Jonas Kahnwald Membro Novato |
# jul/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
Silspiders Bom, vamos lá, começar do começo: Você lembra do governo FHC? A despeito de muitas medidas econômicas tomadas durante o governo tucano que foram acertadas para a economia, uma em particular foi catastrófica: exposição NEGATIVA em dólar
Quando uma país tem exposição negativa em dólar, numa situação de crise como a atual, os problemas são multiplicados exponencialmente. Isso se dá porque o dólar já é visto como uma reserva de valor confiável e quando tudo parece inseguro (crise) as pessoas correm para ele, fazendo com que a referida moeda se valorize em face às demais.
Na época de FHC, mesmo sendo exportadores, nós tínhamos dívida em dólares e ficamos reféns do FMI. Além dos problemas internos, nossa dívida em dólar praticamente quadruplicou de um momento para o outro, e como você pode imaginar, para quem já estava mal isso só serviu para agravar a crise.
Daí veio o governo Lula I, que apesar de seguir o tripé macroeconômico do governo FHC I e FHC II, decidiu aos poucos criar uma reserva em dólar aos custos de dívida interna alta.Tudo tem um preço: para sair de uma exposição negativa em dólar para uma exposição altamente positiva muita divida interna foi gerada, porém na minha visão o conceito adotado foi correto.
Por quê? Hoje, quando o Brasil entra em crise, ou quando o mundo está em crise (ou quando as 2 coisas acontecem ao mesmo tempo, como é o caso) o dólar simplesmente dispara, como de fato aconteceu. A diferença é que, enquanto lá atrás um dólar alto aumentava nossos problemas, atualmente isso "cria valor" de uma hora para outra, "sem fazer esforço"...
Agora um conceito que você está confundindo são as nossas reservas em dólares com a balança comercial. A reserva, como o próprio nome já diz, não deve ser torrada inteiramente de uma hora para outra. Ela é feita para garantir uma espécie de segurança, um "last resort" caso a água bata na bunda, e acredite se quiser, essa água só não bateu porque nossa exposição à moeda americana é positiva e bastante alta...
A balança comercial, no entanto, é calculada em reais! Apesar de o dólar alto contribuir para ela ser ainda mais positiva (quando exportamos mais no geral do que importamos), ela não permanece em dólares, ao menos não em sua grande maioria. O resultado da balança comercial é diretamente ligado ao resultado fiscal, que por sua vez é usado para garantir a sustentabilidade dos nossos programas sociais e do tamanho da nossa dívida (e também para a manutenção das nossas reservas)
Para resumir então: reservas em dólar é dinheiro para ser GUARDADO resultado da balança comercial é dinheiro para ser USADO
|
john s mill Membro |
# ago/20
· votar
resumindo o que o Jonas falou ali:
dólar tem uma correlação negativa com o nosso mercado (Brasil) - isso significa que quando nossa economia cai, o dólar aumenta. aqui nos investimentos é considerado um ativo de hedge que serve basicamente pra proteger seu patrimônio.
ele serve praticamente como um seguro contra crises, porque quando a economia vai cair, se você possui uma grande quantidade de ativos que aumentam com a queda do país, você consegue utilizá-los para combater a crise, essa é uma das grandes vantagens de se ter uma reserva em dólar e o que o Jonas colocou.
no demais acho que vocês foram felizes nos pontos levantados, tanto do consumo da população quanto da balança comercial.
|