do típico pensamento escroto

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: entamoeba
· votar


A noção de luxo se baseia na falta de autoconhecimento promovida pelo capitalismo. Pessoas que querem se distinguir pelos objetos que possuem demonstram que são muito pouco autoconfiantes. Acho um sentimento justo, já que quem tem muito dinheiro é facilmente seduzido pela estupidez elitista, uma fábrica de acomodação intelectual (se pensar demais, verá que ele é só mais um, como qualquer um de nós).

A função que faz de um relógio um relógio é marcar hora. Com menos de R$ 10, você compra um relógio que marca hora com perfeição, tem alarme, luz, touch screen, calendário, pulseira confortável, à prova d'água etc. Alguns desses relógios baratinhos têm muito mais funções do que um Rolex. Quem tem um Rolex não será mais pontual do que quem tem um relógio de R$ 10.

O Rolex é uma espécie de joia. É um demarcador de status social. Pode-se alegar que há um valor estético universal nos traços exclusivos do Rolex, mas é certo que isso é falso. O Rolex é admirado como uma joia, como algo que poucos podem ter. É um relógio caro de produzir, por isso, precisa entregar diferenciais que justifiquem esse custo. Se o usuário de um Rolex não consegue se distinguir pelo uso desta joia, nada justificaria o elevado custo de produção e, consequentemente, de venda do produto. A menos que o seu dono se contente em ficar admirando as qualidades distintivas (sei lá quais são) de um relógio produzido artesanalmente por exímios artífices.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


A mãe do Golpe Baixo prefere as tartarugas de chocolate ao Rolex.

:p

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


R$ 561,22 80%OFF | Pagani design 2020 luxo masculino relógio de pulso mecânico aço inoxidável gmt marca superior relógios de vidro safira reloj hombre
https://a.aliexpress.com/_mKsglAB

Se eu não me engano tem uma máquina Seiko dentro dessa réplica do icônico Submariner da Rolex.

Faz o mesmo serviço, custa um milésimo do original.

Acho que é disso que ele está falando.

brunohardrocker
Veterano
# mar/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Boa parte da elite é de esquerda. Pois de uma certa forma, ser esquerdista é uma das ultimas modas de Paris.

Por outro lado, boa parte do povão humilde é de direita. Boa parte da direita é desapegada de status.

mimimi o capitalismo isso, o capitalismo aquilo. O capitalismo neste caso não faz nada, somente permite que as pessoas revelem aquilo que são. Desde ser um ermitão até ser um playboy em Jurerê Internacional, ou mesmo chegar no ponto de tunar um carro popular (a mistura do status com o brega).

brunohardrocker
Veterano
# mar/21
· votar


O entamoeba mesmo tem um discurso de elite, quando afirma que só o que importa é viver em capitais, onde há uma densidade demográfica caótica e perturbadora.

JJJ
Veterano
# mar/21
· votar


ProgVacas
Banana leite e mel.
Se não gostar vomita

Como não gostar? Se meter uma aveia então... dilíça.

JJJ
Veterano
# mar/21 · Editado por: JJJ
· votar


hiphone? enrolex?

Parem de dar exemplos fora de contexto. Isso aqui ainda é um fórum de música. Chibson é o exemplo adequado. Ou um Clone Centaur...

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


brunohardrocker

Realmente você não faz ideia do que fala. Vá dar uma estudada, cara! 15 anos de fórum e continua repetindo as mesmas burrices!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar


ProgVacas
mas direcione o seu comentário para o otário que usou a sua religião para fazer troça comigo.

Acho que dei um "misclick" e acabou não citando o bruno, mas eu sei que tinha sido ele quem disse, relaxa...

elite e seu comportamento levantado por você no tópico é um algoritmo. É assim que essas pessoas são educadas.
concordo que muitas pessoas que estão acostumadas com esta vida desde o berço tenham o costume de se achar melhores que os outros pelas coisas que possuem

mas geralmente isso é mais enrustido, um comentário aqui e ali se escapa entre amigos, ou talvez num ambiente publico com percepção limitada a um pequeno número de pessoas, é mais aro ver esse comportamento tão exposto numa rede social como o twitter/instagram

brunohardrocker
Veterano
# mar/21
· votar


entamoeba

Tem elite de esquerda sim!
Teu discurso é de elite sim!
Mandar estudar não te dá razão!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


entamoeba
Pessoas que querem se distinguir pelos objetos que possuem demonstram que são muito pouco autoconfiantes.

Acho que todo mundo gosta de sentir que possui uma certa individualidade. E isso vai além de posses, tá no corte de cabelo, no jeito de se portar, de falar, e claro também está naquilo que a pessoa veste/usa

Mas, na minha opinião, dá pra conciliar a exibição de um "estilo próprio" sem achar que isso te torna melhor que outro, apenas diferente
Claro também que ninguém é 100% diferente um do outro. Claramente também, tem os casos como o desse tal renoir vieira que se aplicam o que vc falou

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


O mais irônico é que o cara lá do Twitter por si só já é um genérico, afinal ele é um Renoir falsificado, não é o original.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: entamoeba
· votar


brunohardrocker
revelem aquilo que são

As pessoas não são algo que está escondido, elas não se revelam quando mostram que funcionam como qualquer outro animal. Essa noção de que as pessoas não mostram o que são é estúpida! É coisa de livretinho de autoajuda! As pessoas só podem mostrar o que são e fazem isso o tempo todo!


boa parte do povão humilde é de direita.

É de direita porra nenhum! Só estão emburrecidos demais para saber que advogam contra os próprios interesses. Para o pobre, ser de direita é reconhecer-se como ralé e achar que esta é a sua condição ideal e merecida. Você não tem contra-argumentos para isso, só aquela velha choradeira de dizer que não sou eu que determino o que é direita! Pois tente fazer isso você! Nunca te vi tentando teorizar nada, nunca te vi formulando um argumento! Você só tampa os ouvidos e repete um mantra em tom bem alto para não ser forçado a pensar!

Também não existe essa porra de "humilde", o povo é subserviente mesmo! A humildade do povão que é celebrada como virtude é só um sintoma de uma vida de merda. O povo aceita ser humilhado e tratado feito bosta por gente que realmente é de direita, gente com grana que acha que pobre tem mais é que se foder.


O capitalismo neste caso não faz nada

O capitalismo gera uma hierarquia social baseada em posses! É difícil para você enxergar algo tão básico? Na social democracia, isso é atenuado; no liberalismo, isso é ressaltado.


O entamoeba mesmo tem um discurso de elite

Tenho, mas não é esse que você está pensando! Meu discurso de elite é o que afirma que uma parcela da população está tão emburrecida que é incapaz de se defender sozinha! Que esta mesma parcela da população vive apoiando ideias que vão contra os seus interesses! Não vou bancar o antropólogo relativizador e dizer que toda manifestação cultural é linda! Tem muita manifestação cultural escrota e nefasta! Taí meu elitismo!


quando afirma que só o que importa é viver em capitais

Você nunca entendeu porque implico com a sua matutice, né?

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


Jonas Kahnwald
Acho que todo mundo gosta de sentir que possui uma certa individualidade. E isso vai além de posses, tá no corte de cabelo, no jeito de se portar, de falar, e claro também está naquilo que a pessoa veste/usa

Claro, e é tudo parte de um mesmo fenômeno. É uma característica biológica do ser humano. A diferença é que no discurso do cara do Twitter isso se tornou patológico.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


LeandroP
A mãe do Golpe Baixo prefere as tartarugas de chocolate ao Rolex.

Hahahaha... não tinha sacado a referência! Belo episódio, não tinha visto!

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


JJJ

Parem de dar exemplos fora de contexto. Isso aqui ainda é um fórum de música. Chibson é o exemplo adequado. Ou um Clone Centaur...


RISOS

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald
"Acho que todo mundo gosta de sentir que possui uma certa individualidade."

Eu não acho, acho o contrário. Creio que todo mundo procura fazer parte de um grupo que o identifique de certa maneira. Um bracelete de couro cheio de rebites te identifica como metaleiro (mesmo que você não seja)... um "rolex" te define como um Yuppie.

Eu posso falar de cátedra sobre isso porque eu nunca me enquadrei em nada (isso não é melhor ou pior, apenas, não sei porque, nunca me "identifiquei"). Eu sempre fui o esquisito, o estranho, que não se encaixa em tribo nenhuma, que não sabe nada de moda, que usava calça verde com camisa laranja quando mais jovem e depois de mais velho só usa cor neutra para "desaparecer" na paisagem. Ao contrário da maioria dos jovens, que pintam o cabelo, usam piercings e tattoos para se destacarem, eu, ao contrário, sempre quis passar despercebido. E de certa forma sou assim até hoje.

Eu acho que "aparecer" é um instinto natural; pássaros exibem suas caldas coloridas', e ostentar, dentro de um limite, é um reflexo disso, uma "evolução" da espécie.

Discordo do meu amigo entamoeba que o "capitalismo produz isso"... isso tudo é mais antigo que o capitalismo, pelo contrário, os ricos de 2.000 anos atrás ostentavam muito mais que os de hoje, xás, xeiques, califas, sultões, imperadores, reis, ditadores de esquerda ou direita e seu fetiche com militares... ostentam. Os ricos até os anos 50, com seus iates e mansões suntuosas, obras de arte e tapetes persas... hoje esta mais ralé, cada dia menos gente ostenta nestes níveis, então ostenta um relojinho de 30 mil, que prá um barão do petróleo é dinheiro de pinga.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


brunohardrocker

Mandar estudar não te dá razão!

Ce tah todo afetado

Você tem que estudar porque está confundindo os temas. A elite que estamos falando é o baronato que controla uma fatia enorme do capital, manja? A gente tá falando de uma coisa e você, surpreendentemente, de outra.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


Jonas Kahnwald

mas geralmente isso é mais enrustido, um comentário aqui e ali se escapa entre amigos, ou talvez num ambiente publico com percepção limitada a um pequeno número de pessoas, é mais aro ver esse comportamento tão exposto numa rede social como o twitter/instagram

Depende do que é explicito para cada um, né. O olhar da esquerda nestes casos é mais atento ao comportamento velado sobretudo quanto à luta de classes. Nada comparado à Batalha dos Bastardos (risos!) mas um evento paulatino cotidiano, que se evidencia não somente em casos como o do fakeRenoir tão escrotamente explícito. Está além também do meu panfletinho que determinada casta social limpa o rabo com ele, entretanto ilustra bem e, a depender da sua visão de sociedade, pode a partir daí ser intuitivo para outras evidências.

brunohardrocker
Veterano
# mar/21
· votar


entamoeba

É de direita porra nenhum! Só estão emburrecidos porque eu sou o inteligentão de esquerda e sei de tudo!

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


brunohardrocker

Certamente já li mais autores de direita do que você! Inclusive, já fiz várias citações não referenciadas de alguns deles por aqui ao justificar o que digo. Só me resta conhecer a posição da escola luverdense de ciência política.


Lelo Mig
isso tudo é mais antigo que o capitalismo

Disse que o capitalismo produz isso, não disse que era o pioneiro! Os faraós, por exemplo, se achavam deuses! Eram praticamente os Elon Musk do alto Nilo.

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"o capitalismo produz isso"

O capitalismo não produz... ele, no máximo, potencializa e deixa as feridas da desigualdade mais expostas.

Índios ostentam suas penas, aborígenes suas tatuagens, ciganos seus dentes de ouro, marombeiros seus músculos, periguetes suas bundas... é uma coisa animal.

Eu não sou capitalista, mas essa ótica de enxergar o capitalismo por trás de todo problema humano é um discurso velho, de burgueses intelectuais europeus do século XVIII, e você sabe disso, você têm boa cultura, mas, as vezes repete, acho que sem perceber, esse mantra marxista equivocado, que vê os "males do capitalismo" em tudo. Isso é esperado em mentes com menor cultura que absorveram o discurso do diretório do partido ou do professor de história sem muito questionamento, não de você, que têm opinião bem mais fundamentada.

Capitalismo nem ideologia ou sistema político é... é apenas um modelo econômico.

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Dá até para alegar que o capitalismo ajudou a reduzir desigualdades em relação a períodos anteriores a ele. Com certeza a desigualdade social do Egito antigo (para ficar no exemplo do Entamoeba) era maior do que a da mesma região nos dias de hoje.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


Lelo Mig
mas essa ótica de enxergar o capitalismo por trás de todo problema humano é um discurso velho

Não acho que seja, só acho que deve ser criticado! Do lado "liberal", há uma preocupação muito grande em santificar o capitalismo, de modo que criticá-lo é praticamente uma heresia.


Capitalismo nem ideologia ou sistema político é... é apenas um modelo econômico.

De fato, não é uma ideologia nem um sistema político, mas é um pouco mais do que um modelo econômico. O capitalismo modela a forma de vida em sociedade, fomentando a competição e o consumo. No liberalismo [principalmente em sua vertente de internet, seguida por gente como o Drinho], o capitalismo deve rolar solto, como se fosse um modelo naturalmente virtuoso. A social democracia, por outro lado, nota que é necessário criticá-lo e corrigi-lo.

Veja que o meu post lá no topo da página é isento de moralismo, ele é praticamente descritivo. Não me ponho a demonizar o tal do Renoir. Trato-o como um produto dos nossos tempos. Um animal humano inserido (em uma posição privilegiada, é claro) no contexto do capitalismo.


makumbator
Com certeza a desigualdade social do Egito antigo (para ficar no exemplo do Entamoeba) era maior do que a da mesma região nos dias de hoje.

Putz. Complicado. Continua existindo gente vivendo em condições muito precárias no Egito, por outro lado, os caras estão com um plano para construir uma cidade nos moldes de Dubai no meio do deserto.

Bilionários do mundo têm mais riqueza do que 60% da população mundial

Eu até acho que o capitalismo teve uma função muito importante no desenvolvimento econômico dos últimos séculos, mas também acho que esse modelo já deu o que tinha que dar.

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Bilionários do mundo têm mais riqueza do que 60% da população mundial

Eu até acho que o capitalismo teve uma função muito importante no desenvolvimento econômico dos últimos séculos, mas também acho que esse modelo já deu o que tinha que dar.


Talvez tenha chegado no limite, mas sinceramente acho que hoje é melhor nesse aspecto que boa parte dos períodos anteriores (mesmo que no início do capitalismo). Claro que há muita pobreza, miséria e concentração, mas há hoje muito mais possibilidade de ascensão social que na antiguidade (em que basicamente se nascia e morria na mesma classe e pronto). A nobreza europeia (por exemplo) em períodos passados concentrava bem mais riqueza do que os bilionários europeus da atualidade.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator

Talvez tenha chegado no limite, mas sinceramente acho que hoje é melhor nesse aspecto que boa parte dos períodos anteriores (mesmo que no início do capitalismo). Claro que há muita pobreza, miséria e concentração, mas há hoje muito mais possibilidade de ascensão social que na antiguidade (em que basicamente se nascia e morria na mesma classe e pronto). A nobreza europeia (por exemplo) em períodos passados concentrava bem mais riqueza do que os bilionários europeus da atualidade.

Dizer que o capitalismo era melhor antigamente do que hoje, por causa de fatores tão insignificantes, é o mesmo que dizer que a merda é melhor do que o esterco. Uma mentira, mas essencialmente são a mesma coisa.

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas

Mas eu não disse que o capitalismo era melhor antigamente que hoje (na verdade eu afirmei exatamente o oposto, em relação à fase inicial do capitalismo). Eu, o Lelo e o Entamoeba estamos conversando sobre a desigualdade na antiguidade e período faraônico. Não havia capitalismo nesses períodos.

E ascensão social não me parece insignificante.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator

Mas eu não disse que o capitalismo era melhor antigamente que hoje (na verdade eu afirmei exatamente o oposto, em relação à fase inicial do capitalismo).

Foi um erro de escrita, mas eu pensei o contrário. Você disse que o capitalismo hoje é melhor do que antigamente, foi isso que eu quis comentar.

Não havia capitalismo nesses períodos.

O capitalismo como conhecemos foi implantado a partir do fim da Segunda Guerra. Mas a essência, que é o acúmulo de capital e a concentração de renda, não mudou.

E ascensão social não me parece insignificante

A ascensão não é mesmo. Insignificante é a porcentagem de pessoas que nascem na pobreza e conseguem ascender. Isso é exceção.

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas
Você disse que o capitalismo hoje é melhor do que antigamente, foi isso que eu quis comentar.

Mas você não acha melhor?

O capitalismo como conhecemos foi implantado a partir do fim da Segunda Guerra. Mas a essência, que é o acúmulo de capital e a concentração de renda, não mudou.

Sim, o capitalismo contemporâneo (financeiro) é a partir do fim da segunda guerra/anos 1950. E claro, não podemos chamar a acumulação de riqueza do passado distante (de antes de meados do século XV ou XVI) de capitalismo, mesmo que existam fatores semelhantes nos diversos sistemas econômicos (como a concentração de riqueza e desigualdade social no feudalismo, por exemplo).


A ascensão não é mesmo. Insignificante é a porcentagem de pessoas que nascem na pobreza e conseguem ascender. Isso é exceção.

Na antiguidade era bem menos. Quase nulo.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator

Mas você não acha melhor?

É irrelevante na minha opiniao. Eu já disse algumas vezes que se comete um erro muito displicente nessas comparações, que é separar o homem da época.

Particularmente não gosto do capitalismo. Ele causa essas aberrações que você admitiu mas pomenorizou no caractere seguinte. Eu só não consigo desvincular os fatos das vidas das pessoas.

Na antiguidade era bem menos. Quase nulo.

Quantidade de habitantes no planeta, proporção e tudo mais devem ser dados prioritários para qualquer especulação do gênero. Claro que podemos confabular sobre o assunto, mas não vai ficar muito longe das nossas opiniões.

Para mim hoje também é quase nulo. Se em maior oi menor grau que antigamente deve ser por uma margem não muito expressiva.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a do típico pensamento escroto