Transtorno de Personalidade Gauchesca

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: entamoeba


Qual a sua percepção sobre os nativos do Rio Grande do Sul?

Cristo de Encantado

makumbator
Moderador
# abr/21
· votar


BF é um dos membros do fórum com lugar de fala nessa questão. Aguardemos seu posicionamento.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

9 entre 10 cidades brasileiras têm um cristo redentor, um mais feio que outro, não é prerrogativa de gaúcho não.

A diferença é que essa é maior, provavelmente querem entrar pro Guinness.

Mano, mesmo a original "braços abertos sobre a Guanabara", a estátua do Cristo Redentor, virou uma marco, cartão postal... mas é muito feia.

Aqui na minha cidade têm um feio de doer:

Cristo Redentor Vinhedo

makumbator
Moderador
# abr/21 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

É, aqui mesmo em Juiz de Fora também temos um. O legal do monumento daqui é que ele é cercado por antenas de celular e TV. Fica lindo! Haha!

https://c2.staticflickr.com/4/3860/15000731892_8abafb6da8_b.jpg

LeandroP
Moderador
# abr/21 · Editado por: LeandroP
· votar


Sou a favor de copiarem em escala ampliadíssima a estátua do Borba Gato, aquela que tem no bairro de Santo Amaro/Sampa.

°;°

megiddo
Membro
# abr/21
· votar


makumbator
Acho que o seu é o menor que eu já vi, rs.

renatocaster
Moderador
# abr/21
· votar


O que está rolando no Uruguay do Norte?

renatocaster
Moderador
# abr/21 · Editado por: renatocaster
· votar


makumbator

O legal do monumento daqui é que ele é cercado por antenas de celular e TV.

Jesus era uma exímio comunicador, faz sentido.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Jesus 5G...curti!

LeandroP

"estátua do Borba Gato"

É engraçado a noção estética infantil. Essa estatua é horrorosa, mas quando eu era criança, eu a adorava, achava o máximo. Meu tio morava ali pertinho da rua da Paz, eu adorava ir ver essa estátua.

Têm um polêmica (da galerinha do politicamente correto) de remover a estátua, que Borba Gato foi capitão do mato e etc., mas eu acho bobagem. Até porque quem sabe um pouco de história sabe que o Borba Gato nunca foi caçador de índios. O Fernão Dias que era foda neste quesito.

A história do Borba Gato dá um filme... ele assassinou um figurão, matou o superintendente geral das minas, crime de lesa pátria, depois passou mais de 15 anos vivendo refugiado e enfiado na floresta e se tornou uma espécie de deus para os índios (igual o personagem do Marlon Brando no filme Apocalipse Now).

Mas, ia só falar da "estauta"...me empolguei...rs

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: Pigeonsslayer
· votar


Lelo Mig
9 entre 10 cidades brasileiras têm um cristo redentor, um mais feio que outro, não é prerrogativa de gaúcho não.


Isso é verdade. Quando eu era criança ainda tava viajando pelo interior de Goiás com meu tio e primos e eu cochilei. Quando acordei estávamos passando por uma cidadela dessas bem no meio do mato mesmo e tinha uma estátua do Cristo de braços abertos. Num ímpeto infantil perguntei pro meu tio: "olha isso, tio! estamos no Rio de Janeiro?" E meu tio caindo na gaitada, me respondeu: "não, nem saímos do Goiás ainda!".

Cristo redentor Paraúna-GO

Lelo Mig
Membro
# abr/21
· votar


Pigeonsslayer

Esse Cristo aí é comunista? Não pode isso aê não talkei! Nós vamos acabar com estes cristos gayzistas e maconhistas pelo interior do Brasil, talkey? No máximo, pode colocar uma camisa da seleção nele.

entamoeba
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
Têm um polêmica (da galerinha do politicamente correto) de remover a estátua, que Borba Gato foi capitão do mato e etc., mas eu acho bobagem. Até porque quem sabe um pouco de história sabe que o Borba Gato nunca foi caçador de índios. O Fernão Dias que era foda neste quesito.

Os bandeirantes eram todos uns escrotos, mas, de certa forma, eles são os responsáveis pela grandeza do Brasil. Os caras, que deviam ser todos uns sociopatas inescrupulosos, fizeram expedições que abriram caminhos para a ocupação o interior do País. A história do Brasil não é nada glamourosa.


9 entre 10 cidades brasileiras têm um cristo redentor, um mais feio que outro, não é prerrogativa de gaúcho não.

A questão é querer fazer um maior do que o do Rio. Gaúcho se sente desprestigiado e tem ciúmes do Rio e de São Paulo. O Rio só é do jeito dele, não precisa fazer nada. O Rio Grande do Sul precisa se autoafirmar e acaba errando o timing. O gaúcho parece carregar isso em sua personalidade.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: Pigeonsslayer
· votar


Lelo Mig
Esse Cristo aí é comunista? Não pode isso aê não talkei! Nós vamos acabar com estes cristos gayzistas e maconhistas pelo interior do Brasil, talkey? No máximo, pode colocar uma camisa da seleção nele.


Kkkk, não tinha pensado nisso. Tbm pode colocar a camisa do Parmêra nele, taokei!

Edit: observe que esse cristo comunista aí foi construído em 75, durante a ditadura militar comunista brasileira, ao contrário do que esses historiadores esquerdopatas tentam esconder, taokei!

(Esse sou eu aprendendo a fazer revisionismo histórico com o pessoal da direita)

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Os bandeirantes eram todos uns escrotos..."

Cara, não tô passando pano não, por favor não me interprete mal, mas era 1600 e pouco. Esses caras foram educados que mulheres e crianças eram menos importantes que uma mula forte... índios e negros, valiam menos que mulheres e crianças.

Não dá prá analisar estes sujeitos com os olhos de hoje.

"história do Brasil não é nada glamourosa."

Os vikings também arrasavam tudo a sua frente, mouros e mongóis idem. A história de quase todos os Países é feita sob o sangue de inocentes e oprimidos.

O problema é gente com essa mentalidade nos tempos atuais...


obs: Pô, dá um desconto, Borba Gato matou um cara enviado pela corte, era um revolucionário, pense nisso!....rs

Falando sério:

Eu não gosto muito (e é opinião pessoal) deste revisionismo "politicamente correto" que alguns querem fazer da história antiga do Brasil. (Fulano era racista, era homofóbico, era violento, andava armado, etc...)

Gengis Khan, Xerxes, Átila, Ragnar Lothbrok são todos heróis em suas nações... não pelo barbarismo de suas ações... eram outros tempos.

A história dos bandeirantes é riquíssima... se aprendêssemos direito e dentro do contexto histórico, tem cada "saga" na história antiga do Brasil, que é uma aventura épica.

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


Uma boiada que deveria passar agora, seria a fundação de grandes canais de mídia fora do eixo rio-sp.

Brasil é gigante. Não pode ter monopólio cultural carioca e paulista.

Tem que ter concorrência!

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar


brunohardrocker
Brasil é gigante. Não pode ter monopólio cultural carioca e paulista.

Claro! Isso é indiscutível! Mas ninguém lida mais mal com isso do que o gaúcho. É esse meu ponto!


Lelo Mig
revisionismo "politicamente correto" que alguns querem fazer da história antiga do Brasil.

Sei lá quando estudei sobre os bandeirantes. Possivelmente, no começo na década de 1990. Tinha um livro que possivelmente era dos anos 80 que mostrava o Anhanguera (nome que supostamente é um xingamento) tacando fogo na cachaça para ameaçar os índios com a sua "magia" - história bem mal contada, por sinal. Os bandeirantes já eram queimados muito antes do politicamente correto, pelo menos, fora de São Paulo.

Eu acho que "cancelar" os caras é bobagem, mas fabricar heróis nacionais não faz mais sentido. Pelo menos, em 2021. Gosto da história às claras, sem muito juízos de valor. Eles são personagens importantes da história do País e devem ser lembrados como tais. Boas histórias sobre eles são muito bem vindas.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Eu acho que "cancelar" os caras é bobagem, mas fabricar heróis nacionais não faz mais sentido."

Concordo. Mas eu não falo em "inventar heróis" não. Somente contar algumas histórias legais... deixa te explicar.

Eu aprendi muito pouco sobre história antiga do Brasil. Estudei no período militar, aulas de história eram uma merda... era somente o extrativismo de borracha, café, cana, cacau... não se falavam em personagens.

(Os milicos sempre temeram que "alguém" pudesse virar herói).

Fui me interessar e conhecer um pouco mais, já maduro, quando li a história do Hans Staden e fiquei fascinado..., o maluco veio para o Brasil em 1500 e pouco, se aventurando aqui ali, mercenário... foi aprisionado pelos Tupinambás, ficou quase um ano prisioneiro dos índios, sendo cevado para ser comido num ritual... uma história incrível. Mano, este maluco escreveu o livro "Duas Viagens ao Brasil" (que original é um título kilométrico)... o cara relata o Brasil de 1500 e pouco!

Aí, fascinado com essa história, fui conhecendo outras, deste período inicial, é uma mais louca que a outra. A do Borba Gato mesmo é fascinante, 15 anos enfiado na selva fugindo de crime de lesa a pátria (que o levaria à forca), se tornou uma espécie de deus para os índios locais, depois foi perdoado (claro! o cara achou todas as minas de ouro que os portugueses não conseguiam) foi promovido a cargo alto pela corte. Veja bem, não têm nada a ver com os caras serem bons ou maus, não estou fazendo julgo de caráter contra ou favorável, mas as aventuras são incríveis, histórias fascinantes. Eu não aprendi nada disso, só aprendi bobagens desinteressantes. História era um tédio. Só superei quando fui atrás de conhecer, bem mais velho.

Obs: No começo de 1500-1600 o Brasil tinha 3 "grandes pontos/portos" (Bahia/Espírito Santo/São Paulo) que eram abastecidos pelos índios com pau Brasil e os caras vinham a cada 6 meses levar... vinham tipo 15 - 20 Naus que saiam carregadas. Dois manos (que não lembro o nome) aprontaram numa dessas viagens e ficaram presos no porto da Bahia. Os caras deram um jeito e com uns xavecos fugiram numa carona numa outra embarcação e ficaram no Rio de Janeiro (que não tinha nada).

Os malucos moraram onde hoje é a praia de Copacabana. Dois brancos (acho eram espanhóis) primeiros habitantes de Copacabana (e do RJ), fora os índios. Cara, isso é mais surreal do que ir à Marte, hoje em dia.

"o Anhanguera tacando fogo na cachaça para ameaçar os índios com a sua "magia""

Jesus fez coisa parecida e é cultuado até hoje!...haha

ejames
Membro Novato
# abr/21
· votar


As pessoas se prendem no embate entre biscoito versus bolacha que acontece em diversos estados, mas poucos sabem que no sul o pessoal chama misto quente de torrada. Inadmissível.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/21
· votar


Enquanto o BF não comentar no pótico tudo que for dito aqui é como um branco querer falar sobre a vida de um preto

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Por aqui, São Paulo, estado que é campo de retirantes nordestinos, naturalmente a cultura nordestina tem mais relevância que a gaúcha. Assim é no ES, MG e RJ.

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


ejames
torrada

Baurú.

ejames
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: ejames
· votar


brunohardrocker
Baurú.

Bauru originalmente surgiu em São Paulo e consiste, em sua receita original, num sanduíche de pão francês com rosbife gelado, tomate, picles e queijo derretido em banho-maria.

Aqui no Rio costumam vender como Bauru o famoso joelho (massa recheada com queijo e presunto) quando este é também recheado com tomate e orégano.

Misto quente é pão de forma, queijo e presunto, tostado na chapa ou forno com uma fina camada de manteiga de cada lado, versão simplificada do croque monsieur.

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


ejames
Misto quente é pão de forma, queijo e presunto, tostado na chapa ou forno c

Aprendi que isso era baurú quando era criança no Paraná, nos anos 90, feito naquela popular sanduicheira de fogão, com dois lados de ferro.

Deve ter havido algum erro no percurso do regionalismo.

lamas92
Membro Novato
# abr/21
· votar


Qual a sua percepção sobre os nativos do Rio Grande do Sul?

E por que não...?
Deixa lá. A fé alivia a quem precisa.

Juquinhaa
Membro Novato
# abr/21
· votar


aqui em floripa 50% é de gaúchos, gosto mais deles do que paulistas ou cariocas

sempre escapa um bah, te arranque daqui, home do céu...

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


brunohardrocker
Aprendi que isso era baurú quando era criança no Paraná, nos anos 90, feito naquela popular sanduicheira de fogão, com dois lados de ferro.

Aqui em Goiás isso é misto quente ou baurú, tanto faz.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ejames
brunohardrocker
lamas92
Juquinhaa
Pigeonsslayer

Em Sampa (capital e interior)

- Misto Quente: Pão de Forma com presunto e queijo na chapa.
- Baurú: Pão francês com rosbife, tomate, picles e queijo derretido (como descreveu o ejames)

Por algum motivo, que não sei qual nem quando, começaram a chamar de Baurú um Misto Quente com Tomate e Orégano.

Tanto é, que a nova geração, não conhece o Baurú tradicional de rosbife. Nem associam mais o Cheese Burguer, Salada, Bacon ao X Burguer. Tanto é que é comum ouvir um:

Me dá um X Burguer sem queijo!....kkkk

Juquinhaa
Membro Novato
# abr/21
· votar


ejames
brunohardrocker
lamas92
Juquinhaa
Pigeonsslayer

Em Sampa (capital e interior)

- Misto Quente: Pão de Forma com presunto e queijo na chapa.
- Baurú: Pão francês com rosbife, tomate, picles e queijo derretido (como descreveu o ejames)

Por algum motivo, que não sei qual nem quando, começaram a chamar de Baurú um Misto Quente com Tomate e Orégano.

Tanto é, que a nova geração, não conhece o Baurú tradicional de rosbife. Nem associam mais o Cheese Burguer, Salada, Bacon ao X Burguer. Tanto é que é comum ouvir um:

Me dá um X Burguer sem queijo!....kkkk


mas bah me deu uma fome por esse rosbife

entamoeba
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
Jesus fez coisa parecida e é cultuado até hoje!...haha

O cara caminhou sobre a água! Até o advento do Mr. M, ninguém sabia fazer isso!


Fui me interessar e conhecer um pouco mais...

Esses causos valem a pena! Aí, o Brasil é um prato cheio!


Me dá um X Burguer sem queijo!....kkkk

O pior é quando é default do próprio estabelecimento. Já arrumei briga por isso lá em Goiás. "Porra! Vocês não sabem o que é esse X do X búguer?"


ejames
Aqui no Rio costumam vender como Bauru o famoso joelho

Nem tão famoso assim. Acho que é só carioca que usa esse nome. Uns chamam de enroladinho, mas acho que na maior parte do País isso nem tem um nome específico. É só salgado assado ou até mesmo "aquele ali de queijo e presunto".


Juquinhaa
gosto mais deles do que paulistas ou cariocas

Ah, mas aí a briga é injusta! Foco nos gaúchos!

Juquinhaa
Membro Novato
# abr/21
· votar


Juquinhaa
gosto mais deles do que paulistas ou cariocas

Ah, mas aí a briga é injusta! Foco nos gaúchos!

o gaucho aqui só quer fumar umzinho, tomar um chimas, curtir a vida de boas
o paulista é mais folgado, vem pra explorar ganhar grana etc
carioca é mais raro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transtorno de Personalidade Gauchesca