Autor |
Mensagem |
entamoeba Membro Novato |
# ago/20
https://www.archdaily.com.br/br/896166/arquitetura-social-o-mal-entend ido-que-levou-ruy-ohtake-a-heliopolis-em-sao-paulo?fbclid=IwAR37rFFxwi 8T767NaDCh7OHv_qypwDxCo_T27HmeJPsbivsEUp2lqH1ecLY
|
Buja Veterano |
# ago/20
· votar
Que treco mais esquisito do mundo. Ele tirou essa inspiração de onde? De um iglú?
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# ago/20
· votar
Sendo uma pessoa que diariamente se depara com projetos arquitetônicos, devo dizer que a solução dele, dada a explicação na matéria, não foi ruim, mas o objetivo me parece não ser parecer uma obra de arte sofisticada.
E por dentro o apartamento mostrado pareceu bem ajeitadinho
|
Silspiders Membro Novato |
# ago/20
· votar
Eu gostei do ap por dentro, também.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/20
· votar
entamoeba
Gostei. Achei bastante simpático e aconchegante. E faz ainda mais sentido quando entendemos o conceito em cima das necessidades e vivência dos moradores.
Ruy Ohtake é um grande nome da arquitetura brasileira, com muita história, não é qualquer aventureiro Zé Ruela.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# ago/20
· votar
Se não dá pra morar numa caixinha então bora morar numa latinha.
|
makumbator Moderador
|
# ago/20
· votar
Viciado em Guarana
O mais importante é morar com o amor da sua vida!
P.S. Também achei o apartamento legalzinho.
|
JJJ Veterano
|
# ago/20
· votar
Arquitetos...
|
brunohardrocker Veterano |
# ago/20
· votar
Também gostei do ap. A sala da uma sensação de liberdade. Fosse tudo quadrado, repartido por paredes, não ficaria melhor.
|
ejames Membro Novato |
# ago/20 · Editado por: ejames
· votar
Como disseram, tendo em vista o conceito, achei bem legal. A solução para a questão dos corredores é muito interessante.
JJJ Arquitetos... Cê que é do Rio deve conhecer essas aberrações. Essas sim eu fico feliz do projeto não ter ido à frente...
|
JJJ Veterano
|
# ago/20
· votar
ejames
Sim, é um "monumento" clássico na Barra...
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# ago/20
· votar
Eu "não tive tempo", lí o texto por cima e só assisti o video até a metade. O problema foi apresentado e a solução parece ser boa... como disseram, é até ajeitadinho!
|
# ago/20
· votar
Acho que a coisa mais fascinante no trabalho da arquitetura é a moradia popular.
As vezes os projetos são um pouco arrogantes, porque desconsideram os saberes de quem vai morar no local. Achei legal o Ruy Ohtake ter sido desafiado a fazer prédios sem corredores, para evitar que eles fossem utilizados pelo tráfico. A solução foi bem interessante.
Espero que o debate sobre habitações populares retorne com força no pós-pandemia.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# ago/20
· votar
Que projeto estúpido, na moral. Como que você faz uma moradia popular que requer móveis sob medida? Que idiotice!
|
# ago/20
· votar
Tenta encaixar uma cama e um guarda-roupas das Casas Bahia nesse quarto redondo.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/20
· votar
Black Fire
"Como que você faz uma moradia popular que requer móveis sob medida? Que idiotice!"
Olha a planta direito. Não há problema algum. A cozinha e área de serviço que seriam o cômodos críticos são quadradas, o restante tem a proporção de 3 retas para 1 curva, ou seja, sem problema algum para encaixar uma cama ou guarda roupas.
A sala de estar é que possui uma ampla parede curva, seria um pouco mais complicado, mas é a parede das janelas.
Morar não é só praticidade meu querido, é bem estar, é aconchego e conforto, é sentir-se um humano, não um animal que vive dentro de um caixote de madeira feito um cachorro no quintal. (hoje em dia, nem cães, moram mais em "barracos de madeira").
|
# ago/20 · Editado por: entamoeba
· votar
Black Fire Tenta encaixar uma cama e um guarda-roupas das Casas Bahia nesse quarto redondo.
Você tem razão! É como eu disse, as vezes os projetos são elitistas porque não levam em consideração alguns aspectos humanos básicos. Já morei em apartamentos com geometrias "alternativas". Não é muito fácil de acomodar o mobiliário, ainda mais quando você traz suas coisas em uma mudança.
Também não teve nenhuma preocupação com insolação ou em fazer uma lavanderia mais funcional. Essa solução de cozinha com lavanderia colada é muito ruim. Tá com cara de projeto que foi pensado do exterior para o interior.
Lelo Mig é sentir-se um humano, não um animal que vive dentro de um caixote de madeira feito um cachorro no quintal.
Com certeza quem pode se mudar para esses prédios mora muito melhor do que seus vizinhos de bairro.
|
makumbator Moderador
|
# ago/20
· votar
entamoeba
Eu morei em um prédio desenhado pelo Oscar Niemeyer em Brasília (ou ao menos, com a aprovação dele no projeto, uma vez que era edifício original da construção da cidade). Tinha algumas coisas ruins que eram fruto da ideia de modernidade dos anos 60.
|
# ago/20
· votar
Lelo Mig
Dá uma olhada no ângulo da TV na foto do ap modelo, por exemplo, só o vizinho assiste, quem tá sentado no sofá só vê de relance. Esses aps populares é bem complicado de montar um quarto, raramente tem largura suficiente pra um guarda-roupa de casal ou uma cama Queen pra cima, imagina redondo, só se instalar uma cama de motel. Gostaria de saber as dimensões desses cômodos.
Morar não é só praticidade meu querido, é bem estar, é aconchego e conforto,
Deve ser muito aconchegante morar em uma casa sem móveis.
entamoeba Pois é. Mas a lavanderia não me surpreendeu, quase todo projeto de apartamento MCMV é assim.
|
makumbator Moderador
|
# ago/20
· votar
Black Fire Deve ser muito aconchegante morar em uma casa sem móveis.
Te falo que ter uma casa (estilo loft) com o mínimo possível de móveis e sem qualquer ornamentação deve ser bem legal. Eu adoraria morar em um local assim.
|
# ago/20
· votar
makumbator Cara, isso aí é casa pra família baixa renda, não pra hipster modernosos do OT.
|
# ago/20
· votar
Esse japa nunca deve ter visto um pobre na vida.
|
# ago/20
· votar
Pior que é. A posição para colocar a tv está horrivel.
Eu usaria o jeitinho brasileiro e tamparia uma das janelas, colocaria um sofá de frente e sobraria um cone na lateral para outro objetivo.
|
# ago/20
· votar
Nos dormitórios está dependendo muito da área. Se for muito pequeno só imagino um roupeiro duas portas com uma cama de solteiro para encaixar.
|
makumbator Moderador
|
# ago/20
· votar
Black Fire não pra hipster modernosos do OT.
Aí me ofendeu!!!!!!! Como assim hipster? Como ousa? Hahah!
|
# ago/20
· votar
makumbator Eu morei em um prédio desenhado pelo Oscar Niemeyer em Brasília
Na Asa Sul?
|
makumbator Moderador
|
# ago/20 · Editado por: makumbator
· votar
entamoeba Na Asa Sul?
110 sul. Obviamente os prédios não foram projetados especificamente em detalhes pelo Niemeyer, mas seguiam as diretrizes gerais dele e do Lúcio Costa.
|
# ago/20
· votar
https://br.pinterest.com/pin/588142032569893170/ com medidas. Lixo total, tem que por o arquiteto morar nessa merda.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/20
· votar
Black Fire
"tem que por o arquiteto morar nessa merda."
O Ruy Ohtake é rico, BF, não é apto prá quem mora com algum conforto, mesmo pobre. Eu moro melhor, não iria morar no redondinho.
O conceito do apto é prá quem atualmente mora em barraco, um apto de 60 mil reais. Você é de Sampa? Conhece Heliópolis?
|
makumbator Moderador
|
# ago/20
· votar
Black Fire Lelo Mig
As paredes curvas são uma oportunidade para a pessoa instalar uma dessas:
https://www.samsung.com/us/televisions-home-theater/tvs/uhd-tvs/65--cl ass-ru7300-curved-smart-4k-uhd-tv--2019--un65ru7300fxza/
Um preço pequeno a se pagar pela modernidade.
|