O mundo vai mudar?

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/20
· votar


vai, quando anunciarem "paz e segurança" run to the hills

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Pigeonsslayer
· votar


makumbator
Eu sou mais favorável a penalidades que não mexam na liberdade do discurso

A priori eu também era, mas ultimamente passei a acreditar na necessidade de uma moderação mais ativa dos veículos/canais digitais. Explico abaixo.

Por exemplo, prefiro muito mais que uma mentira publicada por alguém e provada em juízo seja revertida em indenização (vultosa, se for o caso), principalmente se tiver sido feita com intenção maliciosa, do que apagar o tal discurso falso online, recolher livros, exigir autorização prévia para se publicar algo sobre pessoas públicas, etc...

Isso seria um sonho. Talvez, em um país onde o sistema judicial fosse mais ágil essa fosse a resposta mais democrática. Mas no caso do Brasil, nem sempre a reparação será proporcional ao dano. Nosso sistema judicial é muito moroso. Uma punição tardia acaba não sendo muito justa e fortalecendo a noção de que o comportamento irresponsável (ou criminoso) vale a pena.

Além do quê, em muitos casos, postagens em meio digital se propagam e geram efeitos num ritmo bem mais acelerado (e mal monitorados) do que na comparação com as mídias tradicionais. Sem falar que em meio digital qualquer maluco, asno ou conspiracionista de todo canto do mundo pode ter voz e se tornar um "influencer". Adicione aí o anonimato, os perfis falsos. E isso multiplicado por milhões de indivíduos desqualificados mundo a fora pode ser muito danoso.

Um exemplo que aconteceu aqui no BR nos últimos anos. Não me lembro o local exatamente, mas foi noticiado no programa Cidade Alerta. A população local espalhou um boato digital de que havia uma mulher aliciando sexualmente crianças de uma comunidade. Realmente, a ocorrência do tal crime não era fake news. Espalharam então um retrato falado (o retrato era a fake, propriamente). Os locais a "reconheceram" como sendo uma moradora da região e lincharam essa moradora até a morte. Acontece que a morta era uma deficiente intelectual , que não era a verdadeira criminosa, e nāo tinha condições de defesa verbal ou física. Após essa tragédia o inquérito policial apontou a verdadeira culpada, que foi finalmente capturada. Mas aí já era tarde.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# mar/20
· votar


Vai, mas temo que pra pior. Em tempos de dificuldade o povo clama por intervenção estatal e soluções messiânicas para seus problemas

JJJ
Veterano
# mar/20
· votar


Jonas Kahnwald

Só por curiosidade: o que os TJ estão achando dessa parada? Alguma evidência de fim dos tempos aí? (sério, não tô zoando)

lamas92
Membro Novato
# mar/20
· votar


O mundo mudou várias vezes em sua linha do tempo.
O 11/9 foi talvez o momento mais recente...
Aviões comerciais viraram vetores de ataque e agora as viagens internacionais mudaram.

Hoje vc precisa tirar a alma pra embarcar... Vc é suspeito até que vc prove o contrário.

No Brasil não passamos por uma situação igual desde a 2a GM. Nos EUA, termos como sobrevivencialismo, armamentismo e mesmo estoque de comida tem a ver com cultura, mas também com o individualismo frente fenômenos naturais que acontecem todos os anos, coisa tipo The Walking Dead...

Alguém aqui já viu uma casa com bunker subterrâneo? Pois lá, pra enfrentar furacões, estocar comida, água e até mesmo armas em um é muito comum, porque acontecem rapidamente e essa é uma realidade à qual não estamos acostumados.

Acho que à partir desse ano, as pessoas vão comprar mais coisas (comida, remédios, material de limpeza, etc) pra terem como reserva.

Acho que também já mudamos nossa forma de afeto (apertos de mão, abraços e tal vão ficar mais restritos) fora do círculo familiar... Isso não vai voltar tão fácil.

Acho que pra vc pegar um avião e acessar os países em breve vai precisar da comprovação de muito mais vacinas...

E acho que tempos difíceis vão chegar em breve. Aumento da violência, aumento da população de rua/desassistida e por aí vai...

O mundo já mudou.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


JJJ
Jonas Kahnwald

Só por curiosidade: o que os TJ estão achando dessa parada? Alguma evidência de fim dos tempos aí? (sério, não tô zoando)


No quesito como lidar com a pandemia, estamos obedecendo às orientações e praticando o isolamento e fazendo nossas reuniões por conferência, seguindo o princípio bíblico de permanecer neutros e obedecer às autoridades quando o que elas mandam não ferir nenhum outro princípio bíblico

No quesito cumprimento de profecias, bom, é uma pandemia de proporções mundiais, a bíblia disse que isso aconteceria, então não nos surpreende. Estamos aproveitando a situação como uma espécie de treinamento para quando outras situações mais difíceis surgirem.

Como disse acima, quando as nações estiverem pregando "paz e segurança" aí sim é que o fim estará próximo próximo meeeeessssmo (mas já será tarde demais para alguns)

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20
· votar


Wild Bill Hickok
Vai, mas temo que pra pior. Em tempos de dificuldade o povo clama por intervenção estatal

Se não houver intervenção estatal vai acontecer o quê, campanha de solidariedade da Havan, Santander, Giraffas ou Madero?

O "patrão" vai abrir a porta da esperança?

O Ratinho vai doar cesta básica?

Ou a Regina Duarte vai doar parte da sua pensão de militar ou vender uma parte das suas cabeças de gado pra ajudar os trabalhadores informais sem salário?

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20
· votar


lamas92
Acho que à partir desse ano, as pessoas vão comprar mais coisas (comida, remédios, material de limpeza, etc) pra terem como reserva.

Aqui isso só é provável de acontecer nos bairros de classe média alta ou nos condomínios fechados alto-padrão. A grande maioria das moradias brasileiras hoje ou é em amontoados de condomínios verticais com apartamentos de 70 metros quadrados, ou favelas/comunidades ou mesmo casas de meio terreno de 200 metros quadrados pra baixo que mal tem quintal, imagina ter uma despensa para estocar alimentos por mais de 1 mês. O lance aqui é voltar a pensar no coletivo ou partir pro caos social em 3 semanas.

Buja
Veterano
# mar/20
· votar


Pra mim o que vai mudar?
Nada!

A historia ta ai pra nao me desmentir.
As reflexoes existem. As ações, nao.

makumbator
Moderador
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar


Pigeonsslayer

Esse caso que você comentou da “bruxa” eu conheço. Mas você também não está com os fatos corretos. Não havia crime algum contra crianças sendo cometidos na área. Não havia culpada (e portando ela não foi presa). Era absolutamente tudo um boato. A mulher (Fabiane) foi morta ao ser confundida com o retrato falado de uma criminosa que nem existia, e de crimes que não haviam acontecido(o que é pior ainda).Isso foi em Guarujá.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20
· votar


makumbator
Mas você também não está com os fatos corretos


Obrigado por me corrigir. Como faz muito tempo o caso e eu não fiz uma nova consulta à matéria, aconteceu de minha memória não se alinhar 100% aos fatos. Mas na essência, ainda vai de acordo com o meu posicionamento sobre o uso irresponsável e até criminoso das redes sociais.

makumbator
Moderador
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar


Pigeonsslayer

Eu não estava tentando te corrigir pra te diminuir ou nada assim, ok? Pela forma que escrevi pode parecer meio esnobe. Não foi a intenção.

Mas voltando, eu acho que sempre haverá o uso criminoso e irresponsável. Nesse caso do Guarujá é importante notar que o site foi um catalisador, mas havia boatos antes (que foi o que levou o cara do site a criar o post, não sei se na boa fé, tentando prender uma criminosa que ele acreditava ser real, ou já sabendo ser tudo mentira). Depois a coisa andou praticamente sozinha sem grande participação da mídia (correu entre as pessoas da área via aplicativos, boca a boca, conversas por telefone, etc...).

Acho que o controle estatal e privado(do facebook, nesse caso) dificilmente impediria um caso desses. Não tem como o site saber se tal fato é boato ou verdade, e nem o quanto de verdade há na postagem (e nem saber se foi feito de boa fé ou maliciosamente).

Digamos que o facebook bloqueasse imediatamente tal postagem (o que é virtualmente impossível, pois não há funcionários suficientes para checar absolutamente tudo). Mas e se fosse verdade? Aí o bloqueio poderia estar ajudando uma criminosa (pois os pais naquela área não ficariam mais atentos com seus filhos). É difícil equilibrar essas coisas quando não se tem a certeza de algo ser real ou não.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


makumbator
Eu sou mais favorável a penalidades que não mexam na liberdade do discurso. Por exemplo, prefiro muito mais que uma mentira publicada por alguém e provada em juízo seja revertida em indenização

Vou um pouco além do que disse o Pigeonsslayer.

Se metade da população seguisse carreira jurídica, ainda faltaria pessoal para dar conta dos casos. Judicializar tem que ser o último caso, porque a Justiça é falha, além de arbitrária e cara!

Liberdade de expressão é ótima, mas não sei se é um fim em si. A internet complicou as coisas, aumentou o alcance das bobagens. Tem muita coisa que tem que ser repensada.

O melhor filtro é não formar idiotas! Nesse ponto, a liberdade de expressão sofre do mesmo problema que a democracia: excesso de imbecis.

Não podemos ser tão democráticos porque as pessoas são idiotas. Algumas leis tem que ser impostas a partir de conhecimentos técnicos, a despeito da vontade da população, como uma quarentena, por exemplo!

Acho que as pessoas poderiam emitir sua opinião se, antes de cada postagem, emitissem uma nota pública sobre atestando a própria ignorância sobre o assunto, sabe? Funcionaria como aquela advertência do ministério da saúde que tinha em comerciais de cigarro.

Algo como "Sou um idiota desqualificado, mas tenho direito a liberdade de expressão. Toda opinião que se segue não terá qualquer embasamento que a qualifique como verdadeira".

Singles
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Singles
· votar


Infelizmente não acredito em nenhum tipo de mudança, pudemos vivenciar recentemente uma divisão da sociedade até mesmo entre membros familiares devido a diferenças politicas, vejo um mundo cada vez mais polarizado e principalmente competitivo, todos querem ser gênios, as pessoas não tem senso de cooperação umas com as outras como foi com o movimento hippie por exemplo, mas espero estar errado e que os hippies voltem!

solitude
Membro Novato
# mar/20
· votar


Só tomem cuidado com a ideia de que a história funciona gradualmente ou algo parecido. Não é porque várias coisas aconteceram antes e nada mudou, que mudanças não virão agora.

Pra citar um amigo nosso, "há décadas em que nada acontece, e há semanas em que décadas acontecem".

Não que necessariamente a gente entre nessas semanas, é só pra evitar esse tipo de raciocínio aí.

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


entamoeba
Judicializar tem que ser o último caso, porque a Justiça é falha, além de arbitrária e cara!

Lógico. Eu não estou apregoando que todo mundo deve entrar com processos a rodo por qualquer coisa. Mas deixo para que os indivíduos resolvam se devem processar ou não. Cada um vai saber se vale a pena o tempo, aborrecimento e dinheiro gasto nessas empreitadas. Obviamente que o sistema judiciário brasileiro é patético, e torna quase todo processo uma busca infrutífera.

Se metade da população seguisse carreira jurídica

Não fale isso! Quer jogar praga no mundo?


A internet complicou as coisas, aumentou o alcance das bobagens.

Isso eu concordo. Mas é claro que ela também ampliou o alcance de coisas boas, como você bem sabe. Você acha que ao longo desses anos todos, a internet foi mais positiva ou mais negativa para a humanidade?

Não podemos ser tão democráticos porque as pessoas são idiotas.

Esse é um ponto em que eu e você discordamos frontalmente. Você quer controlar e restringir por existirem pessoas idiotas, enquanto eu acho que as pessoas idiotas tem direito de expressarem sua idiotia como qualquer um.

Funcionaria como aquela advertência do ministério da saúde que tinha em comerciais de cigarro.

Ou como as fotos em embalagens de cigarros, que neguinho coleciona (já tenho a do enfisema, agora vou pegar a do câncer pulmonar!).

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


solitude
Pra citar um amigo nosso, "há décadas em que nada acontece, e há semanas em que décadas acontecem".

Não que necessariamente a gente entre nessas semanas, é só pra evitar esse tipo de raciocínio aí.


Com certeza! E tem momentos que você sabe que o mundo mudou no instante em que eles acontecem. Por exemplo, no 11/09/01 eu estava dormindo (greve na universidade) e um amigo de infância me ligou dizendo pra sintonizar em qualquer TV que estavam atacando os EUA (ele me ligou entre o choque de avião na primeira torre e antes do segundo avião). Como não tinha o que fazer fiquei literalmente o dia todo ligado nas notícias (e eu fazia faculdade de jornalismo, então havia um extra de interesse).

Quando eu vi aquilo sabia que o mundo havia mudado, e que as consequências seriam duradouras (como foram). Esse foi um dos momentos em que segundos mudaram tudo.

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pigeonsslayer
makumbator
entamoeba

O problema é um só EDUCAÇÃO!

Têm que botar nego prá estudar prá caralho, ler, assistir filmes, ouvir música, ir a museus, estudar de novo, ler de novo, ir no laboratório....

O que vejo de "colegas meus" acreditando numas puta idiotices que qualquer moleque de 13 anos com o ensino fundamental em dia sabe que é mentira... não tá no gibi.

Têm um grupo de "antigos colegas de escola" que minha única atuação lá é escrever: "setinha prá cima" Isso é fake news! "link da informação real".

E quase todo dia eu interajo lá... de tanta bosta que o povo coloca sem analisar ou pensar.

Um pouco mais e de melhor cultura e a gente já reduzia uns 30% essas merdas e casos como o "da bruxa linchada" que vocês citaram, seriam evitados.

Veja o Bozo, por exemplo? Ele é burro. É paranoico. É o primeiro acreditar em bobagens conspiracionistas e desprezar a ciência. Como um País pode melhorar com um cara desses presidente?

Repito, querem salvar o Brasil? Soltem o Adélio e deem um facão prá ele.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


Lelo Mig
Soltem o Adélio e deem um facão prá ele.

A incompetência do Adélio tá custando caro!

Dessa vez, eu tentaria alguém como o Hildebrando Pascoal, Elize Matsunaga ou o goleiro Bruno.

Skider
Veterano
# mar/20
· votar


Lelo Mig
Infelizmente, nestas horas, eu não sou uma cara "religioso", cheio de esperanças, que vê o lado bom destes momentos, que acredita que o homem irá refletir...

Ou, talvez você esteja sendo religioso, não vendo nada de novo debaixo do céu e sendo pessimista em relação a humanidade, que caminha continuamente para o mal, num sentido escatológico.

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


entamoeba
ou o goleiro Bruno.

Quando soltarem o goleiro Bruno, aproveitem pra tirar o Bruxo da cadeia, o dentuço não merece essa humilhação.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Pigeonsslayer
· votar


makumbator
Eu não estava tentando te corrigir pra te diminuir ou nada assim, ok? Pela forma que escrevi pode parecer meio esnobe. Não foi a intenção.

Eu não entendi dessa forma. Fica sussa. EDIT: tanto é que eu disse no comentário anterior "obrigado por me corrigir". E eu fui honesto nessa fala, pode ler ao pé da letra.

Acho que o controle estatal e privado(do facebook, nesse caso) dificilmente impediria um caso desses. Não tem como o site saber se tal fato é boato ou verdade, e nem o quanto de verdade há na postagem (e nem saber se foi feito de boa fé ou maliciosamente).

Digamos que o facebook bloqueasse imediatamente tal postagem (o que é virtualmente impossível, pois não há funcionários suficientes para checar absolutamente tudo).


Sei não. Sempre sou do time da prevenção. Reparação é apenas o que resta fazer quando o mais importante (a prevenção) falhou ou foi negligenciada.

E esse bloqueio imediato não é impossível também não. Existem hoje tecnologias para filtrar conteúdo, moderação automatizada. Um exemplo, o Mercado Livre já há um bom tempo utiliza uma ferramenta que filtra termos que possam levar a uma troca de contatos e/ou outras informações pessoais no campo de perguntas. Fica mais difícil quando a galera tenta burlar imagens através de montagem no photoshop, por exemplo, digitando o número do telefone no lugar do serial no headstock. Mas ainda é possível evitar muita merda com as tecnologias disponíveis hoje de segurança da informação. (nota: estou afirmando isso por alto, visto que não sou especialista nesta área).

Mas e se fosse verdade? Aí o bloqueio poderia estar ajudando uma criminosa (pois os pais naquela área não ficariam mais atentos com seus filhos). É difícil equilibrar essas coisas quando não se tem a certeza de algo ser real ou não.

Mas, neste caso, a informação não deveria partir de uma fonte oficial, Polícia Civil, PM, Secretaria de Seguraça Pública, Jornalismo Investigativo embasado em dados públicos, etc...?

Se pelo menos o brasileiro não tivesse a cultura do linchamento de suspeitos, ou.... se o brasileiro não tivesse a cultura de votar com a bunda em vez do cérebro, talvez a tal "liberdade de expressão" seria apenas isto mesmo, e não uma arma poderosa na mão de idiotas e canalhas.

Neste sentido....

... concordo plenamente com o que o Lelo disse:

Lelo Mig
O problema é um só EDUCAÇÃO!

Têm que botar nego prá estudar prá caralho, ler, assistir filmes, ouvir música, ir a museus, estudar de novo, ler de novo, ir no laboratório....

O que vejo de "colegas meus" acreditando numas puta idiotices que qualquer moleque de 13 anos com o ensino fundamental em dia sabe que é mentira... não tá no gibi.

Têm um grupo de "antigos colegas de escola" que minha única atuação lá é escrever: "setinha prá cima" Isso é fake news! "link da informação real".

E quase todo dia eu interajo lá... de tanta bosta que o povo coloca sem analisar ou pensar.

Um pouco mais e de melhor cultura e a gente já reduzia uns 30% essas merdas e casos como o "da bruxa linchada" que vocês citaram, seriam evitados.

Veja o Bozo, por exemplo? Ele é burro. É paranoico. É o primeiro acreditar em bobagens conspiracionistas e desprezar a ciência. Como um País pode melhorar com um cara desses presidente?


solitude
Membro Novato
# mar/20
· votar


makumbator
Com certeza! E tem momentos que você sabe que o mundo mudou no instante em que eles acontecem. Por exemplo, no 11/09/01 eu estava dormindo (greve na universidade) e um amigo de infância me ligou dizendo pra sintonizar em qualquer TV que estavam atacando os EUA (ele me ligou entre o choque de avião na primeira torre e antes do segundo avião). Como não tinha o que fazer fiquei literalmente o dia todo ligado nas notícias (e eu fazia faculdade de jornalismo, então havia um extra de interesse).

Quando eu vi aquilo sabia que o mundo havia mudado, e que as consequências seriam duradouras (como foram). Esse foi um dos momentos em que segundos mudaram tudo.


Você já era estudante de jornalismo no 11 de setembro? Mas que idoso!! Ainda mais se for o único 11 de setembro que eu realmente lamento.

Mas falando sério agora, é por aí mesmo. E às vezes a mudança é até estrutural, e geralmente a gente não vê isso chegando não.

solitude
Membro Novato
# mar/20
· votar


Lelo Mig
Adélio



SchwarzeWelle
Membro Novato
# mar/20
· votar


O mundo já está mudando!

makumbator
Moderador
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar


E esse bloqueio imediato não é impossível também não. Existem hoje tecnologias para filtrar conteúdo, moderação automatizada.

Não funciona totalmente. Pega ás vezes o que não devia e deixa rolar o que deveria ser bloqueado. Eu vejo isso diariamente no youtube, por exemplo (se você quiser encontra vídeos criminosos na plataforma). Eu já li uma matéria com moderadores do Google que ficaram até traumatizados com tanta pornografia infantil, maus tratos a animais e assassinatos que viram nas diversas plataformas da empresa. E eles mesmos dizem que não tem como automação dar conta de tanta malandragem das pessoas em burlar o sistema.

Não foi essa matéria exatamente que vi tempos atrás, mas serve para ilustrar também:

https://www.wired.com/2014/10/content-moderation/


Mas, neste caso, a informação não deveria partir de uma fonte oficial, Polícia Civil, PM, Secretaria de Seguraça Pública, Jornalismo Investigativo embasado em dados públicos, etc...?


Deveria. Mas se a investigação sobre o crime estivesse sob sigilo (como ás vezes acontece) ou nem mesmo a polícia conseguisse relacionar os fatos a crimes teríamos sempre um delay entre o acontecimento e a confirmação oficial.

solitude
Você já era estudante de jornalismo no 11 de setembro? Mas que idoso!! Ainda mais se for o único 11 de setembro que eu realmente lamento.

Pois é.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


makumbator
eu fazia faculdade de jornalismo

Qual seu parecer sobre o jornalismo pós popularização da internet/redes sociais?
Ficou muito barato falar demais?

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/pandemia-restaura-confi anca-no-jornalismo-profissional.shtml

makumbator
Moderador
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar


brunohardrocker

Quando eu estava na faculdade a internet já estava instalada no Brasil (apesar de não ter o alcance que conseguiu depois). O jornalismo na época estava em transição clara entre o esquema antigo e o novo (pra você ter ideia, a minha turma foi a última da UFJF a pegar máquinas de escrever. No segundo período trocaram todas por computadores).

Ainda havia mais preocupação com apuração direta com fontes (essa é uma diferença básica em relação aos dias de hoje). Havia coisas que praticamente não existem mais, tipo jornalista dedicado a fazer alguma matéria importante em longo prazo (tipo investigar algo por meses e meses sem ser obrigado pela direção a fazer outras coisas no período ou a entregar logo o que tivesse obtido só pra agilizar).

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20
· votar


makumbator
Não foi essa matéria exatamente que vi tempos atrás, mas serve para ilustrar também:

https://www.wired.com/2014/10/content-moderation/


Ok, vou ver depois, com mais tempo. E deixo minha opinião.

Você já era estudante de jornalismo no 11 de setembro? Mas que idoso!! Ainda mais se for o único 11 de setembro que eu realmente lamento.

Sobre esta citação, só esclarecendo, a autoria não foi minha.

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


Pigeonsslayer
Sobre esta citação, só esclarecendo, a autoria não foi minha.


Foi mal. Faltou colocar o nome do solitude antes pra separar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo vai mudar?