Mudar de emprego no meio da quarentena

Autor Mensagem
fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Entrevista do dia 10/05 do Lemann falando um pouco sobre crises e um pouco da tal janela de oportunidades.

Link da matéria

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jorge Paulo Lemman é aquele cidadão que fez 30 Bilhões de dólares "honestamente"?

... sei!

Buja
Veterano
# mai/20
· votar


E existe alguem que consegue passar da casa do milhão sendo puramente honesto, trabalhador, que paga todas as contas do mes e impostos tudo em dia, sem dever ninguem nem sonegar nada?

1 milhão, ta, é possivel, investimentos, herança, pao-duragem.
10 milhoes, hmmmm, ta, forçando a barra até da pra crer.
Acima de 10 milhoes, nao, nao tem jeito. "Honestamente" nao.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Buja
E quem é honesto?
Vcs são? Eu não sou.

Cabe a nós entendermos que grau de desonestidade temos e se entendemos isso como aceitável ou não.

Lemann
Fazer uso de informação privilegiada pra fechar um bom negócio é desonesto? Pra mim é.

Eike Batista
Fazer uso de influência política pra alavancar um negócio e erguer um castelo de areia é desonestidade? Pra mim é.

Todos nós
Fazer uso de cheat num jogo, gravar 100 takes de guitarra e dizer que foi de primeira, colar na prova, dar migué no trabalho dizendo que estava doente, "negociar" com um guarda pra não receber multa.. é desonestidade? Pra mim é.

Então, quão desonesto vcs tb são?

Buja
Veterano
# mai/20
· votar


Então, quão desonesto vcs tb são?

Nossa me sinto um lixo de humano agora

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

"E quem é honesto?
Vcs são? Eu não sou."


Ter brigado uma ou duas vezes para se livrar de um valentão, não faz de você um brigão.
Usar o discurso de que ninguém é 100% honesto é apenas uma forma ordinária de justificar a própria improbidade.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


Lelo Mig
eita

entamoeba
Membro Novato
# mai/20
· votar


fgr
gravar 100 takes de guitarra e dizer que foi de primeira

Hahahah adorei o exemplo! Pior que eu só gravo de primeira mesmo, mas ninguém duvida! Minhas gravações são como os filmes do Ed Wood.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Ter brigado uma ou duas vezes para se livrar de um valentão, não faz de você um brigão.
Mas isso valeu p vc? pra mim? ou pra quem você marotamente chamou de desonesto?

A pergunta que eu gostaria de fazer: O quão desonesto é o Lemann na sua ótica? O quão vc é? o quão eu sou?

Eu achei sinceramente que quando vc fez o comentário alí em cima, vc teria alguma informação concreta da desonestidade dele, por isso citei o Eike que é um caso super manjado mas pelo que parece, vc simplesmente associou a fortuna dele com a possibilidade gritante dele ter passado a perna em alguém.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


entamoeba
Hahahah adorei o exemplo! Pior que eu só gravo de primeira mesmo, mas ninguém duvida! Minhas gravações são como os filmes do Ed Wood.
Fiquei com inveja sua. eu gravo 300 vezes e nem assim fica bom.

Citei esse fato pq na época que eu participava lá, rolava umas jams e sempre tinha alguém dizendo "ó, não reparem pq a gravação foi no primeiro take" kkkkk

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Buja
Nossa me sinto um lixo de humano agora
Espero não ter sido mal interpretado.
Não quis chamar ninguém de bandido ou algo pesado. Só forçar uma reflexão do que seria tolerável ou não.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


acabaramosnicks
Discussão boa é assim. A gente para pra repensar! Curto quando estamos propondo dúvidas e não provar que a visão que eu iniciei se mantém a verdade absoluta apesar de algumas vezes cometer esse erro.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


entamoeba
Lembrei de uma boa!
Tú vai conhecer uma pessoa, se arruma todo, melhor roupa, melhor perfume, corta cabelo, apara a barba e toma o banho que nunca tomou na vida.

E fala pra pessoa "Repara não, nem deu tempo de me arrumar"..

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

"A pergunta que eu gostaria de fazer: O quão desonesto é o Lemann na sua ótica? O quão vc é? o quão eu sou?"

Entendi sua questão, também não quis dizer que você seja desonesto, apenas que eu não concordo com relativizações desse tipo de conduta. Todo mundo têm um grau de "pecado" ou alguns momentos em que possa cometê-lo, mas pequenos deslizes ou deslizes momentâneos é diferente de ter hábito.

Existe um grau de riqueza, por conta de como as coisas funcionam, que digamos, você precisa ter estômago, e aceitar ou fazer vista grossa à todo tipo de nojeira que irá lidar. Ninguém chega a fortuna de forma honesta, porque à partir de um limite, o campo é sujo e para você seguir irá ter que se sujar.

Qual o grau em que chegam estes "pecados"? Trair? Trapacear? Falsificar? Subornar? Corromper? Roubar? Quebrar concorrentes de forma criminosa? Mandar matar?

O céu o limite...

Nunca vi um cara na situação do Lemann sem crimes, então, não acho que ele seja o primeiro bilionário honesto.

No entanto, honestidade pode ser subjetivo; prá alguns, se tornar sócio de uma empresa, trabalhar arduamente para joga-la no buraco, afetar gravemente a imagem desta empresa, onde possui ações, para depois, tentar adquirir esta mesma empresa, para alguns pode ser "esperteza". Isso foi uma das coisas que Lemann fez.

Se um moleque preto pobre enfia um revólver na boca de alguém no farol, a sociedade fica indignada.
Quando um empresário rico, famoso e sinônimo de bem sucedido dá golpes na praça e fode centenas de pessoas direta e indiretamente, todo mundo acha o cara é brilhante, esperto. O "mercado" é assim e não admite amadores.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Bem por ai!
Partindo do fato de que todos nós somos sujos de alguma maneira, trago de volta a palavra que deu origem a todo essa discussão: Oportunidade

Será que nós não amplificariamos nossos erros quando uma oportunidade maior nos fosse dada?

Tirando por mim.. Eu critico o Lula, o chamo de ladrão e etc mas será que eu não ajudaria de forma ilicita uma empreiteira em troca de uma reformazinha no meu apê? Será que eu não assinaria um documento aqui ou ali pra ganhar um sítio?

Estendo isso pra qualquer calhorda e pra tacar mais fogo, te convido a refletir comigo...

Será que eu ou vc não indicaria uma pessoa próxima pra chefiar um departamento que pode ajudar a desvendar o místerio de quem mandou me matar, tacaria fumaça na investigação do assassinato de uma pessoa que ao que tudo indica, eu participei e, de quebra, ainda protegeria um parente próximo que vem sendo investigado por um monte de merda?

Drinho
Veterano
# mai/20 · Editado por: Drinho
· votar


A honestidade pode ser relativa em alguns casos.
Eu odeio político ladrao e ao mesmo tempo admiro sonegadores de imposto por não alimentarem políticos ladroes e parasitas incompetentes.

É claro que o estado vai dizer que sonegar é crime, se eu fosse beneficiário, também diria.

Tem muita gente que fica horrorizada com sonegação de imposto, enquanto eu fico horrorizado com a cara de pau do estado em fazer boleto com data de vencimento sem ter produzido nada.

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

"te convido a refletir comigo..."

Entendo, posso compreender sua colocação e concordo em partes.

Mas, eu me conheço, sei meu limites, sei até onde posso e quero ir, e, acredite, já fui posto à prova mais de uma vez.

Muitos aqui conhecem minha história, tá por aí... já estive muito bem financeiramente, já perdi tudo a ponto de não ter o que comer.

Creio que tudo pode ser formulado numa equação com 3 pontos chaves: Formação (que envolve suas crenças, sua ética, sua moral e educação geral), sua Ambição (o tamanho dela) e Oportunidade (a ocasião faz o ladrão).

Quando fiquei bem financeiramente eu até passei um pouco do que tinha sonhado. Então para mim estava bom, não queria mais. Tive oportunidade de crescer mais ainda e não o fiz. Ia custar coisas que eu não estava disposto a sacrificar e "frequentar" ambientes que eu não desejava; além de algumas oportunidades não muito "honestas" que apareceram. Quando você têm dinheiro os negócios caem na sua cabeça. Eu não quis ficar mais rico.

Durante um curto período dentro do tempo da fase em "que não tinha o que comer", acho que eu mataria alguém por uns 2 ou 3 milhões de reais. Mas durou pouco.

Então posso concluir que minha Formação, somada a minha Ambição limitada, permitiram que eu me mantivesse íntegro, e quando eu podia fraquejar a Oportunidade não apareceu, ainda que, achar que eu faria não significa que eu fizesse de fato, tivesse coragem prá tal.

Lemann com seus 30 Bilhões de dólares e 80 anos de idade, que eu saiba, não fez pela humanidade, para um mundo melhor, 1/3 do que gente com muito menos do que ele; porquê alguém quer tanto e faz tão pouco?

Vou te contar uma historinha, não pense que é por vaidade, mas apenas para você entender como eu penso:

Eu morava numa bela casa, num condomínio de luxo. Um dia tive uma discussão com uma pessoa e, movido pela emoção e calor do momento, eu usei de minha condição favorecida e humilhei a pessoa, dei uma "carteirada", me usei como exemplo de pessoa trabalhadora e bem sucedida.

Passado um tempo, aquilo me consumiu. Cheguei a chorar "escondido" me envergonhando da atitude. E isso durou vários dias.

Eu tenho uma foto preto e branco, de quando eu tinha uns 13 anos de idade, em frente a casa humilde onde nasci, com uma Camisa do Santos toda fudida e uma bola de plástico gasta. Mas eu estou incrivelmente feliz nessa foto, com minha bola surrada, meiões furados e um kichute pois não podia ter chuteiras.

Ampliei essa foto do tamanho de um A3, mandei emoldurar e coloquei no lado de dentro na porta do hall de entrada.

Minha ex esposa (esposa na época) viu, disse que a foto era bonita, mas porquê eu estava colocando do lado de dentro da porta?

- Preciso manter viva a lembrança de onde eu vim, todo dia, antes de sair de casa!

Tento fazer isso, ainda hoje, que sou pobre de novo.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Drinho
Essa situação é praxe! kkk mas não deixa de ser errada tb. O imposto tem q ser pago mesmo sabendo que o dinheiro vai pra ladrão.

Nessa pegada é que rola o gato na luz, o gato na tv a cabo, aquele telefone super caro que bondozamente alguém aparece vendendo por 20% do preço dele...

Lelo Mig
Não conhecia sua história de vida. Deve ter mais de 10 anos que vinha no forum.
É nobre da sua parte!

Eu tento sempre me manter em um nível de lucidez pra tomar decisões que me permitam dormir a noite.
Me permito não ser totalmente certo pq não tem como ser. Dependendo da vida que tenha, ser totalmente certo pode comprometer sua familia.

Meus pais tem mais de 60 anos. Nunca se meteram em nada errado. Nunca participaram de nada do qual possam lhes apontar o dedo hj. Vieram de familias humildes.

Só o plano de saúde de cada um deles é mais de R$1mil. Pra um cara certinho que cuidou de 3 filhos, bancando escola particular e etc. Como eles desembolsa R$2.500,00 por mês só pra pagar plano de saúde?

Meu pai assim como vc, creio ainda hj se as mesmas oportunidades aparecerem, ele ainda assim recusaria.

Mas vcs são 1 em 1 milhão. é como vc disse, se aquele oportunidade tivesse aparecido naquele momento mais volátil seu, talvez hj vc estaria infeliz postando essa msg de dentro de uma super casa em uma fazendo isolada do COVID.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Eu não sei qual foi esse episódio do Lemann q vc citou. Não lembro de ter lido que ele sabotou alguma empresa p tirar proveito.

A referência que tenho dele é que ele ajuda sim, e até bastante com filantropia.

O projeto Gerando Falcões q eu citei só sobreviveu por conta dele. Por conta de um dinheiro que ele destinava pra caridade e resolveu doar pra do Edu Lyra.

Mas daí dá p dizer "Só faz filantropia pra explorar outros beneficios" kkk Mas aí é outra história.

Lelo Mig
Membro
# mai/20
· votar


fgr

Essa mutreta que ele fez foi com a Eletrobrás. Uma das empresas dele era sócia da Eletrobrás, bancaram a eleição de alguns deputados privatizadores, fizeram campanha prá foder a empresa, quando privatizou ele adquiriu o que pode num leilão de cartas marcadas.

Não posso afirmar que ele seja "ladrão", que não faça caridade e tudo mais.

Mas é um predador, é muito poder e dinheiro na mão de uma pessoa só. Eu não sou socialista, mas não sou capitalista. Sou um democrata pelo meio termo, pelo bom senso. Não acredito em mérito numa sociedade injusta e não tenho dúvida que para que alguém tenha um patrimônio tão grande, muita gente vai morrer de fome.

Drinho
Veterano
# mai/20
· votar


fgr

Imposto é roubo.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Entendi.
Não to por dentro desse lance da Eletrobras mas tb não me surpreende.

O q vc falou sobre a concentração de dinheiro e poder em uma única pessoa eu concordo sem tirar nem pôr.

Eu só faço ressalvas quanto ao meio empresarial. E somariamos mais coisas na questão do que é tolerável na desonestidade e o que não é.

Quando vc fala da Eletrobrás, isso vale tb pro empresário que investe pesado em um mercado, joga o valor lá embaixo, quebra a concorrência e depois eleva os preços.

O quanto é má gestão da empresa A, o quanto é desonesto da empresa B?

Vou contar uma história pra voltar na sua...

Meu irmão abriu uma Lan House em 2001. Ficou aberta até 2005 se não me falha a memória.

Era uma época onde os computadores eram caros e a internet pouco difundida. O auge era CS 1.6

Por 2 anos ele era o único, R$3,50/hora. Fila com mais de 30 na espera. No início tinha apenas 10 maquinas.

No 3º ele ganhou alguns concorrentes. Haviam mais jogos e o Orkut pra dividirem o uso dos computadores. Mas beleza, ele já havia expandido contando com 20 maquinas em cada uma das 2 lan houses abertas.

Chegou ao ponto de um dos concorrentes ofertarem a hora a R$1,50. Com esse valor você não paga as contas. Claro, um gato aqui, uma internet meia-boca alí e computadores fracos até vai.

Ainda assim, meu irmão se manteve com a gordura que havia feito e os concorrentes foram quebrando aos poucos ficando uns 2 ou 3 ativos.

Magicamente, no último ano a internet começou a falhar.
Todo dia ela caia chegando a ficar 2 dias inoperante. Nessa época a internet já era o carro chefe.

Descobrimos que não era falha da OI. Alguém "cortava os fios" e vimos que não havia como evitar essa ação.
----------------

Quando o Drinho falou sobre não pagar impostos por achar injusto eu lembrei dessa história e quando vc falou sobre ser correto, sobre não fazer parte dessa parte negra da sobrevivência empresarial eu tb lembrei disso.

As vezes não queremos mas alguém vem e te dá uma porrada. Vc segura a onda. Daí vc toma outra e refuga, sai do jogo. Num segundo empreendimento vc vê a mesma coisa mas de forma diferente, não é um concorrente pagando um técnico da OI pra desligar sua internet, é alguém que cria um factoide a seu respeito e vc perde clientes.

Não é diferente do gerente da empresa q vc trabalha que leva o crédito pelo trabalho q vc fez. O colega que te critica pq quer sua posição.

Em certeza áeras isso tem até nome: Lobby.

Infelizmente, o mercado é isso. Ou vc vai fazer parte e jogar com as mesmas armas ou vc tá indo pra guerra de estilingue.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


Infelizmente, o mercado é isso. Ou vc vai fazer parte e jogar com as mesmas armas ou vc tá indo pra guerra de estilingue.

O mercado é isso enquanto as pessoas forem isso. Eu é que não faço nenhuma dessas desonestidades citadas, prefiro minha consciência tranquila. Há quem consiga dormir a noite dizendo (mentindo) a sí mesmo e se convencendo de que o mercado é isso (isso não é um ataque pessoal), mas a verdade é que vc tem a escolha de não agir desta maneira.
De verdade, eu prefiro levar uma vida medíocre do que ser conivente com atos atiéticos desse nível, seja o ato de um terceiro ou próprio. Eu aprendi pela dor que o dinheiro sujo só traz desgraça pra tua vida, e olha, poderia ter sido bem pior. Saiu barato pra mim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudar de emprego no meio da quarentena