Mais um dia na vida do trabalhador brasileiro.

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# mar/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


LeandroP
Concordo com você, brunohardrocker. Mas, não tem jeito da polícia deixar de ser militar, paulatinamente.
A merda é que um policial militar soldado não pode dar voz de prisão a um sargento que comete um crime, em razão da própria hierarquia militar. Resultado imediato: prevaricação.

Entendo, mas uma mudança tão brusca, provavelmente vai alcançar uma rejeição muito grande e vai capengar.
A ordem para a polícia vem de cima, a lei vem dos políticos e nesse campo ainda há muito pensamento canastrão, que leva a esse eterno enxuga gelo e carnificina no combate ao crime. Nesse ponto eu tenho que concordar que prefiro ouvir as propostas de um Freixo da vida do que qualquer outro. Não encontro ninguém mais pragmático e sério no meio político que seja oposição a ele.
Acredito que propor reformas na polícia não envolve ideologia, se o foco for a eficácia na segurança, nas leis, nas condições de trabalho dos policiais.
Sou amigo de um filho de policial aposentado e vejo as consequências psicológicas desta profissão em toda a sua familia. Não dá pra ser assim. Acredito que dá para avançar alguma coisa na formação dos policiais e mudar leis, por enquanto.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


As leis existem, brunohardrocker. Inclusive sobre a prevaricação.

Este tipo de mudança não pode ser paulatina, não dá pra manter as mesmas regras e hierarquias de um exército pra solucionar problemas urbanos. Os caras usam coturno, mano! O bandido corre de Nike!

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


Caras, relacionem o helicoca dos Perrelas com o tráfico do morro e entendam que a polícia militar é salvaguarda para os verdadeiros traficantes, para ficar em um exemplo apenas.

Manjaram?

Nunca será sequer discutida a desmilitarização. Isso passaria primeiramente por uma PEC, pois a existência da PM é constitucional.

A PM é o mecanismo de controle da elite política. Os policiais militares espancam qualquer tipo de grevista ou manifestante perigoso, tiram os pretos e pobres das áreas de luxo, tudo isso que vocês sabem e que são razões para até mesmo estarmos conversando aqui sobre o tema. A mulher foi pra cima do PM, né. Já li gente no twitter dizendo que ela é culpada.

Não impede de nos mobilizarmos, claro, mas quanto a população está disposta a isso?

brunohardrocker
Veterano
# mar/21
· votar


LeandroP
ProgVacas

Justamente, com o tráfico estando na política, nada vai mudar assim tão fácil.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


brunohardrocker

Eu não disse que o tráfico esta na polícia, embora possa estar também. Disse que está no congresso e senado.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


LeandroP
O bandido corre da Nike!

Tô ligado! A deusa grega, né? Ela é rápida. Não adianta correr que ela te pega!

LeandroP
Moderador
# mar/21 · Editado por: LeandroP
· votar


brunohardrocker

Um exemplo é a polícia esculachando morador de comunidade e sendo esculachada por morador de condomínio. Acho que é isso que o ProgVacas está tentando dizer. Infelizmente ainda é suspeito um preto de boné, enquanto que o suposto criminoso da bochecha rosada passa batido pelo olhar ostensivo da polícia. Pode não haver declarações explícitas acerca disso, mas o racismo, mesmo que inconsciente, faz parte do espírito da polícia militar.

Você vê a polícia dando "mata-leão" em vendedor ambulante, mas não vê a mesma coisa com rico estelionatário. É diferente o tratamento, e nesse caso o exemplo não é sobre o racismo como o anterior, mas, classista. Não quero dizer que precisa também ser violento com o rico, mas não ser violento com o pobre (preciso escrever isso, porque dependendo de quem lê, já sabe...).

A mesma polícia que age brutalmente contra professores que protestam contra as péssimas condições de trabalho e remuneração, é aquela que conduz de forma branda a "playboyzada" que faz baile clandestino numa pandemia, com o povo em quarentena.

Os exemplos não são casos isolados ou pontuais. É de uma frequência assustadora, e as vezes não nos importamos com isso até o momento em que nos tornamos coadjuvantes dessas situações.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


LeandroP

Poderia aproveitar o Bruno mais disposto e explicar melhor meu ponto de vista, mas não estou podendo. Hoje bateu os sintomas em mim. Tosse e febre.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


ProgVacas

Febre quer dizer que você precisa procurar atendimento médico urgente. Repouso, chá quente com cravo e mel, e beba muita água. O máximo que puder tomar de chá por dia. Suor e reposição de líquido. Melhoras pra ti e pra esposa ;)

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


entamoeba
Não adianta correr que ela te pega!


Não, se eu estiver com o meu Zil Balance ;)

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

Não vou entrar em ideologias, quando se fala que a polícia militar se tornou uma extensão da ditadura militar, nos anos 60, se vai além de ideologias. Existe uma confusão no Brasil sobre a real função da polícia e, justamente pela falta de DNA, a própria polícia têm uma filosofia equivocada.

O embrião da Polícia Militar foi criada pela família real portuguesa (chamava-se Polícia Imperial, se não me engano). Foi criada para proteger patrimônio e proteger nobres. Este já é o primeiro erro em sua constituição. A principal função da polícia não é proteger o Estado e sim a população.

Quando se faz necessário proteger o Estado (patrimônio estatal) pode-se recorrer a uma facção especial (que já existe, é a Tropa de Choque) ou o próprio exército.

A polícia japonesa é considerada a melhor do mundo, e eles têm um esquema interessante lá. Existe um Comitê Nacional de Segurança Pública (tipo um ministério de segurança pública) e dentro deste "ministério" algumas pastas, entre elas a Agência Nacional de Polícia.

Essa agência não possui policiais ela apenas administra e mantém sob as mesmas regras polícias regionais (como se fossem nossas guardas metropolitanas) e distribui treinamentos, equipamentos, aparatos e etc, em função das demandas locais. (seria tipo: Porque gastar tantos recursos com um policial de uma zona rural distante com criminalidade perto de zero, enquanto falta recursos e treinamento para o cara que esta numa zona de risco?)

Vou dar um exemplo: Aqui na minha cidade a GM é super bem equipada. Carros, motos, armas, tudo novinho e de qualidade. Porém, têm unidade da PM, sucateada e fudida, muito pior do que a GM, porque a GM não pode agir em muitas situações, então é obrigatório ter PM. E, por outro lado, se você degolar tua mulher na sala, o cadáver vai ficar 5 meses lá, porque vai ter que vir perito de Jundiaí ou de Campinas, porque o Estado não tem grana para ter perícia local (efetivo da Polícia Civil).

A GM têm sua sede (bonitona), a PM outra sede (uma merda) e a Civil a delegacia... se botar tudo junto os caras se matam. Ou seja, é uma má distribuição de recursos, equipamentos, e etc.

brunohardrocker
Veterano
# mar/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


ProgVacas
LeandroP

Eu entendo o que vocês dizem, o ponto de vista de vocês. É o que eu leio e escuto de outras pessoas que tem essa vivência também. Eu não posso falar pelas mesmas referências que vocês, porque não necessariamente vivenciei todas essas experiências com a polícia durante a vida.
Fora ter o carrinho de roliman apreendido na adolescência e levar um baculejo de graça num carnaval quando era mais jovem, ao cumprimentar um amigo que já era visado por eles.
Eu vejo que os pontos que sugeri aqui, é mais do meu ponto de vista e não vem para descartar a experiência de vocês, mas para somar. Meu ponto de vista é mais por uma melhor formação e treinamento dos policiais, acompanhamento psicológico, condições de trabalho, descriminalização de certas drogas, criar procedimentos operacionais padrão com inteligência. Acho que para hoje ajudaria muito.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


LeandroP

Febre quer dizer que você precisa procurar atendimento médico urgente.

Valeu, caro. Passou a febre.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Rebuke
· votar


ProgVacas
Não impede de nos mobilizarmos, claro, mas quanto a população está disposta a isso?


O silêncio do povo pra tua pergunta é a resposta. Povo conformista que prefere morrer de fome ou em fila de hospital a se rebelar contra este tipo de abuso. Na minha irrelevante opinião, a cidade inteira onde aconteceu esta atrocidade deveria ir às ruas e arrebentar tudo. Mas, em país onde bolsonaro é presidente, não espere nada da população. E, o que esses pms fizeram com esta mulher é o que a direita prega e defende. Aí, quando convém, aparece algum vagabundo com discurso neoliberal pra colocar a cereja no bolo de bosta.
-

Volta à questão do funcionarismo público. É impressionante a cara de pau de colocar no mesmo balaio uma classe de profissionais tão héterogênea. Alguém mais viu o gráfico ridículo que o capitão do mato do mbl postou no twitter sobre a diferença de salários no setor público e privado? É mimimi demais desse bostas. E, a esquerda que é vitimista.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar


ProgVacas

Ah, melhoras aí.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


Rebuke

Tô bem, caro. Obrigado!

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/21
· votar


A GM aqui de Chapecó, que é uma instituição civil, é muito mais eficiente e bem preparada do que a PM.

Não sei qual o drama de acabar com essa instituição que serve só pra espalhar truculência e bater em pobre. Dá pra substituir esse lixo por policiamento civil sem dificuldade nenhuma.

Defender a manutenção da existência da PM é puro lixo ideológico, não existe nenhuma justificativa real.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/21
· votar


Lembrando que o salário de um soldado da PM de SC é mais ou menos uns R$ 6.000, fora benefícios.

Então nem a justificativa do coitado que passa fome e arrisca a vida não cola.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


Lelo Mig
A Polícia Militar é a pior merda deste País e sempre foi.
nasceu como braço armado da ditadura militar para pegar comunista. Só sobrou o despreparo e a violência.

E ainda ganharam a pança. PM que honra a raça tá sempre às 10h e as 16h comendo rosquinha de graça na porta da padaria.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


A polícia cancelou o cpf de dois no meu bairro. Um, alvejado, correu e pulou no rio tentando fugir pelas tubulações. Terminou de ser alvejado dentro do rio. O outro morreu a caminho do hospital. Não sei o que faziam, mas até aonde eu sei, não houve troca de tiros.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


LeandroP
A polícia cancelou o cpf de dois no meu bairro. Um, alvejado, correu e pulou no rio tentando fugir pelas tubulações. Terminou de ser alvejado dentro do rio. O outro morreu a caminho do hospital. Não sei o que faziam, mas até aonde eu sei, não houve troca de tiros.

Há um tempinho um cara, que era um simples feirante, sem passagem policial e arrimo de família foi sequestrado por criminosos dentro de sua chácara, e levado forçosamente como piloto de fuga, aqui na região metropolitana de Goiânia.

Os PM, que já estavam de posse desta informação obtida com a própria família do sequestrado, interceptaram o veículo num cruzamento e pregaram chumbo, matando os criminosos e também o refém.

Graças a uma câmera de vigilância de um estabelecimento comercial na esquina da interceptação, ficou registrado o momento em que o PM se dirige até a janela do motorista e efetua alguns disparos através do parabrisa, do interior para o exterior, a partir do ponto de referência do condutor.

Isso causou muita indignação aqui na época, mas como todo brasileiro, goiano também tem memória curta, e logo voltou a babação de ovo em cima dos heróis da PM.



Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


Ás vezes, eles recebem (em partes) o que merecem.





makumbator
Moderador
# abr/21
· votar


Esse aqui é um vídeo muito interessante de um cara trollando um policial nos EUA. Ele fica andando pelo estacionamento da delegacia e ao ser abordado pra explicar o que fazia ali, reverte e age como se fosse um jornalista investigador verificando as atitudes do policial.

Ele começa a fazer perguntas incisivas (da mesma forma que policiais abordam pessoas sem qualquer razão e fazem inquisições aleatórias às vezes sem sentido). Por fim ele diz que investiga denúncias de que o tal policial fica bêbado no trabalho. O cara fica muito cabreiro. Obviamente não havia denúncia nenhuma.

https://www.youtube.com/watch?v=r55BFO9ZVaM




Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Interessante essa inversão de papéis. Porém, correu o risco de tomar um estrangulamento e morrer... rs.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


Só se ele fosse preto.

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


ProgVacas

Imagine. Somos todos iguais. E, todo mundo sabe que a polícia (daqui e de lá) só estrangula vândalos.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


É foda.

E ainda se coloca numa casta de pessoas maduras e inteligentes.

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar


Alguém tem um emprego para o Rebuke?

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um dia na vida do trabalhador brasileiro.