Você moraria num redondinho?

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/20
· votar


acabaramosnicks
Pelo que entendi a proposta era inventar algo mais moderno, diferente, mais prático e ainda barato para a comunidade

Existem diversos projetos populares, mas todos estão presos ou ao padrão "H" ou ao padrão caixote

Esse corredor finíssimo com certeza vai acarretar no mesmo problema de transporte de móveis mencionado pelo Black Fire

O meu ponto é: o Ohtake tentou algo diferente. Se é melhor ou pior que a maioria dos projetos já existentes a melhor forma de saber é perguntando aos moradores o que eles acham.

Mas não vejo nenhuma outra solução alternativa, que seja tão fácil e tão barata e tão fora da curva como o Black Fire disse ser... todas as outras opções tem os mesmos problemas de sempre já apontados por diversos usuários acima

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


Jonas Kahnwald
Cara, o AP é pequeno e a escadaria não é tão apertada que um móvel (desmontado) grande não passe. Apesar de conhecer só um punhado de famílias que moram lá, quando eles se mudaram pra lá a gente conversou bastante sobre a mudança e ninguém reclamou de não passar móveis. Tipo, acho que um móvel que não passe ali não cabe dentro do AP, saca?

Tô falando desse daqui em Jundiaí. Mas se aqui, que tem um bando de incompetentes, eles fizeram algo proporcional o suficiente pra não ter esse problema de móvel não passar, eu não acredito que no redondinho que é um caso que tem mais olhos em cima vá fazer uma cagada dessa. E vamos lembrar novamente que quem vai morar ali geralmente não vai comprar uma cama king que mal cabe no AP, ou um aparador rústico semi-artesanal que não dá pra desmontar.

Logicamente, cada projeto tem seus pontos positivos e negativos, não dá pra ter tudo e toda solução custa dinheiro, daí que começam as decisões difíceis aceitando seus trade offs (alias, como se traduz 'trade-off' ?). Como vc disse, o melhor é perguntar pras pessoas de lá o que elas estão achando.

Silspiders
Membro Novato
# ago/20
· votar


Jonas Kahnwald

Não, caro. Acho bonitas aquelas construções em Alphaville! A questão é que os moradores desses conjuntos antes pagavam aluguel, moravam em barracos, no fundo da casa dos parentes, essas coisas. A avaliação estética é coisa nossa, de classe média.

LeandroP
Moderador
# ago/20
· votar


Eu moraria sim. Achei a planta bonita, e me pareceu bem mais espaçoso que os tradicionais caixotes empilhados.

Silspiders
Membro Novato
# ago/20
· votar


Eu moro num apartamento alugado, um pouco maior do que esses, mas comprei um apartamento que está para ser entregue que é do mesmo tamanho. A única diferença é que não foi por programa social que comprei.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Silspiders
não é só a classe média que estava preocupada com estética, se assim fosse não teriam chamado o Ohtake para desenvolver um projeto diferenciado em relação aos padrões existentes...

adicionalmente à questão estética havia o problema com o tráfico, insolação, etc
não estou dizendo que a solução trazida pelo japa foi a melhor possível, mas foi uma tentativa em pensar algo fora da curva (no pun intended), que ao contrário do que o Black Fire acredita, não parece ter uma solução tão óbvia assim

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/20
· votar


acabaramosnicks
quando eles se mudaram pra lá a gente conversou bastante sobre a mudança e ninguém reclamou de não passar móveis

eu estava me referindo a perguntar aos moradores do conjunto em Heliópolis
não sei qual a empresa que construiu esses projetos em Jundiaí, mas se for o padrão tipo Cury MCMV, não há nada de novo debaixo do sol

eles basicamente fazem CTRL+C CTRL+V no tipo do prédio (e inclusive das áreas comuns) e apenas as dispõem no entorno do empreendimento de acordo com o espaço que tem.
e eu estou me referindo ao suposto problema trazido pelo Black Fire, já que essa solução alternativa que ele diz ser tão simples não é tão simples como parece (que carece de exemplos é fato)

eu não acredito que no redondinho que é um caso que tem mais olhos em cima vá fazer uma cagada dessa.

exatamente, nesse ponto eles não fugiram do padrão

Logicamente, cada projeto tem seus pontos positivos e negativos, não dá pra ter tudo e toda solução custa dinheiro, daí que começam as decisões difíceis aceitando seus trade offs

Sim, e é positivo, ao meu ver, que façam experimentos práticos, não apenas teóricos. A teoria aceita tudo, a prática não. E se fosse pra fazer mais um caixote ou H, era melhor nem chamar o Ohtake

entamoeba
Membro Novato
# ago/20
· votar


Acho que uma solução para o problema do formato da sala do projeto do Ohtake era entregar o imóvel mobiliado ou parcialmente mobiliado.

entamoeba
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: entamoeba
· votar


Quanto às moradias populares, de uma maneira geral, penso que elas poderiam ser constituídas de uma maneira mais modular, que permitisse o crescimento das famílias. Isso é bem complicado de fazer em um edifício, mas seria possível em casas e sobrados.

Módulos, como containers, que se encaixassem de diversas maneiras previstas em projetos, permitindo a expansão e a divisão (caso um filho se mude, ele pode levar sua parte do imóvel), poderiam resolver inúmeros problemas de moradia.

Silspiders
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Será que existiam essas tvs led planas ou na época que ele projetou eram de tubo, ainda? Sempre falo que separar o homem da época para qualquer análise é um erro crasso.

Eu lembro que em 2006 meu pai estava preocupado se ia sobreviver até a Copa para assistir os jogos em uma Toshiba 29" tubo plano. Nem se suspeitava que as tvs iriam evoluir tanto assim, acho.

Ah, a tv era nova. Ficou coberta pela garantia até a copa 2010.

Silspiders
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: Silspiders
· votar


não é só a classe média que estava preocupada com estética, se assim fosse não teriam chamado o Ohtake para desenvolver um projeto diferenciado em relação aos padrões existente

Seu contraponto é inválido. O líder comunitário não chamou o arquiteto para pedir um projeto revolucionário, mas para responder a uma provocação classista, preconceituosa, de que o que é mais feio em São Paulo é Heliópolis, como se não fosse óbvio uma favela, geralmente sem assistência do governo, ser de estética fora do que se considera aceitável em termos de urbanismo. O problema do cara certamente foi a necessidade de passar pelo local com frequência e travar o cu naquela subida pensando que seria assaltado. Aí ele manda que o local é o mais feio da cidade, pega mal, o líder da comunidade chega junto, e o arquiteto (classe média) para se redimir faz "parceria" com o governo e projeta esses prédios legais aí.

Deu tão certo para o arquiteto que ele mesmo sai falando em palestras que lançar essa frase merda e desnecessária foi favorável, porque ela gerou frutos "bons" à comunidade. E mesmo tendo sido desrespeitoso com as famílias que moram na maior favela do estado ele ainda se gaba por ter feito a caridade de assinar essa arquitetura.

A classe-média-chauí não decepciona.

brunohardrocker
Veterano
# ago/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Sall deveria dar seu parecer neste tópico.

Segue contribuição do Sall para o tópico:

1) BF e Viciado mataram a pau, sobrou pouco o que falar
2) Nego tem que parar de usar social como eufemismo para pobre. Pobre é pobre. Favelado é favelado.
3) Esse papo de edifício circular é velho pra porra, toda hora aparece nego querendo aposentar o ângulo reto. É que nem nego querendo fazer edifício ao contrário do velho esquema de pirâmide. Ao invés de colocar o mais largo embaixo, coloca em cima.
4) Ventilação e insolação são deficientes no redondo. Inexiste ventilação cruzada, e a face sul vai ser mais prejudicada do que em um edifício retangular. Ou se adota o design em H ou faz linear, com a habitação atravessando perpendicularmente todo o bloco.
5) Quem acha que arquitetura é arte e blablabla deve ir morar no inferno soviético de BSB, fritando embaixo de uma laje de concreto do arquiteto comunista.

valeu,
sallqantay.


brunohardrocker
Veterano
# ago/20
· votar


Silspiders
Será que existiam essas tvs led planas ou na época que ele projetou eram de tubo, ainda? Sempre falo que separar o homem da época para qualquer análise é um erro crasso.

Uma TV de tubo exige um móvel reto para ser apoiada. A led plana pode ser parafusada na parede. O que tornaria mais fácil colocar uma led no local.

No mais, tem a foto de demonstração do ap mobiliado:

https://images.adsttc.com/media/images/5b1e/982d/f197/cce7/1300/010d/s lideshow/ruy4-1.jpg

john s mill
Membro
# ago/20
· votar


projeto que desconsiderou 100% ergonomia dos móveis e é um desperdício de m² construído, parabéns aos envolvidos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/20
· votar


Silspiders

Tem dois lados nessa história, provavelmente o lado do Ohtake foi esse. Não duvido nem um pouco de que as intenções dele e suas percepções sejam.exatamente como você falou.

Porém o líder comunitário teve o interesse de se aproveitar da situação. Afinal, porque ele faria isso se não achasse que o Ohtake teria capacidade para fazer um projeto melhor do que os padrões?

Você acha que o líder comunitário não influenciou nas tomadas de decisão? Você acha que ele não queria uma solução mais interessante e sofisticada?

Para de militar em tudo que vc lê velho, cê já tá caçando pelo em ovo no meu comentário falando de classe média em tom de ojeriza. Sabia que assim como gentileza gera gentileza o oposto também é verdade. Você se preocupa tanto com o preconceito com pessoas de baixa renda e, sem perceber, desenvolveu um preconceito com a classe média...

Todo mundo aqui tem a mesma percepção sobre vc, de que vc se enfurece demais, muito fácil e por vezes sem motivo, será que estamos todos errados e vc está certo? Pare para pensar um pouquinho e de preferência tomando um chá de camomila

megiddo
Membro
# ago/20 · Editado por: megiddo
· votar


brunohardrocker
Abre aspas:
Fecha aspas.

Nota da assessoria voluntária de imprensa:
Os advogados do sallqantay estão estudando as providências diante dessa grave insinuação de crime gráfico que, como todos sabem, não condiz com sua índole e biografia. As demais manifestações serão feitas oportunamente nos autos do processo.

Silspiders
Membro Novato
# ago/20
· votar


Para de militar em tudo que vc lê velho, cê já tá caçando pelo em ovo no meu comentário falando de classe média em tom de ojeriza.

Meu caro... Que grosseria, um expediente rasteiro muito comum no seu comportamento. Não estou militando nem me referindo à classe média com ojeriza, mas com fatos que VOCÊ CONCORDA! Seja decente comigo, cara. Não por questão de merecimento de minha parte, se você não considera assim, mas para a sua própria moral. Não se rebaixe a esse ponto.

Essas percepções de enfurecimento da minha pessoa, asseguro que estão todas erradas! Por que eu estaria enfurecido nesse momento? Por favor, né... Que exagero (perdoe a redundância) enorme! Eu apenas demonstrei a minha opinião como todos os outros estão fazendo.

Mas existe uma coisa no seu comportamento em relação às minhas opiniões que sempre geram uma falácia, incrível. A falácia de dias atrás é a inversão do acidente, hoje é o ad hominen, que se trata de "mirar" no seu interlocutor com esses insultos sem propósito e relevância (alusão à ira, descontrole, militância descabida etc). Na ausência de um bom argumento essa ferramenta é a que resta a você.

Inciou concordando comigo, mas isso sim o enfureceu, pois não o satisfez. Quer dizer que o meu argumento é concomitante com as suas considerações, mas por se considerar superior, porque é um homem que conhece a Palavra, domina o mercado financeiro, faz parte (como eu) da classe média criticada, é isento politicamente e por isso não "milita", para você parece inadmissível concordar com esse maldito aqui, pura e simplesmente.

Aí, claro, para ficar no seu grupinho bem quisto, surge a necessidade de me achincalhar, dizer que todos compartilham da sua opinião preconceituosa em relação a mim, apela para esses espantalhos inexplicáveis aí para desdizer algo que inicialmente corroborou.

Se liga, cara... Eu verdadeiramente não tenho mais idade para me importar com a opinião alheia de pessoas que eu mal conheço e que tampouco me conhecem. E vou além: eu não acho que as pessoas me consideram um enfurecido, mas talvez uma pessoa que tem um posicionamento político definido, vibrante, e quem decide fazer por isso uma análise honesta, em vez de como no seu caso impregnada de vaidade e preconceito, vai chegar à conclusão de que a única maneira de não distanciar atitude de discurso, como é muito comum por aí, é exercitar seus ideais em toda a extensão da sua vida. É isso que eu faço. Se não te agrada, ou não agrada qualquer outra pessoa, acredite: isso não me afeta. Afinal não escolhi participar deste fórum para fazer amizade. Adoraria estreitar laços com vários daqui, sério, deixei meu e-mail para isso, mas parece não ser mesmo a intenção das pessoas daqui. Também não me afeta de forma alguma. Continuo lendo e admirando as pessoas que expõe suas considerações de maneira sempre impessoal e baseada nas ideias. É para isso que vivo, para debater ideias. Você um dia aí decidiu fazer isso comigo e achei que fomos bem, acabamos não concordando, mas o desfecho foi produtivo para mim, pelo menos.

Só para terminar, vou frisar a dica que te dei no início: deixe esse costume de mandar nas pessoas (para de militar em tudo o que você vê velho), de diagnosticar a saúde mental dos outros, sem ter elementos suficientes para tal (cê já tá caçando pelo em ovo), manja? Não pega bem para uma pessoa adulta.

Insufferable Bear
Membro
# ago/20
· votar


brunohardrocker
bota uns itálico e negrito pra eu entender melhor o que ele disse

brunohardrocker
Veterano
# ago/20
· votar


megiddo
Insufferable Bear

Só porque vocês pediram.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/20
· votar


Silspiders
Essas percepções de enfurecimento da minha pessoa, asseguro que estão todas erradas!

Sei, todos percebemos errado, já entendi seu ponto, não importa quantas pessoas achem isso de vc, elas estão erradas, acho que não tenho mais o que falar quanto a isso, o pior cego é aquele que não quer enxergar...

Inciou concordando comigo, mas isso sim o enfureceu,

Cê acha que eu fico bravo por concordar com você? Que doidera cara, isso é mania de perseguição. Nós concordamos que o AP era legal, correto?

Depois você talvez nem tenha entendido o meu ponto até agora, então vou repetir: os modelos mais comuns propostos até hoje para moradia para pessoas de baixa renda, em geral não tem muito apelo estético, são apertados, entre outros problemas...

Você discorda disso?

Depois eu afirmei que não é tão simples encontrar uma solução que resolva todos os problemas endereçados e ao mesmo tempo, continue sendo viável para pessoas de baixa renda.

E disso, você discorda?

Por fim, afirmei que a preocupação com relação à estética partiu de um comentário talvez desnecessário por parte do Ohtake mas que expõe uma realidade triste daquela comunidade. Eu gostaria muito de viver com mais dignidade, num local bem aparentado tanto por fora como por dentro, e você? Creio que as pessoas de Heliópolis também, não acha?

Então acho que sim, vc se perde tanto no seu discurso que vc nem sabe mais o que está criticando/debatendo

Eu já admiti por diversas vezes aqui, erros passados meus, em posicionamentos anteriores, comentários, comportamentos... pode ser doloroso esse processo de olhar para si mesmo e ver o que há de errado, mas com certeza será muito benéfico quando vc fizer isso com sinceridade

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/20
· votar


eu não acho que as pessoas me consideram um enfurecido, mas talvez uma pessoa que tem um posicionamento político definido, vibrante, e quem decide fazer por isso uma análise honesta, em vez de como no seu caso impregnada de vaidade e preconceito, vai chegar à conclusão de que a única maneira de não distanciar atitude de discurso, como é muito comum por aí,


Olha como as coisas são engraçadas, meu discurso que é lotado de vaidade e preconceito, mas quem direto atribui e generaliza atitudes e pensamentos e comportamentos negativos, seja à classe média ou esse grupo "como é muito comum por aí", é você.

Aponte onde eu demonstrei preconceito com pessoas de baixa renda aqui nesse tópico, aonde que eu fui vaidoso com algo? Eu me vangloriei de algo pessoal? A resposta para todas essas perguntas vc já sabe qual é...

Silspiders
Membro Novato
# ago/20
· votar


Sei, todos percebemos errado, já entendi seu ponto, não importa quantas pessoas achem isso de vc, elas estão erradas, acho que não tenho mais o que falar quanto a isso, o pior cego é aquele que não quer enxergar...


Desse pequeno universo de pessoas que comentam por aqui você é a segunda pessoa que me faz essa crítica. Se você está dizendo que são todos, para mim passou batido. É um preconceito seu, cara. Se a partir de agora todos dizerem o mesmo que você, aí o seu preconceito poder ser convertido em um fato, mas mesmo assim não representa nada. Que habilidade você tem de relevar o irrelevante, hein! Patético.

Depois você talvez nem tenha entendido o meu ponto até agora, então vou repetir: os modelos mais comuns propostos até hoje para moradia para pessoas de baixa renda, em geral não tem muito apelo estético, são apertados, entre outros problemas...

Eu mesmo disse isso, não tão explicadinho assim. Você não viu.

Depois eu afirmei que não é tão simples encontrar uma solução que resolva todos os problemas endereçados e ao mesmo tempo, continue sendo viável para pessoas de baixa renda.

Não discordo, mas não discuti isso contigo.

Então acho que sim, vc se perde tanto no seu discurso que vc nem sabe mais o que está criticando/debatendo

Não me perco não! Não dou qualquer indício disso. Falta a você inteligência para entender que eu tenho uma linha, que a sigo.

pode ser doloroso esse processo de olhar para si mesmo e ver o que há de errado, mas com certeza será muito benéfico quando vc fizer isso com sinceridade

É piada isso, né? Ahahaha! Senti pena, sério.


Olha como as coisas são engraçadas, meu discurso que é lotado de vaidade e preconceito, mas quem direto atribui e generaliza atitudes e pensamentos e comportamentos negativos, seja à classe média ou esse grupo "como é muito comum por aí", é você.

Aponte onde eu demonstrei preconceito com pessoas de baixa renda aqui nesse tópico, aonde que eu fui vaidoso com algo? Eu me vangloriei de algo pessoal? A resposta para todas essas perguntas vc já sabe qual é...


Não sou eu não. É você quem está sendo preconceituoso em relação a mim. Não vou apontar DE NOVO, porque está escrito no comentário que você respondeu.

Não viu de novo?

Porra, véi... Presta um pouco mais de atenção, sério.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


briguem desgraçados

entamoeba
Membro Novato
# ago/20
· votar


brunohardrocker/sallqantay
Quem acha que arquitetura é arte e blablabla deve ir morar no inferno soviético de BSB, fritando embaixo de uma laje de concreto do arquiteto comunista.

Brasília é uma maravilha! Palavra de quem morou 17 anos lá, dos quais 10 foram nesses blocos soviéticos do Lúcio Costa.

brunohardrocker
Veterano
# ago/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


makumbator

O que pensa sobre prédios com 4 apartamentos em forma de "L's", em sequência giratória, unidos por um ponto central, onde ficaria a escada central, que evitaria espaços para os traficantes?

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/20
· votar


brunohardrocker
Um prédio com H!

makumbator
Moderador
# ago/20
· votar


brunohardrocker
Viciado em Guarana

Aqui um prédio em forma de H e cheio de traficante:

https://c2.staticflickr.com/6/5479/14062639285_5e0f93b902_b.jpg

Lelo Mig
Membro
# ago/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Aqui um prédio em forma de H e cheio de traficante:"

Circundado por dois "redondinhos" cheio de meliantes...

O que nos leva a concluir que não importa o formato do recipiente e sim o conteúdo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/20
· votar


Um prédio com cuba de sobrepor. Fantástico.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/20
· votar


o que é mais feio em São Paulo é Heliópolis

Aí o cara transformou a favela em um centro de armazenamento de combustível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você moraria num redondinho?