Sobre a nova cédula de 200 bozos

Autor Mensagem
MatheusMX
Veterano
# jul/20


Segundo o BCB, o motivo é o aumento no nível de entesouramento.

Mas a questão é:
quando sai o Real Novo?

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Caras... Eles sabem tudo muito antes de nós.

Vem uma recessão fodida aí.

LeandroP
Moderador
# jul/20
· votar


Mesmo assim, exijo o meu centavo de troco quando algo custa R$ X,99

Lelo Mig
Membro
# jul/20
· votar


MatheusMX

Faz uns 5 anos que não tenho UMA nota de cem.

Acho que não vou viver prá ter uma de duzentos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/20
· votar


Existem cédulas de 10 mil ienes porque um iene não vale nada.
O real já tá fraco hoje, e como observado pelo SilAranhas (na minha cabeça eu não falo "siu aranhas, falo tudo junto tipo sila-ranhas" kkk), vem recessão das brabas mais à frente, se a nota de um sumiu, a de dois vai fazer pouco sentido mais à frente, e a de cem vai ser pouco. Pensa que hoje, uma nota de cem vale tipo uns vinte ou trinta dólares. Os motivos são vários e a gente poderia passar um tempo infinito discutindo quem foi o culpado ou não de cada um deles, mas é inevitável: vai todo mundo se foder grandão, menos os super ricos que ficaram e ficarão ainda mais ricos.

makumbator
Moderador
# jul/20
· votar


acabaramosnicks

Eu gosto das cédulas americanas antigas que não são mais impressas mas ainda são válidas (pelo menos algumas ainda eram, há alguns anos), como as de mil dólares. Tinha até nota de 100 mil, que foi feita na época da grande depressão.

MatheusMX
Veterano
# jul/20
· votar


O dinheiro printado está virando pó.
Veremos no great reset em Davos 2021

Luiz Almeida
Veterano
# jul/20
· votar


Legal que vai vir com o lobo guará... vai conscientizar muito!!!

LeandroP
Moderador
# jul/20
· votar


Deveria vir com uma Ema

makumbator
Moderador
# jul/20
· votar


LeandroP

Se o Bolsonaro fosse mesmo trolleiro 100%, ele mandaria a casa da moeda colocar na nova cédula uma imagem da Amazônia em chamas.

brunohardrocker
Veterano
# jul/20
· votar


LeandroP

Save o que o ataque da ema causa?

Um ema-toma!

LeandroP
Moderador
# jul/20
· votar


kkkkkkkkkkkk

subgrave
Veterano
# jul/20
· votar


Sorte que não deu tempo de isto acontecer no governo petista, se não colocavam Fidel Castrado ou Che Quevara na nota.

Drinho
Veterano
# jul/20 · Editado por: Drinho
· votar


Segundo o BCB, o motivo é o aumento no nível de entesouramento.

O motivo é que é mais fácil fazer o equivalente a 40 dólares na impressora do que desenvolvendo algo de útil.

Brasil vai quebrar de envergar dessa vez...

LeandroP
Moderador
# jul/20
· votar


Isso só acontece quando o governo é uma bosta e a moeda do país perde o seu valor. Já vi esse filme...

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Real chegou R$ 2,00 no governo Lula, porque a política econômica petista era ruim.

Real chega a R$ 6,00 no governo Bolsonaro, porque a política econômica liberal é boa.

makumbator
Moderador
# jul/20 · Editado por: makumbator
· votar


Silspiders

Mas tem que levar em conta a inflação. Por exemplo, no governo do FHC o dólar chegou a R$ 3,95. Mas esse mesmo valor corrigido hoje chega a mais de R$ 7,5

No governo do Lula o pico foi de R$ 3,66. Corrigindo o valor do período do Lula chega a mais de R$ 6,5

Resumindo, para ser feita a comparação mais precisa é necessário computar a inflação do período (dos países das moedas envolvidas na análise. Nesse caso tem que computar a inflação dos EUA e a do Brasil).

Aqui um link com correções feitas até novembro de 2019 (tem do Lula, Temer, Dilma, FHC e Bolsonaro (até aquela a data do levantamento da matéria, obviamente):

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/com-correcao-pe la-inflacao-dolar-sob-bolsonaro-nao-e-o-mais-caro-desde-o-plano-real/

EDIT:

Eu tenho saudade mesmo é do dólar da época do Itamar. Ficou um certo período no 1 para 1 (ou muito próximo disso). Lembro que importei várias coisas com dólar a 1,20 e 1,40. Isso sim era bom!

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Apresente os cálculos, por favor.

Olha... Para mim a melhor referência é o salário mínimo e quantas cestas básicas se compra com ele.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/20
· votar


Silspiders
Você sabia que, neste momento, ter um real desvalorizado em relação ao dólar é menos pior para a economia do país do que um real "forte" na mesma comparação?

não digo que isso não possui contra partes, claro que sim... mas no todo, se o dolar tivesse a 2 reais, nada se salvava

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Nossa... Bom para a economia de quem? De quem tem dólares desde sempre, com certeza. Bom para mim, que não tenho ajuste salarial há tempos não é.

Bom para o assalariado em geral não é.

Bom para quem?

E por que é bom?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/20
· votar


Silspiders
Bom para a economia de quem? De quem tem dólares desde sempre, com certeza

quanto é a reserva de dólares do Brasil mesmo, vc se lembra?

Bom para o assalariado em geral não é.
eu disse que tinha contra-partes...

Bom para quem?
para a balança comercial do país

E por que é bom?
porque temos exposição positiva ao dólar, porque exportamos mais que importamos e tudo que vem de fora é atrelado ao dólar

Silspiders
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Silspiders
· votar


E assim, caro, não venha falar de economia como se fosse uma entidade, separada dos homens, do bem-comum.

Por muito tempo considerei o crescimento econômico promovido pelos governos petistas uma ilusão, porque só dava ao povo a possibilidade de consumir, mas não de edificar e evoluir economicamente, de verdade. Saúde, educação e segurança, políticas verdadeiramente essenciais ao povo, sempre estiveram em situação precária. Se a economia não fizer essas três áreas andarem bem, impecavelmente, então só atenderá a quem sempre atendeu: banqueiros, burgueses, ricaços.

Então não há argumento técnico que possa convencer qualquer pessoa, minimamente ligada na realidade, de que o dólar alto é bom para a economia, pois até o preço do trigo e soja são regulados na moeda, alimento base que compõe no mínimo 65% da alimentação humana.

Eu, que tenho uma renda beleza, tive que fazer um puta sacrifício para comprar um computador novo para trabalhar em casa com as aulas remotas, simplesmente porque os preços dos eletrônicos dessa ordem estão 2,5 vezes maiores, por causa do fim da isenção fiscal e principalmente da alta do dólar. Cerca de 45% dos alunos da escola pública onde trabalho estão sem acompanhar as aulas remotas porque a mídia adequada para isso é um computador, que já não tinham quando era mais acessível.

Dólar alto é bom para você? Para mim e pelo menos para 70% das pessoas envolvidas na minha vida (só de alunos um pouco mais de 1000), sem contar os alunos da minha esposa, que são totalmente diferentes, mas de mesma ordem, não é.

Então, cara, a sua bolha é maravilhosa. Adoraria que fora dela fosse bom como é para você, mas não é. Dólar alto para a população é catastrófico.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


quanto é a reserva de dólares do Brasil mesmo, vc se lembra?

Tô bem ligado nesse assunto, inclusive que está sendo torrada para conter o avanço do dólar. Comecei aqui com um tópico alertando que as reservas acumuladas estavam descendo esgoto abaixo.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Também to ligado que o governo está divulgando desde sempre que a nossa balança comercial está superavitária, mas isso não combina com dólar alto, não. Superávit ocasiona, no mínimo, estagnação da moeda americana, normalmente uma moeda nacional mais valorizada e poder aquisitivo melhor. Não combina com recessão, inflação, em casos não raros há até mesmo deflação.

Então cadê as benesses desse saldo positivo na balança que já perdura dois anos?

Quem aqui está sentindo uma economia forte?

Silspiders
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Bom para o assalariado em geral não é.
eu disse que tinha contra-partes...


Só que o assalariado compõe 58% da população, mais 13% de desempregados, 71% portanto faz parte dessa contra-parte.

Eu agradeço pelo seu comentário, portanto. Muito esclarecedor. Seu modelo econômico atende 29% da nossa população.

“Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”

Mateus 19:21

Que besteira, né?

Lelo Mig
Membro
# jul/20
· votar


Já têm até música:

"Você sabe o que é nota do Lobo Guará,
Nunca vi, nem peguei, eu só ouço falar..."


Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/20
· votar


Silspiders
Então não há argumento técnico que possa convencer qualquer pessoa, minimamente ligada na realidade, de que o dólar alto é bom para a economia, pois até o preço do trigo e soja são regulados na moeda, alimento base que compõe no mínimo 65% da alimentação humana.

É justamente porque o preço deles é determinado em dólares que isso é bom para o Brasil, pq quando exportamos (e somos um dos maiores exportadores desses produtos) que ganhamos mais quando o dólar está alto...

os preços dos eletrônicos dessa ordem estão 2,5 vezes maiores, por causa do fim da isenção fiscal e principalmente da alta do dólar. Cerca de 45% dos alunos da escola pública onde trabalho estão sem acompanhar as aulas remotas porque a mídia adequada para isso é um computador, que já não tinham quando era mais acessível.

Eu disse exatamente isso antes... Dólar alto é ruim para importar mas é bom para exportar
Acontece que o nosso país está exportando mais do que importando, portanto um dólar mais alto favorece a balança comercial...

Dólar alto é bom para você? Para mim e pelo menos para 70% das pessoas envolvidas na minha vida (só de alunos um pouco mais de 1000), sem contar os alunos da minha esposa, que são totalmente diferentes, mas de mesma ordem, não é.

Para mim, como consumidor, é péssimo...

sua bolha é maravilhosa. Adoraria que fora dela fosse bom como é para você, mas não é. Dólar alto para a população é catastrófico.

Você está confundindo conceitos...
Quando digo que o dólar alto, neste momento, é melhor para a economia do país (e eu disse que tinha contra partes) eu estou falando de contas públicas, de superávit fiscal, de controle da dívida soberana, de PIB, de reservas em dólares que (a despeito de qqr torrada recente) ainda são superiores a 300 bilhões, o que é muito, o que quer dizer que um dólar a 2 reais o país teria 900 bilhões de reais a menos também...

governo está divulgando desde sempre que a nossa balança comercial está superavitária, mas isso não combina com dólar alto, não
Eu suspeito de que vc não entende do que está falando, pois pelo contrário, combina muito com dólar alto

Exemplo: se exportamos 100 bilhões de dólares e importamos 50 nosso saldo fica positivo em 50...
Com o dólar a 5 reais nosso saldo fica em 250 bilhões, com o dólar a 2 fica 100 bilhoes...

cadê as benesses desse saldo positivo na balança que já perdura dois anos?
Ué, se o governo não está usando bem os recursos o problema é outro. Não é justamente o que você defende sobre o imposto? Mesmo que o imposto seja mal gasto você defendeu no outro tópico que ele deve ser pago...
Da mesma forma, uma balança comercial positiva significa que o país tem mais dinheiro para gastar aqui dentro, se não está gastando bem o problema não é da balança é da gestão...

assalariado compõe 58% da população, mais 13% de desempregados, 71% portanto faz parte dessa contra-parte

Será que todos esses 58% não se beneficiam de um dólar mais alto? Quantos deles trabalham em exportadora que podem contratar mais com o dólar alto?

Além do mais, como eu disse antes, vc não entendeu meu ponto, eu estou falando da situação atual das contas públicas, que estourariam muito mais rapidamente caso além de tudo o dólar estivesse baixo...

“Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”

Mateus 19:21

Que besteira, né?


O que esse texto tem a ver com o que estamos falando?
Você sabe o que esse texto quer dizer? O que são tesouros no céu? Você é seguidor de Jesus?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


P.S. Eu não sou defensor e nem simpatizante do governo, apenas estou explicando um conceito básico de economia.

Se por um exemplo o dólar estivesse "travado" a 2 reais pode ter certeza que os cortes já sangrentos do Guedes iam ser muito piores, esse é o lado que você provavelmente não estava visualizando até agora.

Num segundo cenário hipotético, com o dólar a 2 reais e um ministro da fazenda como o Nelson Barbosa aí as consequências prováveis seriam:
Aumento dos gastos públicos, estouro da relação dívida/PIB, calote da dívida e/ou impressão desenfreada de dinheiro e por fim superinflação...

Tcharam: adivinha quem se prejudica mais com uma inflação de 2 dígitos? Esses 58% de assalariados + 13% de desempregados

Agora esse cenário eu até já prevejo que vc não vai querer enxergar nem se ele estourasse na sua frente

Drinho
Veterano
# jul/20
· votar


Hehe eu moro no Brasil.

Meu país não gera valor, meu país é falido mas eu quero dólar a um e mais 5 cortes do copom porque eu não gosto de sustentar banqueiro.

É como o gordo que entra no Crossfit e fala para o professor que quer 30 kg de músculo, sumir com a gordura do corpo e correr como maratonista em 20 dias.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


É justamente porque o preço deles é determinado em dólares que isso é bom para o Brasil, pq quando exportamos (e somos um dos maiores exportadores desses produtos) que ganhamos mais quando o dólar está alto...


Somos dos maiores produtores de soja, mas trigo o Brasil sempre importou, embora produza. Soja também, atualmente está importando, mês que vem pode ser que exporte também. Petróleo, cara, a gente importa mais do que exporta, mesmo o petróleo estando aqui, olha isso!! A gente consome petróleo extraído no Brasil pela Shell, que vai pro petroleiro americano em águas brasileiras e de lá mesmo volta para o solo brasileiro como se fosse importação. O dólar alto é projeto econômico desse governo liberal.

Exemplo: se exportamos 100 bilhões de dólares e importamos 50 nosso saldo fica positivo em 50...
Com o dólar a 5 reais nosso saldo fica em 250 bilhões, com o dólar a 2 fica 100 bilhoes...


Espera aí... Quanto mais dólar em caixa mais alto ele tem que ficar? Não faz sentido. Com uma balança superavitária o dólar baixa, pois a riqueza do país aumenta e a moeda local valoriza. E se está tão superavitária quanto o governo anda divulgando (consulta!) por que torrar as reservas de dólar? Dificilmente consigo acreditar que esteja mesmo. Brasil fez questão de importar mais, logo nos primeiros meses de governo Bolsonaro. Arrumou até confusão com produtores de leite porque fez acordo comercial de leite liofilizado da Europa, com isenção fiscal para esses produtos importados. E teve mais casos, mas acordei agora passa trabalhar e não estou com tempo para elencar.

Será que todos esses 58% não se beneficiam de um dólar mais alto? Quantos deles trabalham em exportadora que podem contratar mais com o dólar alto?

Não dá para especular num campo que estamos trabalhando com fatos, mas também posso supor que se pudéssemos ter acesso a dados que nos dessem esses índices, a porcentagem cairia no máximo para 55%... Mas não podemos. Estamos argumentando em cima de fatos.

Você sabe o que esse texto quer dizer?

Curioso, vejo autoridades religiosas se valendo de versículos da Bíblia, sem compromisso com o texto todo, sem crítica, agora que eu, um maldito, faço a mesma coisa, levo carteirada de semiteólogo!!!

Brincadeira.

Bom dia, obrigado pelo debate educado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a nova cédula de 200 bozos