impacto na representatividade desse tipo de artista. Dependendo da sua resposta, posso encaminhar a discussão de forma diferente.

Nesse assunto de mídia, me concentrava em figuras do Brasil. Acredito que na Africa do Sul deve ter um monte. Ao listar a lista dos top blogueiros do Brasil, teríamos quantos pretos (e me refiro ao preto que sofre preconceito, como ja afirmei algumas vezes, não se trata simplesmente de tom de pele, se é pardo, não branco, etc).

Não conhecia esse delegado. Uma das mais conhecidas é a Camilla de Lucas (e ja era mesmo antes do BBB).

https://www.youtube.com/channel/UCqLIHbcTtcXmht6xB6WNFcg

Tem esse maromba

https://www.youtube.com/channel/UC3wVslvR1r5lKPeh7wpoG8Q

O Emicida tambem faz blog em sue canal.
https://www.youtube.com/user/emicida/videos

Voce acompanha algum youtuber preto do Brasil alem desse Delegado?

makumbator
Moderador
# mai/21 · Editado por: makumbator
· votar


-Dan

Não é advogado do contraditório (isso te incomoda não é?). É que eu realmente acompanho vários youtubers não brancos (negros inclusos). E não por eles serem da etnia X ou Y, mas por gostar do conteúdo dessas pessoas. Acompanho youtubers brancos também, e pelo mesmo motivo.

Sem contar que há canais em que o criador não aparece na tela, então fica-se sem saber a etnia do mesmo (aposto que há pretos entre alguns desse tipo que acompanho).

A plataforma do YouTube por si só não tem nada de racismo intencional em seu funcionamento. Eles fornecem a oportunidade e ferramentas para todo mundo. Obviamente só uma parte vai ter sucesso estrondoso. Não concordo que há racismo estrutural no site. Os algoritmos são feitos para te fazer ficar preso no site, seja vendo pretos, asiáticos. Gatinhos, carros velozes ou o que for. É muito fácil ficar preso em uma bolha no youtube e achar que há poucos youtubers do jeito tal.

Se você resolver assistir vídeos de k pop, vai achar que no site todo mundo é sul coreano. Se resolver ver vídeos de scams de internet/telefone vai concluir que todo indiano no youtube é um golpista. As indicações e o algoritmo funcionam assim, mas isso não quer dizer que não exista uma miríade de outras pessoas e assuntos fazendo sucesso na plataforma. A gente como usuário tem uma visão muito restrita ao universo completo no youtube.

No Brasil eu acompanho outros canais de pretos e pardos (ou sei lá como os malucos se identificam). O delegado Da Cunha foi só um pequeno exemplo. Acho que de canais do exterior a maioria dos que acompanho é de não brancos (mas não foi de caso pensado, apenas aconteceu de ser assim).

Mas na real, eu nem penso sobre isso quando vou acompanhar um canal (se os criadores são de tal etnia ou não). Maluco pode ser um réptil do espaço. E se eu gostar vou assistir.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/21
· votar


-Dan
Desde que o crédito seja repartido. O problema da apropriação é quando o crédito não é repartido, sequer creditado.

De tudo que você falou, creio que esse seja o maior problema, correto? Pq daí não adiantaria nada se popularizar se as pessoas acham que quem "inventou" a tendência foram pessoas de etnias alheias a original, e portanto, a popularização de tal aspecto da cultura não valorizaria a mesma, mas a de outros... Se for isso acho que entendi...

Progvacas
Complementando o que disse ao -Dan, acho que entendi sim o principal problema da questão... é bom aprender essas coisas pra desenvolver empatia com mais facilidade, porém acho que só passando por algo semelhante que daria pra entender a intensidade do sentimento

Lelo Mig
Membro
# mai/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

Com relação ao youtube eu concordo com o makumbator. Acho a plataforma bastante democrática neste aspecto, qualquer um pode ter um canal para falar merda ou coisa boa.

Eu, por exemplo, (entre vários outros canais), sigo um canal chamado O Físico Turista de um físico brasileiro chamado Caio Gomes. Não é o único preto que assisto e também não assisto porque é preto. Assisto porque acho bom.

Se entrarmos na questão, por exemplo, menos pretos têm acesso a um computador e etc... aí vou concordar, mas é uma herança anterior e não um produto do Youtube.

Da mesma forma que se algum racista NÃO assiste o canal X porque fulano é preto ou branco... aí é outra conversa também.

O canal é 90% sobre ciências, mas as vezes ele fala sobre outras questões, principalmente quando questionado a se posiocionar. Neste vídeo ele fala sobre "ser preto".




makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


Lelo Mig
O Físico Turista de um físico brasileiro chamado Caio Gomes. Não é o único preto que assisto e também não assisto porque é preto. Assisto porque acho bom.


Também acompanho ele (apesar dele postar de maneira bem espaçada). Tem bons vídeos.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


Jonas Kahnwald
De tudo que você falou, creio que esse seja o maior problema, correto? Pq daí não adiantaria nada se popularizar se as pessoas acham que quem "inventou" a tendência foram pessoas de etnias alheias a original, e portanto, a popularização de tal aspecto da cultura não valorizaria a mesma, mas a de outros... Se for isso acho que entendi...

Entendeu muito bem cara. Dei o exemplo das tranças, ou do samba: embora nao seja motivo simples de creditar quem inventou, a questão real está em desconhecer o valor cultural da coisa dentro de um contexto de um grupo de expressão minotária enquanto enaltece a mesma coisa quando percebida no grupo dominante.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


makumbator
Não é advogado do contraditório (isso te incomoda não é?).

Já te falei o porque disso soar meio bocó as vezes. Embora muito bom pra atiçar discussões, alem de afastar aquele unanimidade burra, advogar pelo contraditório por default não é expressar opiniao. Em excesso, soa como um troll chato. Mas se não foi o caso, continuemos.

É que eu realmente acompanho vários youtubers não brancos (negros inclusos). E não por eles serem da etnia X ou Y, mas por gostar do conteúdo dessas pessoas. Acompanho youtubers brancos também, e pelo mesmo motivo.

Independente de quantos canais de cor X ou Y fulano acompanha, a questão que eu discutia é bem específica e linkada ao tópico sobre privilegiados.

Repito: falo sobre parcelas de representatividade e a hipotese do racismo estrutural afetar essas parcelas. Nesse assunto, trago para reflexão pergunta para evidenciar a hipotese: o percentual dos pretos nos comunicadores mais influentes do país, seja TV, seja Internet (exemplo youtube) é proporcional?

Meu ponto não versa sobre existencia ou inexistencia de casos aqui e acolá com pretos eminentes. Inclusive, a propria existencia destes é premissa do meu ponto, quando informei que, entre as sambistas/cantoras de axe/dançarinas do Tchan talentosas, pretas e brancas, as brancas ganharam os principais holofotes.

Sua contribuição em mostrar alguns canais de pretos relevantes no país, embora tenha citado apenas um, creio que não confronta o ponto central do que coloquei. Voce acha que, entre os grandes canais do país, existirão pretos e brancos em média proporcional, existirão muito mais brancos, existirão muito mais pretos? Voce tem opiniao sobre o motivo do resultado? Acha que o Fundo Vozes Negras do youtube tem alguma coisa a ver com isso?

Sem contar que há canais em que o criador não aparece na tela, então fica-se sem saber a etnia do mesmo (aposto que há pretos entre alguns desse tipo que acompanho).

Tambem aposto que há. Quem advoga pela inexistencia estaria errado. Como ninguem está fazendo isso aqui, poderiamos seguir com um exercicio interessante. Imagina se traçássemos o perfil dos maiores canais de apenas voiceovers. Será que a representatividade seria proporcional?

Se a media de pretos nos casos de voiceovers for maior do que a media de pretos nos casos em que há exposição visual da pessoa, isso seria um indicio que pretos se dão melhor quando não expostos? Há material de pesquisa aí.

Quem estiver com a hipotese de que o racismo estrutural afeta a representatividade nas plataformas de midia mais relevantes do pais (claramente a minha), essa conversa deu bons insights. E você não respondeu minha pergunta objetiva sobre essa hipotese.

makumbator
Lelo Mig

A plataforma do YouTube por si só não tem nada de racismo intencional em seu funcionamento. Eles fornecem a oportunidade e ferramentas para todo mundo. Obviamente só uma parte vai ter sucesso estrondoso.

Também não verso sobre racismo intencional, já que a característica estrutural do racismo é justamente base para o racismo não ser percebido como intencional.

Julgar que o algoritmo do youtube é meritocrático também não confronta com a hipotese central. Teriamos uma ferramenta meritocrática em um ambiente desigual, resultando exatamente no mesmo resultado observado em outros mecanismos de seleçao: a inexistencia da meritocracia prática.

Da mesma foram que a técnica utilizada no vestibular nao discrimina, mas forma 9 em cada 10 medicos brancos, a tecnica do algoritmo nao discrimina tambem, mas quem tem mais acesso a internet, tempo livre para edição, recursos de estudio, vai se dar melhor. (pode citar um whiderson que bombou sem recursos, pra ter o contraditório).

Lelo Mig
Se entrarmos na questão, por exemplo, menos pretos têm acesso a um computador e etc... aí vou concordar, mas é uma herança anterior e não um produto do Youtube.

Quando falamos sobre privilegio, a discussão é justamente essa. Privilegio tem a ver com oportunidade de acessos (o tema central da discussao). O tema Youtube é um desvirtuamento do que eu vinha falando.

Sobre youtube, também acho uma ferramenta poderosíssima e democrática para dar voz aos menos favorecidos. Mas, em tese, o vestibular que citei, o nosso sistema democrático tambem seriam e não é essa a discussão a que me proponho.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


makumbator
Lelo Mig

Ja vi uns videos dele reagindo a terraplanistas. Ouvi ele no nerdcast. É um cara foda!

lamas92
Membro Novato
# mai/21
· votar


Quando eu era mais novo, achava que conhecia o significado, à luz do velho Aurélio Buarque de Holanda.
Mas hoje, com tantos gênios à solta, com o Google e Wikipedia substituindo a Barsa e com o patrulhamento de tudo aquilo que pensamos mas que alguém discorda, me sinto despreparado.

Então, PFV, defina... "privilegiado".

makumbator
Moderador
# mai/21 · Editado por: makumbator
· votar


-Dan

Acho que entre os grandes canais do país pertencentes a pessoas (e não canais de empresas e instituições), haverá mais brancos do que não brancos no geral (mas esse balanço deve mudar tremendamente dependendo do nicho analisado. Por exemplo nos maiores canais de hip hop do Brasil eu aposto que vai ter mais negros, e nos canais de viagem eu aposto em mais brancos).

Entretanto, acho que isso não é fruto do algoritmo do youtube, e o site não tem responsabilidade em prover sucesso a classes e etnias desfavorecidas (isso cabe ao público, que é retroalimentado pelas próprias escolhas do que assiste). O algoritmo não é racista, ele apenas vai te oferecer mais do mesmo que estiver assistindo, curtindo e comentando. E também vai tentar adivinhar outros canais dentro de suas práticas de visualizações.

O site fornece o espaço e ferramentas a todos os maiores de 13 anos. E a partir de certo ponto de visualizações e inscrições já oferece parceria de lucros. Não tem como ser mais aberto que isso. Apenas uma fração vai ser realmente bem sucedida. E uma fração ainda menor vai estourar para além do site.

O que você propõe? Que o próprio site tente “corrigir” a sociedade? E se isso for menos efetivo em relação ao lucro que a plataforma consegue nos moldes atuais? A empresa tem que absorver perder dinheiro?

Lelo Mig
Membro
# mai/21
· votar


makumbator

"o site não tem responsabilidade em prover sucesso a classes e etnias desfavorecidas..."

Tanto é que estamos esquecendo que um dos maiores canais de Youtube do Brasil (se não for o maior, pois é o maior canal de música do mundo) é o Kondzilla, que é de um afro descendente, voltado principalmente à música da periferia, especialmente o funk.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


makumbator
O que você propõe? Que o próprio site tente “corrigir” a sociedade? E se isso for menos efetivo em relação ao lucro que a plataforma consegue nos moldes atuais? A empresa tem que absorver perder dinheiro?

Não sei porque eu deveria propor algo relacionado ao youtube e tambem essa insistente defesa do algoritmo do youtube, como se eu tivesse me posicionado contra o site em algum momento.

No mais, o proprio youtube já fez algo a respeito. O fundo Vozes Negras por exemplo.

makumbator
Moderador
# mai/21 · Editado por: makumbator
· votar


-Dan

Mas você não “reclamou” que há pouca representatividade na plataforma?


Lelo Mig

Bem lembrado. O maior podcast do Brasil (que também funciona no youtube, mas até já se desprendeu do site) também tem em um dos seus membros um cara pardo (o outro é branco).

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


makumbator

Mas esse esforço para trazer esses casos, os quais eu considero exceções, serve para o quê, no debate? Para negar uma realidade levantada de segregação racial e racismo velados?

Qual o verdadeiro enriquecimento ao apontar exceção quando está-se discutindo as situações todas como regras?

-Dan
Veterano
# mai/21 · Editado por: -Dan
· votar


makumbator
Mas você não “reclamou” que há pouca representatividade na plataforma?

Eu expus um fato. E o motivo nao seria por um racismo da plataforma. Nunca afirmei isso.

O maior podcast do Brasil (que também funciona no youtube, mas até já se desprendeu do site) também tem em um dos seus membros um cara pardo (o outro é branco).

minha comida favorita é lasanha.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


ProgVacas

Mas esse esforço para trazer esses casos, os quais eu considero exceções, serve para o quê, no debate?

Um misterio que nao consegui entender o porque. E o makumba insiste em apontar exemplos a todo momento. Como nao respondeu por duas vezes quando perguntei o que ele achava da hipotese principal do racismo estrutural, só nos resta supor.

makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


-Dan
minha comida favorita é lasanha.


Oi Garfield.

Como nao respondeu por duas vezes quando perguntei o que ele achava da hipotese principal do racismo estrutural, só nos resta supor.


O que eu comentei é que não vejo racismo estrutural no youtube. Achei que você enxergava que existe o racismo estrutural no site e que ele poderia ser fruto (mesmo que parcial) da ação do algoritmo e da administração da plataforma.

ProgVacas
Mas esse esforço para trazer esses casos, os quais eu considero exceções

Nem são exceções. Tem bastante mesmo. Vocês é que estão em uma bolha branca do youtube. ..hahaha!

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


makumbator

Vocês é que estão em uma bolha branca do youtube.

Sinto muito por isso, mas você está persistindo nesse lance de YouTube, quando claramente a discussão está em volta de privilégios e etiqueta dos privilegiados.

Pode ser talvez um estágio de negação pessoal, porque você é preto privilegiado. Como se sente em relação a isso? Como você enxerga um preto privilegiado minimizando a dor do preto que representa a maioria de sua etnia?

Outro dia o entamoeba alertou o Drinho sobre como é cruel e desnecessária uma atitude dele que você está reproduzindo agora.

Enfim...

makumbator
Moderador
# mai/21 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas
Sinto muito por isso, mas você está persistindo nesse lance de YouTube, quando claramente a discussão está em volta de privilégios e etiqueta dos privilegiados.

A discussão pode enveredar pelo que qualquer um quiser. E nem fui eu que trouxe o lance do youtube para a pauta.

Pode ser talvez um estágio de negação pessoal, porque você é preto privilegiado.

Sou mulato (só pra te triggar).

Como se sente em relação a isso?

É bom ter uma vida boa. Não é? Mas é claro que tudo pode mudar em um piscar de olhos. O conforto de hoje pode não existir amanhã.

Como você enxerga um preto privilegiado minimizando a dor do preto que representa a maioria de sua etnia?


Mas eu não estou minimizando nada. São seus olhos em um recorte sobre o que falei do youtube.

Outro dia o entamoeba alertou o Drinho sobre como é cruel e desnecessária uma atitude dele que você está reproduzindo agora.

Não lembro desse episódio. Qual atitude é essa?

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


makumbator
O que eu comentei é que não vejo racismo estrutural no youtube. Achei que você enxergava que existe o racismo estrutural no site e que ele poderia ser fruto (mesmo que parcial) da ação do algoritmo e da administração da plataforma.


Entendi. Quer continuar nesse desvio de foco sobre youtube, ou sobre os privilegios que o racismo estrutural como um todo gera. Voce nega isso?

makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


-Dan
Entendi. Quer continuar nesse desvio de foco sobre youtube

Ei, você que fez uma primeira intervenção sobre o que eu disse de ter muitos criadores não brancos no site. Nem fui eu que esticou a discussão nesse ponto. Não vejo problema em discutir pontos localizados. Nem sempre se precisa discutir apenas o macro.


ou sobre os privilegios que o racismo estrutural como um todo gera. Voce nega isso?

É claro que com o fato do racismo ser algo tão antigo e arraigado na sociedade humana, ele gerou (e gera) desequilíbrios (até não intencionais) que perduram (e vão perdurar) por muito tempo. A gente nem discorda nisso (para surpresa sua, talvez). É esse fenômeno que você chama de racimo estrutural, correto?

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


makumbator
Ei, você que fez uma primeira intervenção sobre o que eu disse de ter muitos criadores não brancos no site. Nem fui eu que esticou a discussão nesse ponto. Não vejo problema em discutir pontos localizados. Nem sempre se precisa discutir apenas o macro.


Foi uma pagina inteira de voce citando a cor de youtubers, porque eu citei representatividade nas midias. Muito insólito.



makumbator
É claro que com o fato do racismo ser algo tão antigo e arraigado na sociedade humana, ele gerou (e gera) desequilíbrios (até não intencionais) que perduram (e vão perdurar) por muito tempo. A gente nem discorda nisso (para surpresa sua, talvez). É esse fenômeno que você chama de racimo estrutural, correto?


Cara, na moral, deu até dúvida se voce acreditava nisso mesmo, dado seu posicionamento nesse tópico. Concordamos, é muitíssimo evidente.

O tema era o racismo estrutural e o seu desdobramento na apropriação cultural.

makumbator
Moderador
# mai/21
· votar


-Dan

Foi uma pagina inteira de voce citando a cor de youtubers, porque eu citei representatividade nas midias. Muito insólito.


Bom, é o OT né? Fixar-se no assunto principal do tópico não é o forte aqui.


Cara, na moral, deu até dúvida se voce acreditava nisso mesmo, dado seu posicionamento nesse tópico. Concordamos, é muitíssimo evidente.

Você se surpreende, mas a gente concorda em muita coisa.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


makumbator

Sou mulato

Certo. Você é então preto e branco. Ou como talvez prefira não-branco e branco. Que doideira, né?

Prevalece em você o que do branco? Qual foi o privilégio, em relação aos pretos retintos, que você conseguiu nessa vida? Devem ser privilégios não alcançados até mesmo por pessoas brancas, acredito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manual de etiqueta do privilegiado